-->

sábado, 9 de janeiro de 2021

IMAGENS FORTES: "Justiceiro" mata um bandido e o comparsa é preso pela polícia quando faziam arrastão

 

Um “justiceiro” vestido de preto e que apareceu de forma surpreendente em cima de uma motocicleta da mesma cor da roupa que ele usava matou um bandido a tiros e o outro conseguiu escapar, mas foi preso logo em seguida por policiais militares da 13ª Cicom.

Passavam das 22h de sexta-feira, 8, e segundo versão de testemunhas, os dois criminosos estavam armados com simulacros de pistolas e estavam assaltando pessoas em algumas ruas do bairro Cidade de Deus, na Zona Leste de Manaus.

Quando chegaram na frente de um mercadinho de estivas em geral situado na Rua São Salvador e se preparavam para assaltar o estabelecimento o “justiceiro” apareceu de arma em punho e disparou vários tiros contra a dupla criminosa.

Um dos bandidos tombou na hora com um tiro que atravessou o seu pescoço, um segundo perfurou o abdome e o segundo assaltante só conseguiu escapar, de acordo com uma pessoa que presenciou todo o episódio, porque se escondeu atrás de um muro e depois de embrenhou em um matagal.

Após a morte instantânea de um dos bandidos o local começou a ficar aglomerado de moradores por isso o “Justiceiro” desistiu de perseguir o outro assaltante e fugiu do local, seguindo em outra direção em sua motocicleta.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda esteve no local da surpreendente do “Justiceiro”, mas logo foi confirmado que o bandido que estava tombado na frente de uma residência da Rua São Salvador já estava morto.

Ninguém soube informar de quem se tratava o homem que apareceu em sua motocicleta para matar um dos bandidos, mas o proprietário do mercadinho que estava prestes a ser assaltado pela dupla, não se identificou, mas se disse grato ao “Justiceiro” desconhecido.

A equipe do IML removeu o corpo após a perícia criminal ser concluída e os policiais da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) também fazerem sua parte no local onde um dos bandidos praticou os últimos assaltos de sua vida.

IMAGENS FORTES
Fonte: Portal do Zacarias



Defensoria Pública da União pede adiamento do Enem 2020

 

A Defensoria Pública da União (DPU) recorreu à Justiça Federal para tentar adiar a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agendadas pelo Ministério da Educação (MEC) para começar no próximo dia 17.

Entidades científicas como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), além de organizações como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) também defendem o adiamento do exame.

Em comum, as iniciativas favoráveis à suspensão temporária sustentam que as aglomerações nos locais de prova favorecerão a disseminação do novo coronavírus e o aumento do número de casos da covid-19 em um momento em que a incidência da doença está aumentando em quase todo o país.

No novo pedido de tutela de urgência que ajuizou ontem (8), no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), o defensor público federal João Paulo Dorini afirma que não há, até o momento, “clareza sobre as providências adotadas para evitar a contaminação dos participantes da prova, estudantes e funcionários que a aplicarão” em todo o Brasil.

Dorini lembra que a ação civil pública que corre no TRF-3 foi protocolada pela DPU e pelo Ministério Público Federal (MPF) em abril de 2020, poucas semanas após o MEC divulgar o edital do Enem. E que, já naquela ocasião, defensores e procuradores pediam que todo o cronograma do exame fosse ajustado “à nova realidade trazida pela pandemia”, principalmente quanto aos prejuízos que os alunos da rede pública de ensino sofreram devido às dificuldades de cumprir o programa de ensino.

Eduardo Bolsonaro dá apoio a Trump e fala em nova rede social

Deputado falou que o presidente dos EUA estuda sua "possibilidade de criar sua própria plataforma"

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, usou o Twitter neste sábado (9) para postar uma mensagem de apoio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que hoje foi banido da rede social.

O parlamentar recomendou a seus seguidores “fiquem ligados” e comentou que Trump estuda a possibilidade de criar sua própria plataforma de rede social.

Eduardo Bolsonaro compartilhou uma mensagem de Trump, em que o presidente dos EUA afirmou que estava prevendo sua suspensão do Twitter e termina dizendo que “não será silenciado”.

– Trump responde Twitter e diz que fará grande anúncio em breve. Ele estuda também a possibilidade de criar sua própria plataforma de rede social. Como aconselhou o Presidente dos EUA: “STAY TUNED!” – FIQUE LIGADO – escreveu.
Na mensagem, Trump disse estudar a possibilidade de criar sua própria plataforma de rede social e afirma estar negociando com outros sites. “Teremos grande anúncio em breve”, ressalta o presidente americano.

*Estadão



 

Violência sem controle no Ceará deixou 17 crianças assassinadas em 2020

 

“A gente entrega tudo nas mãos de Deus”. A frase foi pronunciada e repetida durante o enterro da menina Radhassa Barbosa, de apenas 4 anos, morta a tiros durante o ataque de uma facção criminosa na Favela do Caroço, na Praia do Futuro, na noite de 29 de setembro do ano passado. Em meio à turbulência da criminalidade que deixou mais de quatro mil mortos no Ceará em 2020, 17 crianças acabaram assassinadas. A pequena Radhassa entrou na lista das vítimas da criminalidade sem controle no estado.

À exemplo do caso da menina Radhassa, muitas famílias tiveram que passar pela dor da perda de suas crianças para o crime, no Ceará, no ano passado. Algumas foram mortas junto com os pais, como no caso da pequena Jorgiane dos Santos Xavier, que tinha somente um ano e 11 meses de vida. Na madrugada do dia 22 de fevereiro, sábado de Carnaval, a menina foi assassinada a tiros junto com o pai, o agricultor Francisco Jorge Gomes Xavier, 39, na Vila Cumbe, na zona rural do Município de Beberibe.

O bebê Enzo Gabriel Ferreira Ribeiro, de apenas 9 meses de vida, morreu baleado nos braços da mãe, uma adolescente de 17 anos, Maria Garielly Ferreira Ribeiro, que também foi assassinada. Mãe e filho foram executados dentro de casa durante um ataque de bandidos de uma facção criminosa no bairro Quintino Cunha, na zona Oeste de Fortaleza. O duplo homicídio aconteceu na noite de 10 de março.

Mais casos

Assim como aconteceu no bairro Quintino Cunha, em Fortaleza, quando mãe e filho foram mortos, a história se repetiu apenas cinco dias depois. Foi em 15 de março, quando o pequeno Yuri Kelson Silva Ribeiro, que tinha apenas 5 anos de idade, foi assassinado junto com a irmã, uma adolescente de 14 anos. O crime novamente foi praticado por bandidos de uma facção e ocorreu numa comunidade conhecida como Cercadão, no Município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O pequeno Júlio César Silva Moreira, 4 anos, estava brincando com outras crianças na frente de casa, no bairro Aerolândia, em Fortaleza, na manhã do dia 25 de março de 2020, quando bandidos de uma facção desembarcaram de um carro prata e passaram a atirar em quem estivesse na rua. Um dos tiros atingiu o menino, que morreu quando era socorrido.

A última criança morta no ano passado no Ceará foi o pequeno William da Silva Rodrigues, 6 anos, que, na madrugada do dia 26 de novembro, dormia em uma casa na zona rural do Município de Ibaretama, no Sertão Central, quando o local foi invadido por bandidos armados e encapuzados.

O garoto e mais seis pessoas, entre elas, dois adolescentes, foram fuzilados. Segundo a Polícia, o caso foi um “acerto de contas” entre membros de facções rivais.

Veja, a seguir, a lista das crianças assassinadas no Ceará em 2020:

1 (11/01) – José Ramonis Trajano da Silva, 11 anos – Morto por bala perdida durante um tiroteio entre criminosos na Rua Plutão, no bairro Vila União, em Fortaleza, quando voltava de uma missa na companhia da mãe.

2 (22/02) – Jorgiane dos Santos Xavier, 1 ano e 11 meses – assassinada a tiros juntamente com o pai, Francisco Jorge Gomes Xavier, 39 anos, dentro de casa, na localidade de Vila Cumbe, zona rural de Beberibe. O duplo homicídio aconteceu madrugada de sábado de Carnaval. Um grupo armado e encapuzado invadiu a casa e matou pai e filha.

3 (10/03) – Enzo Gabriel Ferreira Ribeiro, 9 meses, morto a tiros, juntamente com a mãe, a adolescente Maria Gabrielly Ferreira Ribeiro, 17 anos, dentro de casa, na comunidade das Malvinas, no bairro Quintino Cunha, zona Oeste de Fortaleza. Crime praticado por uma facção.

4 (12/03) – Ana Dayla de Sousa Paiva – recém-nascida. Morto através de outros meios,em Fortaleza, na Área Integrada de Segurança (AIS-3)

5 (15/03) – Yuri Kelson Silva Ribeiro, 5 anos – morto a tiros juntamente com a irmã, Yasmin Silva Ribeiro, 14 anos; por bandidos da facção Guardiões do Estado (GDE), dentro de casa, na localidade de Cercadão dos Dicetas, no Icaraí, em Caucaia. O bando está preso.

6 (25/03) – Júlio César da Silva Moreira, 4 anos – morto a tiros na Rua Tenente Jaime Andrade, no bairro Aerolândia. Bandidos desembarcaram de um carro e passaram a atirar em um grupo de moradores. A criança foi baleada e morreu no IJF-Centro.

7 (01/05) – Clara Mayelle Nunes Moura Santos – 5 anos, morta a golpes de faca, crime ocorrido na Área Integrada de Segurança (AIS-3).

8 (01/05) – Yonara Antonelle Nunes Moura Santos, 5 anos, morta a golpes de faca, crime ocorrido na Área Integrada de Segurança Três (AIS-3).

9 (11/05) – Maria Vitória Sousa da Silva, 3 anos, assassinada a tiros em Fortaleza na Área Integrada de Segurança Oito (AIS-8).

10 (03/07) – Israel Bruno Fonseca Araújo, 1 ano – morto através de outros meios, em Maracanaú

11 (07/07) – Arthur Guilherme Araújo Sousa, 2 anos, morto a tiros no Município de Guaiúba, na Região Metropolitana de Fortaleza

12 (07/07) – Juliana Souza Monteiro, 4 anos – Foi assassinada a tiro, juntamente com o pai, João Batista Souza Monteiro, dentro de casa. O crime ocorreu na localidade de Frios, Distrito de Parazinho, na zona rural do Município de Granja, Zona Norte do estado.

13 (20/07) – Maria Ester Rodrigues, 3 anos, morreu ao dar entrada no Hospital da cidade de Russas, com sinais de espancamentos e maus-tratos, além da suspeita de ter sido estuprada, segundo avaliação médica. O pai e a madrasta da menina são os suspeitos do crime.

14 (15/8) – Daniel Felipe Vieira de Sousa, 3 anos, morreu n na cidade de Tauá. Polícia classificou o crime como lesão corporal seguida de morte

15 (29/07) – Rhadassa Barbosa, 4 anos, assassinada a tiros, na Comunidade do Caroço, na Praia do Futuro (Capital), durante o ataque de uma facção à comunidade. A mãe da criança também foi baleada na ocasião.

16 (10/09) – Francisco Emanuel de Andrade, 11 anos, morto a golpes de faca na cidade de Bela Cruz

17 (26/11) – William da Silva Rodrigues, 6 anos – assassinado a tiros em meio a uma chacina que deixou sete pessoas mortas, fato ocorrido na localidade Pedra e Cal, na zona rural do Município de Ibaretama.

(Fernando Ribeiro)



MATANÇA: Mulher é morta com vários tiros de pistola ao sair da casa de uma manicure

 

Uma mulher identificada como Isabela Mikaella Batista da Silva, 24 anos, foi morta, a tiros, na noite desta sexta-feira (8), no momento em que saía da casa de uma manicure, localizada nas margens do Canal do Jardim América, no bairro Porangabuçu. O crime foi testemunhado por vários moradores do local.

A mulher estava saindo da casa de uma amiga manicure onde tinha ido tratar as unhas. Ao chegar na porta, foi surpreendida por dois homens armados. Os criminosos dispararam vários tiros à queima-roupa. Isabela teve morte imediata. Os atiradores teriam fugido em uma motocicleta pela Avenida João Pessoa e, em seguida, pela Avenida Eduardo Girão.

Policiais militares da 3ª Companhia do 6º BPM estiveram no local do crime em busca de informações e, logo em seguida, acionaram as equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Perícia Forense do Ceará (Pefoce).

Baleadas

Ainda na noite de ontem, duas mulheres foram baleadas na Zona Leste da Capital. O caso ocorreu no bairro Serviluz. As vítimas, identificadas apenas por Sabrina e Bia foram atingida a tiros disparados por ocupantes de um carro. Logo após as vítimas terem sido socorridas, a Polícia encontrou um automóvel com marcas de tiros nos vidros laterais.

O carro foi abandonado na Rua Amâncio Filomeno, no bairro Cais do Porto. Há suspeitas de que automóvel tenha sido usado na tentativa de duplo homicídio. As duas mulheres foram socorridas pelos vizinhos e levadas para a Emergência do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), no bairro Papicu.

DE acordo com os primeiros levantamentos feitos pela Polícia, as duas mulheres seriam, supostamente, namoradas de homens envolvidos com drogas e facções naquele bairro. Um deles estaria preso e o outro foragido. UM deles é conhecido como “Branquinho”.

(Blog Fernando Ribeiro)

Radio Web Nativa de Russas Transmiti a rodada do Brasileiro A em Parceria com a Radio Assunção de Fortaleza CE


 radioetetvwebnativaderussas

Radio Web Nativa de russas transmiti a rodada do Brasileiro A com a Radio Assunção

Homem rapta, rouba e estupra adolescente em Icó


 Suspeito ofereceu ajuda à jovem e a mais duas pessoas, na estrada, antes de cometer os crimes


Um homem é procurado pelas polícias Civil e Militar por raptar, roubar e estuprar uma adolescente de 14 anos, no Município de Icó, na madrugada deste sábado (9).

De acordo com uma fonte da Polícia Civil que participa das investigações, o suspeito passava em uma motocicleta quando ofereceu ajuda a três pessoas que trafegavam em outra motocicleta, que ficou sem combustível, na estrada que liga Icó a Orós.

O criminoso levou uma pessoa até um posto de combustíveis, para reabastecer a motocicleta. Mas, na volta, ele anunciou o assalto, na posse de uma faca, e raptou a jovem.

A adolescente foi levada até um matagal e estuprada. Ela ainda teve uma quantia em dinheiro roubada. Depois, ela foi prestar depoimento na Delegacia Regional de Icó, da Polícia Civil, responsável pela investigação do caso.

(Diário do Nordeste)



'Profetas da chuva' nos Inhamuns indicam boas chuvas para o Ceará a partir de fevereiro

Encontro ocorreu de forma online e as previsões seguem tendência de observadores de evento realizado no último dia 6 em Orós.

Por G1 CE

 


Os agricultores conhecidos por" profetas da chuva" se reúnem para apresentar as suas previsões colhidas a partir dos sinais da natureza — Foto: Honório Babosa

Janeiro é o segundo mês de pré-estação que antecede a quadra chuvosa no Ceará (fevereiro a maio) e, nesse período, os agricultores conhecidos por" profetas da chuva" se reúnem para apresentar as suas previsões colhidas a partir dos sinais da natureza observados nos últimos três meses. Para este ano, a maioria aponta que as chuvas serão boas e se intensificarão a partir de março.

Na noite desta sexta-feira (8), de forma online, ocorreu o V Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns, que reuniu cinco agricultores – observadores da natureza, oriundos de Boa Viagem, Crateús, Tauá e Quixeramobim.

Morador de Tauá, o profeta Valderez de Lima disse que a quadra chuvosa que se aproxima será “boa e segura a partir de março e favorável para a agricultura”. Há 62 anos, que ele se baseia na Estrela D’Alva.

José Roberto é agricultor e mora na comunidade Lustal, na zona rural de Tauá e espera para este ano “muitas chuvas, um grande inverno".

De olho na floração da caatinga, em particular da cajazeira, Everardo de Lemos, também de Tauá, prevê um “inverno bom, mas tardio”. Ele contou que após quatro anos, “a floração neste ano saiu toda por igual e isso é um de um sinal de que teremos um bom inverno”.


Camilo proíbe festa de Carnaval e cancela ponto facultativo

 

O governador Camilo Santana (PT) anunciou a medida nesta sexta-feira, 8, que deve ser publicada em decreto amanhã. Será proibido qualquer tipo de festa ou evento comemorativo de Carnaval

O governador Camilo Santana (PT) anunciou nesta sexta-feira, 8, que Carnaval será dia útil. Decreto que deve ser publicado amanhã, definirá o cancelamento de ponto facultativo nos dias 15 e 16 de fevereiro, 2ª e 3ª feira de Carnaval. Será proibido qualquer tipo de festa ou evento comemorativo de Carnaval, em ambiente aberto ou fechado, público ou particular. 

Até o dia 31 de janeiro,continuam em vigor as medidas previstas no decreto de fim de ano, como a proibição de festas, shows e eventos sociais. Será proposta a abertura do comércio, serviços e indústria durante os dias de Carnaval. Camilo informou que será feito plano deapoio ao Setor de Eventos. "Um dos grandes afetados pela pandemia, equipes do Governo e PMF estarão se reunindo na 2ª feira (11) com o setor a fim de desenvolver um Plano de Apoio, principalmente dos pequenos negócios", disse, em publicação nas redes sociais.

Além disso, os órgãos de fiscalização do Estado e Prefeitura de Fortaleza (PMF) se reunirão na próxima segunda-feira, 11, para intensificar as ações de fiscalização, "principalmente nas áreas com maior incidência de casos". 

O governador informou ainda que esteve em conversa com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta sexta, para tratar sobre a quantidade de vacinas para o Ceará e o cronograma para o estado. "O ministro informou que até o final deste mês poderá estar iniciando a vacinação nos grupos prioritários", disse.

As medidas foram aprovadas pelo Comitê formado pelo Governo do Estado, PMF, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual e Federal, e as equipes de Saúde.

(O Povo)