-->

domingo, 27 de dezembro de 2020

IMAGENS FORTES! Homem esfaqueia, atropela e atira em ex-mulher no meio da rua. VEJA VÍDEO

 

Diego Wellington da Cunha, de 33 anos, foi preso na última segunda-feira (21), após matar a ex-mulher em São Paulo. O criminoso esfaqueou, atropelou e atirou contra Bárbara Luana Campos de Jesus, de 29 anos.

A babá foi abordada pelo ex-companheiro na porta de casa, quando estava saindo para trabalhar. Ela foi colocada à força em um carro. De acordo com a Polícia Militar, as agressões começaram dentro do automóvel e a vítima foi morta logo em seguida.

“Segundo foi apurado pelas equipes, familiares vieram até o local e informaram que eles tinham um relacionamento recente e que há pouco haviam terminado”, contou o tenente Leonardo Lima Ferreira.

O criminoso fugiu e foi preso em Itaquaquecetuba. “De posse de todas as informações e mais o emplacamento do veículo que ele usou no momento, foi realizado um cerco policial e uma de nossas viaturas se deparou com esse veículo, que tentou fugir da abordagem. Com a chegada das demais viaturas, ele parou e se rendeu”, disse a tenente Vivian Alexandrina.

A faca usada contra a vítima foi deixada ao lado do corpo. O revólver calibre 38 com numeração raspada também foi apreendido e encaminhado para a Delegacia de Itaquaquecetuba.

ATENÇÃO! IMAGENS FORTES!

Prefeitura de Goiânia inaugura primeiro Hospital Público Veterinário da cidade

 

O primeiro Hospital Público Veterinário de Goiânia foi inaugurado em novembro do corrente ano. A unidade, chamada Centro de Saúde e Bem-Estar Animal, está localizada no antigo Centro de Zoonozes, no Setor Balneário Meia Ponte, e tem a capacidade de atender cerca de 30 animais por dia.

O prefeito Íris Rezende (MDB) esteve presente na solenidade de inauguração e afirmou que faltava à capital uma estrutura veterinária como aquela. “São animais que fazem parte da família e essa estrutura vai dar sustentação a esse amor que nós temos pelos animais”.

O hospital será gerido pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma). O presidente da agência, Gilberto Marques Neto, afirmou que, inicialmente, será prestada assistência para os animais encaminhados por Organizações Não Governamentais (ONGs), por protetores individuais e por pessoas de baixa renda. Ele ressaltou que a meta é ampliar o atendimento o mais rápido possível.

Segundo informado pela prefeitura de Goiânia, o local contará, inicialmente, com 41 profissionais: 18 da área da saúde e 23 administrativos e operacionais. Inicialmente, a unidade vai realizar o cadastro das famílias e a triagem de animais domésticos (cães e gatos). Quando a obra estiver 100% concluída, atenderá, também, outros animais.

A responsável pelo Centro de Saúde Animal, Flaviana Esteves, ressaltou que a unidade irá atender todos os animais, independente do porte e que o funcionamento acontecerá em duas etapas “Na primeira etapa serão atendimentos ambulatoriais de baixa complexidade, pois não temos ainda um centro cirúrgico no local. Os casos mais complexos serão encaminhados para a UFG. Na segunda etapa, com a implantação do Centro Cirúrgico, poderemos atender casos mais graves no próprio hospital”, explicou.

Fonte: EMAISGOIAS



Bolsonaro nega descaso: "Temos pressa por vacina segura e eficaz"

 

Presidente afirmou que não pode pressionar Anvisa porque seria "acusado de irresponsabilidade"

Após ser criticado por dizer que não se sente pressionado pelo fato de outros países já terem iniciado a imunização de suas populações, o presidente Jair Bolsonaro esclareceu, neste domingo (27), que “tem pressa” por uma “vacina segura, eficaz e com qualidade”. A publicação foi feita em seu Facebook.

– Temos pressa em obter uma vacina, segura, eficaz e com qualidade, fabricada por laboratórios devidamente certificados. Mas a questão da responsabilidade por reações adversas de suas vacinas é um tema de grande impacto, e que precisa ser muito bem esclarecido. O Presidente da República, caso exercesse pressões pela vacina, seria acusado de interferência e irresponsabilidade – escreveu Bolsonaro.

O presidente também esclareceu que, até o momento, nenhum laboratório que esteja desenvolvendo a vacina no Brasil pediu autorização da Anvisa para uso emergencial ou permanente do seu imunizante.
– Existem 4 laboratórios que desenvolvem estudos clínicos de vacinas no Brasil. Contudo, nenhum deles, até agora, apresentou junto à Anvisa, pedido de uso emergencial ou de registro. A Anvisa é uma agência de Estado, não de Governo. Sua atuação é independente e reconhecida no mundo todo, pela excelência do trabalho dos seus Servidores – apontou.

Bolsonaro encerrou sua publicação reafirmando que vacina será gratuita e não obrigatória.

– Tão logo um laboratório apresente seu pedido de uso emergencial, ou registro junto à Anvisa, e esta proceda a sua análise completa e o acolha, a vacina será ofertada a todos, e de forma gratuita e não obrigatória.

(Pleno News)

Hoje é dia: chegada do celular no Brasil completa 30 anos

 

O que era aquele aparelho grande colado ao ouvido e à boca das pessoas? Há 30 anos, os primeiros 700 equipamentos seriam habilitados no Brasil para uma das mais revolucionárias mudanças no ramo das telecomunicações, o telefone celular. A primeira chamada, no Rio de Janeiro, em 30 de dezembro de 1990, era só a ligação pioneira para as infinitas interconexões que essa evolução tecnológica provocaria. O mundo nunca mais seria o mesmo. Hoje, no Brasil, tem mais celular do que gente. Os benefícios e os prejuízos do equipamento são temas de reportagens nos diferentes veículos da Empresa Brasil de Comunicação. Fazer ligação virou só um detalhe.

O equipamento é a principal forma de os brasileiros entrarem na internet, como mostra reportagem da Agência Brasil. Até 2019, três em cada quatro brasileiros tinham acesso à internet e a telinha menor era a responsável pela maior parte dos acessos. Mais do que isso: para a maior parte das pessoas (59%) o acesso à rede ocorria exclusivamente pelo telefone. Além de ser uma ferramenta de informação e entretenimento, o celular traz possibilidades de inclusão, com os aplicativos.

(Agência Brasil)

Após protesto da população, governo do Amazonas recua e reabre comércio

 

O governador do Amazonas, Wilson Lima, recucou e autorizou a reabertura do comércio considerado não essencial a partir de amanhã.

A decisão ocorre um dia depois de manifestantes tomarem as ruas de Manaus em protesto contra as medidas restritivas impostas pelo governador para conter a pandemia de Covid-19.

Com isso, shoppings, bares, restaurantes e lojas de conveniência poderão voltar a funcionar durante período reduzido. A realização de festas e eventos permanece proibida.

(O Antagonista)



Projeto prevê aulas para que juízes e promotores criem empatia por vítima

 

Todos os dias, milhares de homens, mulheres, crianças no Brasil são vítimas de violência sexual, doméstica, policial e racial. Contudo, quase todos os instrumentos legais existentes no país visam responsabilizar os infratores, e quase nada há para acolher essas vítimas. Um projeto que tramita no Congresso Nacional, idealizado por grupo de profissionais da área jurídica, de saúde, religiosos e entidades da sociedade civil de São Paulo, busca mudar essa situação.

O plano inclui uma série de medidas, sendo a principal delas despertar nas autoridades um olhar especial para as vítimas ""e não só para os crimes.

Entre as medidas previstas pelo "Estatuto das Vítimas", como é chamado Projeto de Lei 3890/2020, está, por exemplo, a implantação nas escolas de juízes e promotores aulas sobre vitimização, "a fim de aumentar a sensibilização" desses profissionais.

Isso também valeria para defensores públicos, profissionais da área da saúde e assistência social: aulas de empatia para com as pessoas que sofrem.

"O que as vítimas de crimes têm de apoio? Elas têm basicamente nada", disse disse a promotora Celeste Leite dos Santos, do Ministério Público de São Paulo.

"O processo criminal é binário. É uma relação estado ofensor. Não tem nenhuma relação estado vítima. Ela não é tratada como pessoa, com dignidade. É tratada como um objeto. A Constituição fala que você precisa proteger a dignidade da pessoa humana, mas, precisa ser para os dois lados", Celeste, do Avarc (Projeto Acolhimento de Vítimas, Análise e Resolução de Conflitos), coordenou o grupo de trabalho que desenvolveu projeto de lei.

Também integraram esse grupo outros promotores paulistas, representantes do Projeto Hígia Mente Saudável, professores, policiais, advogados, psicólogos e também ajudaram representantes da OAB-SP.

"É uma mudança de olhar para as vítimas. Esse é o principal sentido do projeto. Mudança de olhar. Colocar o foco principal nos operadores de direito nessa questão, que a cada dia aumenta, infelizmente", diz o deputado Rui Falcão (PT-SP), autor do projeto na Câmara.

Ainda de acordo com a promotora, com aprovação desse estatuto, os Tribunais de Justiça de todo o país, assim como o Ministério Público nos estados, teriam de se adaptar para incluir essas aulas de "empatia" para as autoridades.

"Eles [os tribunais e a Promotoria] poderiam colocar qual vai ser o conteúdo da vitimologia, mas eles obrigatoriamente vão ter que fornecer esse tipo de capacitação", afirmou Celeste.

De acordo com Rui Falcão, embora possa haver dificuldades para aprovar um projeto nessa linha na atual conjuntura, há sinais de que outros partidos possam apoiá-lo, porque, afirma o deputado, é necessário e urgentemente.

"Tudo que envolve direitos humanos –e claro que esse projeto é vinculado a direitos humanos– sempre encontra resistência do pessoal da bancada da bala. Mas, esse é um projeto que pode apoio de várias bancadas", disse.

Ainda segundo parlamentar, o volume de casos de violência no Brasil acaba por fazer com que as pessoas os naturalize.
"As pessoas vão somando os fatos como se isso fosse uma coisa normal. Então, o projeto também visa não permitir a naturalização", afirma.

"Você precisa mudar o olhar das autoridades, dos representantes do Ministério Público, dos juízes, os policiais."
Essa discussão, segundo ele, tentar fugir da tendência do punitivismo. Tentar resolver todas situações com a prisão de pessoas.
Além das aulas de empatia para juízes e promotores, o estatuto também prevê uma série de cuidados com a vítima para evitar que o sofrimento aumente, algo que, não raro, acontece.

Uma das medidas é ter apenas um depoimento da pessoa e, em caso de necessidade de novos esclarecimentos, apontar quais dúvidas precisarão ser sanadas. Episódios recentes em que a vitima chega a ser ofendida pelo juiz serve, de contraexemplo.

"Não se pode ficar desqualificando a vítima. A revitimização causa um trauma que as vezes é muito pior do que o trauma causado pelo crime praticado", diz ele.

Além de vítimas de crime, o estatuto também prevê apoio a vítimas de pandemias, como da Covid-19, e de tragédias como Mariana, em Minas Gerais. Além de amparo psicológico, as famílias terão direito de acompanhar os processos e ter acesso a laudos, por exemplo, algo que muitas vezes lhes é negado.

"Não há uma garantia total que a partir de uma lei, de um estatuto, tudo se altere da noite para o dia, mas contribui muito", disse Rui Falcão.

Via Diário de Cuiabá / Folhapress



Encerramento da festa da sagrada familia as 19 horas com missa campal na comunidade de Retiro zona rural do municipio de Russas CE

                        Hoje 19 horas

Russas CE; Atenção vamos ser solidario ajudar aquem estar precisando

Vamos colaborar e ajuadar essa criança;

O Sr. João Sabino de Sousa está desaparecido!

 

"Está desaparecido da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, este Senhor. Ele tem 57 anos e estava internado para fazer um procedimento no dedo da mão, que teria sido deslocado, e estava com isso exposto. Também tem um ferimento na perna, motivo que o fez sair do hospital, por medo que cortassem a perna, pois é Diabético. Ele mora na localidade de Belém, município de Cruz-CE. Isso aconteceu no dia 21/12/2020. Até agora não temos informações. Pedimos que se alguém tiver visto, informe ao hospital do município de Cruz: (88) 999749215. O nome dele é João Sabino de Sousa. A comunidade de Belém agradece."