-->

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

PRF apreende madeira da espécie Sabiá sendo transportada ilegalmente em Forquilha

 


Duas cargas irregulares de aproximadamente 28 metros cúbicos de madeira da espécie Sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benthfoi apreendida na noite desta quarta-feira dia (9), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no município de Forquilha/CE. A ação ocorreu por volta das 16 horas, quando policiais abordaram dois caminhões, o primeiro um Mercedes Benz atego e um VW 24250 que transportavam estacas da espécie vegetal com problemas na documentação ambiental.
A madeira sabiá é típica dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. As características dessa espécie qualificam para uso de lenha e carvão, assim como cercamento.
O transporte ilegal conforme Lei de Crimes ambientais, por sua vez, prevê multa e pena de detenção de seis meses a um ano para quem recebe, adquire, vende, expõe à venda, tem em depósito, transporta ou guarda madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, que deve ser outorgada pelas autoridades competentes.
Dessa forma o dois condutores de 34 e 45 anos de idade foram detidos e serão indiciados pelo crime em questão.



Mulher que atropelou amante do marido e irmã é presa preventivamente em Guaraciaba do Norte

 A Justiça deferiu o mandado de prisão preventiva por tentativa de homicídio.


A Polícia Civil prendeu, preventivamente, a mulher que atropelou a amante do marido e a irmã após uma discussão no município de Guaraciaba do Norte, no interior do Ceará, na manhã desta quinta-feira (10). O caso aconteceu na terça-feira (8).

Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), após tomar ciência do caso e colher depoimentos, a autoridade policial representou o pedido de prisão por tentativa de homicídio qualificado junto à Justiça, que deferiu o mandado. 


O caso

A irmã da suposta amante filmou o próprio atropelamento e está internada com uma fratura no púbis. Nas imagens obtidas pelo Sistema Verdes Mares, é possível ver as irmãs chegando em um veículo e empurrando a esposa. Em seguida, o vídeo registra a esposa jogando o carro em direção às irmãs, que são atropeladas. O portão da casa das vítimas foi derrubado como impacto da batida.

De acordo com a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), a suposta amante é moradora de Guaraciaba do Norte e se envolveu com um homem da cidade de Tianguá. O caso foi descoberto pela esposa do homem, que passou a ameaçar e perseguir a amante até ocorrer a agressão desta terça.

A irmã da rival da esposa, que fraturou o púbis, foi socorrida para uma unidade de saúde da região e, em seguida, transferida para um hospital de Sobral. Já a susposta amante, sofreu ferimentos leves e, na manhã da quarta-feira (9), esteve na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), onde foi submetida a um exame de corpo de delito.

(DN)



URGENTE: Criança é atacada a facadas em Bela Cruz, suspeito se matou em seguida!

 

Informações recebidas pelo Portal Vale do Acaraú, relatam um crime bárbaro na manhã desta quinta-feira (10) na cidade de Bela Cruz, no interior do Ceará. 

Segundo os relatos, uma criança que retornava de um reforço escolar foi atacada a facadas por um homem na rua Nicolau Peixoto, no bairro Areias. Ainda de acordo com os relatos, o suposto agressor teria cometido suicídio logo após o ataque, informações essas a serem confirmadas ainda.

A criança foi socorrida em estado grave para a hospital local da cidade de Bela Cruz.

Equipes da Policia Militar e Policia Civil estão neste momento no local da ocorrência realizando todos os procedimentos cabíveis.

Em breve traremos maiores informações sobre o caso e estado de saúde da criança.

(Portal Vale do Acaraú)




Pistoleiros perseguem e matam jovem de 21 anos com vários tiros em Jaguaribe

 

O Ceará alcançou nas últimas 24 horas a marca de 230 mulheres assassinadas em 2020. Na noite desta quarta-feira (9), uma jovem foi morta, a tiros, por pistoleiros ainda desconhecidos, no Município de Jaguaribe (a 300Km de Fortaleza). O caso já está sendo investigado pela Polícia Civil, através da delegacia regional.

Era por volta de 21 horas quando a Polícia Militar foi acionada por moradores do bairro Placa Verde informando que uma jovem que pilotava uma motocicleta havia sido baleada na estrada de acesso à comum, ao chegar ao local indicado, os militares já encontraram a garota morta e

A jovem assassinada foi identificada como Fabrícia Rodrigues Bernardino, 21 anos, morta com vários tiros. No local, as pessoas preferiram ficar silentes, temendo represálias dos assassinos. A jovem teria sido perseguida e atingida por tiros de pistola.

O corpo de Fabrícia foi encaminhado ao Núcleo Regional da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) na cidade de Russas, onde deve ser necropsiado na manhã desta quinta-feira (10) e, logo depois, liberado para sepultamento.

A Polícia vai ouvir familiares da garota em busca de pistas para esclarecer o homicídio.

Balanço

Ao menos, 10 pessoas foram assassinadas no Município de Jaguaribe neste ano. Veja a lista completa das vítimas:

01 (24/02) – José Pinheiro Peixoto, 56 (bala) – Fazenda Belas Artes

02 (25/02) – Geraldo Danilo da Silva Cândido, 31 (bala)

03 (06/06) – João Pinheiro de Queirós Neto, 19 (bala)

04 (20/06) – José Felipe Silva Maia, 21 (bala) – Vila Pinheiro

05 (20/06) – Veridiano Duarte Rodrigues de Assis, 31 (bala) – Vila Pinheiro

06 (23/06) – Júlio Medeiros da Silva, 31 (bala)

07 (24/06) – João Samuel Dias Pinheiro, 18 (bala)

08 (31/07) – Lueverton Rodrigo Fernandes Augusto, 19 (bala)

09 (02/08) – Jânio Marcos Peixoto Bessa, 37 (faca) – Distrito Feiticeiro

10 (09/09) – Fabrícia Rodrigues Bernardino, 21 (bala) – Bairro Placa Verde.

(Fernando Ribeiro)

Polícia Civil deflagra mais uma megaoperação e prende 32 envolvidos em homicídios

 

Mais uma megaoperação de caça a criminosos foi realizada nesta quinta-feira (10) pela Polícia Civil do Ceará. Os agentes cumpriram 32 mandados de prisão e de busca e apreensão em sete cidades cearenses e também em Brasília. De acordo com as autoridades, os “alvos” foram bandidos investigados por assassinatos e que estavam sendo procurados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Além de Brasília e Fortaleza, também foram realizadas diligências e prisões nas cidades de Aquiraz, Itaitinga, Trairi, Cruz, Itapiúna e Jaguaretama. Em dos esses locais foram detidas pessoas que tiveram custódia preventiva decretada pela Justiça a pedido da Polícia Civil em inquéritos que apuram Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs).

Cerca de 300 policiais civis participaram da operação que começou logo no ínicio da manhã e que continua sendo realizada em algumas das cidades citadas. De acordo com a instituição, até por volta de 9h30 32 pessoas já haviam sido detidas. Entre elas estão 29 adultos presos e três adolescentes apreendidos.

Na tentativa de arrefecer as altas estatísticas de assassinatos no Ceará, a Polícia Civil tem realizado constantes operações de combate ao tráfico de drogas e de prisões de homicidas e latrocidas em todo o estado.

(Fernando Ribeiro)

Deputado Victor Valim é ameaçado de morte em Caucaia

 Deputado Victor Valim é ameaçado de morte em Caucaia

 Divulgação

O deputado estadual Victor Valim (Pros) e o deputado federal Deuzinho Filho (Republicanos), foram ameaçados de morte na noite desta quarta-feira, 9, em Caucaia. 

Segundo informações, os parlamentares faziam caminhadas pelas ruas do município, quando começou um tiroteio duas ruas depois do local que os deputados conversavam com os moradores no Campo Estrela, no Bairro Padre Júlia Maria.

Victor e Deuzinho não se intimidaram com as ameaças e continuaram na área.

Victor Valim é pré-candidato a prefeito de Caucaia ao lado de Deuzinho Filho. Ele acredita que as provocações são por conta de seu plano de governo no combate ao crime no município.

“Logo vocês saberão quem mandou matar Bolsonaro”

 

Bob Jefferson afirma que em alguns dias todos saberemos quem mandou matar o Presidente Bolsonaro e insinua o envolvimento de um "urubu" de uma grande "Corte Suprema".

Jefferson deve saber de muito podre do STF, por isso põe a boca no trombone, e os togados ficam caladinhos.

Imagine chamar o Barroso de Lulu boca de veludo e não ter nenhuma reação do ministro.

Abaixo as palavras de Bob:

“Em poucos dias vocês saberão quem mandou matar Bolsonaro, quem está por trás dos atos de Adélio Bispo, quem paga seus advogados, quem simulou sua entrada na Câmara no dia do atentado, o porquê não deixaram quebrar o sigilo telefônico dos advogados e muito mais. The End 5TF.”

Fonte: Diário do Brasil

Agências do INSS reabrem na próxima segunda-feira

 Retomada será gradual e atendimento, apenas para segurado que tiver feito agendamento.

Após ficarem fechadas por quase seis meses, as agências da Previdência Social deverão começar o processo gradual de reabertura na próxima segunda-feira (14), confirmou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O órgão afirma que, por enquanto, o horário de funcionamento dos postos será reduzido, das 7h às 13h, e que o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com agendamento prévio pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

O INSS diz ainda que, como forma de prevenção à Covid-19, providenciou materiais de segurança e higiene, tais como equipamentos de proteção individual (luvas, máscaras, escudos faciais, aventais e toucas), álcool em gel, lixeiras com tampa e pedais (para que não haja contato com materiais descartados) e barreiras de acrílico nos guichês de atendimento.

O INSS diz ainda que, como forma de prevenção à Covid-19, providenciou materiais de segurança e higiene, tais como equipamentos de proteção individual (luvas, máscaras, escudos faciais, aventais e toucas), álcool em gel, lixeiras com tampa e pedais (para que não haja contato com materiais descartados) e barreiras de acrílico nos guichês de atendimento.

Protocolos como medição de temperatura na entrada das agências e intensificação da limpeza dos ambientes também foram adotados.

– As agências que reabrirão seguirão todos os protocolos de distanciamento, com a devida sinalização nos pisos e demais orientações. Em cartazes, constarão todos os protocolos de segurança e a sinalização por cor em cada área das agências, alertando segurados e servidores de que, naqueles locais, é obrigatório o uso de determinados equipamentos de proteção – afirmou o órgão.

O INSS disse que também adotou a medição de temperatura obrigatório na entrada.

As tentativas de retomada do atendimento presencial, que foi suspenso devido à pandemia da Covid-19, já vinham se arrastando há meses. Em meio a resistência e ameaças de greve por parte dos servidores da Previdência, a reabertura chegou a ser adiada sete vezes. Representantes da categoria queixavam-se da falta de segurança e higiene nos postos.

O atendimento, durante o período em que os postos estão fechados, está sendo feito de forma remota, exclusivamente pelo telefone, na Central 135, ou pelo portal Meu INSS e aplicativo para celular.

Enquanto aguarda, o segurado tem, além do telefone e da internet, a opção de atendimento pelo sistema drive-thru, no qual é possível entregar cópias de documentos em urnas colocadas na frente das agências em todo o país.

(Folhapress)



Brasil vai zerar a tarifa do arroz importado para que os preços se ajustem

 

Governo zera imposto de importação do arroz até o final do ano.

A Câmara de Comércio Exterior (Camex), vinculada ao Ministério da Economia, decidiu nesta quarta-feira (9) zerar a alíquota do imposto de importação para o arroz em casca e beneficiado. A isenção tarifária valerá até 31 de dezembro deste ano.

De acordo com a pasta, a redução temporária está restrita à cota de 400 mil toneladas, incidente arroz com casca não parboilizado e arroz semibranqueado ou branqueado, não parboilizado, de acordo com a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Até então, a Tarifa Externa Comum (TEC) incidente sobre o produto era de 12%, para o arroz beneficiado, e 10% para o arroz em casca. 

A decisão foi tomada durante reunião do Comitê-Executivo de Gestão da Camex, a partir de um pedido formulado pelo Ministério da Agricultura. O colegiado é integrado pela Presidência da República e pelos ministérios da Economia, das Relações Exteriores e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Alta nos preços

O objetivo da isenção tarifária temporária é conter o aumento expressivo no preço do arroz ao longo dos últimos meses. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP), o preço do arroz variou mais de 107% nos últimos 12 meses, com o valor da saca de 50 kg próximo de R$ 100. Os motivos para a alta são uma combinação da valorização do dólar frente ao real, o aumento da exportação e a queda na safra. Em alguns supermercados, o produto, que custava cerca de R$ 15, no pacote de 5 kg, está sendo vendido por até R$ 40.

Fonte: Agência Brasil



Apenas segurados agendados serão atendidos nas agências do INSS

 A reabertura das agências está prevista para a próxima segunda-feira.

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão reabrir na próxima segunda-feira (14), mas o atendimento será exclusivo para quem fizer agendamento. Para marcar hora, o segurado deve acessar o site Meu INSS e aplicativo ou ligar no 135.

Segundo o INSS, estarão disponíveis para atendimento presencial os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

O instituto ressalta que os segurados sem agendamento não serão atendidos, para evitar aglomerações dentro e fora das agências, de acordo com orientações do Ministério da Saúde.

Em agosto, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do INSS informaram a nova data de retorno ao atendimento presencial - 14 de setembro.

O atendimento exclusivo por meio de canais remotos segue até amanhã (11). E mesmo com a abertura das agências, o atendimento remoto continuará a ser oferecido.

Segundo o INSS, a reabertura será gradual e considerará as especificidades de cada uma das Agências da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.


Delegado Sandro Caron toma posse como secretário da Segurança e cita valorização de "bons policiais"

 A posse do novo secretário foi transmitida por meio das redes sociais do governador do Estado, Camilo Santana (PT).

O delegado federal Sandro Luciano Caron de Moraes, 45 anos, tomou posse no cargo de secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará na manhã desta quinta-feira (10), no Palácio da Abolição, em Fortaleza. A posse do novo secretário foi transmitida por meio das redes sociais do governador do Estado, Camilo Santana (PT).

"A segurança pública de qualidade é feita com investigação, com inteligência, com planejamento e, principalmente, com a valorização dos bons policiais. Daqueles que estão no dia-a-dia lutando, seja na rua seja nas áreas de investigação com inteligência, colaborando para a melhora dos índices de segurança aqui no Ceará", disse Caron, no discurso de posse.

Caron ressaltou ainda a importância do trabalho conjunto. "Todo o trabalho de polícia, desde a academia onde somos formados, é feito, e aprendemos que pelo menos dois policiais atuarão, ou seja, nada será feito aqui, senhores, pelo secretário, e sim por todo o corpo da segurança pública do estado do Ceará. Não só pelo corpo do estado do Ceará, como também pelos órgãos federais, civis e militares que aqui estão", disse.

O novo secretário assume a Pasta após a exoneração do também delegado da Polícia Federal, André Costa. As mudanças na Secretaria da Segurança foram publicadas na segunda-feira (7), em uma edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE).

Sandro Caron já foi superintendente da Polícia Federal (PF) no Ceará e no Rio Grande do Sul, além de ter comandado a Divisão Nacional de Inteligência Policial (DIP) do Departamento de Polícia Federal, do Ministério da Justiça. Caron também foi adido da Polícia Federal na Embaixada do Brasil, em Lisboa, e tem 22 anos como delegado federal. 

O novo secretário também afirmou que encara a oportunidade como o maior desafio da carreira dele. "Foi o maior desafio que a mim foi dado em toda a minha carreira", afirmou.

Exoneração de André Costa

A exoneração de Costa foi anunciada pelo governador do Estado, Camilo Santana, por meio de redes sociais na quinta-feira (3).

"Comunico aos cearenses mudança no comando da nossa Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. O secretário André Costa deixa o cargo após 3 anos e 8 meses, a pedido", disse o governador. "Agradeço ao delegado André Costa pelo grande trabalho realizado até aqui", afirmou.

A Secretaria da Segurança Pública informou que a saída de André Costa do cargo foi por questões pessoais.

(DN)