-->

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Wellington Macedo decide "se matar" no presídio: parou de beber água

 

O jornalista cearense Wellington Macedo, preso arbitrariamente a mando do ministro Alexandre de Moraes, resolveu parar de beber a partir de hoje. “Meu corpo só vai aguentar dois ou três dias”, disse ele a sua advogada Mônica Holanda, durante parlatório na manhã desta terça (21/9), no presídio da Papuda.

Em greve de fome desde que foi preso, no último dia 3, Wellington Macedo radicalizou no seu protesto contra prisão, sem qualquer fundamentação, a não ser a de que ele estaria articulando “atos antidemocráticos” para o 7 de setembro. Sua culpa foi produzir e divulgar matéria com as declarações de Sérgio Reis, em articulação com os caminhoneiros.

Hoje mesmo, a advogada Mônica Holanda enviou um relatório ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, clamando por interferência governamental a favor de seu cliente que está com sérios problemas de saúde, além da grave ofensa a seus básicos direitos humanos. Crente que poderia levantar o ânimo do jornalista, a advogada desabou com a decisão de Wellington Macedo que lhe ditou uma carta à imprensa.

Debilitado física e emocionalmente, Wellington Macedo acredita que o presidente Bolsonaro pode estar sendo manipulado por causa de sua prisão. Com o intuito de não prejudicar o presidente, ele resolve se matar, deixando de ingerir água, mesmo a da torneira.

Veja o teor de sua mensagem:

“Eu não vou mais permitir que continuem usando a minha prisão como carta de crédito para barganha política contra o presidente da nação. A partir de agora, eu não consigo mais beber água. Meu corpo só vai aguentar mais uns 2 ou 3 dias, e eu vou avisar o presídio daqui a pouco”.

Ao iniciar a conversa com Wellington Macedo, a advogada ouviu dele “hoje, é você que vai me ouvir”. E disse de sua decisão. No mesmo tom das outras vezes em que a advogada havia suplicado para que ele voltasse a comer, dizendo que era pedido também da irmã dele, o jornalista se mostrou intransigente. “Você ainda não entendeu”. Todos aqui do presídio trazem a mesma súplica, deixam fruta, mas estou decidido”.

A advogada ainda insistiu para que ele escutasse a leitura do relatório que ela havia produzido para encaminhar ao Ministério. Depois de ouvir, e de mais tentativas de demovê-lo da decisão extrema, ele encerrou a audiência, frágil, trêmulo, mas convicto de sua decisão.

Da Papuda, a advogada foi direto para o Ministério dos Direitos Humanos, onde será recebida pela ouvidoria, responsável para agilizar esses casos. Ainda chocada com a decisão de seu cliente, ela passou as informações, atendendo pedido do próprio jornalista.

A esposa, Andressa Aguiar, está desesperada, sem ter sequer como entrar em contato com o marido para tentar dissuadi-lo. “Só me resta e agarrar com Deus”, disse, aos prantos sem ter como continuar a entrevista.

Veja relatório encaminhado ao Ministério.

RELATÓRIO COM PEDIDO DE URGÊNCIA

Este relatório tem o objetivo de chamar atenção, e clamar por providências, sobre as condições do jornalista Wellington Macedo, preso político, que se encontra no presídio da Papuda, sem se alimentar há mais de 15 dias.

Na condição de sua advogada, consegui agendar uma conversa com ele, via parlatório visual no último dia 18 de setembro. Fiquei abalada com suas condições físicas e emocionais. Não era para menos. Desde que foi preso, no dia 3 de setembro, ele não conseguiu falar com ninguém que não estivesse na penitenciária. Não teve sequer o conforto das palavras de sua esposa, que lhe escrevera cartas, uma delas apreendida em nova busca policial na residência do casal.

Profundamente abalado com sua tão surpreendente quanto injusta prisão, ele encontrou na greve de fome sua única forma de resistir contra a violência abusiva do Estado que se abateu sobre ele. Eu o conheço de muitos anos e jamais o vi nessas condições. Completamente debilitado, sem foças até para falar, para se indignar. Não foi apenas sua feição de barba e cabelo grandes, desgrenhados, o corpo franzino. Ele mal consegue se locomover e passou mal durante a conversa.

Passa os dias que está recluso chorando, mas o pranto aumentou a ponto de soluçar quando viu meu nome na procuração que lhe foi levada para registrar sua assinatura. Era tão alto o choro, que pensaram que teria acontecido o pior com ele.

Sua situação de saúde é bastante precária, e aquele presídio não tem condições de lhe garantir sanidade, física ou mental.

Sem alimentação, só ingerindo água da torneira, a administração da penitenciária providenciou soro a ser administrado na água. Mas já não é suficiente. Ele precisa com urgência da aplicação intravenosa do soro, sob risco de sucumbir. Não queremos um mártir nessa causa. Isso não interessaria a ninguém, nem ao presídio, nem ao STF, nem a ninguém.

Clamamos por providências urgentes, da Justiça, que nem sempre é tão ágil, e do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, pois é grave a agressão a seus direitos básicos de ser humano. Pois tal situação nota-se configurado o PERICULUM IN MORA e o FUMUS BONI IURIS, sendo o primeiro traduzido, literalmente, como “perigo na demora”. Para o direito brasileiro, é o receio que a demora da decisão judicial cause um dano grave ou de difícil reparação ao bem tutelado. Já o termo seguinte tem tradução literal de “fumaça do bom direito”. É um sinal ou indício de que o direito pleiteado de fato existe.

Ele precisa, com urgência, ir para um hospital. Mais que o perigo da demora, há o perigo de morrer. Se, lamentavelmente, ocorrer, o direito será apenas uma fumaça a fumegar sobre as consciências pesadas.

Além dos fatos relatados acima, chamo a atenção para estas questões:

1 – O ambiente em que está sendo executada a prisão de Wellington é adequado para cumprimento de prisão temporária, conforme previsto na Lei de Execuções Penais?

2 – Os direitos a visita profissional e social, banho de sol, atendimentos de saúde, psicológico e terapêutico estão sendo assegurados?

3 – A prisão do jornalista está adequada e cumpre todos os requisitos legais ou apresenta falhas processuais que violam os seus direitos?

OUTRAS CONSIDERAÇÕES

Wellington Macedo é jornalista conhecido e respeitado em todo país, em função de produzir vídeos que viralizam nas redes sociais, que sempre apresentam sua digital caracterizada pela denuncia de violações dos direitos humanos, a necessidade de proteção às minorias e aos públicos mais vulneráveis ou até mesmo invisibilizados socialmente.

Wellington é um homem de bem, trabalhador, de caráter, tem endereço fixo, tem família é respeitado em todo Brasil e agora começa a sensibilizar inclusive aos profissionais do estabelecimento prisional onde se encontra, por estar apresentando fortes traços de depressão que podem culminar em um desfecho trágico para mais um pai de família em nosso país.

Ele foi preso em 03/09/2021, mesmo estando trabalhando, com endereço fixo e não apresentando quaisquer risco a quem quer que seja, sob alegação de que estaria cometendo atos alegadamente antidemocráticos. O que ele fez foi divulgar fatos e dar opinião, consubstanciando-se sua prisão clara violação de um direito fundamental e que deve aguerridamente ser assegurado por este Ministério: a liberdade de expressão.

Na certeza da atuação deste MMFDH, que é capitaneado por uma mulher sensível e justa, solicito apuração e providências mais imediatamente possível, visando pronta resposta às solicitações emitidas neste documento, demonstrando que em nosso país há no poder um governo que se compromete com o seu povo.

Respeitosamente,

Mônica Maria Holanda Vasconcelos

OAB/CE – 9156

21 de setembro de 2021

Leia íntegra do relatório: RELATÓRIO WM

Fonte: Luciano Clever / Sistema Paraíso

Incêndio ao lado de escola do estado no municipio de Russas CE

 

O incêndio aconteceu por volta das 12;30 minutos na rua Monsenhor João Luiz, no bairro Ypiranga ao lado da escola professor Walquer Cavalcante Mais ( LICEU ), não se sabe ainda a causa do incêndio, além do ajuda de um carro pipa do municipio foi necessário a vinda da equipe do corpo de BOMBEIRO militar da cidade Limoeiro do Norte para o controle do fogo. A equipe da Guarda Municipal também esteve no local.
 

A população de Russas, até hoje lamenta a  falta de uma equipe do corpo de Bombeiros no municipio russano, tudo isso pela falta de interesse dos gestores que passaram pelo poder executivo do municipio, e a falta de representante na Assembleia do Estado do Ceara, pois o deputado que se diz filho da terra veio apenas buscar os votos, depois virou as costas para o povo de Russas.  

Jovens de 19 e 18 anos recebem vacina contra Covid-19 a partir de amanhã (22).

 

Os jovens residentes no município de Russas, com idade de 19 e 18 anos, recebem a primeira dose da vacina contra a Covid-19 a partir de amanhã (22). O público de 19 anos será imunizado nesta quarta-feira (22) e o público de 18 será vacinado quinta-feira (23). No ato da vacinação, é preciso apresentar o comprovante de cadastro na Plataforma Saúde Digital.

A vacinação acontece no Centro Especializado em Reabilitação (CER), localizado na rua Monsenhor Vital Gurgel Guedes, s/n, próximo a Nova Baturité, no horário de 07h30 às 17h. Confira a lista:

  • Quarta-feira, 22 de Setembro

Público de 19 anos (Consulte a lista: LISTA VACINAÇÃO 19 ANOS)

  • Quinta-feira, 23 de Setembro

Público de 18 anos (Consulte a lista: LISTA VACINAÇÃO 18 ANOS)

Documentação

No ato da vacinação, é preciso apresentar o comprovante de cadastro no Saúde Digital, documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS (se possuir).

‘Vacinação Solidária’

A Campanha ‘Vacinação Solidária’ continua! Quem quiser e puder, pode realizar a doação de 1kg (um quilo) de alimento da cesta básica para ser doado às famílias em situação de vulnerabilidade social do município e que são acompanhadas pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS). As doações podem ser feitas em todos os pontos de vacinação do Município.

Russas - CE plantão policial


 LIMOEIRO DO NORTE – FURTO DE VEÍCULO

Por volta das 08horas, a Polícia Militar fo informada uma pessoa que teve sua motocicleta Honda CG 150cc Titan ESD, placa HVN 9683, ano 2005, cor preta, furtada de frente a Chácara do Gera, na Localidade de Sítio Maracajá, zona rural de Limoeiro do Norte.  Segundo a vítima, teria estacionado sua motocicleta no citado local já mencionado e ao retornar não a encontrou mais. A vítima foi orientada a formalizar a queixa por meio de um Boletim de Ocorrência.

LIMOEIRO DO NORTE – TENTATIVA DE HOMICÍDIO A BALA

Por volta das 10h40, informações através do 190, que teria dado entrada na Emergência do Hospital um indivíduo com perfurações a bala. O policiamento compareceu ao Hospital Regional e constatou a veracidade do fato. A vítima informou aos policiais que estava em uma Barraca Localidade da Passagem Molhada, entre Limoeiro e tabuleiro do Norte, quando 02(dois) indivíduos chegaram em uma motocicleta de cor azul de placa não anotada e dispararam contra a vitima que correu em direção ao rio e mergulhou saindo na outra margem na tentativa de escapar dos tiros. A vítima foi atingido por 02(dois) tiros, sendo um no pé e outro na panturrilha ambos no lado direito. O policiamento está em diligência no sentido de localizar e prender os acusados. 

RUSSAS – ROUBO DE VEÍCULO E A ESTABELECIMENTO COMERCIAL

Por volta das 16horas, a Polícia Militar foi informada via 190 de que na localidade de Lagoa Grande, Zona Rural da cidade de Russas, 03 indivíduos, sendo dois deles armados a revólver, estavam em uma moto Fan de cor preta e realizaram roubos naquela localidade de onde subtraíram uma motocicleta Bros de Cor Preta ano 2003 e placa OSG-8233 e após levarem a moto, os criminosos efetuaram um roubo ao Mercadinho Compre Bem de onde levaram a uma quantia em dinheiro de aproximadamente R$500,00, um aparelho celular da marca Xiaomi e alguns litros de bebida alcoólicas, fugindo em seguida tomando destino em direção a São João do Aruarú. Equipes da FT Russas, Raio e policiamento de São João do Aruarú se deslocaram até aquela região realizando buscas no intuito de localizar e prender os criminosos.    

Fonte; PM CE

Russas - CE plantão policial


Por volta de 19horas, através de uma ligação via 190 informando que estaria acontecendo uma briga entre casal nas proximidades do centro de Russas. A polícia militar foi até o local e ao chegar, o suposto agressor empreendeu fuga em seu veículo, sendo abordado posteriormente na Avenida Maria Ramalho, foi feita a abordagem e conduzidas as partes para a delegacia de Russas. Foi constatado que teria acontecido agressões física onde o mesmo foi preso na LEI 11.340 ( MARIA DA PENHA )    

Filho de Edinho Nobre, Prefeito de Banabuiú, é vítima de tentativa de sequestro

  - por  

  • COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  
  •  

A família do prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, passou por momentos delicados e de bastante aflição, quando um dos filhos do político foi vítima de um assalto seguido de tentativa de sequestro. A informação foi confirmada pelo próprio gestor através de suas redes sociais.

O crime ocorreu neste domingo (19), no bairro Maraponga, em Fortaleza, quando Junior Nobre foi abordado por elementos armados que anunciaram o assalto e obrigaram a vítima a ficar dentro do seu próprio carro, saindo logo em seguida em disparada em uma clara tentativa de sequestro. No entanto, durante a fuga os criminosos acabaram batendo o carro que dirigiam e onde Junior Nobre era levado como refém e tiveram que abandonar o veículo e fugir a pé.

Júnior Nobre recebeu a ajuda e suporte de pessoas que passavam pelo local logo após o ocorrido. Ele agora encontra-se em casa e recuperando-se emocionalmente após tamanho susto.

STF invalida leis que garantiram pensão a ex-prefeitos do interior do Ceará

 O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu invalidar leis dos municípios de Nova Russas (CE) e Campos Sales (CE) que garantiram pensão vitalícia a ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos e ex-vereadores. Em decisão unânime, os ministros entenderam que as normas não são compatíveis com os princípios republicano e da igualdade. O caso foi decidido na semana passada durante sessão do plenário virtual.

O caso chegou ao STF por meio de duas ações protocoladas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). No município de

Campos Sales, uma lei municipal de 1985 garantiu pensão por morte e por invalidez para ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos, ex-vereadores e seus cônjuges. No mesmo ano, em Nova Russas, foi autorizado o pagamento de pensão vitalícia a dependentes de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores falecidos durante o cumprimento do mandato.

No julgamento, prevaleceu o voto do ministro Gilmar Mendes, relator da ação. No entendimento de Mendes, as leis não foram recepcionadas pela Constituição. Conforme o voto, os cargos de natureza política do Executivo e Legislativo são temporários, não se justificando o pagamento de benefício permanente a ex-ocupantes, sob pena de afronta aos princípios constitucionais da moralidade pública e da responsabilidade com os gastos públicos.

Quadrilha de assaltantes rouba carro durante a madrugada em Quixadá

 

Uma quadrilha formada por pelo menos quatro assaltantes armados tomou um veículo durante ação criminosa na madrugada desse domingo (19) em Quixadá.

Segundo informações da Polícia Militar, o crime ocorreu por volta de 00h50min na CE-265 nas proximidades do Restaurante Kangaço, quando os acusados que transitavam em um veículo Ônix de cor branca, interceptaram o veículo da vítima e anunciaram o assalto, tomando o carro Celta de cor verde e placa NUT-7261 e fugindo logo em seguida tomando rumo ignorado.

A polícia foi acionada e compareceu ao local, colhendo informações e diligenciando em busca dos suspeitos mas até o momento ninguém foi preso.


 - por