-->

terça-feira, 27 de abril de 2021

Justiça aprecia agravo de instrumento em ação que apura supostas irregularidades na eleição da Câmara de Ibaretama


O Desembargador
 Washignton Luís Bezerra de Araújo do Tribunal de Justiça do Ceará julgou um agravo de instrumento na ação que julga possíveis irregularidades na eleição da mesa diretora da Câmara de Ibaretama ocorrida ainda no mês de janeiro.

No último mês de março, o mesmo Desembargador Washignton Luís Bezerra de Araújo, determinou de forma liminar que Jorvelane Neles fosse empossado como Presidente da Câmara de Ibaretama. Agora, ao julgar o agravo de instrumento, o Desembargador afirma que “o agravante defende que a decisão andou bem até o momento de reconhecer a ilegalidade da anulação do seu voto, mas que se equivocou ao determinar a realização de nova eleição. Defende, nesse aspecto, sua imediata investidura no cargo de Presidente da Câmara Municipal.”

“Verifica-se, ademais, o perigo de dano ou de risco ao resultado útil do recurso, tendo em vista que a mora decorrente da tramitação natural do processo tem causado grave insegurança jurídica em torno da Presidência da Câmara Municipal de Ibaretama.”, considerou o Desembargador em sua decisão.

“Dessarte, conheço do agravo de instrumento, para dar-lhe provimento, confirmando a liminar de fls. 81/89 que determinou a posse imediata do recorrente no cargo de Presidente da Câmara Municipal de Ibaretama.”, considerou Washignton Luís Bezerra de Araújo em sua decisão.

CLIQUE AQUI e leia a decisão completa.

Dom Adélio Tomasin comemora 91 anos e coleciona inúmeras benfeitorias para Quixadá

Um dos maiores, senão o maior benfeitor de Quixadá nos últimos anos, completa 91 anos de idade nesta terça-feira. Em 27 de abril de 1930 nascia na província de Vicenza, Dom Adélio Tomasin. O religioso fez o segundo grau e o curso de Filosofia no Seminário Maior de Verona. Concluiu curso de Teologia no Seminário Arquidiocesano de Ferrara, sendo ordenado sacerdote, em 1955, quando assumiu a reitoria da Casa de Formação de Roncá, província de Verona.

Dom Adélio regressou ao Brasil em 1984, quando, assumiu a direção do Centro Social padre João Calábria em Porto Alegre. Foi eleito pelo então Papa João Paulo II para assumir a Diocese de Quixadá em 1988, e recebeu a Ordem do Episcopado de Dom Cláudio Colling, então Arcebispo de Porto Alegre, tendo tomado posse em maio daquele mesmo ano. Dom Adélio seguiu como Bispo Diocesano de Quixadá até o ano de 2007 quando aos 77 anos teve que renunciar ao Governo Pastoral de Quixadá, passando a condição de Bispo Emérito de Quixadá.

Desde que chegou a Quixadá Dom Adélio coleciona inúmeras benfeitorias, como a construção do Hospital e Maternidade Jesus Maria e José, Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, a Faculdade Católica Rainha do Sertão, a Faculdade Cisne, Remanso da Paz, e a Faculdade Dom Adélio Tomasin – FADAT.

Sem dúvidas, Quixadá é outra após a chegada de Dom Adélio, inúmeros investimentos e empreendimentos foram idealizados e trazidos por este homem enviado por Deus para mudar a vida de muitos quixadaenses.


Blog; Erivando Lima /  - por 


Quinze pessoas são detidas pela Polícia Civil por descumprirem medidas contra COVID-19 em Piquet Carneiro

 

A Polícia Civil dispersou uma aglomeração que ocorria, na noite do último domingo (25), no município de Piquet Carneiro. Quinze pessoas, sendo nove adultos e seis adolescentes, foram conduzidas à Delegacia Regional de Senador Pompeu por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

Enquanto uma equipe da PCCE fazia diligências na cidade, os policiais civis se depararam com uma aglomeração de pessoas na praça localizada no centro do município de Piquet Carneiro. No local, pessoas se aglomeravam e consumiam bebidas alcoólicas. Todas elas foram direcionadas à Delegacia Regional de Senador Pompeu para mais esclarecimentos.

Após a realização de oitivas, um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de incolumidade pública foi registrado em desfavor dos adultos. Já em desfavor dos adolescentes, um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) foi lavrado.

Ex; vereador João Paulo Moreira continua trabalhando por suas comunidades em Russas CE

Mesmo sem mandato o ex; vereador João Paulo Moreira continua sua luta de estar sempre buscando o melhor pra suas comunidades, nos últimos dias João Paulo vem trabalhando muito na recuperação das estradas do distrito de Barracão e, Capim Grosso o trabalho vem sendo feito em parceria com a prefeitura municipal de Russas.


Blog; Erivando Lima.


Homem é preso suspeito de matar maridos de duas ex-funcionárias no intervalo de nove meses em Sobral

 

A Polícia Civil prendeu um homem suspeito de matar os maridos de duas ex-funcionárias no intervalo de nove meses, nas cidades de Horizonte e Sobral, no interior do Ceará. A captura do suspeito aconteceu na última sexta-feira (23), no Bairro Caiçara.

Em uma das ações, uma das ex-funcionárias foi baleada. A motivação dos homicídios, segundo a Polícia Civil, foi a paixão não correspondida que o homem tinha pelas mulheres.

Gilvan de Souza Guimarães, 23 anos, conhecido como “Paulista” foi localizado em conjunto habitacional. Durante a prisão, ele tentou fugir e chegou a atirar contra os agentes do Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) de Sobral. O homem, que já responde por homicídio e roubo, estava foragido da Justiça.


Crimes

Conforme a Polícia Civil, o primeiro homicídio aconteceu em janeiro de 2020. Na ocasião, Gilvan, que é natural do município de Ipu, abriu um restaurante na cidade de Horizonte e contratou algumas pessoas para trabalhar com ele. O suspeito se apaixonou por uma das funcionárias, mas a mulher, que já era casada, não aceitou as investidas do patrão.

Diante da rejeição, Gilvan foi até a casa da mulher e, segundo as investigações, matou o companheiro dela, um homem de 26 anos, a facadas. A ex-funcionária se escondeu em uma outra residência para não ser morta pelo suspeito.

Após o crime, Gilvan viajou para a cidade de Sobral, abriu uma pizzaria na região e contratou algumas pessoas. Entre as funcionárias, estava uma jovem de 20 anos, por quem o patrão se apaixonou. A mulher, que assim como a primeira vítima era casada, não aceitou as invertidas românticas do patrão e pediu demissão.

Por conta da recusa da mulher, ele passou a ameaçá-la, até que no dia 8 de outubro do ano passado, foi até a residência onde ela morava com o marido e tentou matar o casal a tiros, ainda segundo a polícia. A ex-funcionária foi baleada, mas resistiu aos ferimentos após ser socorrida. Já o marido dela, um homem de 22 anos, morreu.

Gilvan fugiu após o crime e ficou foragido até ser capturado na última sexta-feira.


Modus operandi

Segundo o delegado Paulo Castro, titular da Delegacia Regional de Sobral, a semelhança do modus operandi de Gilvan levou a polícia fazer a ligação entre os dois crimes.

"Ele é envovidoo com outros crimes, mas ele sempre fazia uma pizzaria no local que se estabelecia e contratava funcionários. Nas duas vezes ele se apaixonou pelas funcionárias e as funcionárias eram casadas, tinham companheiros, ele não aceitava isso e acabava matando os companheiros dessas funcionárias dele. Vimos que o modus operandi dele era o mesmo, inclusive houve o reconhecimento da vítima que sobreviveu", disse o delegado.

A Polícia Civil continua as investigações sobre o suspeito para verificar a participação dele em outros crimes.

Fonte: G1/CE

FCF divulga tabela do Cearense 2021

 

Após a publicação do novo decreto estadual do Ceará, a disputa do Campeonato Cearense 2021 voltou a ser permitida. Nesta segunda-feira, 26, a Federação Cearense de Futebol (FCF) divulgou a tabela detalhada da segunda rodada da segunda fase do certame. Os jogos acontecerão no próximo final de semana, no sábado, 1º, e no domingo, 2.

O Fortaleza joga no sábado, às 16 horas, na Arena Castelão, tendo o Caucaia como adversário. Este embate acontece na mesma data do primeiro jogo da final da Copa do Nordeste, que terá Ceará e Bahia como oponentes. Nesta mesma data, às 15h30min, no estádio Mirandão, no Crato, os donos da casa recebem o Ferroviário.

Já no domingo, o elenco sub-23 do Vovô recebe o Pacajus na Arena Castelão, às 16 horas. O Icasa joga contra o Atlético-CE neste mesmo dia, às 15h30min, no estádio Mirandão.

A FCF também divulgou as datas-bases das rodadas seguintes, da terceira até a sétima. O Clássico-Rei, marcado para a sexta rodada, será no final de semana dos dias 15 e 16 de maio. A última etapa desta fase do torneio será entre os dias 18 e 19 do próximo mês.

Fonte: O Povo

PRF e CPRaio apreendem mais de 6 milhões de reais em drogas em Tianguá/CE

 

Ação conjunta impediu que R$ 6,3 milhões em drogas fossem vendidas no estado.

Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreenderam 16,7 quilos de cocaína e 45,4 quilos de pasta base na manhã desta terça-feira em Tianguá (CE). A droga estava dentro de compartimento oculto em um veículo de passeio e seria levada para Ubajara (CE). Ao todo, a apreensão representa um desfalque para os cofres do crime organizado de cerca de R$ 6,38 milhões.

Por volta das 11h de hoje, no quilômetro 314 da BR-222, em Tianguá, policiais rodoviários federais juntamente de uma equipe do CPRaio realizaram a abordagem a um veículo Renault Sandero cujo capô estava amarrado por uma corda. Quando teve os documentos solicitados, o motorista do carro se apresentou muito nervoso e deu respostas incoerentes às perguntas dos policiais quanto a sua origem e seu destino.

Os policiais resolveram fazer buscas mais minuciosas no veículo e encontraram, por trás do parachoque do carro, um compartimento oculto com diversos tabletes de drogas. Ao todo, havia 16,795 quilos de cocaína e 45,415 quilos de pasta base de cocaína. A apreensão dessas substâncias representa um potencial prejuízo para o tráfico de cerca de R$ 6,38 milhões, visto que a pasta base é utilizada nos processos de fabricação de cocaína e crack.

Somente após a descoberta da droga, o motorista confirmou que vinha de outro estado e deveria levar a droga até a cidade de Ubajara, que fica próxima a Tianguá, onde só então seria direcionado ao seu destino final.

O homem foi preso pelo crime de Tráfico de Drogas e a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Civil em Tianguá.

Funcionários da Caixa anunciam paralisação em todo o país

 

Nesta terça-feira (27), funcionários da Caixa Econômica Federal começam uma paralisação que durará 24 horas, em todo o Brasil. Trata-se de um protesto contra ações do governo na gestão do banco estatal, conforme informou o Sindicato dos Bancários.

A paralisação abrange toda a operação das agências, além dos funcionários em home office, que também estão sendo orientados a paralisar atividades ao longo do dia.

No entanto, de acordo com a entidade, as operações feitas pela internet continuarão funcionando, mesmo de forma reduzida, para atender aos beneficiários do auxílio emergencial e de outros serviços.

O estado de greve foi deliberado em assembleia na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, mas a adesão deverá ser nacional.

Uma das reivindicações do sindicato é o cancelamento da abertura de capital da Caixa Seguridade, que está marcada para a próxima quinta-feira (29).

– Pedimos desculpas à população; no entanto, é melhor um dia não funcionando do que não funcionando sempre – diz Dionísio Reis, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e também funcionário da Caixa.

Além disso, o sindicato também pede a contratação dos aprovados no concurso de 2014.

– No país inteiro, mais de 120 milhões de pessoas utilizaram a Caixa durante a pandemia para acessar o FGTS, o Bolsa Família e o auxílio emergencial. Falta empregados, e o banco está recorrendo à Justiça para não contratar mais – diz Dionísio.

Nas redes sociais, já no início desta manhã o sindicato compartilhou diversas fotos de agências fechadas na capital paulista. (Pleno News)

Novo decreto municipal permite avanço na retomada da economia, mas isolamento social rígido será mantido no fim de semana.

 

O decreto municipal nº 60/2021, de 26 de abril de 2021, permitirá o avanço no processo de flexibilização das atividades econômicas em Russas, mantendo o isolamento social rígido no fim de semana.

Ficam validados os termos do Decreto Estadual nº 34.043, de 24 de abril de 2021, que mantém a política de isolamento social rígido no Município de Russas como medida necessária ao enfrentamento da pandemia, no período de 26 de abril de 2021 a 02 de maio de 2021, com a liberação das atividades não expressamente proibidas, de acordo com as regras contidas neste decreto.

Novas Medidas

Em virtude do novo decreto estadual, que autoriza as aulas presenciais para alunos até o 9º ano, o município decretou que o funcionamento das escolas da rede pública de ensino de municipal de Russas só será reestabelecido de forma presencial após a diminuição dos índices de contágio, como forma de preservar a saúde dos professores, alunos e demais servidores da educação municipal. Dessa forma, o ensino se mantém de forma remota.

É facultado às escolas da rede privada de ensino municipal o funcionamento com aulas presenciais, desde que seja respeitado o limite de 40% da capacidade, como também todos os cuidados sanitários para evitar o contágio pela Covid 19.

As instituições religiosas poderão realizar celebrações presenciais em todos os dias da semana até às 19h, desde que observados o limite de 25% da capacidade e as regras estabelecidas em protocolos sanitários, mantida, em todo caso, a recomendação para que as celebrações permaneçam sendo realizadas exclusivamente de forma virtual.

Os estabelecimentos prestadores de serviços para a prática da atividade física e do exercício físico deverão cumprir as medidas para garantir o funcionamento seguro em períodos de calamidade pública ligada à saúde, nos termos estabelecidos pelo Decreto Municipal nº 59, de 24 de abril de 2021.

 Atividades econômicas

O funcionamento das atividades econômicas, durante o isolamento social, observará o seguinte:

– De segunda-feira à sexta-feira, o comércio de rua e serviços funcionarão das 07h às 13h, e os restaurantes de 10h às 16h, com limitação de 25% (vinte e cinco por cento) da capacidade de atendimento simultâneo;

– Das 20h às 5h, de segunda-feira à sexta-feira, vedação ao funcionamento de quaisquer atividades econômicas e comportamentais, salvo as atividades que não estão sujeitas a restrição do horário de funcionamento;

– Das 20h da sexta-feira às 5h da segunda-feira, vedação ao funcionamento de quaisquer atividades econômicas e comportamentais, salvo as atividades que não estão sujeitas a restrição do horário de funcionamento;

Não se sujeitam a restrição de horário de funcionamento: Serviços públicos essenciais; farmácias; supermercados e congêneres; indústrias; postos de combustível; hospitais e demais unidades de saúde e de serviços odontológicos e veterinários de urgência; laboratórios de análises clínicas; segurança privada; imprensa, meios de comunicação e telecomunicações em geral; funerárias.

Tenha acesse o Decreto Municipal nº 60/2021, de 26 de abril de 2021, através do link abaixo:

DECRETO Nº 060.2021 (2)

Boletim Epidemiológico

 


Secretario manda recolher animal após avaliação de veterinarinario na cidade de Russas CE

 O secretario de agricultura do municipio de Russas, Eguiner Gonçalves ( o Maninho ), acompanhado do veterinário Jr Martins foram até a comunidade de Lagoa do Toco, onde estava acontecendo uma situação de mal trato a um animal ( Jumento ), após receber denuncia de moradores o secretario foi o local e constatou o fato depois de uma avaliação do veterinário o secretario determinou que o animal fosse conduzido para um local na secretaria de agricultura. Mazinho Lima do grupo voluntários do amor acompanhou todos os procedimentos. acompanhou


Blog; Erivando Lima;

Homicídio a bala em Limoeiro do Norte CE

O fato ocorreu por volta das 6;30 minutos na rua Vital Alves de Freitas no bairro Boa Fé nona urbana do município de Limoeiro do Norte, foi vitima de homicídio a bala a pessoa identificada por Raildo de aproximadamente 30 anos. A policia civil juntamente com a militar compareceu o local do crime e aguarda a chegada do RABECÃO.

As informações com relação o crime ainfa são poucas a policia civil vai trabalhar na investigação do crime.

Blog; Erivando Lima; 

Polícia Civil captura mãe suspeita de participação na morte de recém-nascido no interior do Ceará

 A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) capturou, nesta segunda-feira (26), uma mulher de 29 anos, que é investigada pela morte do próprio filho, um recém-nascido. A prisão ocorreu no bairro Dom José, no município de Sobral, em cumprimento a um mandado de prisão em desfavor dela. Na última semana, o companheiro da mulher já havia sido preso por suspeita de participação no caso.

De acordo com o delegado Afonso Timbó, titular da Delegacia Municipal de Varjota, a prisão é resultado de um mandado de prisão expedido pela Vara Única da Comarca de Graça. “Desde a expedição do mandado, a Polícia Civil realizou um trabalho exaustivo e contínuo voltado à captura da investigada. Informações de inteligência nos levaram à localização atual dela, na casa de um familiar em Sobral”, relata.

A morte do recém-nascido aconteceu em 9 de abril de 2021, na residência do companheiro da mãe, em Graça, onde Antônia Artenilda do Nascimento estava morando há alguns dias. O casal, no entanto, estava junto há três anos.

No depoimento após a prisão, a mulher sustentou que o filho morreu horas após ser amamentado. Entretanto, um laudo pericial elaborado pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) constatou que a causa da morte do recém-nascido foi em razão de asfixia mecânica causada por obstrução das narinas e da boca. Além disso, foi detectada uma lesão no crânio no bebê. Ela e o companheiro foram indiciados por homicídio qualificado.

Ainda segundo o delegado, Antônia Artenilda já era investigada por negligência nos cuidados com os filhos. “No total, são três processos envolvendo os filhos, um deles é sobre um pedido de destituição familiar, quando os responsáveis descumprem suas responsabilidades diante dos menores”. A investigação foi concluída e remetida ao Poder Judiciário

 - por 


Homem bebe demais e acorda no mato sem o órgão genital

 

Um homem exagerou na bebida alcoólica e acabou acordando no meio de um matagal com seu órgão genital cortado e “desaparecido”. O caso ocorreu na comunidade de Macaúbas, no interior de Minas Gerais.

O homem de 36 anos foi socorrido pelo Samu com muita dores e perdendo muito sangue. Ele foi levado para um hospital da região, passou por cirurgia e seu quadro é estável. O caso de violência e mutilação está sendo investigado pela Polícia Civil.

De acordo com o capitão Michael Stephan da Silva, comandante da 210ª Companhia da Polícia Militar de Bocaiúva, o pênis do homem não foi mais achado para uma possível cirurgia de tentativa de reimplante pelos médicos.

– Realmente, este caso é algo inusitado, fora do comum. É uma coisa até desumana – disse ao Correio Braziliense.

O homem, que não teve sua identidade revelada, disse que não tem ideia sobre nenhum suspeito de autoria da brutal violência que sofreu. Ele afirma que não tem inimigos e que não fez nada que pudesse motivar uma vingança.

(Pleno News)