-->

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Governo do Ceará cogita criar 4º ano do ensino médio em 2021 devido à pandemia


A criação do 4º ano do ensino médio, que já foi anunciada no Maranhão e São Paulo como uma ação a ser implementada em 2021, em decorrência da pandemia, também é avaliada pelo Governo do Ceará. A vice-governadora, Izolda Cela, afirmou ao G1, sem dar detalhes, que a ideia tem sido avaliada no estado. Esse ano, a rede estadual tem 98 mil alunos matriculados no 3º ano do ensino médio e, conforme a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), a criação da série está em estudo no atual momento e, por isso, "não é possível ainda falar a respeito".

Izolda informou que é um desejo do Governo “garantir para aqueles meninos que estão no 3º ano, e se sentiram muito prejudicados com relação ao Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], eles terem oportunidade de ter um programa de estudo. De ter uma espécie de quarto ano. Tudo isso está sendo pensado e planejado”.

A proposta estudada pela Seduc no Ceará já foi adotada no Maranhão, conforme anúncio feito em junho pela Secretaria de Estado da Educação do Maranhão e por São Paulo, de acordo com comunicado do governo estadual realizado em julho. Em ambos as redes estaduais o acesso ao 4º ano letivo será opcional em 2021. A medida, justificam as gestões, é para garantir que os estudantes participem de mais aulas e reforcem a preparação para o Enem e outros vestibulares. Ainda não se sabe se o 4º ano do ensino médio terá prova e reprovação.

A Lei Federal 14.040/2020, aprovada na pandemia, que trata, dentre outros, do cumprimento dos dias letivos em 2020, permite a criação do ano a mais. Conforme a norma, cada sistema de ensino pode “possibilitar ao aluno concluinte do ensino médio matricular-se para períodos de estudos de até um ano escolar suplementar”. A oferta deve ser em caráter excepcional e ocorrer por conta dos impactos do estado de calamidade pública.

O Ceará chegou a 266.289 casos confirmados de Covid-19 e 9.218 mortes em decorrência da doença, segundo dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), atualizada às 9h31 desta terça-feira (20). O número de pessoas recuperadas já é de 228.777.

Estudantes

Na avaliação de estudantes da rede pública ouvidos pelo G1, cursar um ano a mais não é um desejo generalizado, mas, de acordo com eles, é uma alternativa que leva em consideração as desigualdades de acesso ao ensino remoto. Para Maria Vitória Pimentel, estudante do 3º ano da rede estadual, o momento “tem sido uma experiência difícil de lidar”.

Ela diz que, caso seja implementado, não sabe se irá cursar o 4º ano. “Eu acho que sim. Não posso garantir, pois apesar de toda essa situação, a vida não parou e ela não para. As cobranças sempre permaneceram e permanecem mesmo que a gente esteja em uma realidade desfavorável. Alguns colegas que estão tendo um baixo rendimento comentam que super fariam, mas já outros comentam que não, pois veem como atraso”.

Alunos da rede estadual inscritos no Enem

Dos 98 mil alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio na rede estadual do Ceará, 99% estão inscritos no Enem, segundo a Seduc. Vitória é uma delas e reforça: “não me sinto preparada e de uma certa forma, abalada. Eu tinha muitas expectativas para este ano, me preocupo muito com o próximo”.

Para outro estudante do 3º ano da rede estadual, Cauã Lemos, a experiência com as aulas remotas tem “sido boa. Algumas pessoas conseguem estudar o que os professores mandam e toda semana tem aula e atividade”. Ele também irá fazer o Enem e, sobre criação do 4º ano, afirma: “sinceramente não sei, muitas pessoas não são a favor do quarto ano, principalmente as pessoas do terceiro ano, já que a maioria quer entrar em uma faculdade logo e trabalhar para ajudar a família em casa”.

Segundo a professora de matemática da rede estadual, Tyara Lima, até o momento não houve manifestação do estado junto à categoria sobre essa possibilidade. “Cogitou-se uma espécie de ‘cursinho’, que dependeria da data do Enem 2020. Mas nada oficial”, diz ela. A profissional pondera se as escolas teriam estrutura para comportar novas turmas e ainda permanecer com os alunos que cursaram o 3º ano em 2020.

“Tudo isso requer uma logística não somente de espaço, mas de recursos humanos. Mais turmas, mais profissionais. Na minha opinião, o estado deveria ofertar, porém não de maneira obrigatória”, diz a docente.

Garantia de apoio educacional

O docente da Faculdade de Educação (FACED/UFC) e pesquisador do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional (Labor/UFC), Jackson Braga, ressalta que “o que deve motivar a criação de um quarto ano no ensino médio no Ceará é a necessidade de segurança e de apoio que os estudantes da rede pública precisam nesse momento. Não é uma questão de pesquisa sobre o interesse ou não dos estudantes. O Estado precisa se antecipar. Em relação à aprendizagem e também no que se refere à convivência social, às questões psicológicas, aos laços afetivos e de amizade, as perdas com o ensino remoto são incontestáveis”.

Ele também destaca que a centralidade da aprendizagem deve ser “o próprio estudante e não os conteúdos curriculares”. Portanto, afirma, “abrem-se duas frentes de trabalho para os educadores: a primeira, possibilitar que o aluno e a aluna escolham as disciplinas que mais sentem dificuldade de aprendizagem; a segunda, consultar e descobrir o que foi perda de aprendizagem e quais são os conteúdos curriculares mais difíceis e os mais exigidos e preparar uma boa revisão direcionada”.

De acordo com ele, o 4º ano não deve ser obrigatório, nem deve contar com reprovação. “É fundamental que o governo do Estado garanta que vai destinar recursos exclusivos que podem ir desde a contração de novos professores ao uso de mais equipamentos tecnológicos. A verdade é que deixar nossos estudantes entregues à própria sorte em um momento tão difícil seria mais um descaso público”.

G1 CE

Governo Federal anuncia compra de 46 milhões de doses da vacina CoronaVac


O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (20), durante reunião com governadores, que a União vai comprar 46 milhões de doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac. Com a aquisição, o Brasil deve investir R$2,6 bilhões até janeiro. 

A vacina do Butantan está na terceira fase de testes e sua eficácia ainda precisa ser comprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) antes de ser disponibilizada para a população. Na reunião, participaram 24 governadores e o ministro da saúde, Eduardo Pazuello. 

De acordo com o ministro, quando a vacina for aprovada, as doses serão distribuías para todos os brasileiros por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que há décadas possibilita campanhas de vacinação em todo o Brasil. 

Até a última reunião realizada na semana passada com os secretários estaduais de Saúde de todo o país, o governo federal não havia anunciado a inclusão da vacina chinesa no programa nacional de vacinação. Antes da reunião com os governadores desta terça-feira, a previsão do ministério era ter 140 milhões de doses no primeiro semestre de 2021, sendo 40 milhões via iniciativa COVAX Facility e 100 milhões de doses via AstraZeneca/Oxford.

Com o anúncio de hoje (20), o Ministério da Saúde afirmou que "somadas, as três vacinas – AstraZeneca, Covax e Butantan-Sinovac - representam 186 milhões de doses, a serem disponibilizadas ainda no primeiro semestre de 2021".

Agendamento

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, disse que o governo está estudando uma proposta de agendamento para aplicação da vacina da Covid-19 para evitar “tumultos”. Mas, segundo ele, esse processo só deve ocorrer após a aplicação do imunizante nos grupos de risco, profissionais da saúde, da vigilância sanitária e trabalhadores da área de transportes. 

“É importante assegurar aqui que uma pessoa possa fazer o seu agendamento, seja com uma equipe do programa saúde da família, seja através da internet. Então a Maria vai fazer a vacina em tal dia, em tal posto de saúde, em tal horário”, exemplificou.

Diário do Nordeste

Bandido assalta ponto de venda de açaí e mata o dono com um tiro na cabeça em Fortaleza

No local do crime, muitos moradores disseram que a vítima era pessoa pacata

Um assalto a uma loja de venda de açaí terminou em um crime de latrocínio na zona Sul de Fortaleza. O crime ocorreu no começo da noite, no bairro Cajazeiras, De acordo com as informações da Polícia, a vítima do assassinato foi o dono do ponto comercial. Os criminosos estão foragidos e sendo procurados pelas autoridades.

 O comerciante assassinado pelos ladrões foi identificado apenas por Daniel, tinha aproximadamente 25 anos de idade e era dono do ponto de açaí localizado na Rua Tenente Tito Barroso.

Conforme o relato das testemunhas oculares do crime, Daniel não reagiu à abordagem e entregou o dinheiro que tinha no caixa para um dos assaltantes. Porém, quando virou de costas, o suspeito disparou à queima-roupa, pelo menos três vezes, contra a cabeça da vítima.

Fuga

Além de gerenciar o estabelecimento, Daniel também fazia as entregas dos pedidos. Quando retornou de uma entrega,  foi abordado por um homem que chegou em um carro e anunciou um assalto — outro suspeito permaneceu na direção do veículo usado na fuga após o crime.

O corpo de Daniel foi periciado no local e recolhido pela equipe de rabecão da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), e será examinado por legistas, na manhã de hoje, na Coordenadoria de Medicina Legal (Comel).

Blog do Fernando Ribeiro

Traficante foragido de Manaus muda de cara e de nome, mas acaba preso no Ceará

O criminoso fez várias plásticas no rosto e usava identidade falsa, mas acabou preso

Policiais civis do Ceará capturaram no último fim de semana, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), mais um bandido foragido de outro estado. Desta vez, o criminoso preso era procurado pelas autoridades do Amazonas. Trata-se do traficante de drogas, homicida e chefe de facção, Lenon Oliveira do Carmo, 39 anos, preso no último sábado (17). Para não ser descoberto, o suspeito, chegou até a passar por várias cirurgias plásticas no rosto e mudou completamente a aparência. No Ceará ele tinha uma vida luxuosa.

Um dos crimes mais violentos atribuídos ao suspeito,, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), foi o  massacre que aconteceu, em janeiro de 2017, no Complexo Penitenciário Antônio Jobim (Compaj), localizado em Manaus. Na matança, 56 detentos foram brutalmente assassinados, sendo vários decapitados e/ou esquartejados.

Lenon foi descoberto pela Polícia Civil do Ceará em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O suspeito ostentava uma vida de luxo com a família. A captura dele, por exemplo, aconteceu enquanto o foragido visitava sua nova moradia, uma casa de alto padrão localizada a poucos metros da Praia do Icaraí.

Histórico criminal

Antes de ser capturado no Ceará, Lenon Oliveira já havia mudado de identidade, passando a se chamar Aylon Soares Cardoso. Ele estava foragido desde 2018, quando  foi transferido do Sistema Prisional do estado amazonense para o presídio federal de segurança máxima  em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Ao retornar para o Amazonas, contudo, o foragido obteve da Justiça o direito à prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica. Após destruir o equipamento, ele fugiu do Estado. Conforme a SSP-AM, além de já ter sido preso por tráfico de drogas, associação para o tráfico, homicídios e por crimes ambientais, Lenon Oliveira comandava, ainda, invasões de terras em Manaus. Em uma das empreitadas, um local foi invadido e, nele, foi criado um clube de lazer para traficantes, onde o foragido chegou a desviar o curso de um rio para ter um próprio balneário natural.

A Polícia daquele Estado suspeita que o clube serviria como uma espécie de “bunker”, onde os criminosos montariam estratégias para o planejamento de fugas de traficantes presos em regime fechado no sistema prisional.

Líder de milícia no Amazonas

De acordo com a SSP-AM, Lenon é apontado como autor de vários homicídios relacionados ao tráfico de drogas, que aconteceram em Manaus, respondendo a uma série de processos que, juntos, somam uma pena de mais de 60 anos de prisão em condenações, o foragido liderava uma milícia armada e comandava o tráfico de drogas em diversos bairros da capital amazonense. Ele fazia o transporte dos entorpecentes por meio das orlas fluviais da cidade.  

Segundo ainda a Pasta, Lenon era integrante de uma facção criminosa que atuava no Amazonas, porém, há cerca de dois anos, mudou de grupo criminoso, passando a fazer parte de uma organização de origem do Rio de Janeiro, na qual ocupava um posto de comando.

O foragido era considerado uma espécie de executivo do presidiário Gelson Carnaúba, conhecido como “Mano G”, chefe do grupo criminoso oriundo do Rio de Janeiro.

Blog do Fernando Ribeiro

Peste suína no Piauí; duas cidades estão sob monitoramento


Após o Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) confirmar focos de Peste Suína Clássica (PSC) no município de Parnaíba, no Piauí, a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) iniciou, na última semana, o monitoramento de criadores nas cidades cearenses de Chaval e Granja, vizinhas ao território piauiense. Técnicos estão visitando as propriedades e o trabalho deve ser ampliado para outras localidades.  

A PSC é causada por um vírus, cuja transmissão ocorre por animais infectados e objetos/fômites contaminados. A doença de notificação obrigatória apresenta sintomas febre, manchas avermelhadas na pele e corrimento ocular, além de como alta mortalidade, principalmente em leitões. A infecção não apresenta risco de saúde para humanos. 

Por meio de nota técnica, o MAPA confirmou o foco no último dia 2 de outubro em Parnaíba, que fica a 75 e 145 quilômetros de Chaval e Granja, respectivamente. Os animais doentes apresentaram sinais clínicos compatíveis com PSC e o diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, por meio de técnicas moleculares (RT-PCR em Tempo Real). 

O diretor de Sanidade Animal da Adagri, Amorim Sobreira, explica que o monitoramento foi iniciado na última sexta-feira (16) com investigação em algumas propriedades que realizam compra e venda de animais, mas, felizmente, nenhum foco foi encontrado até agora. “No final de semana, toda região ficou em alerta. O monitoramento será ampliado desde Chaval até Tianguá”, antecipa.  

O perigo se dá porque o PSC é uma doença de “contaminação muito rápida e mortalidade alta”, classifica Amorim. “Se eu tiver animais que estão doentes, mas não estou notando, o vírus já está aí. Essas medidas sanitárias contra a Covid-19 são bem similares quanto a manter a higiene no local”, orienta. 

Por isso, é importante que os criadores, que estão em contato com o animal diariamente, saibam reconhecer quando eles apresentam alguma mudança de comportamento. A partir da detecção, é necessário comunicar a qualquer unidade da Adagri. “Se (o produtor) não o fizer, terá um prejuízo grande e poderá contaminar outros rebanhos e pode ser responsabilidade civil e criminalmente, quando não toma essa responsabilidade”, detalha Amorim.  

Notificação

Em caso de suspeita o produtor deve entrar em contato com a Diretoria de Sanidade Animal na Adagri, que enviará uma equipe de veterinários para avaliar se tem sintomas de PSC. Se for preciso, serão coletadas amostras de sangue e feito uma biópsia. Sendo descartada, a propriedade é liberada. Se for confirmada, é feita a interdição e a vigilância de todas as propriedades vizinhas. “Isso para que a doença não entre no Estado. Ela entrado, faz o bloqueio para não espalhar”, detalha Amorim. 

Telefone: 08002800410; 

Whatsapp (85 98878.798) 

E-mail disan@adagro.ce.gov.br. 

Indenização

Uma vez que a doença for diagnosticada oficialmente, todos os animais daquela propriedade serão eutanasiados — quando a vida do animal é interrompida de forma indolor e assistida por um médico veterinário. O produtor que estiver regularizado junto a Adagri será indenizado através de um fundo. O valor fica em torno de R$ 4 a R$ 5 por quilo de peso vivo. 

Entre 2018 e 2019 houve um surto de PSC na região Norte do Estado, tendo sido registrados 49 focos da doença. Todos foram eliminados. Na época, morreram 3,5 mil animais e os criadores foram indenizados. Os municípios mais afetados foram Sobral, Forquilha, Groaíras, Cariré e Coreaú. “Por isso, é importante que todos os criadores de suínos estejam cadastrados para fazer jus a essa indenização”, ressalta o diretor da Adagri.  

Diário do Nordeste

Morre idosa de 82 anos que teve o corpo incendiado por genro em Limoeiro do Norte


A idosa de 82 anos que teve o corpo incendiado por genro para chamar a atenção da mulher em Limoeiro do Norte, no interior do Ceará, morreu na manhã desta segunda-feira (19). O homem estava sob efeito de bebida alcoólica e confessou o crime à polícia, segundo a Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS).

O caso aconteceu no último domingo (18), no Bairro Doutor José Simões. De acordo com a SSPDS, Eliza Adão de Melo foi socorrida para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos. O Corpo de Bombeiros esteve no local para conter as chamas que também atingiram partes da casa.

A SSPDS afirma que com a conclusão das investigações, a autoridade responsável poderá indiciar o suspeito por homicídio ou feminicídio, conforme os levantamentos realizados. Um inquérito policial foi instaurado enquanto Eliza ainda estava hospitalizada, e José Airton de Lima, de 55 anos, foi autuado nesta por tentativa de homicídio.

O caso é investigado pela Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte.

G1 CE

PM desaparecido é achado morto, nu e amarrado dentro de carroça

O soldado Daniel Alves de Lima, de 32 anos, tinha sumido na sexta (16) e foi encontrado morto, com sinais de violência, no sábado (17), na Cracolândia, pela PM. A identidade foi confirmada nesta segunda (19), mas causa da morte e motivo do crime ainda são apurados pela Polícia Civil.

Um policial militar que estava desaparecido desde sexta-feira (16) foi encontrado morto, nu e amarrado dentro de uma carroça na região da Cracolândia, Centro de São Paulo, neste sábado (17). O corpo do soldado Daniel Alves de Lima, de 32 anos, tinha sinais de violência. A identidade dele, porém, só foi confirmada nesta segunda-feira (19) pelo Instituto Médico Legal (IML) e pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD).

Quatro homens que empurravam a carroça foram presos em flagrante pela Polícia Militar (PM) por suspeita de assassinato. À Polícia Civil, eles disseram em interrogatórios que não sabiam que havia um corpo dentro da carroça. A PM apreendeu cordas e uma faca que estavam com o grupo.

O caso foi registrado como homicídio qualificado no 2º Distrito Policial (DP), Bom Retiro. Até a última atualização desta reportagem, a delegacia não havia recebido os resultados de exames periciais que apontassem a causa da morte. Os investigadores apuram as causas da morte e eventuais responsabilidades pelo assassinato do PM. 

Por meio de nota enviada por sua assessoria de imprensa, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que a Polícia Civil realiza diligências “para identificar o caminho percorrido” pelos quatro suspeitos detidos. A pasta ainda comunicou que “a equipe trabalha para esclarecer o crime e apurar se há outros envolvidos”.

Daniel Lima trabalhava na 1ª Companhia do 18º Batalhão da Polícia Militar, em Presidente Prudente, interior do estado, cidade onde nasceu. Segundo informações e fotos que circulam em redes sociais de policiais, ele tinha um trabalho de evangelização junto a dependentes químicos em São Paulo.

Também por meio de nota, a comunicação da Polícia Militar confirmou que “informações preliminares dizem que possivelmente o PM estaria evangelizando para moradores de rua, na região central da capital.” A corporação ainda informou que colabora com a investigação da Polícia Civil para esclarecer o caso do assassinato do soldado Daniel.

G1 CE

Decreto autoriza uso das Forças Armadas nas eleições de 2020


A Presidência da República editou nesta segunda-feira (19) um decreto que autoriza o uso das Forças Armadas nas eleições de 2020.

O decreto visa, de maneira geral, contribuir para a segurança do processo eleitoral, possibilitando o exercício livre do voto aos eleitores e a apuração adequada dos votos.

Segundo o ato, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, o Ministério da Defesa e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vão atuar de forma articulada para cumprir com este objetivo.

Os locais em que as Forças Armadas vão atuar serão definidos em conjunto com o TSE.

Agência Brasil

Polícia prende homem acusado de estuprar várias mulheres em Beberibe

 

Policiais civis da Delegacia Municipal de Beberibe prenderam em flagrante um homem suspeito de cometer uma série de estupros em uma casa de veraneio, no distrito de Sucatinga, em Beberibe, onde o mesmo trabalhava como caseiro.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ele foi capturado em flagrante após cometer um estupro contra uma mulher de 18 anos. O homem também é investigado por cometer o mesmo crime contra outras cinco mulheres.

Os detalhes da investigação policial serão informados na manhã desta terça-feira (20), na sede da Superintendência da Polícia Civil do Ceará, no Centro de Fortaleza.

Ceará News 7