-->

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Justiça eleitoral decide até setembro se barra candidatura de Lula


Condenação pelo TRF4 pode deixa Lula fora das Eleições 2018

Período para requerer o registro dos postulantes ao Planalto na Justiça Eleitoral vai até o dia 15 de agosto

Os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vão decidir até meados de setembro se vão barrar o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto, após o petista ter sido condenado na quarta-feira pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no caso do tríplex do Guarujá (SP).

Essa recente condenação pode levar o ex-presidente a ser impedido de disputar a eleição se ele for enquadrado na Lei da Ficha Limpa. A norma, sancionada na Presidência de Lula em 2010, torna inelegível candidatos que tenham sido condenados por decisão de órgão colegiado.

Um dia após a decisão do TRF, o PT lançou Lula como candidato a presidente. O ex-presidente aceitou a indicação da legenda nesta quinta-feira e acusou os desembargadores do TRF-4 que o julgaram de formarem um "cartel".

Pelo calendário do TSE, os partidos têm entre 20 de julho e 5 de agosto para realizarem suas convenções partidárias a fim de escolher os candidatos e suas respectivas coligações. O período para requerer o registro de candidaturas na Justiça Eleitoral vai até o dia 15 de agosto.

A partir dessa última data, começa a corrida do prazo para que possa haver contestações às candidaturas registradas. A Corte fixou o dia 17 de setembro - a 3 semanas do primeiro turno - como data do julgamento de todos os pedidos de candidatura.

O registro da candidatura do ex-presidente poderá ser questionado por partidos políticos, coligações partidárias e também por concorrentes ao mesmo cargo, além do Ministério Público Eleitoral (MPE). Há também a possibilidade de o ministro do TSE sorteado para relatar o registro dessa candidatura por conta própria - no jargão jurídico "de ofício" e sem provocação - rejeitar o registro do ex-presidente.

Pré-candidatos a presidente esperam que o MP Eleitoral impugne no TSE a candidatura de Lula, disse uma fonte sob a condição do anonimato. A avaliação é que a medida evitaria a exposição dos adversários e o confronto direto com o próprio ex-presidente.

Em entrevista à Reuters na véspera do julgamento de Lula, o vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques, sinalizou que deve questionar o registro do ex-presidente. "Nós não atuamos para tirar um nome, barrar um candidato, esse não é o nosso mister, nosso mister é que as regras do jogo sirvam para todos e sejam aplicadas de maneira igual", disse Jacques.

"Se o PT registrar, o TSE vai cassar o registro", afirmou reservadamente uma fonte do tribunal à Reuters.

Para o advogado eleitoral Flávio Costa, que atua para o PSDB, a situação de inelegibilidade de Lula é "clara" e só seria revertida se ele conseguir uma liminar em tribunais superiores. Na avaliação dele, mesmo se a decisão do TRF-4 não fosse unânime, o fim dos recursos disponíveis no tribunal ocorreria no final de julho e início de agosto. Agora, disse, o prazo para uma definição será menor.

"Não há possibilidade de ele concorrer", acredita Costa, cujo partido ainda não definiu se vai impugnar a candidatura do petista.

Fonte; R7


Dois irmãos são assassinados ao mesmo tempo em locais diferentes



Há a suspeita de que os crimes estejam relacionados à uma série de homicídios ocorridos desde o fim do ano passado no município

   O assassinato de dois irmãos ao mesmo tempo em locais diferentes na manhã desta sexta-feira (26) deixou a população do município de Icó abalada. 

O comerciante Sebastião Rogério Pereira de Souza, 41, conhecido como 'Xuxa', trabalhava em sua oficina mecânica, localizada nas proximidades do balão do Padre Cícero, quando foi morto com vários tiros de pistola por homens ainda não identificados. 

Enquanto isso, o vendedor de peixes Cícero Márcio Pereira de Souza, 34, conhecido como 'Marcinho', foi assassinado em circunstâcias similares - alvo de diversos disparos efetuados por um indivíduo não identificado.

De acordo com informações de testemunhas, o autor do crime teria chegado até o local em uma motocicleta e fugido após cometer o crime. A polícia esteve no local e apreendeu cápsulas de pistola .40 e 380 que serão periciadas. 

Os crimes serão investigados pela Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu. Os corpos dos irmãos foram encaminhados para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) de Iguatu.

Rixa

Há a suspeita de que o assassinato dos irmãos esteja relacionado a uma série de homicídios ocorridos desde o fim do ano passado em Icó. 

No dia 2 de dezembro de 2017, Francisco Wenceslau Marcos Souza, 37, também irmão de Sebastião e Cícero Márcio, foi morto por Francisco Alencar de Souza, 66, durante uma troca de tiros. 

Já no dia 1 de janeiro deste ano, o agropecuarista Raimundo Pequeno Landim, 53, foi morto a tiros de pistola por uma dupla em uma moto. A vítima era primo de Francisco Alencar, autor dos disparos que mataram Francisco Wenceslau, um dos três irmãos Souza.

Já no dia 3 de janeiro, 3 homens suspeitos de vários crimes em Icó foram mortos no município de Orós durante confronto com policiais do Cotar. Com eles a polícia encontrou um carro roubado, 3 pistolas de calibre .40, .45 e 380 e dezenas de munições. Os homens mortos são suspeitos da morte de Raimundo Landim.

A polícia civil, sob o comando do delegado Erlon Leite, investiga os homicídios e a possível relação entre eles.

Com informações do colaborador Richard Lopes.

Veja como estar a segurança do CAIC em Russas CE


A imagem pode conter: céu, planta, árvore, atividades ao ar livre e natureza

Tem sido constante a reclamação até mesmo de pessoas que trabalham na escola (CAIC) Agací Fernandes em Russas, com relação a furtos no período da noite em virtude da escuridão na quela escola. A cerca que faz a segurança estar em precárias condições, facilitando assim o acesso de meliantes que colocam em risco a vida dos profissionais da vigilanciana que trabalham a noite.
A imagem pode conter: céu, nuvem, grama, árvore, atividades ao ar livre e natureza
Blog Erivando Lima


Geólogo da funasa já se encontra em Russas


A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé, sapatos e atividades ao ar livre

A pós anuncio feito  pelo superintendente Ricardo Silveira da FUNASA, na ultima  Quarta feira 24, nas comunidades de Bento Pereira e Poço de Onça,  o mesmo  anunciou a liberação de 2 poços profundos para essas comunidades e que no máximo 15 dias a equipe  de Geólogos estaria chegando as comunidades para fazer avaliação do local para da inicio a escavação dos poços. só que em menos de 48 horas a equipe já chegou a Russas, e, já estar nas comunidades fazendo o trabalho. 

Blog Erivando Lima


Praça Sipião Maia Sipião continua em estado de abandono em Russas


A imagem pode conter: árvore, céu, grama, atividades ao ar livre e natureza

Moradores do bairro várzea Alegre estão cobrando a recuperação da praça Sipião, faz muito tempo que eles cobram da gestão que só faz prometer, inclusive foi prometido não só a recuperação como o retorno do parque de brinquedos que havia na quele espaço e que foi  destruído deixando as crianças do bairro sem sua área de lazer.
A imagem pode conter: árvore, céu, campo de beisebol, atividades ao ar livre e natureza
Blog Erivando Lima


TRE volta a alertar eleitores de Icó, Jaguaribe e Aurora para o fim do prazo da biometria

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará alerta os eleitores dos municípios de Icó, Jaguaribe e Aurora, que encerrarão as revisões biométricas no próximo dia 31 de janeiro, para que procurem os postos de atendimento nos respectivos cartórios eleitorais e evitem o cancelamento dos títulos.

Apesar do TRE-CE considerar que os trabalhos de revisão estão avançados, cerca de 20 mil eleitores inscritos nos três municípios ainda não fizeram o recadastramento biométrico. Em Icó, dos 54.340 hoje inscritos no Cadastro Eleitoral, quase 11 mil não compareceram ao cartório para a coleta dos dados biométricos. Mesmo assim, 42.517 (78,2%) eleitores já estão recadastrados. Em Jaguaribe, 24.555 de 31.012 eleitores do município (79,1%) compareceram para fazer a revisão biométrica. Em Aurora, os trabalhos estão mais adiantados. Dos 21.189 eleitores, 17.714 (83,6%) já se recadastraram.

De acordo com o cronograma estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, nas Eleições de 2018, 129 dos 184 municípios cearenses terão 100% dos seus eleitores recadastrados com biometria. A meta do TRE-CE é recadastrar cerca de 75% do eleitorado do Estado até 9 de maio de 2018 e atingir 100% em 2020.

Para o ciclo 2017-2018, 67 municípios passarão pelo processo de revisão biométrica. Deste total, 55 municípios já encerraram os trabalhos de revisão com biometria em 2017, restando ainda os 12 municípios que finalizarão os trabalhos em 2018. Além de Icó, Jaguaribe e Aurora, no dia 31 de janeiro, Cedro, Aracoiaba, Mauriti, Lavras da Mangabeira, Paracuru, Pedra Branca, Madalena, Boa Viagem e Caucaia concluirão o recadastramento biométrico no dia 28 de fevereiro.

Impedimentos

Nos municípios onde a biometria é obrigatória para as eleições de 2018, quem não fizer o recadastramento terá o título cancelado. E são muitos os prejuízos para os eleitores em débito com a Justiça Eleitoral. Além de não poder votar nas próximas eleições, ficam impedidos de:

– Requerer passaporte ou carteira de identidade;
– Receber salário e benefícios sociais de entidades públicas ou assistidas pelo governo;
– Fazer parte de concorrência pública ou administrativa em qualquer instituição da União, dos estados, dos municípios ou do Distrito Federal;
– Solicitar empréstimos em qualquer banco ou estabelecimento de crédito subsidiado pelo governo;
– Inscrever-se em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos;
– Renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo;
– Requerer qualquer documento que necessite da quitação eleitoral.

Documentação

Os eleitores precisam dos seguintes documentos para tirar o título e realizar a coleta dos dados biométricos:

– RG ou qualquer outro documento oficial com foto;
– comprovante de residência.

– alistamento militar para os homens que forem fazer o título pela primeira vez

Blog Erivando Lima / Ceara News


Camilo e mais quatro governadores petistas lançam candidatura de Lula



"Se Dom Pedro teve o dia do Fico, tenho o Dia do aceito", disse o ex-presidente

O governador Camilo Santana e outros quatro governadores petistas (Minas Gerais, Bahia, Piauí e Acre) lançaram, nesta quinta-feira (25) em São Paulo, a candidatura do ex-presidente Lula ao Planalto.

“Se Dom Pedro teve o Dia do Fico, tenho o dia do aceito”, disse Luiz Inácio.

Entenda

Lula foi condenado ontem a 12 anos 1 mês no TRF-4 no caso do triplex do Guarujá.

O anúncio da pré-candidatura do ex-presidente aconteceu em reunião da Executiva Nacional do PT na capital paulista.

Red; Ceara News


FORTIM-CE PRISÃO POR DESOBEDIÊNCIA E AMEAÇA


Ontem dia  25/01/2018, às 13 h 30 min,foi informado através do 190, de um possível tráfico ilícito de drogas na Travessa São Pedro, Fortim/CE. Tal fato foi repassado para a CP 1542, que ao chegar no local se deparou com o PATRICK FERNANDES DE FREITAS COSTA, 20 anos,Brasileiro, Solteiro, sem ocupação, Residente no Pontal do Maceió/CE e mais dois indivíduos, que o primeiro a perceber a presença da polícia jogou uma faca que estava na cintura no chão e que ao ser abordado desobedeceu a ordens e ameaçou de matar o efetivo. Nesse momento foi dado voz de prisão ao mesmo e conduzido a delegacia para a realização dos procedimentos cabíveis, diante dos fatos foi
conduzido conforme as normas da justiça juntamente com os objetos a DPC local,
onde foram apresentados a autoridade policial, diante das circunstancias de inquérito:

Blog Erivando Lima


Capitão Wagner filia-se ao PROS e confirma candidatura a deputado federal


O parlamentar assume a presidência estadual da sigla e descartou apoio à reeleição do governador Camilo Santana
  
O deputado estadual Capitão Wagner confirmou, nesta quinta-feira (25), durante o evento de filiação ao PROS, que irá concorrer a uma cadeira na Câmara Federal nas Eleições 2018. Apesar de o partido ainda não ter definido apoio a nenhum candidato ao Governo do Estado, o parlamentar descartou endossar a campanha de reeleição do governador Camilo Santana (PT).

“Nossa definição é de concorrer definitivamente a deputado federal. A gente vai guardar essa confirmação da reunião amanhã. Estou no bloco de oposição, apoio o candidato a governador desse bloco, os senadores que concorrem também, mas o nosso posicionamento é esse: candidato a deputado federal”.

O parlamentar, que deixou o PR, assume, a partir do dia 30, a presidência do PROS, onde deve alojar seu grupo político. Segundo Wagner, a expectativa do partido é eleger três deputados federais e quatro estaduais. O deputado estadual Roberto Mesquita também deve anunciar filiação à sigla, ainda segundo o Wagner.

Eleições 2018

Segundo Wagner, até março a chapa do PROS para disputar cargos na Assembleia e na Câmara Federal devem estar definidos. Para o Governo do Ceará, ainda não ha definição, mas o ex-presidente do extinto TCM Domingos Filho e o vice-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), são possíveis nomes da oposição que podem contar com o apoio do PROS.

Red; Ceara News
AUXILIAR DE BOMBEIRO HIDRÁULICO
AUXILIAR DE CARPINTEIRO
AUXILIAR DE FERREIRO
BOMBEIRO HIDRAÚLICO
CARPINTEIRO
ELETRICISTA PREDIAL
FERREIRO ARMADOR
MOTORISTA DE ÔNIBUS
PEDREIRO
PROMOTOR DE VENDAS

SINE/IDT de Russas  localizado à Av. Cel. Araújo Lima, 1458-A – Centro.   Atendimento - 07:30 às 16:30


Blog Erivando Lima