-->

sábado, 28 de março de 2015

Morre o educador Edgar Linhares, aos 86 anos


O educador Edgar Linhares morreu neste sábado em Fortaleza. Ele estava internado no Hospital da Unimed. O velório está sendo realizado na funerária Ethernus (rua Padre Valdevino, 1688). A missa de corpo presente será às 15h30min e o enterro, às 17h30min, no Parque da Paz.

Edgar Linhares foi professor do curso de Letras da UFC; assessor da Secretaria Geral do Ministério da Educação (MEC), entre 1979 e 1983, e membro do Conselho de Educação do Ceará desde 1987. Ele era educador há mais de 65 anos. Teve oito filhos, entre eles o presidente do Instituto Dragão do  Mar, Paulo Linhares. Ele nasceu em Santa Quitéria, município cearense a 252 quilômetros de Fortaleza.

Veja depoimento do professor Edgar Linhares publicado no caderno sobre os 50 anos do Golpe Militar


O prefeito Roberto Cláudio divulgou nota lamentando a morte do professor Edgar Linhares, ex-presidente do Conselho de Educação do Ceará. "A história de vida do professor Edgar Linhares incorpora o sentido mais amplo do termo educador. Seu legado para a educação é tão essencial como a percepção de que o futuro de nossa gente e de nossa nação passa, essencialmente, pelo que fizermos de revolucionário no campo do formal e do não formal para garantir esse direito à nossa população. O professor Edgar é, efetivamente, uma referência para cada um daqueles que atuam na educação, em nosso Estado e no Pais", disse o prefeito Roberto Cláudio.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) também manifestou pesar pela morte do educador. "Sua despedida é motivo de tristeza e homenagem por todos aqueles que acreditam na educação como caminho para a emancipação humana, a ampliação de horizontes, a afirmação de direitos, a efetiva conquista da cidadania e a construção de uma sociedade mais justa", destacou o secretário Guilherme Sampaio.

O secretário Municipal da Educação de Fortaleza, Jaime Cavalcante, também divulgou nota sobre a morte de Edgar Linhares. "Incansável na luta pelo direito à educação, deixa um legado de força e esperança para incontáveis admiradores de seu trabalho. Sua trajetória será sempre referência para todos que encaram a nobre e importante missão de educar".


O deputado federal Chico Lopes, que foi aluno de Edgar Linhares, também prestou homenagem ao educador cearense. "Edgar Linhares foi um professor muito marcante na minha vida. Devo a ele grande parte da minha decisão de ser professor. Foi uma pessoa que em mais de 60 anos de sala de aula nunca deixou de todo dia se dedicar à educação como a questão principal da vida”. 

Fonte: O Povo





Polícia registra triplo homicídio no Barroso

Dois homens e uma mulher foram encontrados mortos em uma residência, neste sábado (28), na Rua Adriano Gaspar, no Barroso. Segundo a Polícia, as vítimas foram baleadas na cabeça.

De acordo com a PM, entre as vítimas estava um casal, identificados por Natasha Raniele de Sousa, 24, seu companheiro Abdias José dos Santos, 26, e o amigo deles, Francisco José Almeida. Segundo a Polícia, o triplo homicídio tem características de crime de execução. Ainda segundo os policiais, os dois homens respondiam por crimes de assalto, homicídio e estelionato.

Equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local, mas as três pessoas já estavam mortas. Policiaisda Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas ao local e iniciaram as investigações sobre o caso.

*Com informações da TV Diário 

Fonte: Diário do Nordeste



Feira José Avelino tem novo confronto entre vendedores e policiais


A praça da Igreja da Sé, no Centro da cidade, foi palco de mais um confronto entre as forças policiais e os ambulantes, no início da manhã deste sábado. O novo conflito ocorreu devido ao impasse envolvendo o espaço disponibilizado para a atividade dos vendedores, que acabam atuando de forma irregular ao ultrapassarem o limite estabelecido pela Prefeitura. 

De acordo com informações dos agentes da Polícia Militar, que fizeram parte da operação, os feirantes apedrejaram duas viaturas da Guarda Municipal. Os feirantes, por outro lado, afirmam que a abordagem da Guarda Municipal e da Polícia Militar aconteceu de maneira violenta, tendo resultado, inclusive, em uma gestante atingida por bala de borracha no braço.

O espaço em questão é utilizado de forma irregular pelos feirantes como extensão da Feira José Avelino, que possui autorização da Prefeitura de Fortaleza para acontecer nas madrugadas entre as quartas e quintas-feira e os sábados e domingos. Entretanto, os únicos ambientes disponibilizados para que o comércio popular aconteça são a Rua José Avelino, a Travessa Icó, o Feirão do Viaduto e a Rua Governador Sampaio. 

Operação 

De acordo com o Secretário da Regional Centro, Ricardo Pereira Sales, a operação realizada pela Guarda Municipal e Polícia Militar na manhã de ontem estava prevista desde janeiro e permanecerá acontecendo, para coibir o comércio ambulante em locais não autorizados. 

“Existe um Termo de Ajuste de Conduta assinado entre a Prefeitura e o Ministério Público para impedir que as ruas sejam ocupadas de forma ilegal e desordenada. Vamos continuar persistindo nessas operações para que os vendedores não voltem a ocupar essas áreas inapropriadas”, explica Ricardo Pereira Sales. 

Ainda que a situação persista, Ricardo Sales considera que as ações da Prefeitura estão sendo efetivas no controle do espaço onde a feira deve ocorrer. “Estamos sempre lá, a partir das 13h, nos dias programados para que a feira aconteça e permanecemos até o fim. Nesses dias, está tudo controlado. O problema agora é que os feirantes estão tentando burlar a nossa fiscalização e tentando realizar a feira em dias alternativos, como a sexta-feira. A opção que temos é ocupar esses espaços também de sexta para sábado, mas é difícil, pois é necessário uma estrutura muito grande”. 

Fonte: Diário do Nordeste




Sede da Federação Cearense de Futebol é alvo de protestos

A sede da Federação Cearense de Futebol (FCF) foi alvo de protestos, na madrugada deste sábado (28). O local, onde também funciona a sede do Tribunal de Justiça Desportiva (TJDF/CE)  amanheceu com sua fachada suja com as cores vermelho e azul. A polícia não sabe quem foram os autores do vandalismo e não há suspeitos. 

A Federação Cearense de Futebol disse que interpreta o incidente como um protesto ao TJDF/CE. Além da tinta, coquetéis molotov e resquícios de vidro também foram encontrado na sede da entidade.

Leandro Vasques, diretor jurídico da FCF, se pronunciou e afirmou que irão abrir inquérito para buscar os autores do ato. 

"Apesar de termos a compreensão e a convicção que os atos foram em retaliação à decisão do TJDF/CE, a Federação Cearense de Futebol terá que tomar as medidas necessárias para apurar quem promoveu o dano", conta. 

Ainda de acordo com a assessoria da FCF, o departamento jurídico será acionado. O presidente do TJDF/CE, Jamilson Veras, disse, em entrevista ao Diário do Nordeste, desconhecer o incidente na sede da entidade.

Fonte: Diário do Nordeste



Ação Rubro Negro foi um sucesso


Aconteceu hoje, sábado dia 28 / 03/ 201, pela manhã na antiga escola Manoel Matoso Filho na cidade de Russas, o evento denominado de Dia De Ação Cidadã Rubro Negro. Onde é servido para a população cortes de cabelo, lanche, palestra, orientações com advogados verificação de pressão arterial, diabete e também a pratica de futsal para as crianças orientadas pelo os ex-atletas Biel e, Evaldo que jogaram em vários clubes no futebol Brasileiro. Além de contar com o apoio do Professor Valmir Gonçalves. O evento Dia Do Flamenguista teve o apoio da empresa Dakota, Farmácia Galeno , Emanuel cabelereiro e de uma equipe de advogados entre eles Dilberto Baltazar. O evento tem como organizadores as seguintes pessoas: Ricardo Torres, Erivando Lima, Almir Bernardes, Fabiano brito, Jr Lemos, Rosimeiry Torres e Adelina. O dia do flamenguista é uma homenagem para o maior ídolo de todos os tempos no Flamengo Arthur Antunes, o ZICO.











Homem de 26 anos foi morto a facadas no Crato.


Na noite desta última sexta-feira (27) um homem de 26 anos foi assassinado a facadas no bairro Independência no município de Crato (508 km de Fortaleza). Segundo informações preliminares, a vítima identificada como Gledson Pereira Mourão, conhecido popularmente como “Bimba” estava em frente ao Bar da Marina quando foi surpreendido por um indivíduo que desferiu várias facadas na região do peito da vítima. Gledson não teve chance de se defender e não resistiu aos ferimentos vindo a morrer no local do crime. Logo após o assassino fugiu tomando rumo até então ignorado. A Polícia Militar ainda não tem informações sobre a motivação pelo qual levou ao assassinato de Gledson. O corpo da vítima foi recolhido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil investiga o caso e trabalha na tentativa de identificar o autor do homicídio.
plantão do Ceará.


HOMEM REVOLTADO QUEBRA MOTO EM LAGOINHA QUIXERÉ.

Homem revoltado e com ciúmes, quebra moto de amigo e pra ser contido foi amarrado pela população, em Lagoinha Quixeré-CE .

PLANTÃO POLCIAL DO CEARÁ










Ceará registra mais duas mortes por dengue em 2015


O Ceará registrou mais duas mortes por dengue em 2015, nos municípios de Aquiraz e Maracanaú. Somados ao caso de Barbalha, já chega a três o número de óbitos pela doença neste ano.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), já foram confirmados 2.365 ocorrências de dengue no Ceará, notificados em 73 municípios, o que representa metade das localidades do Estado. O número é mais de 50% maior do que os dados divulgados no último dia 13, quando 1.560 casos haviam sido confirmados, em 64 municípios.
A quantidade de casos relevantes também aumentou, passando de 44 para 66 confirmados. No total, 58 pacientes apresentaram dengue com sinais de alarme, enquanto oito tiveram a doença na modalidade grave. Detalhando o índice, 27 dos casos mais graves estão em Fortaleza, e os outros 39 foram diagnosticados no interior.
Há ainda cinco óbitos sob investigação. Conforme a Sesa, os casos predominantes estão na faixa etária entre 20 e 29 anos, com 19,9% do total de casos.
Sarampo
Em relação ao sarampo, dados da Sesa divulgados ontem apontam o aumento de 23 casos se comparado ao último boletim epidemiológico, divulgado no dia 13 de março. O índice saltou de 67 ocorrências confirmadas em 2015 para 90. O Ceará possui também outros 49 casos sob investigação No total, 788 pacientes já foram diagnosticados com sarampo desde dezembro de 2013, quando o surto da patologia foi retomado. O município com maior incidência em 2015 foi Itaitinga, com 21,7 casos a cada 100 mil habitantes. Caucaia, com 16,1 e Maranguape, com 14,5 vêm em seguida.
A Prefeitura de Fortaleza promove, neste fim de semana, o Dia D de vacinação contra sarampo. Todos os postos de saúde da Capital estarão abertos, das 8h às 17h, sábado e domingo, para vacinar a população de 5 a 29 anos de idade.
fonte DN


Casal fazendo sexo de dia em rua precisa ser algemado para parar


Um brasileiro e uma argentina foram flagrados tendo relações sexuais em pé, encostados em um muro da Feira do Artesão, na Praia da Armação, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, por volta das 11h da última quarta-feira (25). O casal teve que ser separado à força pela Guarda Municipal. A Polícia Militar também foi chamada e algemou os protagonistas da cena que chocou quem passava pelo local, que é ponto turístico do balneário. Eles foram encaminhados para a DP, onde foram autuados por ato obsceno em via pública. Mesmo com a chegada dos agentes da GM, o casal se recusou a parar o ato, segundo testemunhas. Diversas pessoas presenciaram as cenas de sexo, inclusive crianças, já que o local fica próximo a uma escola municipal. "Muitas crianças estavam saindo da aula. A feira também fica próxima de um pier de desembarque de transatlânticos e havia dois parados no momento em que eles estavam tendo relações. Os turistas acompanharam tudo e todos ali estavam abismados". Os dois assinaram um termo de conduta na delegacia e foram liberados.fonte .pinheirinho net