-->

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Hospital improvisa garrafa no lugar de máscara de oxigênio e bebê morre

Uma recém-nascida morreu 10 horas após o parto no hospital de Jutaí, 751 Km deManaus. Sem máscaras de oxigênio, a unidade hospitalar improvisou garrafas PET na internação da criança e do irmão gêmeo, que nasceram com problemas respiratórios.

O menino Gabriel teve alta neste domingo (31), mesmo tendo nascido com 7 meses de gestação. A Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) investiga o caso.

Ao G1, a tia das crianças disse que os bebês nasceram em parto normal por volta de 1h do dia 28 e que a menina morreu às 11h. Segundo Rayssa Neres, a família foi comunicada que o hospital não possui incubadora e que estava sem máscaras de oxigênio.

“O médico cortou a garrafa e colocou nos bebês, porque não tinha aparelho nem nada. Ele não tem culpa. Tentou ajudar”, diz a tia.

Rayssa diz que as ‘máscaras de PET’ chegaram a melhorar a respiração dos bebês, mas a improvisação rendeu machucados aos gêmeos. “Machucou os pescoços deles. Ficou roxo e o médico precisou afrouxar. Outro problema foi que havia apenas um [cilindro] de oxigênio para as duas crianças. Isso nos preocupou”, comenta.

Após a morte da recém-nascida, o irmão dela continuou internado com a garrafa como máscara. Neste domingo, ele recebeu alta. No entanto, o fato de Gabriel  ter sido liberado após nascer de forma prematura tem deixado a família em alerta.

“O médico disse que ele está bem e deu alta, porque o hospital não tem incubadora. Mas estamos preocupados, porque ele nasceu meses antes do previsto. Queremos que ele vá para Manaus, para poder receber acompanhamento”, afirma a tia.

Resposta

Em nota, a Susam informa que não foi acionada pelo hospital de Jutaí sobre a gravidade da situação. A pasta afirma que também não recebeu solicitação "de serviço de remoção aérea, que está funcionando normalmente para os casos de maior gravidade que não podem ser resolvidos nos municípios".

Nesta segunda (1), será enviada ao município uma equipe da Secretaria-Adjunta de Atenção Especializada do Interior para investigar o caso e adotará as medidas cabíveis.

Acionada neste final de semana pela Susam, a direção do hospital informou que os gêmeos nasceram prematuros e que a menina tinha um quadro pulmonar mais debilitado.

Mesmo tendo sido submetida aos mesmos procedimentos que o irmão (que já recebeu alta do hospital), não resistiu devido ao quadro de infecção respiratória aguda de etiologia alveolar, ocasionada por síndrome de membrana hialina, principal complicação de prematuridade.

A direção destacou que a falta da máscara de venturi – que não estava disponível na unidade e que foi substituída pelo material improvisado de garrafa pet – não teria contribuído para o óbito do bebê.

G1

Comerciante é executado dentro da própria loja no centro de Limoeiro

Conforme informações chegada a nossa redação, na manhã da segunda-feira, 01 de fevereiro de 2016, por volta das 09h00 horas, no centro da cidade de Limoeiro do Norte-Ceará, foi registrado um homicídio a bala.

A vitima foi Marcelo Gregório da Rocha, 32 anos de idade, comerciante do ramo de vendas de celulares, sendo conhecido na cidade como Marcelo filho de Franco da Funerária. Ele foi executado à bala, dentro do próprio estabelecimento comercial, localizado na Avenida Coronel Antônio Joaquim, ao lado da Igreja Matriz da cidade.

De acordo com informações colhidas no local, a vítima encontrava-se dento da loja Rocha Celulares, de sua propriedade, quando indivíduos armados adentraram ao estabelecimento, anunciaram assalto e passaram a atirar contra Marcelo Rocha, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Há pouco mais de um mês, Marcelo havia perdido um irmão, conhecido por “Cuca”, que também foi vítima de assassinato com as mesmas características.

A viatura da Polícia Militar compareceu ao local, interditando o acesso ao local, enquanto aguardavam a presença da composição da Perícia Forense para o recolhimento do corpo, que deverá ser encaminhado ao (IML) Instituto Médico Legal.

Tv Jaguar

Ceará entra no sexto mês de greve dos oficiais de justiça

Oficiais de justiça do Ceará realizam, na próxima quarta-feira, 3 de janeiro, às 10 horas, grande ato público na rampa do Fórum Clóvis Beviláqua, com direito a um bolo, em protesto pelos 6 meses de silêncio por parte do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Até o momento, não foi apresentada nenhuma proposta ou contraproposta em relação aos pleitos da categoria.

No último sábado (30), na maior Assembleia Geral Extraordinária já registrada pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus), com a participação de aproximadamente 300 pessoas, a categoria decidiu, por unanimidade, pela continuidade do movimento paredista.

Em julho de 2015, a presidência do TJ informou, através do ofício nº 1129/2015, que só no começo deste ano seriam retomadas as negociações. O mês de fevereiro iniciou e, até agora, o tribunal não sinalizou quais pontos estaria disposto a negociar, em claro desrespeito à categoria e, sobretudo, aos jurisdicionados, uma vez que as decisões judiciais não vêm sendo efetivadas.

“O tribunal tem investido em diversos projetos relacionados à mediação e conciliação. Com os servidores, porém, a postura que vem sendo adotada é a do litígio e da retaliação”, observa Luciano Júnior, presidente do Sindojus.

Conheça a pauta de reivindicações da categoria:

• Uniformização da nomenclatura para oficial de justiça e reenquadramento na tabela de Nível Superior (sem repercussão financeira);
• Reajuste do valor da Indenização de Transporte, congelado desde 2010, tendo como fonte de recurso a arrecadação oriunda das determinações da Lei estadual nº 15.834/2014 – nova lei de custas (sem impacto no orçamento do TJ);
• Enquadramento de analistas judiciários – execução de mandados, dos 62 servidores empossados entre 2002 e 2007, na isonomia vencimental regida pela Lei estadual nº 15.645/2015;
• Implantação do adicional de qualificação para quem tem especialização, mestrado e doutorado;
• Participação do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) nas decisões que afetam a vida funcional da categoria
• Criação da Central de Cumprimento de Mandados em todas as comarcas;
• Extensão da Gratificação de Estímulo à Interiorização (GEI) às comarcas de entrância intermediária e final;
• Estipulação de critérios objetivos para aferição do Índice de Gratificação por Alcance de Metas (GAM) Unidades;
• Nomeação imediata dos concursados! O déficit em todo o Estado é de aproximadamente 150 oficiais de justiça.

Dos pleitos citados, os três primeiros são considerados conciliatórios para o término do movimento paredista.

Serviço:
Ato público marca 6 meses da greve dos oficiais de justiça do Ceará
Data: 3 de fevereiro
Horário: 10 horas
Local: Rampa do Fórum Clóvis Beviláqua
Endereço: Rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 220 – Edson Queiroz

O Estado CE

Duas viaturas danificadas, durante perseguição, em menos de 24h na cidade de Aquiraz

Outra viatura do programa “Ronda do Quarteirão”, envolveu-se em acidente, durante perseguiam aos suspeitos do assalto à agência dos Correios de Aquiraz, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 1º. O oficial da Coordenadoria do Comando de Policiamento Metropolitano (CCPM) perdeu o controle do veículo, que colidiu com um poste de iluminação pública e capotou, no Km-10 da CE-040.

De acordo com a Polícia, dois homens armados assaltaram os Correios e levaram cerca de R$ 2 mil e aparelhos celulares dos funcionários e clientes. Os policiais foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Eusébio. Um deles sofreu uma fratura no punho, o outro escoriações. Ninguém foi preso.


Na noite deste domingo (31), uma viatura da Polícia Militar do Ceará ficou submersa no Canal do Trabalhador depois que o condutor perdeu o controle durante uma perseguição licial, na noite deste domingo (31), em Itapeim, distrito de Beberibe. Os dois policiais que estavam no carro não se feriram. A viatura foi recuperada na manhã desta segunda-feira (1).

O Estado CE

Maranguape suspende gastos com Carnaval para investir no combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Maranguape anunciou nesta segunda-feira, 1°, a suspensão do Carnaval da sede do município para que os recursos, da ordem de R$ 300 mil do Tesouro Municipal, sejam investidos em força-tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti. Segundo a Prefeitura, a motivação partiu de estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) que declarou estado de emergência mundial ao vírus zika. A doença, juntamente com a dengue e a febre chikungunya, é transmitida pelo mosquito.

A força tarefa da gestão municipal terá o prazo de seis meses. O trabalho deve envolver profissionais da saúde, da educação e agentes de limpeza. Segundo a Prefeitura, o objetivo é visitar os 23 mil domicílios da cidade, orientando os moradores sobre o combate à proliferação do mosquito.

A Prefeitura já iniciou a aquisição de materiais de limpeza e a confecção de informes educativos. A ação envolverá a limpeza de terrenos e quintais com acúmulo de lixo. Também serão realizadas palestras e ações educativas junto a estudantes e familiares. 

Em 2013 e 2014, o prefeito Átila Câmara também suspendeu os gastos com o Carnaval para investir na construção de poços profundos. O destino da verba foi decidido pela população em consulta online realizada pela Prefeitura.

Carnaval

Mais de 17 municípios do Ceará já anunciaram o cancelamento dos gastos com Carnaval. Diante da crise financeira nacional e das dificuldades oriundas da falta de chuva, o Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará e o Ministério Público do Estado têm orientado os gestores a evitarem usar dinheiro público com os festejos. 

O POVO Online

Situada em Limoeiro do Norte, barragem das Pedrinhas atrai turistas de todos os lugares


Em Limoeiro do Norte a Barragem das Pedrinhas é, a um só tempo, lugar para descanso, animação, pesca ou só um contemplar da paisagem, seja dia de sol forte ou noite de luar.

O local é importante para abastecimento de água tanto para uso doméstico quanto para fornecimento aos perímetros irrigados da Chapada do Apodi.

A Barragem das Pedrinhas fica no sopé da Chapada do Apodi, distante oito quilômetros da sede do Município. O acesso é feito pela Rodovia do Turismo.

Ambiente agradável de contato com a natureza, o balneário é composto de bares, restaurantes, barracas e arborização. 

No carnaval, milhares de pessoas frequentam diariamente o local, sempre movimentado nos finais de semana por todo o ano. E com as chuvas ocorrendo, é provável que o turismo movimente mais ainda o local.



Funceme registra chuvas em 112 municípios do Ceará

Municípios do Ceará voltaram a registrar chuvas nesta segunda (1º). A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) notificou precipitações em 112 cidades do Estado. A maior chuva aconteceu em Abaiara, com 75 mm.

A previsão do tempo para a manhã é de nebulosidade variável, com chuvas isoladas no centro-sul e faixa litorânea do estado. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. Ao longo do dia, nebulosidade variável com chuvas isoladas em todo o estado. No decorrer do dia, céu parcialmente nublado em todas as regiões.





Banco é arrombado em Farias Brito

Um arrombamento foi registrado durante a madrugada desta segunda-feira, 1º, no Banco do Brasil de Farias Brito, 481,1 km de Fortaleza. A ação foi notada durante a manhã pelo vigilante do estabelecimento, que chamou a Polícia Militar. Ainda não há pistas sobre os suspeitos. 

Segundo a PM, o local foi arrombado com materiais de ferro, e alguns objetos foram furtados. A quantia levada não foi informada, e a Polícia realiza buscas na região. 

Fora essa ação, apenas uma tentativa de ataque a banco foi registrada no Ceará, no último dia 23, contra o Banco do Nordeste do Eusébio. Em 2015, foram contabilizados 68 ataques contra instituições bancárias, segundo levantamento do Sindicato dos Bancários do Ceará.

O POVO Online

MPCE solicita explicações à SME sobre escola sem cadeiras para crianças assistirem a aulas

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da 6ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, emitiu, nesta sexta-feira (29), ofício à Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME) solicitando que o secretário da pasta, Jaime Cavalcante, informe as justificativas para o fato dos alunos da Escola Municipal Waldemar Barroso, em pelo menos duas salas de aula, terem assistido ao primeiro dia de aula sentados no chão e utilizando cadeiras plásticas como carteiras.

No despacho inicial do ofício, o promotor Luciano Tonet explica que deixar que uma sala lote sem que as crianças tenham onde sentar fere o princípio da proteção integral de crianças e adolescentes.

“O fato pode ser considerado, conforme os direitos preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como violadores dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, quer seja em suas dignidades, quer seja no seu direito a uma educação de qualidade”, destaca.

Foi concedido prazo de 10 dias para que as justificativas sejam encaminhadas à Promotoria.

Ceará News

Deputados apoiam bloqueio de celulares em presídios

Começa a tramitar, amanhã, na Assembleia Legislativa, com a abertura do novo ano legislativo, importante mensagem do Governo do Estado, referente à segurança pública do Estado, que trata da instalação da tecnologia de bloqueadores de celulares nos presídios do Estado. Especialistas relatam que é de dentro das prisões que presos comandam o crime no Estado, dentre eles, o tráfico de drogas, que fazem milhares de vítimas por ano no Ceará. Há anos, o Governo tenta implantar o sistema, mas devido à ineficácia da tecnologia, que gerava interferência nos sinais de moradores próximos aos presídios, a medida nunca pode ser adotada. Mesmo não sabendo o teor da mensagem, parlamentares de oposição e situação já sinalizam concordar com a medida, que deve ser aprovada por unanimidade pelos pares.

De acordo com o vice- líder do Governo, deputado Júlio César Filho (PMB), a instalação do sistema de bloqueadores vem ao encontro da necessidade de ampliar a segurança nos presídios e a única forma de coibir a comunicação dos presos dentro e fora dos presídios. “A tecnologia anterior não era eficiente e não só bloqueava apenas dentro dos presídios, como interferia em uma grande área da vizinhança. Agora, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), adquiriu uma tecnologia mais avançada, para que o bloqueio ocorra somente na área do presídio”, explica.

Conforme o vice-líder, muitas ações são feitas na tentativa de coibir a entrada de aparelhos nas cadeias, como a utilização do body scaneers, que são equipamentos que realizam uma vistoria intracorpórea. Além disso, o deputado salienta que a Secretaria da Justiça, também no combate ao uso do aparelho nas cadeias, tem intensificado as vistorias internas.

Arremesso

De acordo com a Sejus, e como já mostrou o jornal O Estado, em 2014, 6.285 aparelhos foram apreendidos nas celas. Em 2015, foram 502 aparelhos por mês. De acordo com o secretário adjunto da Sejus, Sandro Camilo, entre as formas mais comuns de os aparelhos chegarem às mãos dos presidiários, é por meio de arremesso pelas muralhas. “A dificuldade é que da mesma forma que tentamos coibir, eles buscam outra maneira dos celulares entrarem. O bloqueador, sim, inibiria por completo, pois o aparelho fica sem função”, ressaltou.

Ideal

Pontuando ser a favor da medida, o deputado Ferreira Aragão (PDT) lembra que o sistema além fazer com que os presidiários percam a comunicação, a Polícia também deixa de acompanhar as ações dos bandidos. “Mas, o ideal é bloquear. Eu sou a favor do bloqueio. Isso desarticula as quadrilhas. Elas, por meio do celular, orquestram vários golpes e conseguem dinheiro dentro dos presídios”, frisa.

O deputado de oposição Audic Mota (PMDB) salienta que é uma “boa medida” para diminuir e combater o crime organizado. “Nós sabemos que grande parte da inteligência do crime está nos presídios. Nós, nos últimos anos, estamos aterrorizados pelo que está acontecendo no nosso estado. Essas gangues, fazendo acordos paralelos, tentando criar estados paralelos, é algo muito perigoso, e acho que e uma boa medida do Governador”, pontua.

Ociosidade

“Essa medida deveria ter sido adotada há muito tempo”, avaliou o deputado Ely Aguiar (PSDC), que, constantemente vai à tribuna da casa para tratar dos casos de violência no Estado. “Todos sabem que muitas ordens para execução, sequestro, saem de dentro dos presídios”, ressalva. O parlamentar defende ainda que os o Governo do Estado deveria transformar os presídios em unidades de trabalho, para tirar os presos da ociosidade. “Os produtos fabricados, seriam adquiridos pelo próprio Governo, e entregue à associações que atendem a comunidades carentes. Os presos fabricariam bolas, chinelas, cadeiras de rodas, ao invés de comandar o crime”, pontuou.

O Estado CE

VIOLÊNCIA E INACEITÁVEL TOLERÂNCIA!

Até que ponto a Lei que insensata, estupidamente protecionista, continuará condescendente com o crime? O bandido covarde, impiedoso e extremamente violento (como tantos) agride de todas as formas e ainda tem o privilégio de ser tratado como “SUSPEITO”, e isto com fundamento legal que os nossos “impolutos” políticos nos legaram. Até ser condenado o agressor não se pode rotulado de CRIMINOSO (nem a cara do crápula podem mostrar mesmo com provas irrefutáveis, filmes até), sim senhor! Por que não lhes retribuir as agressões nas mesmas proporções (Lei de Talião que nesses casos justificada) ou negar-lhes quaisquer privilégios (progressão de pena, salário reclusão etc.)?  Então como acabar  com essa violência que grassa, impunimente País afora se não endurecermos e na mesma escala? Chega de cumplicidade, e que se danem os escrúpulos quais forem (religiosos, dos tais “Direitos humanos” e outros mais) que só protegem e estimulam a bandidagem! Ontem foi baleado um filho de um político, hoje foi uma turista (que imagem levará do nosso País) e amanhã, será você, seus pais, seus filhos, outros familiares e amigos e tudo resultará em nada? Até quando “diligentes” autoridades? Um ultraje aos direitos constitucionais que a sociedade assente impotente, temerosa e acovardada. Saímos, justificadamente, em passeatas contra aumentos de tarifas de transportes e por que não nos rebelamos, ordeiramente, contra a criminalidade? Cobremos, inclusive, o fim da lerdeza crônica e perniciosa da nossa Justiça e que acorra a sociedade que a remunera regiamente e é tão descurada, aviltada. Uma incongruência injustificável, acordemos e nos mobilizemos, gritemos, cobremos exijamos todos e de todos os responsáveis!!!

Texto enviado por José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Acidente de trânsito com vítima fatal em Jaguaribara

Neste Domingo(31), por volta das 06h20min, populares informaram através do 190, que na Ulisses de Oliveira na cidade de Jaguaribara, o condutor de uma moto teria perdido o controle do veículo e caído, de imediato os PM's foram até ao local e comprovou a veracidade da informação. A vítima se encontrava sem vida no citado local e trata-se de OSNAR RODRIGUES DA SILVA, estudante, filho de Elionete Rodrigues da Silva e pai N.D, 19 anos, natural de Jaguaribara-CE, residente na Rua Tertuliano de Melo, centro Jaguaribara-CE, o mesmo trafegava numa moto Fan azul de placa FID-3223, ano 2013 quando perdeu o controle da moto, caindo ao solo e tendo morte imediata.

Com Informações do 1ºBPM

Furto, roubos, apreensão e recuperação de veículos neste final de semana em Russas

Na última Sábado(30), por volta das 19h00min, no Bairro Guanabara, na Rua Eliza Maciel Santiago, fora vítima de roubo o senhor MAXIMILIANO NOGUEIRA COSTA. A vítima informou que foi surpreendido por 02 indivíduos armados a revolver, em uma motocicleta Honda Bros com detalhes brancos, que anunciaram o assalto, subtraindo um celular LG e a quantia de R$ 160,00

Acontecendo simultaneamente um furto na Rua Coronel Araujo Lima, Centro de Russas, próximo ao Posto Ypiranga, onde fora furtada uma Honda/Biz 125, ano 2013 de cor preta e de placa OSM-2066 que estava estacionada em frente da residência da vítima. O veículo pertencia a JOELMA RIOS DE LIMA.

imagem ilustrativa
Já por volta das 20h00min na localidade de Melancias, zona rural de Russas, FRANCISCO EDICLE PEREIRA LEÃO foi vitima de roubo ao ser abordado por dois indivíduos (sem dados informados), os quais roubaram sua moto Honda NXR Bros de cor vermelha, ano 2013, de placa OSP-7715. 

Na localidade da Pitombeira II, por volta das 20h40min, NELCIANE DE LIMA ROQUE, residente na localidade de Pedro Ribeiro, foi vitima de roubo quando foi rendida por dois indivíduos armados que levaram sua moto Honda NXR Bros de cor preta, ano 2010, de placa NVB-6554, um aparelho celular marca BLE e um aparelho celular L90, carteira porta cédulas com documentos e a quantia de R$ 200,00 e um relógio de pulso marca Séculos. 

Ainda Sábado por volta das 21h30min, agora na localidade de Sitio Boa Vista, Russas, JACKSON PEREIRA DA SILVA foi vítima de roubo, quando 04 indivíduos em duas motos Honda Bros, armados, que arrombaram a porta da sua residência, e adentraram atirando para cima e pedindo o dinheiro, que sabiam que tinha. Que após revirarem a residência roubaram da vítima a quantia de R$ 2.000,00 que a vitima havia recebido de direitos trabalhistas.

Os Policiais Militares atenderam a todas as ocorrências e passaram a realizar diligencias com intuito de prender os acusados e recuperar os veículos roubados, mas até o momento não obtiveram êxito algum. Porém, foi informado que por volta das 20h30min do Sábado, fora encontrada no Bairro da Pitombeira, próximo as placas, uma moto Honda Bros NXR 150 ESD 2013/2014, cor preta e placa OST-6735 que apresentava queixa de roubo. O veículo foi conduzido para a DRPC.

imagem ilustrativa
No Domingo(31) foi registrada apenas uma ocorrência na localidade de Bom Sucesso, zona rural de Russas, onde foi conduzido à presença da autoridade policial o menor de idade de iniciais J.C.S. de 16 anos, residente na Várzea Alegre, Russas, este que foi flagrado pilotando a moto Honda Bros, de cor vermelha e placa NRA 0040, fazendo manobras perigosas. A Polícia Militar conduziu o veículo e menor à DPC de plantão para os devidos procedimentos.

Todas as informações foram repassadas a nós pela central de Comunicações do 1º BPM

Fuzil de calibre 762 é encontrado em Aquiraz

Um fuzil de calibre 762 foi encontrado, na tarde deste domingo (31), nas proximidades da ponte do Rio Catu, município de Aquiraz, localizado cerca de 32 km de Fortaleza. Segundo informações repassadas por policiais da Delegacia Metropolitana de Eusébio (DME), a arma foi encontrada por dois homens, que entraram em contato com a Polícia Militar sobre a descoberta do armamento.

Após a identificação, a arma, que estava bastante enferrujada e deteriorada, o fuzil foi encaminhado para a Delegacia, onde foi feito um auto de apreensão. O armamento, de uso exclusivo das forças armadas e de segurança, deve passar por perícia para a apuração de mais detalhes sobre a procedência.

Ainda de acordo com informações policiais, o estado de deterioração do fuzil impossibilitou a visualização da numeração do armamento, o que pode dificultar a descoberta da origem. A investigação continuará com o objetivo de descobrir quem abandonou a arma naquele local.

Diário do Nordeste

Número de mortes em motos cresce e diminui em carros

O Ceará é o estado brasileiro que possui maior frota de motocicletas em comparação com a quantidade de carros. Em números, são 1.224.519 motos, contra 1.014.720 automóveis, o que representa a diferença de mais de 200 mil unidades entre esses tipos de veículos, conforme dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), atualizados em dezembro de 2015.

Além da falta de espaço no trânsito, um dos problemas mais graves relacionados ao tráfego de motos é o crescimento dos acidentes com mortes. Esse tipo de modal lidera o ranking das mortes em acidentes automobilísticos no Estado. Conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), 612 motociclistas perderam a vida em decorrência de acidentes no período de janeiro a julho do ano passado. A quantidade é 21% superior ao registrado pelo órgão em período igual no ano de 2014.

Enquanto isso, os acidentes com mortes envolvendo carros registram queda de 12% no período divulgado pelo Detran. Foram 272 acidentes entre janeiro e julho de 2015, contra 310 em igual período do ano anterior.

O problema é percebido nas unidades de saúde do Estado. No maior hospital de urgência e emergência de Fortaleza, o Instituto José Frota (IJF) mais da metade das internações - cerca de 70% - são em decorrência de acidentes envolvendo motos.

Frota

Se levarmos em consideração a frota absoluta de motocicletas, o Ceará aparece em terceiro lugar do ranking geral, ficando atrás apenas de São Paulo (4.268.872) e Minas Gerais (2.308.174), respectivamente. De acordo com o Denatran, nove estados possuem frota de motos superior à de carros. Na Região Nordeste, além do Ceará, os estados que apresentam esse perfil são Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte. As demais unidades federativas com esta mesma característica estão na Região Norte: Acre, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Este fenômeno foi observado no Estado pela primeira vez em 2013, quando a frota de motos superou a casa de um milhão. Na Capital, por exemplo, a Prefeitura começa a adotar algumas medidas experimentais tanto para atender imediatamente a grande demanda do fluxo de motos, como observar a resolutividade da iniciativa. No ano passado, foram criadas faixas prioritárias para os motociclistas em cruzamentos de grande circulação, como nas avenidas Aguanambi e Raul Barbosa. Quando o sinal abre, as motos saem primeiro que os outros veículos. 

A sinalização foi instalada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) para evitar o conflito entre carros e motos por disputas de espaço.

Para o promotor de Justiça e membro do Núcleo de Atuação Especial de Controle, Fiscalização e Acompanhamento de Políticas do Trânsito (Naetran), Gilvan Melo, os índices de violência no trânsito são resultados de fatores, que incluem, principalmente, a falta de educação e desrespeito às leis. "Muitos condutores não possuem o preparo suficiente para conduzir esses veículos. É necessário investir, principalmente em educação, e preparo dos motociclistas", indicou.

O Detran informou que faz ações periódicas com o foco nos motociclistas. "No Interior do Estado, onde a frota é crescente, nós (Detran) desenvolvemos a 'Operação Capacete', principalmente nos municípios com maior número de ocorrência. As blitz também foram intensificadas" disse a diretora de Planejamento do Dentran-CE, Lorena Moreira.

Diário do Nordeste