-->

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Idoso condenado por estupro em 1999 é preso suspeito de abusar da sobrinha de oito anos no Ceará

 

Um homem de 61 anos que havia sido condenado por estupro em 1999 foi preso em Tauá, no interior do Ceará, suspeito de abusar sexualmente da sobrinha, de oito anos. A captura foi realizada na terça-feira (21).

De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu em 4 de setembro de 2021, em Aiuaba, também no Sertão dos Inhamuns.

Ele foi encontrado pelos policiais civis no bairro Tauazinho. Na ocasião, o suspeito se preparava para fugir para o Maranhão. Com a prisão, o inquérito policial foi finalizado e remetido ao Poder Judiciário.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) não divulga o nome do investigado para preservar a identificação da vítima.

(Diário do Nordeste)

PM apreende quase meia tonelada de drogas na Região Metropolitana de Fortaleza

 

A Polícia Militar do Ceará (PM-CE) apreendeu nesta quarta-feira (22), no município de Pacatuba, 493 quilos de drogas. Entre os entorpecentes apreendidos estavam maconha e crack e cocaína. A ofensiva foi efetivada pelo Comando Tático Motorizado (Cotam), do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), com apoio da Força Tática.

A apreensão ocorreu após denúncias de que em uma casa, no bairro Timbozinho, havia intensa movimentação de pessoas em atitudes suspeitas. De imediato, os militares iniciaram diligências e foram ao local indicado. Chegando ao local, os agentes encontraram no interior do imóvel 477,2 quilos de maconha, oito quilos de crack, quatro pacotes com substância semelhante à cocaína e recipientes contendo materiais comumente utilizados para aumentar a quantidade de entorpecentes e duas balanças de precisão.

O material foi levado à Delegacia de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), em Fortaleza, onde foi instaurado inquérito policial para dar continuidade aos trabalhos investigativos.

Homem é preso suspeito de estuprar e engravidar a própria filha

 

A Polícia Civil prendeu um homem de 37 anos suspeito de estuprar a própria filha desde que ela tinha 14 anos até completar 17.

A prisão aconteceu na última segunda-feira (20), em Natal.

De acordo com a Polícia Civil, os estupros aconteceram durante três anos e a adolescente engravidou do próprio pai. Ela teve o bebê que atualmente está com 1 ano e 2 meses.

Um exame de DNA comprovou a paternidade.

Ao ser preso, o homem disse que as relações sexuais que tinha com a própria filha eram consensuais. Porém, também em depoimento, a vítima disse que era coagida e, inclusive, ameaçada de morte.

Fonte: Fato a fato
Foto ilustrativa



VEXAME: Enel corta energia de praça após inauguração

 

A informação repassada para a imprensa é de que o fornecimento de energia da praça estaria no nome da construtora que pediu o desligamento ao acabar a obra e a Prefeitura não religou.

A Praça Weslen Monção, construída e inaugurada nesta terça-feira, 21, juntamente com o novo prédio do Centro de Saúde da Família – CSF do Sinhá Saboia em Sobral-CE, teve o seu fornecimento de energia cortado depois da inauguração, o que fez com que ocorresse um episódio inusitado quando da homenagem que os policiais militares fizeram à memória do cabo Weslen Monção: o evento aconteceu às escuras iluminado apenas pelos faróis das viaturas.

O cabo Weslen Monção, que foi assassinado dia 24 de fevereiro de 2021, era morador do bairro Sinhá Saboia e estava há dez anos na Polícia Militar. A informação repassada `a imprensa é a que o fornecimento de energia estaria registrado no nome da construtora, que depois de concluir os trabalhos solicitou o desligamento do fornecimento e a Prefeitura de Sobral não pediu a religação.

O Portal Paraíso entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Sobral para repassar informações sobre o caso, mas até o fechamento desta matéria não recebeu resposta.

Fonte: Edwalcyr Santos / Sistema Paraíso

Caminhoneiro fica preso as ferragens após veículo tombar no município de Choró

 

Um caminhoneiro ficou ferido após um acidente na noite dessa quarta-feira (22) no município de Choró após o veículo que ele conduzia tombar logo após a parede do açude Pompeu Sobrinho.

De acordo com informações da Polícia Militar, o acidente ocorreu por volta de 20h, quando o caminhão acabou tombando as margens da CE. Ainda não se sabe o que teria ocasionado o acidente, mas o certo é que o condutor do veículo, natural do estado de Minas Gerais acabou ficando preso as ferragens. O Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para fazer o resgate do caminhoneiro que sofreu apenas ferimentos leves e não corre risco de morte.

A vítima foi socorrida até o Hospital Municipal de Choró onde recebeu atendimento médico. Essa não é a primeira vez que um acidente é registrado no local, em outros, inclusive deixando pessoas mortas.

SEMED realiza evento de preparação das escolas para avaliações dos estudantes

 

A Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar – SEMED realiza hoje (23) e amanhã (24), no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), o evento “Mobiliza Russas SAEB”, que tem como finalidade preparar as escolas de Rede Municipal de Ensino para as avaliações que serão realizadas com a classe estudantil durante o ano letivo.

Nesta quinta, participam do evento, os Núcleos Gestores das turmas de 2°, 5° e 9° ano, e amanhã o público alvo será os professores das turmas de 2° e 5° ano e professores de Língua Portuguesa e Matemática das turmas do 9° ano.

“O Mobiliza SAEB Russas é um movimento que tem como objetivo mobilizar as escolas para que as escolas possam realmente estar abertas para as modificações que esse momento exige no tocante a aprendizagem dos alunos. É preparar as escolas para as avaliações que serão realizadas com os alunos”.  Destacou o professor Gleidson de Oliveira, Coordenador de Planejamento e Gestão da SEMED

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

A abertura do evento contou com a participação da primeira dama, Adryana Santiago; secretária da educação, professora Neise Vieira; vereador Rodrigo Bandeira, e técnicos da SEMED.

Compartilhe

Russas reúne Comissão Intersetorial para lançamento oficial do Selo Unicef (2021-2024) no Município

 

A Prefeitura de Russas promoveu na quarta-feira (22), no auditório da Secretaria da Educação, um importante encontro para lançamento oficial do Selo Unicef 2021-2024 a nível de Município. O momento contou com a participação da primeira dama Adryana Santiago, madrinha desta edição do Selo, e dos profissionais das secretarias municipais, que compõem a Comissão Intersetorial do Selo no Município.

O objetivo da reunião foi apresentar as metodologias e metas que serão trabalhadas pelas secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social durante os quatro anos da edição do Selo.

Ao final desse prazo, o Município cumprindo com todas as metas e consequentemente promovendo fortalecimento das políticas públicas, que asseguram os direitos das crianças e adolescentes de forma integral entre os setores da Educação, Saúde e Assistência Social, será reconhecido pela Unicef com a conquista do Selo.

Russas assinou a adesão ao Selo desde junho passado, e a partir de então vem intensificando as ações, no intuito de não somente conquistar o título, mas principalmente promover a garantia dos direitos assegurados pelo ECA para crianças e adolescentes.

O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, em municípios do semiárido e da Amazônia Legal Brasileira.

Compartilhe

Prefeitura entrega kits Pedagógicos aos alunos do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano)

 

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar – SEMED realizou na quarta-feira (22), a entrega de Kits com material pedagógico para os alunos das turmas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal de Ensino.

Ao todo foram contemplados 4.250 estudantes. O investimento total para aquisição do material foi de R$ 938.925,26 (Novecentos e trinta e oito mil, novecentos e vinte e cinco reais e vinte e seis centavos), financiados com recursos do Fundo Nacional da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

Os kits para as turmas do 1° ao 3° ano são compostos por: Alfabeto didático (EVA), apontador de depósito, borracha branca, caderno brochurão, lápis grafite com borracha, lápis 12 cores e squeeze. Já os kits das turmas de 4° e 5° ano contém: Conjunto geométrico, borracha branca, caneta (azul/preta), caneta hidrográfica, caderno brochurão, apontador depósito, lápis 12 cores, lápis grafite e squeeze.

A iniciativa reforça o compromisso da Gestão Municipal em garantir educação de qualidade, proporcionando além de uma boa infraestrutura física, valorização do professor e apoio aos estudantes, que são determinantes para a construção de um processo ensino aprendizagem participativo, envolvendo toda a comunidade escolar. Acreditar na educação é acreditar na transformação.

Limoeiro do Norte: MP cumpre mandados contra suspeitos de fraudar licitações e desviar dinheiro público

 

Na manhã desta quinta-feira (23), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) cumpre 23 mandados de busca e apreensão em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. Ao todo, segundo o órgão, são 15 pessoas alvos de buscas, duas cooperativas e seis empresas, dentre elas três postos de combustíveis e duas locadoras de veículos, cujos nomes não foram divulgados em razão de o processo correr em segredo de justiça.

A “Operação Closing” é um desdobramento da “Operação Veniet”, que foi realizada em 12 de dezembro de 2018, cuja investigação apurou a existência de uma organização criminosa atuando em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe.

De acordo com o MP, o esquema atuava fraudando licitações e desviando dinheiro público, já tendo sido oferecidas três denúncias, contra 27 réus, pelos crimes de organização criminosa, peculato, fraude licitatória, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Conforme mostra uma das denúncias, o grupo criminoso utilizava-se de uma empresa para desviar grande parte do dinheiro recebido da Prefeitura de Limoeiro do Norte, sendo utilizadas contas de dois integrantes da organização que não tinham nenhum vínculo com a empresa que prestava serviços na cidade.

Segundo o Ministério Público, um dos mentores da organização criminosa, mesmo já tendo sido denunciado por vários crimes, ainda continua, “ao que tudo está a indicar”, cometendo crimes em outras cidades do Ceará.

Conforme as investigações, um casal de bancários é suspeito de ter colocado seus nomes para o registro de vários veículos pertencentes à organização criminosa, com 16 veículos no nome deles, a maioria deles de luxo. Outros investigados são mãe e filho, sendo que ela é suspeita de fornecer sua conta bancária para a movimentação do dinheiro desviado e de utilizar o seu próprio nome para registrar bens de origem ilícita, sobretudo para encobrir a participação do filho, apontado como um dos líderes do grupo.

Ainda são alvos da operação pessoas apontadas como “laranjas”, as quais registraram postos de combustíveis, locadoras de veículos e automóveis em seus nomes, visando dissimular a origem ilícita dos bens, além de um ex-secretário de Saúde de um município do Ceará, segundo o MP.

O nome da operação (Closing, do inglês “encerramento”) se deve ao fato de pessoas que se acham “importantes” ou “influentes” terem comparecido ao Ministério Público e “solicitado” que as investigações fossem encerradas, leia-se: arquivadas sem responsabilização. De certa forma, o pedido foi atendido, pois encerra-se essa fase da investigação, mas, claro, com resultado diferente do que “eles” almejavam. 

Mais informações em instantes*

Obras de DRENAGEM da rua Conego Agostinho já começou em Russas - CE

Foi dado inicio na ultima segunda feira 20 de setembro 2021, as obras de drenagem da rua Conego Agostinho, para os escoamento das aguas das chuvas que traz muitos problemas no período do inverno para os moradores e comerciantes daquela área, Após a conclusão da obra será concluído a pavimentação asfáltica.


Russas - CE plantão policial

Dia 22/09/2021 por volta das 18h45, a equipe RAIO em patrulhamento na rua das Melancias, bairro Córrego em Jaguaruana-Ce, abordou um Menor suspeito de participação em homicídios na referida cidade, com ele foi encontrado uma pequena quantidade de drogas, também foi verificado que o mesmo estava com um mandado de internação por homicídio sendo também identificado no local outro individuo maior, o mesmo já responde por tráfico de drogas, em sua posse estava uma bolsa de uso pessoal contendo drogas, dinheiro e documentos, o mesmo ao perceber a presença dos policias tentou fugir do local sendo capturado em seguida, todo material foi recolhido (Celular LG, Cor Preta, 13g de Crack -127 "pedras embaladas", 4g de Cocaina - 03 "trouxas embaladas"), ambos infratores foram conduzidos para DRPC de Russas apresentados a autoridade competente para adoção dos procedimentos cabíveis.

Fonte; PM CE

Justiça solta suspeitos de tráfico e manda CGD apurar conduta de PMs

 

A 2ª Vara da Comarca de Juazeiro de Norte mandou a Controladoria Geral de Disciplina (CGD) apurar a conduta de policiais militares que realizaram a apreensão de um quilo de maconha por considerar a abordagem policial sem suspeita fundamentada. A decisão é dessa segunda-feira, 20. Os suspeitos de tráfico de drogas foram soltos.

Cícero Wedson Ferreira Pereira e Marcílio Pereira da Silva foram presos em flagrante no dia 16 de setembro pelo crime de tráfico de drogas. O Ministério Público do Ceará (MPCE) manifestou-se pelo envio de ofício à CGD para apurar a violência da abordagem alegada por um do presos.

Já na decisão judicial, afirma-se que a abordagem policial começou por suspeita dos agentes de segurança devido à existência de uma familiar de traficante dentro do carro abordado.

A Justiça considerou a busca ilegal por não ter a 'fundada suspeita', ou seja, o conjunto de critérios subjetivos e objetivos que devem ser analisados para a busca. O fato de a mulher ser familiar de um criminoso não seria motivo para abordar o carro. Por isso, a prisão dos dois foi relaxada, e ambos foram colocados em liberdade. Ao todo, havia sido apreendido um quilo de maconha, 50 gramas de crack e 25 gramas de cocaína.

O nome dos policiais não foi citado no documento.

Com informações do portal O Povo
Foto: google imagens

Lula venceria as eleições no primeiro turno, diz pesquisa divulgada pela Globo

 

Pesquisa do Instituto IPEC, divulgada nesta quarta (22) mostra que o ex-presidente Lula segue na liderança da corrida presencial por 2022. Os dados foram divulgados pelo Jornal Nacional, da Globo.

O primeiro cenário estimulado com 10 candidatos mostra Lula com 45% das intenções de votos. Em votos válidos, o petista está com 52,9%. Bolsonaro fica na segunda colocação com 22% e Ciro vem na sequência com 6%. Sergio Moro está muito longe do primeiro colocado, alcançando apenas 5%.

Cogitado para ser vice de Ciro Gomes, Datena foi citado por 3% dos entrevistados. Após prometer fazer uma campanha antipetista, Doria conquistou 2% da preferência. Mandetta e Pacheco possuem 1% cada, enquanto Simone Tebet e Alessandro Vieira não chegaram nem em 1%. Branco e nulo alcançou 9%.

O levantamento que foi realizado no dia 21 de setembro. Confirma o que outras pesquisas vêm apontando nas últimas semanas. O instituto é o antigo Ibope.

No segundo cenário, Lula aparece com 48% das intenções de votos. Bolsonaro conquistou 23% da preferência dos entrevistados. Ciro Gomes se manteve em terceiro, agora com 8%. Doria e Mandetta alcançaram só 3% cada.


Outra pesquisa coloca Lula em primeiro

O petista em primeiro não é novidade. Fortalecido em um eleitorado nordestino, com 16 a 24 anos e renda de até dois salários mínimos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa das eleições presidenciais de 2022, faltando pouco mais de um ano para o pleito. Segundo a primeira pesquisa de abrangência nacional do instituto DataTempo, cujos resultados começam a ser revelados na segunda (20).

Segundo os dados, o ex-presidente tem uma vantagem de 14 pontos percentuais sobre o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), na pesquisa estimulada, aquela na qual os nomes dos candidatos são apresentados. Além disso, Lula venceria hoje todos os adversários colocados em simulações de segundo turno, enquanto Bolsonaro perderia de todos eles.

(Diário do Centro do Mundo)