O Exército Brasileiro, por meio do Tiro de Guerra 10-010, com apoio da Prefeitura de Russas, realizou na segunda-feira (04), uma solenidade para comemorar o aniversário de 75 anos de criação do respectivo TG e também celebrar o Dia do Atirador do TG 10-010 comemorado nesta mesma data. O evento aconteceu na Praça Manuel Matoso Filho, Centro, ao lado do Paço Municipal.

A solenidade contou com a presença do chefe de instrução do TG 10-010, 1° Sargento de Engenharia Balduino; chefe de gabinete, Valdecir Nogueira representando o prefeito Sávio Gurgel, que cumpria outras agendas; Capitão Aldenizio, representando o comando do 1° BPM; Tenente Coronel Valentin, representando o comando do 3° BP Raio; Chefe de Instrução do TG 10-006 de Limoeiro do Norte, Sub Tenente Richard; Chefe de Instrução do TG 10-014 de Aracati, Sub Tenente Duarte; Comandante e Subcomandante da Guarda Civil Municipal, respectivamente Alderi e Faustino;  Diretor do DEMUTRAN, Gonçalves; Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Jefferson; vereador, Paulo Santiago; entre outras autoridades.

Histórico do TG 10-010

Por meio da Portaria n° 9.445, de 04 de julho de 1946, foi criado o Tiro de Guerra n° 257, sediado em Russas. O prefeito da época era João Ivo Xavier. Posteriormente após sua criação, o TG teve seu nome alterado para TG 10-010. Seu primeiro Diretor foi o 2° Tenente da Reserva de 2ª Classe não convocado, Marcondes Mendonça Maia, e 1° Instrutor, o 3° Sargento Libens Franco da Silva e teve como 1° alistado para matrícula o jovem Pedro Alcântara da Silva.

Inicialmente suas instalações foram improvisadas, ocupando as dependências da 3ª Companhia de Polícia Militar, depois o Salão Paroquial, em seguida as dependências da “Beneficente Russana” e ainda o prédio da Praça do Mercado.

Em 16 de julho de 1957 ocorreu a substituição do seu primeiro Diretor, passando a ser o prefeito da época, Eliseu Ferreira Lima. Desde então, todos que ocuparam a direção do TG foram os prefeitos que lhe sucederam. Atualmente, ocupa o cargo, o prefeito Sávio Gurgel.

Em 17 de abril de 1976 foi iniciada a construção da atual sede. Na época, o Diretor do TG juntamente com o chefe de instrução, Sargento Geraldo, iniciaram os serviços de alicerces que contaram com o apoio dos atiradores para a mão de obra. Após 9 meses e 12 dias de trabalhos, em 29 de janeiro de 1977 era inaugurada a nova sede.

O Tiro de Guerra 10-010 é uma Cédula do Exército Brasileiro na Região do Vale do Jaguaribe, a qual participa ativamente na vida da sociedade russana, desempenhando um papel importante de apoio e assistência ao Município, onde desde sua criação até o ano de 2021, foram formados 3.200 (três mil e duzentos) atiradores.

Dia do Atirador do TG 10-010

O Dia do Atirador do TG 10-010 foi criado por meio de Lei Municipal de autoria do vereador Paulo Santiago, aprovada pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Sávio Gurgel.