-->

domingo, 5 de dezembro de 2021

Franci Rocha (MDB) é o novo prefeito de Viçosa do Ceará, eleito neste domingo (5) com 52,56% dos votos



Nas eleições suplementares deste domingo (5), dois municípios cearenses foram as urnas eleger em nova eleição prefeito e vice.

VIÇOSA DO CEARÁ

Com quase 36 mil eleitores indo as urnas, foi eleito Franci Rocha (MDB) com 17.945 votos (52,56%), o seu oponente Divaldo Soares (PDT) recebeu 16.197 votos (47,44%).

DADOS

35.634 votos
  • 34.142 · 95,81% Votos a candidatos concorrentes
  • 501 · 1,41% Brancos
  • 991 · 2,78% Nulos
  • 0 · 0,00% Anulados e apurados em separado
     

ENTENDA A NOVA ELEIÇÃO

Reeleito em 2020 para a Prefeitura de Viçosa do Ceará, José Firmino (MDB) teve a chapa, cujo vice era Marcelo Ferreira Moreira (MDB), cassada pela Justiça Eleitoral. O afastamento, contudo, foi cheio de idas e vindas. 

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) confirmou a cassação por abuso de poder político e econômico ainda em fevereiro deste ano. Contudo, em maio, os dois voltaram a assumir a Prefeitura após liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A permanência era provisória, valendo apenas até que o recurso especial fosse analisado pela Corte, o que ocorreu em outubro. Agora, exerce o cargo de prefeito interino o presidente da Câmara Municipal, vereador Manoel Crente (MDB).

Barro - CE tem novo prefeito, com 56,92% Dr. George (MDB) é eleito

Domingo (5), no Ceará em dois municípios ocorreram Eleições Suplementares, em Viçosa do Ceará no Cariri e em Barro.

BARRO-CE TEM NOVO PREFEITO

Dois candidatos ficaram a disposição da escolha do povo, Vanda (PSD) e Dr. George (MDB), no total 12.550 pessoas foram as urnas e elegeram Dr. George com 6.886 votos (56,92%), Vanda recebeu 5.211 votos (43,08%).

DADOS

12.550 votos
  • 12.097 · 96,39% Votos a candidatos concorrentes
  • 129 · 1,03% Brancos
  • 324 · 2,58% Nulos
  • 0 · 0,00% Anulados e apurados em separado
     

ENTENDA A NOVA ELEIÇÃO

Eleita em 2020 para a Prefeitura de Barro, a chapa formada por José Marquinélio Tavares (PSD) e José Vanderval Feitosa (PSD) teve o diploma cassado pelo TRE-CE em agosto deste ano. 

A decisão confirmou a cassação, em primeira instância, por abuso de poder econômico e fraude em contratações durante a campanha para o pleito municipal. Ambos também ficaram inelegíveis por oito anos. 

O Tribunal entendeu que José Marquinélio Tavares, que tentava a reeleição, usou das regras estabelecidas por conta da pandemia de Covid-19 para se beneficiar na campanha eleitoral. Ele contratou emergencialmente mais de 150 servidores temporários, dentre os quais vigilantes, motoristas e auxiliares de serviços gerais.

O relator da ação, juiz George Marmelstein argumentou que estas contratações “através de indicação política de aliados, sem a observância mínima de pré-requisitos, sem publicidade no chamamento e repleta de vícios, teve como principal objetivo cooptar votos para os gestores do município, candidatos à reeleição”. 

CAMPANHA ELEITORAL MENOR

Com a cassação, a presidente da Câmara Municipal da cidade, Vanda (PSD), – que agora concorre à Prefeitura – foi empossada como prefeita interina até o resultado das eleições suplementares. Na vice, está o atual presidente do Legislativo Municipal, vereador Koringa (PSD).

 

Russas - CE plantão policial

 

RUSSAS PRISÃO POR INVASÃO DE DOMICÍLIO E AMEAÇA (LEI MARIA DA PENHA)

 Dia 05/12/2021, por volta das 03horas, na rua Nicanor Baltazar, bairro Tabuleiro do Cata-vento em Russas-CE, o indivíduo de 51 anos havia pulado muro da referida residência e ameaçado sua ex- companheira de 44 anos. A RP 1871  foram acionados para o local e conduziram as partes para DRPC de Russas, onde o indivíduo foi autuado por crime de invasão de domicílio (Art. 150 do CPB) e ameaça (Art. 147 do CPB), combinado com a Lei Maria da Penha (Lei 11.340) conforme Inquérito Policial, onde ficou preso em flagrante e a disposição da Justiça.

QUIXERÉ LESÃO Á GARGALO DE GARRAFA

Dia 04/12/2021, por volta das 18 horas, chegou o conhecimento da PM, através do C12, que havia chegado ao Hospital Municipal de Quixeré uma pessoa Lesionada. Os policiais militares da VTR 1304; De pronto foram até o Hospital, e se depararam com a uma senhora de 39 anos, agricultora, solteira, natural de Quixeré-CE, residente na Vila Nova I, distrito de Lagoinha em Quixeré-CE; sendo atendida pela Equipe Médica, vítima de lesões a gargalo de garrafa, lesões estas em ambos os braços, na face do lado direito e cabeça, segundo os médicos ela seria atendida e em seguida liberada. O acusado das lesões segundo a vítima, seria seu ex - companheiro de 41 anos, natural de Quixeré-CE, residente na Vila Nova I, distrito de Lagoinha em Quixeré-CE. A vítima repassou ainda que o ocorrido havia acontecido em um Bar na Localidade Vila Nova II no distrito de Lagoinha em Quixeré-CE, e que seu ex teria atentado contra a sua vida, que a mesma se fingiu de morta, tendo o mesmo se evadido logo em seguida. Os supracitados policiais iniciaram diligências à procura do acusado, foram em todos os locais prováveis e ao chegar a sua residência ele lá não estava; se depararam com tudo lá quebrado, provavelmente por familiares da vítima revoltados com a situação.

Fonte; PM CE

Polícia Civil prende chefe de grupo criminoso com atuação em vários municípios do Ceará

  - por 

  • COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  
  •  

Na tarde dessa quarta-feira, a Polícia Civil realizou uma incursão em um condomínio no bairro Messejana, onde capturou Luiz Antônio, o “Luan Carioca”, de 32 anos. O suspeito estava com quatro mandados de prisão em aberto por crimes distintos.

Um dos mandados era de prisão temporária, por um triplo homicídio ocorrido em Guaraciaba do Norte, em fevereiro deste ano. O outro, também de prisão temporária, correspondia aos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, fato ocorrido em Ipu, em setembro deste ano. Os outros dois eram de prisão preventiva, sendo um referente a um roubo contra um carro-forte, em Santa Quitéria, em julho de 2018; e o outro por um homicídio ocorrido em Hidrolândia, em dezembro do ano passado.

Por meio do serviço de inteligência da polícia, o suspeito foi identificado como o chefe de grupo criminoso de outro estado que atuava nos municípios de Santa Quitéria e Hidrolândia. Ele já responde a seis procedimentos policiais por tráfico de drogas, homicídio doloso, crimes de trânsito e roubo. Luiz Antônio é suspeito de atuar também na capital cearense, na Grande Messejana, região onde foi capturado após o trabalho de policiais civis. Ele é responsável ainda por controlar conflitos internos dentro da organização criminosa e por ordenar homicídios.

Com o homem foram apreendidas 50 gramas de cocaína e munições calibre 38. No primeiro momento, a ofensiva tinha como objetivo cumprir mandados de prisão em desfavor dele. Porém, “Luan Carioca” também foi preso em flagrante por tráfico de drogas e posse irregular de munição de arma de fogo.

As investigações da DRF chegaram até um ponto de apoio do grupo criminoso, uma residência abandonada na zona rural do município de Santa Quitéria. Na tarde dessa quinta-feira, uma equipe de policiais civis apreenderam, no local, um fuzil de repetição calibre 7.62 e uma escopeta calibre 12.

Investigações

Durante as investigações, a DRF tomou conhecimento que Luiz Antônio fazia parte de uma associação criminosa, que mantinha também como chefe, o seu primo, identificado por Mariano Farias Sampaio, conhecido como “Marianinho”, ambos naturais de Santa Quitéria.

Mariano morreu no Estado da Bahia, na cidade de Feira de Santana, em 10 de julho de 2019, com Darles de Souza Oliveira, conhecido como “Darlim”. Na ocasião, ambos se preparavam para uma ação criminosa contra uma instituição financeira na região.

Ainda de acordo com os levantamentos policiais, após a morte do primo, Luiz Antônio assumiu a chefia do grupo, comandando as ações criminosas em desfavor de instituições financeiras, bem como passou a chefiar o tráfico de drogas na região de Santa Quitéria e Hidrolândia.

Projeto de lei quer que eleitor só vote se estiver vacinado

Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT/BA) apresentou na Câmara um projeto de lei para exigir que os eleitores estejam vacinados para votar em 2022.

– A medida de Mendonça altera a lei 9.504, de setembro de 1997, e valerá enquanto durar a pandemia – relata o colunista.

Segundo a proposta, eleitores terão acesso à seção eleitoral somente se comprovarem que estão com a vacinação completa contra o novo coronavírus.

Eleitores de Viçosa do Ceará e Barro vão às urnas neste domingo para eleger os novos prefeitos

 

Eleitores dos municípios de Barro, na região do Cariri, e Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, vão às urnas neste domingo (5) para definirem os nomes que vão assumir as respectivas prefeituras. A Justiça Eleitoral cassou os mandatos gestores que foram eleitos, em ambas as cidades, nas eleições realizadas em 2020.

Para a realização das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu protocolos sanitários por conta da pandemia da Covid-19. O horário da votação acontecerá nos mesmos moldes de 2020, ou seja, entre 7h e 17 horas. Para a realização dessas eleições, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) informou ter gastos superiores a R$ 155,2 mil, somando os dois municípios.

A Justiça Eleitoral proibiu a realização de atos de campanha que provocassem aglomerações e infringissem os protocolos do Estado.


Cassação dos mandatos

Viçosa do Ceará

O TRE-CE manteve, no dia 8/2, a cassação do prefeito eleito de Viçosa do Ceará, Zé Firmino (MDB), e do vice, Marcelo (MDB), por abuso de poder político e conduta vedada nas Eleições 2020. Após a decisão do TRE rejeitando os embargos e determinando novas eleições, com o afastamento do prefeito, foi deferida liminar pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para manter o prefeito no cargo até o julgamento do recurso pelo próprio TSE. Na sessão do dia 5/10, a Corte Superior manteve a cassação e determinou a realização imediata de nova eleição.

Barro

O TRE-CE confirmou, na sessão do dia 27/8, a decisão que cassou os diplomas do prefeito e do vice do município de Barro, Dr. Marquinélio (PSD) e do vice, Vanderval Feitosa (PSD). A Corte, por unanimidade, negou provimento ao recurso eleitoral e manteve a cassação pela ocorrência de abuso de poder econômico e fraude em contratações, com a consequente declaração de inelegibilidade pelo período de 8 anos a partir da data das eleições de 2020.


Os candidatos

Viçosa do Ceará

Duas chapas estão na disputa. De um lado, a chapa formada por Divaldo (PDT), tendo como vice Dr. Lima (PSB). Na concorrência, Franci Rocha (MDB) e o vice Shill (MDB).

Barro

Assim como em Viçosa, os eleitores de Barro se dividem em duas chapas que concorrem ao cargo na prefeitura Municipal. De um lado, está a prefeita em exercício, Vanda (PSD), que tem como vice o atual presidente do Legislativo Municipal, vereador Koringa (PSD). Ela concorre com Dr. George Feitosa (MDB), que tem como vice Albano Severo (PSDB).

(CN7)

SEMUS divulga calendário de vacinação para o dia 07 de dezembro (Terça-feira)

 

O município de Russas não para com o processo de vacinação contra a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), por meio da Coordenadoria de Imunização, divulgou o calendário de vacinação para a próxima terça-feira (07). Confira abaixo quem poderá receber a dose da vacina neste dia.

  • Adolescentes que tomaram a 1ª dose da Pfiser no dia 25 de outubro
  • Adolescentes que tomaram a 1ª dose da Pfiser no dia 06 de novembro
  • Público geral que tomou a 1ª dose da Pfiser até o dia 06 de novembro
  • Público geral que está com a vacina Coronavac atrasada
  • Dose de reforço para a população geral que esteja com 05 meses de intervalo da dose dois.

 

Documentação

Para a Dose 02 e Dose de Reforço é necessário apresentar no ato da vacinação, um documento de identificação com foto, CPF e cartão de imunização.

Local e horário

A vacinação acontecerá no Centro Especializado em Reabilitação (CER), localizado na rua Monsenhor Vital Gurgel Guedes, s/n, próximo a Nova Baturité, no horário de 07h30 às 17h.

Pfizer

O intervalo do imunizante da Pfizer indicado na bula é de 21 dias, ficando a critério do Município, dependendo da disponibilidade de estoque, realizar esse intervalo.

SEGEPE realiza repescagem para candidatos inscritos na Seleção nº 001/2021, que perderam a data das entrevistas

 

A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (SEGEPE), por meio da Comissão Coordenadora do Processo Seletivo Simplificado n° 001/2021 SEGEPE/RUSSAS, comunica aos candidatos inscritos, que por algum motivo perderam a data das entrevistas, que será realizada uma repescagem para todas as funções disponibilizadas no Edital.

As entrevistas da repescagem acontecerão na próxima segunda-feira, 06 de dezembro, das 8h às 15h, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), localizado na travessa Pedro Araújo, s/n, Bairro Ipiranga – em frete à Escola Profissional.

Destaca-se que, no ato da entrevista, o(a) candidato(a) deve obrigatoriamente apresentar os documentos solicitados no item 5.2 do Edital n° 001/2021 – SEGEPE/RUSSAS, sendo desclassificado caso não cumpra esta instrução.