-->

terça-feira, 1 de outubro de 2019

IDADE Ministério Público do Ceará denuncia Prefeito e Ex-Presidente da Câmara de Ibicuitinga por crime de improbidade administrativa

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Promotor de Justiça respondendo pela comarca de Ibicuitinga, Gleydson Leanndro Carneiro Pereira, denunciou o atual Prefeito de Ibicuitinga, Franzé Carneiro e o Ex-Presidente da Câmara e atual Vereador, Cesár do Júlio por crime de improbidade administrativa.
Ministério Público do Ceará denuncia Prefeito e Ex-Presidente da Câmara de Ibicuitinga por crime de improbidade administrativa
A Ação Civil Pública de n° 0000134-85.2018.08.06.0088, proposta pelo MPCE em desfavor dos citados acima, visa punir atos de improbidade administrativa, em virtude do grande número de casos de nepotismo ocorridos na prefeitura de Ibicuitinga. Por esses fatos, o MPCE requereu a condenação do Prefeito e do Vereador nas seguintes sanções:  suspenção dos direitos políticos por 05 anos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com poder público.
Para entender melhor, o nepotismo ocorre quando um agente público usa de sua posição de poder, para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes.

O nepotismo é vedado, primeiramente, pela própria Constituição Federal, pois contraria os princípios da impessoalidade, moralidade e eficiência. Também é abordado na Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal, o qual tem farta jurisprudência sobre o tema e sempre condena a pratica de nomeação de familiares por gestores públicos. 

O Ministério Público do Ceará e o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) entraram com diversas notificações para tentar inibir a farra das indicações de familiares nas prefeituras do Estado. As ações em conjunto ajudam a evitar indicações de parentes. 

Na ação, o gestor municipal é investigado por manter em cargos públicos diversos parentes seus e de seus secretários municipais, entre eles, o filho da Primeira-Dama, o filho do Vice-prefeito, tios, primos e sobrinhos do secretário de Finanças, Obras e Educação, além de outros vários parentes lotados nos mais diversos cargos da esfera pública municipal e recebendo altos salários. 

Já em relação ao Vereador Cesar do Júlio, o Ministério Público, aponta que o mesmo tem vários parentes em cargos comissionados lotados no município de Ibicuitinga, em troca de apoio político ao prefeito, conforme preconiza o MP “Tal constatação demonstra claramente a troca de apoio político por nomeações para os referidos cargos e funções públicas, bem como por contratos temporários no poder executivo, constituindo a pratica de nepotismo cruzado.” Aqui, dá para perceber o motivo de todos os grandes elogios que o vereador sempre faz ao atual prefeito.

É importante observar que o Prefeito Franzé exercia atividade empresarial, estando este, no dia-a-dia de sua empresa, acostumado a contratar e demitir qualquer um de acordo com sua vontade, incluindo-se os seus familiares. Ocorre que ao estar à frente da máquina pública essa postura não pode ser admitida, pois existem uma série de regras e princípios que buscam evitar condutas como essa na gestão pública, devendo assim o gestor buscar desenvolver a cidade pelo bem de todos e não apenas se apossar dos cargos e verbas públicas em benefício seu e de familiares. 

No curso da ação o Promotor de Justiça deixou claro que o Prefeito e o Vereador agiram de má-fé, tendo em vista que os mesmos tinham sido notificados das irregularidades e haviam exonerados todos os parentes antes de responder ao MP/CE, mas logo em seguida, nomearam novamente, o que demonstra a consciência dos mesmos de que estavam agindo criminosamente. 

A ação agora está em fase de manifestação do Ministério Público e a julgar pela quantidade de processos tramitando em Ibicuitinga e a celeridade, pode ter uma decisão final em no máximo 6 (seis) meses, sendo inevitável a condenação do prefeito e de seu fiel escudeiro, ou melhor, vereador.

Fonte; Repórter Jr; Aguiar 
Blog; Erivando Lima

Russas futsal vence mais uma em Sobral


Resultado de imagem para Foto do time de futsal de RussasTerminou a pouco no ginásio da SESI na cidade de Sobral o entre Russas 5 x 2 Tianguá. Marcaram para a equipe russana, Marcelo 3, Reginaldo 1 e Zezinho 1.


Blog; Erivando Lima 


Vereadores presto homenagem a o ex vereador Chico Manoel em Russas CE


A imagem pode conter: 4 pessoasVereadores fazem minuto de silencio em homenagem ao ex;vereador Francisco Raimundo da Silva popularmente conhecido como Chico Manuel que faleceu na noite de segunda  para terça feira. Apos a homenagem a seção foi encerrada.


Blog; Erivando Lima 


Dois homens são mortos e Caminhão é incendiado com um dos corpos dentro em Alto Santo-CE


Um canhão que transportava lenha  foi encontrado incendiado, por volta do meio dia desta terça-feira(01), na estrada do Ingá, zona rural de Alto Santo. Dentro do veículo foi localizado o corpo carbonizado, da pessoa conhecida por "Demario" e do lado de fora, bem próximo ao caminhão em chamas, estava o corpo da pessoa conhecida por Jocélio.


 Equipes da Polícia Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender a ocorrência e encontraram o caminhão já totalmente queimado, sendo que as chamas se propagaram pela vegetação seca.

Durante os trabalhos, a policia recolheu vários cartuchos de calibre 12 nas proximidades do local dos fatos.

O caso será investigado pela Polícia Civil.
Fonte; Alto Santo e noticia
Blog; Erivando Lima

Alagoana de 117 anos pode ser declarada a mais velha do mundo

Idosa e parentes aguardam a visita da equipe do livro dos recordes.

A alagoana Josefa Maria da Conceição, de 117 anos, pode entrar para o Guinness World Records, o livro dos recordes, como a pessoa mais velha do mundo. Ela é moradora do município do Pilar, na região metropolitana de Maceió.
Alagoana moradora do Pilar pode entrar para o Guinness como a pessoa mais velha do mundo — Foto: Reprodução/TV Gazeta de Alagoas

Josefa Maria da Conceição nasceu no dia 7 de fevereiro de 1902. Ela teve 22 filhos, quatro estão vivos. E família é grande: 36 netos, 36 bisnetos e 42 tataranetos.

Apesar de não largar o fumo, segundo ela um hábito que começou na infância, dona Josefa vive bem. A idosa disse que o segredo da longevidade é dormir bem e comer bem.

A filha Cícera Rozendo contou que tipo de comida dona Josefa sempre comeu.

"Comida da roça: macaxeira, inhame, batata, feijão de corda, feijão guandu, fava, milho, fubá de milho, tudo isso, amendoim", disse Cícera.

Fonte: G1


Morre aos 97 anos Chico Manoel ex;vereador de Russas CE

A imagem pode conter: 1 pessoa, área interna
Faleceu  na noite de ontem por volta das 23;30min o ex;vereador Francisco Raimundo da Silva 97 anos ( Chico Manoel ) que foi vereador de um mandato de 1988 a 1992 na gestão do ex; prefeito Dr; Francisco Bezerra Nunes. Chico Manuel como era conhecido foi morador por muitos anos da comunidade de Bento Pereira, onde foi professor na escola da comunidade.

O velório estar acontecendo na residencia de sua filha onde o mesmo estava morando, na travessa Sebastião Santiago Lima em frente o colégio Murilo Serpa.

Na câmara municipal de Russas, foi prestado um minuto de silencio eem seguida a seção foi encerrada.

O sepultamento acontecera no cemitério Bom Jesus dos Aflitos as 17 horas de hoje 01 de Outubro

Blog;Erivando Lima

Russas CE plantão policial

RUSSAS PRISÃO COM BASE NA LEI MARIA DA PENHA

Por volta das 23h40min, no Sítio Córrego da Catita, zona rural de Russas, FRANCISCO VALDECI DA SILVA NUNES, 33 anos, foi preso por haver agredido por várias vezes sua esposa, uma senhora de 38 anos, o mesmo foi conduzido para DPC local, onde foi autuado em flagrante na Lei Maria da Penha.

Blog; Erivando Lima