-->

domingo, 11 de abril de 2021

Alguns posto de saúde vai atender também teste de COVID em Russas CE




PRF apreende R$ 1,26 milhão em espécie com casal na BR-277, em Cascavel

 

Um casal parado em uma fiscalização na BR-277, em Cascavel, no oeste do Paraná, com R$ 1,26 milhão em espécie neste sábado (10).

Segundo a polícia, o dinheiro estava em sacolas e em uma caixa de papelão dentro de um carro.

O motorista se apresentou como policial civil, segundo a PRF estava com a carteira funcional e arma da corporação, mas não apresentou documentos que comprovavam a origem do dinheiro.

O casal e o dinheiro apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal.

(G1)



Detran volta a atender público de forma presencial a partir desta terça-feira em todo o Ceará

 A população deverá fazer o agendamento do serviço desejado para evitar aglomerações.

Por G1 CE

 


Atendimento no Detran volta  a ser de forma presencial nesta terça-feira (13) — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Atendimento no Detran volta a ser de forma presencial nesta terça-feira (13) — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) retoma o atendimento presencial com agendamento a partir desta terça-feira (13) de forma gradual em todas as unidades do estado. O retorno às atividades foi permitido pelo decreto estadual que flexibiliza o funcionamento de algumas atividades como lojas de rua e shoppings a partir desta segunda-feira (12).

Apesar de voltar a atender o público presencialmente, o Detran informou que segue mantendo todos os protocolos sanitários necessários para garantir a segurança dos usuários, colaboradores e servidores e lembrou que a população pode ter acesso aos serviços virtuais por meio do site órgão através do qual o cidadão pode solicitar os seguintes serviços:

  • Expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLVe)
  • Impressão dos boletos de licenciamento
  • IPVA
  • Primeiro emplacamento e transferência de propriedade
  • Registro da intenção de venda do veículo
  • Expedição da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Digital (ATPV-e)
  • Recursos de autuações, solicitação da CNH definitiva
  • 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Nada Consta
  • Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Para os usuários que quiserem tirar dúvidas ou buscar esclarecimento sobre algum dos serviços, o Detran disponibiliza uma central de atendimento que funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h, através do número (85) 3195-2300 (telefone ou WhatsApp).

Idosa de 80 anos é presa com pedras de crack no interior do Ceará

 

Por G1 CE

 


A droga e dinheiro foram encontrados na bolsa da idosa. — Foto: SSPDS/Reprodução

A droga e dinheiro foram encontrados na bolsa da idosa. — Foto: SSPDS/Reprodução

Uma idosa de 80 anos foi presa com 26 pedras de crack e dinheiro dentro de uma bolsa no Crato, região do Cariri, no Ceará. A Polícia Militar do estado (PMCE) abordou a suspeita após receber denúncias que ela vendia drogas na região, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).

A prisão aconteceu nesta sexta-feira (9), após ação de uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). A idosa foi capturada em um estabelecimento comercial localizado na rua José Alves de Figueiredo, no Centro do Crato.

Os policiais estavam patrulhando as ruas do bairro, quando receberam informações por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), sobre uma mulher que estaria comercializando drogas.

Após a denúncia, os agentes foram até o local para averiguar o caso. Ao chegarem no endereço indicado, os PMs avistaram uma idosa com as características informadas e realizaram a abordagem.

A SSPDS informa ainda que a suspeita tem antecedentes por crimes contra a dignidade sexual. Ela foi presa encaminhada até a Delegacia Regional do Crato, da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi autuada pelo crime de tráfico de drogas. A PCCE segue investigando o caso a fim de identificar outros envolvidos na prática criminosa.

Polícia Civil do Ceará realiza operação no Piauí e prende chefes de grupo criminoso atuante em Forquilha

 

Uma ação integrada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), realizada nas primeiras horas da manhã de hoje (10), resultou na captura de dois homens apontados como chefes de um grupo criminoso atuante na cidade de Forquilha, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Ceará. Para prender os suspeitos, os policiais civis percorreram pouco mais de 225 quilômetro até chegar à cidade de Cajueiro da Praia, já no Piauí. Com o avanço das investigações da Polícia cearense, os homens fugiram para lá, de onde continuavam dando ordens ao grupo que ficou em Forquilha. Um comparsa da dupla também foi preso, além de armas e drogas apreendidas.
O brasiliense Helder dos Santos Frota (30), que já responde por tentativa de homicídio, roubo, furto e crime contra a administração pública, é apontado como principal chefe do coletivo criminoso originário do Rio de Janeiro que atuava em Forquilha. O homem era foragido do sistema penitenciário do Ceará. As investigações apontam que ele é suspeito de envolvimento direto ou indireto em, pelo menos, três homicídios ocorridos em Forquilha este ano. Todos os crimes estão relacionados à disputa territorial entre grupos criminosos rivais. Pesa ainda sobre Helder, a suspeita que ele é o responsável pela articulação e envio de armas de fogo e coletes para comparsas em Forquilha.

Além de Helder, foi capturado Rodrigo Viana da Silva (25) – considerado segundo chefe do grupo em Forquilha -, que já responde por homicídio e roubo. Contra ele existiam dois mandados de prisão preventiva em aberto pelo crime de homicídio. Entre os crimes, está uma execução ocorrida em janeiro deste ano, quando a vítima foi morta enquanto participava do velório de um comparsa. Com a prisão de Rodrigo, os quatro suspeitos de participação no crime foram identificados e presos. Desta forma, o caso é considerado encerrado.

Também foi preso Yuri Roberto Mendes da Silva (21), que não registrava antecedentes criminais no Ceará. Yuri é suspeito de abrigar, no estado vizinho, a dupla foragida do Ceará. Na casa onde os três homens foram localizados, a PCCE apreendeu uma pistola calibre 380 municiada, além de cocaína, crack, balança de precisão, uma arma branca e aparelhos celulares. Diante dos fatos, o trio foi conduzido para o município de Parnaíba, ainda no Piauí, onde foi registrado o flagrante.

Durante as investigações desenvolvidas pela PCCE, os policiais identificaram que os presos são suspeitos de praticar um homicídio, no último dia 08, no Residencial Peteca III, em Piripiri, no Piauí. As informações serão compartilhadas com a Polícia Civil do Piauí, responsável pelo inquérito policial que tramita sobre o caso. Participaram das investigações e operação, policiais civis das Delegacias Municipal de Forquilha e Regional de Sobral, além da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), com o apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da PCCE.

Estratégia e inteligência

Uma das principais diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é o fortalecimento da inteligência e da integração entre as vinculadas, objetivando a redução dos indicadores criminais, especialmente os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Semanalmente, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, se reúne com os demais membros da alta cúpula da Segurança Pública e com os representantes das Áreas Integradas de Segurança do Estado no intuito de alinhar as estratégias de combate a esses crimes em território cearense, sejam elas preventivas ou ostensivas, com rápidas respostas a crimes ocorridos no Estado.

Denúncias

Os trabalhos de combate ao crime na região continuam e a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o número (88) 99247-044, da Delegacia Municipal de Forquilha. O sigilo e o anonimato são garantidos.



BIZARRO: família quebra porta de hospital e leva corpo até cemitério; vídeo

 

O corpo do colombiano Ramón Eliécer Quintero Quinchilla, de 59 anos, virou alvo de comentários nas redes sociais, já que a família do morto resolveu, nessa quinta-feira (8/4), quebrar as portas de um hospital para retirar o cadáver. Depois do episódio, os envolvidos pediram desculpas publicamente.

O governador do departamento de Magdalena, na Colômbia, afirmou aos jornais locais que o intuito da ação foi oferecer um “enterro cristão” ao homem, que, de acordo com as informações, morreu vítima da Covid-19.

Nas cenas, que circulam pelas redes sociais, é possível ver que o corpo foi levado de maca. Os jornais ainda informaram que a família percorreu, com o cadáver, sete quarteirões até o cemitério.
Fonte: Metropoles

Apoiadores de Bolsonaro demonstram força e campanha: “#VouPraGuerraComBolsonaro” chega ao topo

 

Nesta sexta-feira (9), após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso determinar a abertura da Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) da Covid-19 para apurar supostas omissões do governo federal no tocante a pandemia, apoiadores do Chefe de Estado resolveram se manifestar na web e criaram a hashtag #VouPraGuerraComBolsonaro.

Na opinião da maioria dos adeptos do líder brasileiro, a ação de Barroso seria uma tentativa de desgastar ainda mais o presidente.

(Folha da República)



Kajuru faz pedido ao STF para agilizar impeachment de Moraes

 

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), na sexta-feira (9), para que a Corte agilize no Senado o pedido de impeachment aberto por ele contra o ministro Alexandre de Moraes.

Em suas redes sociais, o senador informou que o pedido foi fundamentado na decisão do ministro Luís Roberto Barroso que, na quinta-feira (8), determinou que a Casa Legislativa providenciasse a abertura da CPI da Covid, que terá como objetivo apurar a existência de atos de omissão do governo federal durante a pandemia.

– O pedido principal do mandado de segurança é que o ministro Barroso determine, como ele fez ontem (8) no mandado de segurança determinando a instalação de CPI, que ele também faça o mesmo, determine ao presidente do Senado que respeite o regimento interno – explicou o advogado Paulo Faria, que entrou com o pedido no STF.

Paulo, que foi o responsável por protocolar o mandado de segurança a pedido do senador, explicou que o pedido de impeachment feito contra Moraes ocorreu, principalmente, no âmbito da sentença do magistrado que determinou a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) por críticas contra os membros da Suprema Corte.

– Impetramos um mandado de segurança contra o presidente do Senado e o presidente da mesa diretora do Senado para que eles adotem as medidas cabíveis necessárias de acordo com o regimento interno do Senado Federal – justificou.

(Pleno News)



Nova lei de trânsito entra em vigor na segunda (12); veja o que muda

 

A nova de Lei de trânsito, que altera uma série de dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) entra em vigor na próxima segunda-feira (12) com uma série de mudanças que devem impactar diretamente na vida dos motoristas brasileiros.

Dentre as principais alterações da Lei 14.071/2020 estão o aumento de limite de pontos e do tempo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Veja o que muda com a nova Lei de trânsito em vigor:

Aumento no limite de pontos na CNH

A nova lei amplia de 20 para 40 pontos o limite de pontos que o motorista pode atingir no prazo de 12 meses antes de ter suspenso o direito de dirigir. Entretanto, há condicionantes: se houver uma infração gravíssima (que rende 7 pontos) no prazo de um ano, o limite cai para 30 pontos; acima de duas infrações gravíssimas, o limite continua nos 20 pontos.

O limite de 40 pontos sem considerar a gravidade da infração só valerá para motoristas profissionais.


Maior validade da CNH

As novas regras também ampliam de 5 para 10 anos o prazo de validade da CNH para motoristas de até 50 anos.

Motoristas com idade superior a 50 anos e inferior a 70 devem renovar a CNH a cada 5 anos. Já os motoristas com mais de 70 anos devem renovar a habilitação para dirigir a cada 3 anos.

Atenção: os novos prazos valem apenas para as habilitações renovadas a partir da vigência da nova lei. Ou seja, os motoristas com CNH válidas devem seguir a data de renovação indicada no documento.


Alteração do uso de farol baixo em rodovias

Até então, os condutores que trafegavam por rodovias precisavam manter os faróis baixos mesmo durante o dia em quaisquer condições. Com a nova lei, essa regra muda.

Agora, o motorista deverá manter os faróis acesos durante o dia apenas dentro de túneis e sob condições de chuva e neblina.


Transporte de crianças em cadeirinha

O uso de cadeirinhas no banco traseiro dos veículos torna-se obrigatório para crianças com idade inferior a 10 anos com menos 1,45 m de altura.

Até então, somente a idade da criança era levada em conta.

Não renovar exame toxicológico torna-se infração gravíssima.

Os motoristas das categorias C, D e E deverão comprovar resultado negativo em exame toxicológico para obtenção da renovação da CNH.

Sem a renovação, o condutor comete infração gravíssima, com multa e suspensão do direito de dirigir por três meses.


Prazo para indicar infrator

A lei amplia de 15 para 30 dias o prazo para o responsável pelo veículo indicar à autoridade de trânsito quem é o motorista que cometeu a infração.


Viseira aberta

Transitar de motocicleta com a viseira aberta será considerada infração média — e não mais leve — o que rende 4 pontos na CNH.

Multa poderá ser convertida em advertência automaticamente

Anteriormente, a conversão de multas em advertências deveria ser solicitada pelo condutor do veículo. Agora, essa conversão deverá acontecer de forma automática em casos de infração leve ou média. O motorista ainda não poderá ter cometido qualquer outra infração no último ano.

Descontos para o pagamento de multas

O desconto para pagamentos de multas também está previsto na Lei 14.071/2020. No entanto, para que o condutor possa ter 40% de desconto do valor total da multa, ele não poderá recorrer da infração.

"Reconhecendo o cometimento da infração, poderá efetuar o pagamento da multa por 60% (sessenta por cento) do seu valor, em qualquer fase do processo, até o vencimento da multa", diz trecho da lei.

Rafaela Lara, da CNN, em São Paulo
Fonte: CNNBRASIL

Retorno gradual: confira as regras para o funcionamento de restaurantes e do setor hoteleiro

 

Com a abertura gradual de atividades econômicas no Ceará, anunciada pelo governador Camilo Santana, estabelecimentos precisam seguir determinações estabelecidas por decreto publicado no Diário Oficial do Estado.

Além de comércio e serviços, o setor hoteleiro e de restaurantes também irão precisar se adaptar às mudanças.

Entre as determinações, ficam estabelecidas a capacidade máxima com a qual os estabelecimentos devem funcionar, os horários para atendimento e outras medidas de contenção à Covid-19.


CONFIRA AS REGRAS:

RESTAURANTES

  • Proibido o funcionamento durante o final de semana;
  • Em dias úteis, o funcionamento deve ocorrer das 10 às 16 horas (se localizados na rua) e das 12 às 18 horas (se localizados dentro de shoppings);
  • Em qualquer horário e período de suspensão das atividades, os restaurantes podem funcionar para entrega;
  • Limitação de 25% da capacidade para atendimento simultâneo;
  • Limitação de seis pessoas por mesa;
  • Proibido atendimento de pessoas em pé, inclusive na calçada;
  • Proibição de filas de espera na calçada, sendo aconselhado filas de espera eletrônicas;
  • Proibição de festas, de qualquer tipo, em ambiente fechado ou aberto;
  • Autorizada disponibilização de música ambiente, inclusive com músicos, mas vedado espaço para dança ou aglomerações.

SETOR HOTELEIRO

  • Limitação do uso de apenas 80% da capacidade;
  • Limitação dos hóspedes por quarto, com no máximo de 03 adultos ou 02 adultos com 03 crianças;
  • Aplicação aos “flats” das mesmas regras a serem observadas pelos hotéis;
  • Restaurantes de hotel, pousadas e semelhantes podem funcionar das 16 às 20 horas, desde que exclusivamente para atendimento de hóspedes e respeitando as mesmas regras válidas para outros restaurantes;
  • Proibição de festas, de qualquer tipo, em ambiente fechado ou aberto.
(Diário do Nordeste)