-->

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Quadrilha Flor do Caju foi a grande campeã do RJ2023

 19/06/2023 - Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte - Prefeitura de Russas

O grupo junino Flor do Caju, da cidade de Pacajus, foi a grande vencedora do Festival Russas Junino 2023, que contou com a participação de 13 quadrilhas de diferentes cidades do Ceará. Completaram a relação das 03 melhores as quadrilhas Festeja Siará, de Quixeré (2ª colocada), e Girassol do Sertão, de Flores/Russas (3ª colocada).

A disputa foi acirradíssima e a diferença de pontuação foi de apenas décimos. A campeã obteve 209,90 pontos, a vice 209,70 e a terceira 209,50.

A campeã trouxe à arena Arraiá da Margarida o tema “Um lugar chamado Borogodó”, onde descreveu de maneira lúdica e engraçada a cultura de uma cidadezinha fictícia do interior do Ceará que se surpreende com a chegada de uma antena de internet.

Além do prêmio, a Flor do Caju conquistou ainda dois destaques, o melhor casal de noivos e o melhor marcador. Já a melhor rainha foi a do grupo junino Festeja Siará.

O título rendeu 9 mil reais para a campeã, 6 mil para a 2ª colocada e 03 mil para a terceira. O RJ2023 pagou a maior premiação entre as cidades do interior do Ceará, ficando atrás somente do Festival Estadual.

A Prefeitura de Russas parabeniza a Junina vencedora e agradece aos demais grupos pela participação.

Parte 02 do RJ2023

A segunda noite do RJ2023, no sábado (17), foi uma festança só. Uma multidão lotou o complexo de praças que ladeiam o Paço Municipal e a Igreja Matriz para acompanhar as apresentações de mais 07 grupos juninos, curtir muito arrasta-pé na Praça do Forró e o show do cantor Waldonys no Palco Paulo Ney.

O RJ cumpriu seu objetivo de garantir alegria e socialização para as famílias de Russas e região. Agora é aguardar o próximo ano para viver novamente as emoções do maior festival junino da Região.

Russas Junino

O Russas Junino é um dos principais eventos do calendário cultural da cidade. Este ano aconteceu nos dias 16 e 17 de junho e contou com a participação de 13 quadrilhas juninas, além de muito arrasta-pé com 10 grupos de artistas da terra e os shows da cantora Samyra Show e do sanfoneiro Waldonys. A realização foi da Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (SECULTE).

Com estrutura diferenciada e programação especial, o evento evoluiu consideravelmente nessas duas últimas edições se tornando um dos maiores festivais do Interior do Estado.

A área de realização do evento transformou-se numa verdadeira cidade junina, com espaços para apresentações das quadrilhas, praça de alimentação, Praça do Forró e palco principal para shows.

O Russas Junino é um evento importante pois, além de valorizar a cultura, promove a integração das pessoas e principalmente aquece a economia local.

Blog; Erivando Lima Reporter.

Quixadá ´- CE plantão policial 9º BPM

SENADOR POMPEU-CE ENVENENAMENTO DE ANIMAIS DE RUA – ROP 58  

Dia 16 de Junho de 2023, por volta das 11:30min, policiais militares receberam informações de populares que na Rua João Pitombeira, próximo à igreja, uma senhora estaria cuidando de uma cachorra com sintomas de envenenamento. Há alguns dias, está acontecendo casos dessa natureza na cidade, fatos já informados às autoridades competentes e está sendo investigado pela Delegacia Regional de Senador Pompeu. A composição se deslocou até o local e constatou a veracidade dos fatos. De imediato, a composição socorreu a cachorra até a clinica de veterinária Equpes lá foram oferecidos os cuidados necessários. Infelizmente, após o atendimento, o animal veio a óbito.

MORADA NOVA-CE B.O POR LESÃO CORPORAL POR ARMA BRANCA  

Dia 16/06/2023, por volta das 15 horas policiais militares receberam via 190 a informação de que havia ocorrido uma lesão corporal à faca no bairro Açude Velho. A mãe da vítima informou que após a agressão o autor, 42 anos, teria entrado em sua residência a poucos metros do local do ocorrido. A vtr foi acionada e conseguiu de imediato efetuar a prisão do acusado ainda em sua residência de posse da arma branca do tipo faca (peixeira) usada no crime. A vítima (sexo masculino, 23 anos) foi socorrida a UPA estável, porém de lá foi transferida ao IJF fortaleza para devidos cuidados. Após a prisão a vtr se deslocou a delegacia regional de russas para apresentar os fatos a autoridade policial para os procedimentos legais cabíveis.

QUIXADÁ-CE HOMICÍDIO À BALA

Dia 16/06/2023, por volta das 21h20min, o COPOM recebeu uma ligação informando que, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), chegou uma vítima baleada. De imediato foi acionada a VTR. Os policiais, ao chegarem no local, constataram que a vítima (sexo masculino, 22 anos, natural de Quixadá-CE, solteiro) não resistiu e veio a óbito. Contra ele havia um Mandado de Prisão em Aberto. A sua namorada16 anos, natural de Quixadá-CE, solteira, estudante, informou que chegou dois indivíduos numa moto Preta renderam ela e seu namorado, em seguida deram um tiro pra cima e outro no peito da vítima. Em seguida, ela procurou ajuda de moradores que socorreram a vítima para UPA. Segundo informações repassadas na UPA, tentaram reanimá-lo mais o mesmo não resistiu e veio a óbito, foi acionado Perícia e Rabecão. 

IBARETAMA-CE TENTATIVA DE ROUBO A TRANSPORTE DE BEBIDA (AMBEV) E MATERIAL APREENDIDO  

Informo-vos que, no dia 16/06/2023, por volta das 20h50min, a composição do Destacamento de Ibaretama recebeu um informe de que um motorista de caminhão prestadora de serviço da AMBEV, teria sido abordado por alguns indivíduos nas proximidades da BR-122, 1 km antes da Localidade de Triunfo (Ibaretama-CE), no sentido Quixadá/CE - Fortaleza/Ce, e levado até uma estrada Carroçável. Ao chegar na localização repassada, encontraram a vítima (sexo masculino, 35 anos, natural de Iguatu-ce, solteiro) que estava recebendo apoio de populares que residiam próximo ao local do acontecimento, que somente após conversa com a vítima, constatou que este, de fato, teria sido vítima de uma tentativa de roubo, perpetrada por três indivíduos armados e não identificados que portavam um maçarico, dois cilindros de oxigênio e um botijão de gás utilizados com a finalidade de violar o cofre do veículo em que Felipe se deslocava, tendo em vista que o referido cofre apresentava valores em seu interior, que observaram, outrossim, que os indivíduos danificaram o cofre mencionado, mas não conseguiram acessar o seu interior, não obtendo êxito na empreitada criminosa. A composição fez diligências nas proximidades e até presente os indivíduos não foram identificados. A vítima junto com caminhão e objetos apreendidos foram levados a Delegacia Regional de Quixadá. 

MORADA NOVA-CE PRISÃO POR VIOLAÇÃO DE MEDIDA PROTETIVA INFORMO-VOS QUE, NO DIA 16/06/2023, POR VOLTA DAS 15H A VTR DE SÃO JOÃO DO ARUARU FOI DESIGNADA PARA DAR APOIO, NA RUA ANTÔNIO FRANCISCO MACHADO, MORADA NOA, SÃO JOÃO DO ARUARU, ZONA RURAL DE MORADA NOVA, AO OFICIAL DE JUSTIÇA DA COMARCA DE MORADA NOVA, EM DESFAVOR DO INFRATOR (SEXO MASCULINO, 44 ANOS) O QUAL FOI JULGADO PROCEDENTE O PEDIDO DE MEDIDAS PROTETIVAS FORMULADAS EM FAVOR DA VÍTIMA (SEXO FEMININO, 41 ANOS). AO VER A APROXIMAÇÃO DA VIATURA EM APOIO, O ACUSADO SE EVADIU E À NOITE VOLTOU A RESIDÊNCIA VIOLANDO A MEDIDA PROTETIVA OS POLICIAIS DILIGENCIARAM NOVAMENTE E APÓS FAZEREM O CERCO CONSEGUIRAM EFERTUAR A PRISÃO DO ACUSADO. FOI FEITO O DESLOCAMNTO PARA A DELEGCIA MUNICIPAL DE RUSSAS ONDE FOI APRESENTADO A AUTORIDADE POLICIAL PARA OS PROCEDIMENTO LEGAIS CABIVEIS.

QUIXADÁ HOMICÍDIO CULPOSO E APREENSÃO DE ARMA DE FOGO CASEIRA 

Dia 18/06/2023, por volta das 06h30min, um funcionário da UPA, ligou via 190, informando que teria dado entrada naquela unidade uma vítima de lesão corporal por arma de fogo. De imediato foi acionada a composição da VTR, e, chegando na UPA, encontrou a vítima (sexo masculino, 27 anos, natural de Quixadá, nascido em 30/08/1997) que foi lesionada na região do tórax, sendo socorrido pela sua cunhada (sexo feminino, 33 anos). Segundo informações dela, ela estaria em sua residência quando ouviu os gritos de sua irmã pedindo socorro. Ao chegar na residência da vítima, encontrou-a caída na sala da casa já lesionada. Ela então a socorreu para a UPA de Quixadá, onde foi atendido. Vale salientar que após consulta no Sistema foi verificado que ele tinha algumas passagens criminais. Quando por volta das 09h05min foi informado que a vítima veio a óbito na UPA. A composição policial foi acionada, e, ao chegarem na UPA, constataram a veracidade da informação. A esposa da vítima 20 anos, natural de Quixadá, informou que seu esposo chegou embriagado e como de costume estava manuseando uma arma caseira de calibre .12, quando a mesma disparou contra sua barriga a queima roupa - segundo a esposa da vítima a arma estaria na sua residência. Logo após as novas informações repassadas, a composição se deslocou até o local da ocorrência onde foi encontrada uma Arma Caseira Calibre .12. Retornando da residência onde foi encontrada a arma de fogo, a composição se dirigiu até a UPA para conduzir a esposa do acusado para a Delegacia Regional de Policia Civil de Quixadá, para o esclarecimento dos fatos. Ao chegar DRPC a esposa relatou ao delegado um fato não informado à composição: segundo ela, o seu esposo chegou muito alterado em casa e ambos começaram uma discussão, ela informou que a vítima estava deitado com a arma sobre sua barriga, e que, durante a discussão, ela pegou a arma e começou a balançar dizendo que não tinha medo dessa “merda”. Com isso, a arma teria disparado acidentalmente uma única vez na vítima resvalando e atingindo também a parede da residência. diante dos fatos o delegado abriu um inquérito, para que a mesma posteriormente seja investigada.

QUIXADÁ. CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO  

Dia 18/06/2023, por volta das 17h45min, este COPOM recebeu uma ligação via 190 informando que na localidade de Arisco, Distrito de Tapuiará, Quixadá-CE, tinhas dois indivíduos em uma casa com uma Moto HONDA POP 110 Roubada. De imediato foi acionado a composição policial. Os policiais, ao chegarem na localidade, abordaram um indivíduo 35 anos, agricultor, solteiro, que estava sem documento e estava passando um nome falso, porém a composição já o conhecia e tinha a informação sobre o Mandado de Prisão em Aberto contra o ele. Diante da informação, o homem informou o nome verdadeiro, contra o qual, após consulta ao Banco Nacional de Mandados, constava um mandado de prisão em Aberto. Familiares também informaram que ele estava com essa Moto HONDA POP 110 roubada, porém o mesmo negou que estava com ela. A composição se deslocou para Delegacia Regional de Policia Civil de Quixadá, para os devidos procedimentos legais.

Fonte; PM CE

Russas - CE plantão policial 1º BPM

 


TABULEIRO DO NORTE-CE PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS.  

Dia 18/06/2023, por volta das 17horas, a equipe da Força Tática da 2ª Cia de Limoeiro do Norte-CE, realizando patrulhamento na cidade de Tabuleiro do Norte-CE, quando avistou, uma mulher em uma motocicleta de marca desconhecida de cor preta, sendo a mesma motocicleta com as mesmas características de várias denúncias de tráfico. Diante da situação foi realizada a abordagem da condutora do veículo e Indagada se a mesma estava portando drogas ou algum objeto ilícito, sendo que ela retirou dos bolsos 09(nove) trouxinhas de maconha, um celular LG, cor preta e sessenta reais em espécie. Diante dos fatos a equipe da policia militar deram voz de prisão e conduziram a Delegacia Regional de Russas-CE. Foi realizado em desfavor da mesma o flagrante por tráfico de drogas conforme IP.

Fonte; PM CE

Calendario da DUVALE para hoje em Russas - CE


A Prefeitura Municipal de Russas, Administração Prefeito Sávio Gurgel, vem através da Secretaria de Infraestrutura/SEINFRA que tem como Secretário Guilherme Cordeiro e Secretário Adjunto Nathan Rebouças, e do SETOR DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL que tem como Coordenador FLAVIO LOPES SERPA, e em parceira com EMPRESA DUVALE, vem mui respeitosamente  informar que hoje dia 19/06/2023 ( SEGUNDA-FEIRA ), as equipes da Prefeitura de Russas e Empresa Duvale estaram realizando serviços de recuperação e manutenção da rede elétrica das comunidades e localidades do SÍTIO MELANCIAS e BARRO VERMELHO  / ZONA RURAL / CIDADE DE RUSSAS .

FLAVIO LOPES SERPA

    COORDENADOR