-->

terça-feira, 24 de junho de 2014

Fifa admite erro em tira-teima sobre gol de Fred



Fifa admitiu nesta terça-feira (24) que errou no tira-teima do terceiro gol brasileiro na vitória por 4 a 1 sobre Camarões, na segunda (23). No entanto, a entidade não pediu desculpas pela falha.

O replay da jogada, mostra a linha do impedimento traçada sobre o último zagueiro africano, e não na linha da bola, como deveria ter sido feito em respeito às regras do futebol. Assim, o tira-teima da Fifa mostrou o centroavante Fred, autor do gol, em posição de impedimento na jogada. Outro tira-teima, mostrado pela TV Globo apenas para o Brasilapós a partida, mostra o brasileiro em posição legal.

"Discutimos isso com a equipe de produção porque a linha foi traçada erradamente. Foi uma decisão rápida. Erros podem acontecer", disse o diretor de TV da Fifa, Niclas Ericson.

O erro na marcação do impedimento da geração internacional de imagens de TV foi duramente criticada no ar pelo narrador da Globo Galvão Bueno. Ele fez seguidas vezes questão de ressaltar que a emissora não poderia mostrar o seu tira-teima com a partida em andamento por "questões contratuais".

Apesar de admitir o erro, Ericson se negou a pedir desculpas pela falha, que poderia passar ao mundo à imagem de que a seleção brasileira teve um gol ilegal confirmado e foi beneficiada pela arbitragem.

O sistema de tira-teima das transmissões da Fifa não é automático, ou seja, é passível de erro humano.

DIÁRIO DO NORDESTE




Lei da Ficha Limpa pode impedir candidatura de mais de 6 mil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Antonio Dias Toffoli, recebeu hoje (24) uma lista com 6,6 mil nomes de gestores públicos que tiveram contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A lista foi entregue pelo presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, destacando que as irregularidades apontadas podem levar à inelegibilidade.

A lista não é declaração de inelegibilidade mas, segundo Nardes, tem sido usada como principal recurso para os tribunais eleitorais negarem o registro de candidatos, com base na Lei da Ficha Limpa.

“Além do fato de ficar oito anos fora das eleições, eles têm [de pagar] as multas que nós temos aplicado. Há casos de gestores que têm que assumir a responsabilidade com seu patrimônio pessoal, além de funcionários públicos que são demitidos, como há centenas de casos recentes”, disse o ministro.


As pessoas que constam da lista podem sofrer impugnação de eventuais candidaturas por iniciativa do juiz eleitoral, ou solicitadas por partidos políticos, Ministério Público Eleitoral, coligações ou candidatos.

Entre os citados na relação do tribunal estão funcionários públicos que ocupam cargos de menor responsabilidade, até ministros e governadores. Eles poderão ter os nomes excluídos da lista caso consigam decisão judicial ou liminar nesse sentido. A impugnação das candidaturas depende, em última instância, da Justiça Eleitoral.

A unidade federativa com mais nomes listados é o Distrito Federal, que tem 729 gestores apontados como responsáveis por contas irregulares. Em seguida está o Maranhão, com 513 nomes e São Paulo, com 485. Roraima é o estado com menos gestores apontados na lista, com 97 nomes.

Os relacionados na lista do TCU cometeram as chamadas irregularidades insanáveis nos últimos oito anos, e tiveram negados todos os recursos possíveis no âmbito do Tribunal de Contas da União. O pagamento do débito ou da multa imposta como punição pelo TCU não implica retirada do nome do gestor da lista.

É dever dos tribunais de contas encaminharem as listas até o dia 5 de julho do ano eleitoral à Justiça Eleitoral. Os tribunais nos estados também estão fazendo isso e têm recebido orientação do TCU para disponibilizarem os nomes dos gestores citados na internet. Liberada para o público, a relação será constantemente atualizada até fim do ano. Dessa forma, pessoas citadas que conseguirem liminares na Justiça podem ter os nomes retirados e outras, cujos recursos forem se esgotando, poderão ser acrescidas.

* Com informações da Agência



Afinal: Yuri Guerra ou Chiquinho Feitosa?


A um dito popular que a politica é dinâmica, ou seja, ela é como as nuvens mudam de local a toda hora, ou na verdade é um jogo de sujo? De traição, de covardias e etc. Esses exemplos à gente já viu acontecer em nosso municio. O atual prefeito de Russas já foi dormir votando em um candidato e amanheceu votando em outro, e ainda tentou a terceira via durante a noite. Isso aconteceu em 2004, quem não lembra? Outra: O atual prefeito certo dia foi dormir votando em Bismarque Maia e amanheceu com Eunicio, se lembra?

Atualmente o próprio prefeito já declarou em eventos políticos que tem um acordo com Chiquinho Feitosa para deputado estadual, mas o que se vê na cidade é os aliados do prefeito divulgando bastante o nome do pré-candidato Yuri Guerra deixando a cabeça dos seus eleitores confusa: Yuri ou Chiquinho?

Será que Feitosa vai ser mais um Bismarquê? Enfim, como acreditar em politico que muda de opinião a todo instante. Afinal, o que ele fala de manhã você não pode acreditar para tarde.


Redação Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama



Lar Santa Clara realiza festa junina para os idosos



Hoje, terça-feira, dia 24 de junho de 2014, aconteceu no Lar Santa Clara uma comemoração junina para os idosos abrigados naquela instituição. A festa contou com a participação de um público muito bom, da quadrilha Filhos do Sertão lá do Jardim de São José e a apresentação de representantes da própria instituição.

O Lar Santa Clara hoje é um abrigo que cuida de pelo menos vinte e seis idosos. O lar conta com o apoio de comerciantes da própria população e de ajuda de pessoas voluntárias. 

O abrigo hoje é administrado por três pessoas: Dona Socorro Pitombeira, seu esposo José Leudo Xavier e o Senhor Leônidas.

Vale salientar que no inicio do ano passado o abrigo recebeu a doação de um carro através de uma campanha que foi elaborada pelo vereador João Paulo Moreira. Também é bom lembrar que a Quadrilha Filhos do Sertão, uma das melhores da região, que não tem apoio do poder executivo para fazer a sua apresentação teve que contar com a ajuda do vereador Nathizael que fez a doação do transporte para o deslocamento. 




Redação Erica Samia 
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama



Ciro Gomes diz que coligação governista não veta José Guimarães para o Senado



Não há veto por parte do PROS, muito menos de algum partido da coligação governista, ao nome do deputado José Guimarães (PT-CE) como candidato ao Senado Federal na base de apoio de 24 legendas no Estado. A informação é do secretário de Saúde, Ciro Gomes. O governador, seu irmão Cid Gomes, não compareceu à convenção nacional da partido nesta terça-feira, 24, em Brasília.
A imprensa cearense tem noticiado que ao menos 14 partidos teriam se negado a apoiar o nome de José Guimarães, ex-líder da bancada petista na Câmara. De acordo com as notícias, haveria até a possibilidade de a rejeição ser formalizada por meio de um manifesto contra o nome do indicado pelo PT.
“Não procede”
“Não procede, nenhum único partido explicitou qualquer tipo de documento. Todos sabem, delicadamente, que nós vamos ter de viabilizar a vitória da chapa e do projeto que a presidenta Dilma representa. Todos nós sabemos disso”, afirmou Ciro Gomes.
No seu entendimento, não se pode perder de vista que está em jogo o futuro do país e do Ceará. Ele indicou que serão realizados os entendimentos necessários “sem deixar muitas arestas no caminho”.
Em relação à coligação com o PT local, Ciro Gomes afirmou que já há pré-acordo e a convenção estadual do PT delegou à Executiva Nacional a tarefa de ultimar esses entendimentos quanto à chapa. O PT postula e o PROS concorda com a vaga de senador na chapa para o deputado José Guimarães, salientou.
Cinco concorrentes
Quanto ao candidato ao Governo do Ceará há cinco concorrentes, todos com aval do PROS. De acordo com Ciro Gomes não haverá imposição de um nome. Estão concorrendo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque; o secretário de estado da Fazenda, Mauro Benevides Filho; o vice-governador do Ceará, Domingos Filho; a ex-secretária de estado da Educação, Isolda Sela; e o ex-ministro da presidenta Dilma Rousseff e ex-secretário dos Portos, Leônidas Cristino.
Ciro diz que tem a expectativa de que os 24 partidos da coligação do PROS reúnam-se para conversar sobre o futuro do Ceará, discutindo como será o projeto de desenvolvimento para o estado.
Mantendo o suspense, quanto ao nome para governador na chapa, Ciro Gomes afirmou que sairá “um pouco antes do próximo sábado”, data limite para definição. “Acredito que essa semana”, disse, lacônico.
Política Real questionou como Ciro Gomes avalia a desistência do senador José Sarney (PMDB-AP) de concorrer à reeleição ao Senado. Ele respondeu: “não estou informado sobre o assunto, desculpe”.
Jovem na política
O jovem brasileiro precisa se posicionar na política menos destrutivamente com vem fazendo hoje, no entendimento de Ciro Gomes. De acordo com ele, o jovem imagina que a política é um “pardieiro de pilantras, bandidos e mentirosos”. E que a juventude está tomando nojo disso.
Ciro Gomes destaca que mal sabem os jovens que o preço do feijão, da passagem de ônibus, por exemplo, só a política pode definir. “Precisamos dar aos jovens razões para ele militar, em qualquer partido. Para que ele renove a democracia brasileira que está novinha demais para se esclerosar tão rapidamente como está acontecendo”, destacou.
Cid Gomes em recuperação
Ciro Gomes afirmou que seu irmão Cid está bem, mas precisa se cuidar porque tem trabalhado muito. E que tem sofrido algumas agressões “completamente injustas”, que ele acaba “somatizando”. Segundo Ciro, Cid esteve desmaiado por cerca de três minutos em decorrência de uma queda de pressão arterial, no final de semana. “Incomodou muito a mim que o amo como filho e como irmão”, disse Ciro.
“Ele vai fazer exames complementares e volta com a bateria toda carregada para ajudar o Ceará a ficar em boas mãos”, completou.
fonte Blog Roberto Moreira



Governador do Piauí rompe com Dilma e fecha com Aécio

O governador do Piauí, Antônio José Moraes Souza, conhecido como Zé Filho (PMDB), reuniu os representantes de 18 partidos que dão sustentação política a seu governo para lançar a chapa de reeleição ao lado do ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes (PSDB), candidato a vice-governador, e do ex-governador Wilson Martins (PSB), candidato a senador. Zé Filho confirmou o rompimento com o governo Dilma Rousseff (PT) e declarou apoio à candidatura do presidenciável tucano Aécio Neves.
Na reunião, que aconteceu nesta terça-feira, 24, na sede do PMDB, foi anunciada a perspectiva deste grupo político de eleger 20 dos 30 deputados estaduais e sete dos dez deputados federais do Estado além dos candidatos ao governo do Estado e ao Senado. Zé Filho disse que ainda trabalha para aproximar mais dois partidos desta coligação. O grupo tira o palanque de Dilma e abre para Aécio, deixando espaço ainda para o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Tanto o PSDB, quanto o PSB confirmaram a presença dos dois presidenciáveis na convenção do grupo, que será feita de forma conjunta na sexta-feira (27), em Teresina.
Nos discursos, durante a reunião para definir detalhes da convenção e da coligação proporcional entre os partidos, Zé Filho afirmou que, com a união dessas legendas, não há como perder as eleições – opinião compartilhada por Wilson Martins. Ambos concorrem contra o senador petista Wellington Dias, que disputa o governo do Estado, tendo a deputada estadual do PP, Margarete Coelho, como candidata a vice-governadora e o ex-prefeito de Teresina Elmano Ferrer (PTB), como candidato a senador.
“O mais difícil foi conseguir a unidade da base. Mas agora temos 18 partidos unidos em prol da campanha. É uma coligação forte, que tem como base o povo. Vamos fazer todo o trabalho necessário para ganhar a eleição e continuar o trabalho que foi feito pelo Piauí. Nós vamos ganhar. Vamos entrar na casa das pessoas, mostrar o que fizemos e como vamos fazer muito mais”, afirmou o governador, que substituiu o deputado federal Marcelo Castro (PMDB), na candidatura ao governo do Estado. Os partidos que confirmaram aliança são: PMDB, PSDB, PSB, PRB, PSD, PSL, PTN, PPS, PPL, DEM, PSDC, PDT, PMN, PTC, PCdoB, PTdoB, PV e PEN.
(Jornal A Tarde)

Aliança entre Eunício e Tasso confirmada por vice-prefeito de Fortaleza



Candidatura de Eunício Oliveira (PMDB) ao Governo do Estado terá o apoio do PSDB. A informação é do jornalista Lauro Jardim, da coluna Radar on-line, no site da revista Veja. 

Segundo publicação nesta segunda-feira (24), a coligação está 99,999% fechada e Tasso Jereissati é o nome para sair candidato ao Senado na chapa encabeçada pelo peemedebista. O cenário só muda se o pré-candidato à Presidência da República pelos tucanos, senador Aécio Neves, indicar Tasso para a vaga de vice.

Gaudencio Lucena (PMDB), vice-prefeito de Fortaleza e um dos principais apoiadores de Eunício, repercutiu a nota de Lauro Jardim em seu perfil pessoal no Facebook,referendando os dados do colunista.


fonte Ceará News.



Criança teria morrido degolada durante parto no hospital de Canindé

Moradores do município de Canindé, no Sertão Central, estão revoltados com a morte de uma criança recém nascida no Hospital Regional São Francisco. O parto teria acontecido há três dias, mas como a mãe estava desacompanhada na unidade hospitalar, ninguém da família havia tido informações sobre o estado de saúde da mãe e do bebê. 

A demora fez com que Francisca Jaila Ferreira, tia da criança, mesmo barrada na estrada da unidade hospitalar, procurasse outras formas de obter informações, e através de funcionários conseguiu entrar no hospital, quando soube através de uma enfermeira que uma criança havia morrido "degolada" durante um parto complicado.

Ouça abaixo depoimento da tia da criança, concedido ao repórter Batista Santos da rádio Jornal de Canindé.


Ainda esperançosa, a tia da criança buscou informações sobre o acontecido, mas infelizmente a notícia que recebeu não era bem a que a mesma esperava. Segundo Jaila, sua cunhada entrou em trabalho de parto normal, mas algo inesperado e ate o momento não explicado aconteceu, e a criança teve que ter a cabeça separada do corpo. Em seguida a mãe passou por uma cirurgia para a retirada do corpo do bebê.

Após o ocorrido a gestante continuou internada sob observação na unidade hospitalar. Os familiares da vítima contaram ainda que o momento mais doloroso para a família, foi quando tiveram contato com o corpo do recém-nascido, que encontrava-se dentro de uma caixa de papelão.

Francisca Jaila revelou ainda que em nenhum momento a família foi informada sobre o procedimento complicado do parto e ninguém assinou nenhum documento autorizando o ato.
A direção do Hospital Regional São Francisco foi procurada, mas ninguém se pronunciou sobre o caso. Disse apenas que uma entrevista coletiva seria anunciada em breve para esclarecer o ocorrido.

A corpo da criança foi liberado nesta segunda-feira (23), mas a família quer a realização de um exame para confirmar o motivo da morte, tendo em vista que após o acontecimento o corpo não foi encaminhado ao Núcleo de Perícia Forence.



FONTE CEARÁ NEWS



Estudante chinês comete suicídio após perder apostas da Copa



Um estudante chinês cometeu suicídio depois de perder 20.000 yuanes (US$ 3.300) em apostas da Copa do Mundo do Brasil, informou a imprensa local.

O jovem, identificado como Lin, estudante de segundo ano em uma universidade do sul da China, saltou do sétimo andar de um prédio do campus, informa o jornal Xinxi Shibao.

"Ele conversou 10 minutos por telefone e o ouvi suplicar: ´Não me obrigue, me dê mais dois dias para pagar´. Depois desligou e eu o vi levantar rapidamente e desaparecer", disse uma testemunha, citada pelo jornal.

Lin chegou a ser levado para o hospital da cidade de Panyu, na província de Guangdong, mas não resistiu aos ferimentos.

"Ele havia solicitado muito dinheiro emprestado para apostar com juros muito altos", disse um amigo de Lin.

Apesar da seleção da China estar fora da Copa, milhões de chineses acompanham o torneio, para torcer e apostar nas partidas.

Fonte: AFP






Eunício tem encontro com Aécio Neves



O pré-candidato ao Governo do Estado pelo PMDB, Eunício Oliveira, tem encontro marcado nesta terça-feira (24), em Brasília, com o líder do PSDB, Aécio Neves, que concorrerá à Presidência da República nas próximas eleições. 

Na pauta da reunião está a possível coligação entre os dois partidos no Ceará, onde é avaliada a formação de uma chapa, tendo o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), indicado à vice e o ex-governador Tasso Jereissati como candidato ao Senado. No entanto, ainda há um impasse, já que Tasso também é apontado para seguir na campanha ao lado de Aécio como candidato a vice-presidente.

Quem também participa do encontro é o presidente do Partido Democratas, senador José Agripino. Apesar do DEM no Ceará, liderado por Moroni Torgan, estar atualmente na base do governador Cid Gomes (PROS), o diretório nacional avalia a possibilidade de o partido trocar de lado e passar a apoiar a candidatura de Eunício. 


Ceará News


Felipão critica Globo por leitura labial: "grande palhaçada"




O técnico Luiz Felipe Scolari aproveitou a entrevista após a vitória por 4 a 1 sobre Camarões na tarde desta segunda-feira para criticar a detentora dos direitos de transmissão da Copa do Mundo, Rede Globo. O treinador reclamou do quadro Jogo Falado, do programa Fantástico, no qual as falas do técnico são identificadas por leitura labial e expostas ao público.
Felipão reclamou da Globo enquanto falava sobre o posicionamento de Oscar, que no primeiro tempo jogou próximo demais aos atacantes, o que fez com que deixasse vazio o meio-campo. A consequência disso foram os chutes longos da defesa para o ataque, já que o meia deveria fazer essa ligação. O técnico tentou alterar isso antes do intervalo, mas encontrou dificuldades para passar instrução.

“No jogo, ninguém escuta ninguém. O problema é que agora tem uma TV querendo ouvir e eu acho isso uma grande palhaçada. Não temos nem liberdade para trabalhar em campo”, afirmou Felipão. Na estreia, na vitória por 3 a 1 sobre a Croácia, o treinador foi flagrado, entre outras coisas, cobrando mais vontade do jogador, enquanto dizia “está muito morno, muito morno”.

O quadro é usado pela emissora desde a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, quando expunha as frases do técnico Carlos Alberto Parreira, hoje assistente-técnico de Felipão, e do então assistente Mario Jorge Lobo Zagallo. A leitura labial já era uma preocupação de Scolari, que nos treinos na Granja Comary chegou a dar instruções cobrindo a boca – os jogadores também têm usado essa tática.

Curiosamente, o Fantástico não fez a leitura labial do segundo jogo da Seleção Brasileira, o empate contra o México por 0 a 0, no Castelão, em Fortaleza. No programa de domingo, escolheu a vitória do Chile por 2 a 0 sobre a Espanha, depois de flagrar o volante Marcelo Díaz gritando “Fuera. Adiós, España” (“Fora. Adeus, Espanha”) na comemoração de um dos gols. O resultado eliminou os atuais campeões mundiais.


fonte miséria



ARACATI-CE FLAGRANTE POR AMEAÇA E MARIA DA PENHA



Ontem      (23-06-2014)     por volta das 18h30min, a       a policia   foi  atender uma ocorrência de ameaça, na Rua “C”, Prourbi 02, N° 22, Várzea da Matriz, Aracati/CE, que ao chegar no local foi constatado o fato, que se tratava da vítima a senhora Maria Verônica de Souza Almeida, nascida em 01/11/1980, filha de Francisco Xavier de Almeida e Francisca de Souza Almeida, moradora no endereço da ocorrência, que a mesma teria sido ameaçada por seu sobrinho, a pessoa de Francisco Ivanilso de Souza Almeida, nascido em 20/10/1984 (SEGUNDO O MESMO), filho de Pai N/D e Maria Gaudência de Souza Almeida, morador, também, no mesmo endereço, adianto que ambas as partes foram conduzidas para a DPC de Aracati onde foi feito procedimento de Flagrante de N° 313/2014, Art. 147 combinado com o Arti. 7ª Inciso II, da Lei Maria da Penha. 2.



ALTO SANTO-CE HOMICIDIO E LESÃO CORPORAL A BALA



 24/06/2014 (Terça-Feira), por volta de 01h00, nas proximidades da BR-116, na altura do Km 240, trecho que fica entre Alto Santo-CE e Nova Jaguaribara, sendo a área da circunscrição de Alto Santo-CE, foi encontrado já sem vida, vítima de disparos de arma de fogo, provavelmente revolver, haja vista nenhuma cápsula ter sido encontrada no local, com aproximadamente uns 05 disparos (cabeça e costas), a pessoa deISMAEL NEGREIRO DE ARAÚJO, filho de Manoel Araújo e de Dilvaci Almeida de Negreiro, 17 anos, solteiro, solteiro, natural de Jaguaribara-CE, residente na Localidade de Mandacaru, Assentamento de Jaguaribara-CE. A vítima se encontrava na companhia de FRANCISCO FÁBIO SALDANHA, filho de Francisco Saldanha e de Inês Saldanha, nascido aos 31/05/1987, solteiro, natural de Jaguaribe-CE, agricultor, residente no Assentamento Mandacaru I, Jaguaribara-CE; estavam em Alto Santo em um evento de comemoração da Vitória do Brasil, ao retorno para Jaguaribara em uma motocicleta (características não anotadas), foram surpreendidos por uma outra motocicleta que vinha logo atrás, logo ouvi os estampidos de arma de fogo, tendo o garupeiro caído ao solo, e na tentativa de fuga a pessoa de FRANCISCO FÁBIO, foi lesionado com um disparo nas costas, procurando socorro na Delegacia de Jaguaribara, sendo o mesmo socorrido ao Hospital local e em seguida encaminhado ao Hospital Regional de Limoeiro do Norte-CE. Os Policiais Militares da   foram acionados pelos policiais militares de Jaguaribara,   que passaram a diligenciar no intuito de localizar a segunda vítima, que foi encontrada já sem vida no local supracitado acima. O rabecão foi acionado, a Regional de Jaguaribe tomou conhecimento e todas as demais medidas cabíveis foram realizadas. 

________________________________________


FONTE plantão policial