-->

domingo, 12 de agosto de 2018

Mais de 800 candidatos buscarão vagas de deputados estaduais e federais


Os partidos ainda terão até o próximo dia 15 para apresentarem ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) os pedidos de registro dos seus candidatos aos cargos de governador, senadores  e deputados federais e estaduais (nas eleições deste ano serão eleitos o governador e o vice, dois senadores, 22 deputados federais e 46 deputados estaduais), mas nas atas das suas respectivas convenções partidárias, acontecidas até o último domingo, 5 de agosto, entregues ao TRE, no início da semana passada, tem a relação de todos os nomes que foram homologados para a disputa deste ano.

Numa rápida leitura dessas atas pode-se constatar a existência de 272 nomes de postulantes a vagas na Câmara dos deputados, e de 580 para a disputa de lugares na Assembleia Legislativa. Do total de candidatos, 30% são de mulheres, embora alguns dos nomes delas sejam apenas para cumprir a obrigação legal.

O único partido que indicou o número máximo de candidatos para a Assembleia Legislativa foi o PROS, 69 no total. Aliás, na última sexta-feira, o deputado estadual Roberto Mesquita, um dos nomes apresentados pelo partido, desistiu de disputar um  novo mandato e terá seu nome substituído.

Red; DN

Morre delegado cearense baleado em 2015 após discussão na Paraíba


Leonardo Machado

O delegado cearense lotado na Polícia Civil da Paraíba, Leonardo Machado da Costa Sousa Carvalho, faleceu neste sábado (11), em Fortaleza, após passar os últimos três anos em estado vegetativo.  Ele foi atingido por disparos de arma de fogo, em junho de 2015, por um ex-vereador na cidade de Uiraúna, no Sertão paraibano, depois de uma discussão num supermecado.

À época, com 37 anos, o delegado esbarrou no acusado do crime, Ivamar de Paiva Barreto, quando ambos estavam no comércio. Ao sair do local, a vítima foi baleada na cabeça e no tórax, no estacionamento. Leonardo estava acompanhado da mãe e dos dois filhos. Ele foi socorrido para um hospital em João Pessoa e depois transferido para Fortaleza.

> Relembre: Delegado cearense é baleado na Paraíba

Ivamar de Paiva Barreto fugiu da cidade, mas foi preso em Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte, um mês após o crime. Em março de 2017, ele foi condenado a 13 anos de prisão por porte ilegal de arma, homicídio tentado duplamente qualificado e crime por motivo fútil. Hoje, ele está preso no Presídio PB1, em João Pessoa.

Carreira

Leonardo nasceu no Ceará, se formou em Direito na Universidade de Fortaleza (Unifor) e morava na Paraíba desde 2005, quando assumiu o cargo de delegado nas cidades de Cajazeiras, Uiraúna e, posteriormente, Sousa. De acordo familiares, nos últimos anos, ele respirava com a ajuda de aparelhos, se alimentava por uma sonda e tinha ataques epiléticos.

A Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (Adepdel) manifestou "profundo pesar pelo falecimento de seu associado", lembrando que "há três anos Leonardo vinha lutando pela vida, após ter sido, de forma covarde e vil, alvejado por disparo de arma de fogo".

"Rogamos a Deus para que receba nosso colega de braços abertos e que dê forças a sua família - filhos, esposa, irmãs, mãe e demais familiares - para suportar esse momento tão difícil", diz nota assinada pelo presidente da entidade, Steferson Gomes Nogueira Vieira

A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Ceará (Adepol-CE) também destacou que se solidariza com familiares e amigos do Delegado. "Leonardo Machado era cearense, mas prestava serviços à sociedade paraibana através da Polícia Civil. Trata-se de um crime que deixou não somente os parentes enlutados pela morte prematura de um profissional da Segurança Pública, mas todos os cidadãos paraibanos", manifestou-se.

Despedida

O velório de Leonardo Machado ocorre na Funerária Ethernus, neste domingo (12), a partir das 18h. A missa de corpo presente acontece no mesmo local, às 9h desta segunda (13). Já o sepultamento ocorre em seguida, no cemitério São João Batista, no Centro de Fortaleza, às 10h30.

Red; DN

ALTO SANTO/CE HOMICÍDIO À BALA



ALTO SANTO/CE  HOMICÍDIO À BALA

O fato aconteveu 11/08/2018 (sábado) por volta das 16 hr 24 min, foi informado ao destacamento desta cidade na rua: Frei Lambert, centro Alto Santo -Ce, que tinha sido alvejado um indivíduo a bala, a VTR 1274 foi acionada, chegando ao local os policias constataram que o fato era verídico, que se trata de HALEN ALBERTO ALVES ANSELMO 30 anos,  natural de Fortaleza, residente na rua Dom Pompeu, Alto Santo -Ce, foi alvejado com disparos de arma de fogo na cabeça e tórax, provavelmente revolver, o mesmo é ex-presidiário, que respondia por vários crimes: A VTR  1274 fez diligências, mas até o presente momento não obteve êxito.



QUIXERÉ/CE  LESÃO CORPORAL A BALA
Ontem dia 11/08/2018 (sabado), por volta das 23 h 30 min, compareceu a esta Unidade Policial Militar o senhor GEOVANIO DE LIMA 24 anos, natural de Quixeré-CE, residente no Vila Nova I, Lagoinha, Quixeré-CE, agricultor, informando que ao entrar no quintal de sua residencia foi atingido por um disparo de arma de fogo no ombro esquerdo, e que não viu o autor do disparo. A equipe de policias militares  realizaram diligencias com intuito de localizar o autor do disparo, mas até o momento sem exito.

QUIXERÉ/CE ACIDENTE DE TRANSITO



QUIXERÉ/CE  ACIDENTE DE TRANSITO 

Ontem dia 11/08/2018 (Sábado), por volta das 21 h 30 min,  a equipe de policias militares foram informados de um acidente de transito ocorrido na ladeira Santa Cruz, próximo ao posto Nossa Senhora de Fátima, onde um caminhão, cor vermelha, modelo não informado atropelou as vitmas  JOSÉ VITOR DA SILVA 20 anos, natural de Aracati-CE, endereço não informado, onde sofreu apenas escoriações leves, e FRANCISCO ROGÉRIO VIDAL DE SOUSA 29 anos, o qual fraturou a perna esquerda e foi transferido pelo SAMU para Fortaleza-CE. Vale salientar que ambos estavam em uma motocicleta que foi retirada por populares do local, e o caminhão evadiu-se do local sem prestar os devidos socorros.


JAGUARIBE PRISÃO POR TRAFICO


Ontem dia 11/08/2018 (sábado), por volta das 18 h, a composição da RP-1473, recebeu uma denúncia via 190 que um grupo de indivíduos estaria vendendo ilícitos na Rua B, no bairro Curralinho. De pronto a equipe , com apoio da RP-1463, fez diligência ao local e localizaram na calçada da residência os indivíduos, posteriormente identificados por JOSÉ RIBAMAR DE LIMA ALVES, vulgo “MAZIM”, 20 anos, natural de Jaguaribe-CE, FRANCISCO WANDERSON OLIVEIRA DOS SANTOS 20 anos,  natural de Iguatu-CE, ANTÔNIO HIAGO MARTINS DA SILVA 23 anos, natural de Iguatu-CE e EDNA APARECIDA FREIRE LESSA 19 anos,  natural de Jaguaribe-CE, onde foi realizada uma busca pessoal e com um deles, o MAZIM, foi encontrado (04) quatro pacotinhos contendo maconha. Foi realizada uma busca na casa e encontrada o restante da droga por trás do guarda-roupas, assim como vários aparelhos celulares. Após a apreensão dos ilícitos, o grupo confessou que recebia a droga da pessoa de DIEGO PINHEIRO (não localizado) que trabalha para Rafael Cambado, detento da CPPL faccionado ao Comando Vermelho, que comanda vários crimes na região Jaguaribana, assim como também da pessoa de EDNA, que namora o MAZIM. Eles confessaram que ela era EDNA a responsável por guardar em suas vestes intimas a droga que era comercializada durante os eventos festivos na cidade. Diante da situação, foi dada voz de prisão aos infratores e realizada a condução deste juntamente com o material apreendido a DRPC de Jaguaribe, onde foram apresentados a autoridade policial de plantão que tomou todas as medidas cabíveis, o que deu ensejo ao IP Nº 472-161/2018, com base nos ART. 33 e 35 da lei 11343/2006 - Lei de Drogas.