-->

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Grupo de advogados é investigado por ajudar facções criminosas

Na Polícia Civil, há três inquéritos em fase de conclusão, nos quais são apuradas as condutas dos advogados. Os suspeitos pertenceriam a diferentes núcleos de facções criminosas instaladas no Estado
Planos de fugas de presídios cearenses foram descobertos pela Polícia
FOTO: NATINHO RODRIGUES
 
Investigações da Polícia Civil do Ceará apontam que cinco advogados atuavam dentro de facções criminosas auxiliando nas tratativas para o tráfico de drogas e também tentaram ajudar na ação de fuga de detentos encarcerados nas unidades prisionais em Itaitinga. Os suspeitos se distribuíam em diferentes núcleos, sendo responsáveis desde entregas de bilhetes até o monitoramento do veículo que iria auxiliar na fuga.


De acordo com a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), há três inquéritos distintos em fase de conclusão para apurar as condutas dos advogados Alberto Lucas Nogueira Lima, Elisângela Maria Mororó, Rafael Paulino Neto, Lucas Arruda Rolim e Alaor Patrício Júnior. Eles são suspeitos pelos crimes de organização criminosa, associação para o tráfico e tráfico de drogas.

O delegado titular da Draco, Harley Filho, revelou a atuação de cada um dos suspeitos. Alberto e Elisângela seriam cúmplices de um plano que visava ajudar na fuga de líderes de uma facção criminosa. Harley conta que Alberto Lucas era responsável por passar para detentos os detalhes do plano. Um agente penitenciário teve acesso ao bilhete.

"Um agente penitenciário, de forma muito diligente, conseguiu ter acesso a esse papel. O conteúdo mencionava um plano de fuga que dava prioridade à cela 5, onde estariam presentes o 'Barrinha' e 'Tiago Magão'", disse o delegado se referindo ao plano para libertar Francisco de Assis Fernandes da Silva e Francisco Tiago Alves do Nascimento, respectivamente.

A dupla levava uma vida de luxo em Recife, até ser capturada por policiais civis do Ceará, em abril deste ano. A advogada Elisângela Mororó foi presa nessa quarta-feira (13), em Catarina, Município do interior do Ceará. A Polícia Civil teve acesso ao celular da suspeita. No aparelho foram encontradas conversas nas quais ela negociava a venda de cocaína com o chefe de facção criminosa, detido em Rondônia.

Em setembro deste ano, Elisângela teria tentado entrar com um bilhete dentro de um biscoito durante visita a um traficante preso. Primeiro, o papel foi repassado para outro advogado. Alberto teria colocado o bilhete na boca do preso enquanto estavam no parlatório do Centro de Detenção Provisória. O paradeiro de Alberto Lucas Nogueira permanece desconhecido das autoridades.

Negociatas

Em outro núcleo está o advogado Rafael Paulino. Para a Draco, Paulino era responsável por levar e trazer ordens de dentro do presídio. Já sobre Lucas Arruda Rolim, o delegado Harley Filho destaca que ele passou a ser investigado pela Draco após a prisão de uma mulher, em Maracanaú. Identificada como Claudiana, ela foi capturada com um quilo de cocaína e artefatos explosivos.

"Na análise do celular da Claudiana, nós identificamos um diálogo mantido entre ela e o advogado Lucas Rolim, em que ele indagava sobre um veículo para a fuga de um dos presos que era cliente dele. Durante o cumprimento de um mandado de busca, encontramos diversos bilhetes feitos à mão. Casou perfeitamente com o resultado da extração do celular da mulher. Ficou evidenciado que ele tinha a função de articular o interesse dos presos e repassar para o mundo externo", afirmou o delegado Harley Filho.

Já Alaor Patrício Júnior foi preso em setembro deste ano, em Itaitinga. Ele estava com 20 bilhetes contendo mensagens de membros de facções criminosas. Foi solto por decisão da Justiça.

A reportagem entrou em contato com a defesa de Elisângela e dos outros advogados citados, mas até o fechamento desta edição não recebeu resposta. A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, informou "que todos os processos administrativos disciplinares do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) são sigilosos, só tendo acesso às suas informações as partes, seus defensores e a autoridade judiciária competente".

Red; DN



Resultados da rodada de abertura da copa F5 de futsal em Russas CE


A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, quadra de basquetebol

RODADA DE QUINTA-FEIRA, 14/11/19

1° JOGO FEMININO

RUSSAS F5 13
X
IFCE LIMOEIRO 01

2° JOGO MASCULINO

F5 PROMOTORA
RUSSAS 06
X
JARAGUÁ FUTSAL
RUSSAS 03

3° JOGO MASCULINO

ADEB QUIXERÉ 03
X
VILA FUTSAL
RUSSAS 02

4° JOGO FEMININO

BARREIRAS
QUIXERÉ 03
X
RUSSAS F5 05

5° JOGO MASCULINO

SEJUV RUSSAS 06
X
ADEB QUIXERÉ 00
A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas praticando esportes e atividades ao ar livre
Coordenador; Fabio Rabelo
Blog; Erivando Lima

Russas CE plantão policial


ARACATI RECAPTURA DE PRESO

Por volta das 23h, na Rua Duque de Caxias em Aracati, policiais civis e militares, prenderam BERGSON DA SILVA BRAGA, 27 anos, o mesmo encontrava-se foragido de Fortaleza desde o dia 27/09/2019, sendo conduzido a DPC para os procedimentos legais 

RUSSAS VEÍCULOS RECUPERADOS

Por volta das 18h15min, em um matagal próximo a um Colégio, no Alto do Velame em Russas, a polícia foi acionada dando conta da localização de 02 (dois) chassis de duas motocicletas, sendo uma CG 125 FAN, placa NRE-3387, preta, 2008, do Município de Alto Santo, com queixa de roubo, e uma CG 150, Titan ESD, placa DNC-3708, 2005, verde, Mogi Mirim/SP. Os veículos foram entregues na Delegacia Regional de Russas para os procedimentos legais.

LIMOEIRO DO NORTE VEÍCULO RECUPERADO

Por volta das 11h45min, na Localidade de Saco Verde em Limoeiro do Norte, foi encontrado abandonado em um matagal, um veículo FIAT/SIENA, cor branca, placa OWA-6072, 2014, com ocorrência de roubo/furto. A polícia esteve no local adotando todas as providências.

Fonte; PM CE
Blog; Erivando Lima

Número de homicídios cai pelo sétimo mês consecutivo no país


Segundo o portal R7, O número de homicídios no Brasil entre janeiro e julho deste ano caiu 22,3% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados, divulgados na terça-feira (12), são da plataforma Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas) e reforçam a tendência de queda nos índices de criminalidade brasileiros.


Os números consolidam a política de segurança pública implementada pelo ex-juiz Sergio Moro, que hoje comanda a pasta da Segurança Pública.

Outros dados importantes do levantamento mostram que outros crimes também tiveram queda: Estupro (- 10,9%), furto de veículos (- 7,2%), lesão corporal seguida de morte (- 3,5%), latrocínio (- 22,7%), tentativa de homicídio (- 9,5%), roubos às instituições financeiras (- 35,8%), de cargas (- 23,5%) e de veículos (-26,1%) também registraram queda. As informações que embasam o estudo são dos boletins de ocorrência de todos os estados e do Distrito Federa

Sobral 24 horas
Blog; Erivando Lima

Os melhores PNEUS de Russas CE
Rua; 25 de Agosto
Falar com Ricardo Amaral

Nathizael Gonçalves entrega premiação aos vencemdores da copa de futebol soçaite na comunidade de malhadinha em Russas CE

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre
O vereador e presidente da câmara de Russas,  Nathizael Gonçalves estive na noite desta quinta-feira(14), na localidade de Malhadinha, prestigiando a grande final da 1ª Copa Arena Beira Rio, quando a equipe Juvenas venceu por 4 x 1 a equipe de Jardim de São José, ficando com o título da competição.
Parabenizo a todos os atletas e organizadores, especialmente ao Roberto Oliveira, a quem reafirmo meu compromisso de continuar com o apoio nas próximas copas.
Na oportunidade estive acompanhado dos vereadores Raimundo Quincó, Jorginho do Isaac e Amarilio Ribeiro e ainda dos amigos David Loureiro e Evandro Gonçalves.
Minha gratidão a todos da comunidade por tão calorosa acolhida, podem contar sempre comigo.
A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Raimundo Quincó, pessoas sorrindo, pessoas em pé e sapatos
A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Raimundo Quincó, pessoas sorrindo, pessoas em pé e sapatos
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre
Blog; Errivando Lima
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas praticando esportes e atividades ao ar livre