-->

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Camilo Santana convoca 730 novos policiais civis para enfrentar violência no Ceará



O governador Camilo Santana, em seu bate-papo com a população nesta terça-feira (14) pelo Facebook, anunciou a convocação de 730 novos policiais civis para ajudar a combater a insegurança no Ceará. Serão 476 inspetores, 201 escrivães e 53 delegados.

“Nós temos feito um esforço enorme para ampliar os investimentos nessa área. Não só na valorização dos nossos servidores, dos profissionais da Segurança, como a nova lei de promoções que nós implementamos, mas também fazendo novos concursos, aumentando o efetivo e comprando viatura”, disse o governador.

Camilo enfatizou a importância da Polícia Civil no combate à violência, porque é ela a responsável pelas investigações dos crimes.

Red; Ceara News


Russas - CE parece estar sem nomes para federal em 2018 ou será o efeito parteira só na ultima hora

O município de Russas, no Ceara parece estar órfã de um nome para renovação politica na área federal, pois até agora nem um nome foi anuciado oficialmente como pré candidato para as eleições de 2018, com relação a uma cadeira na câmara dos deputados em Brasilia. O povo russano estar muito carente  de um nome novo pois o nome que foi colocado lá para defender a população tem sido só decepção.
A pergunta na cidade é, Dr; Rosemberg Freitas, filho do ex; prefeito Raimundinho vai ou não vai por quem estar esperando, ou vai deixar tudo para ultima hora ou seja o efeito parteira.

Blog Erivando Lima

Russas CE - vazamento no centro da cidade


Um vazamento a mais de 10 dias na rua Cônego  Augustinho, no centro da cidade de Russas,  quase  enfrente o mercado, vem causando um mau estar para os moradores  e as pessoas que frequentam aquela área comercial, Eles fazem um apelo ao órgão responsável ( CAGECE ),que possa da uma solução para o problema.
A imagem pode conter: sapatos, carro e atividades ao ar livre
Blog Erivando Lima  

  

Dono de empresas de ônibus no Ceará é preso no Rio de Janeiro na Lava Jato


Jacob Barata Filho deve fazer delação premiada que inclui nomes de políticos e empresários cearenses
O empresário Jacob Barata Filho (centro) quando foi preso pela Polícia Federal no aeroporto

O empresário Jacob Barata Filho, dono de companhias de ônibus no Ceará e em outros estados brasileiros, foi preso, nesta terça-feira (14), no Rio de Janeiro. A Operação Cadeia Velha teve como objetivo cumprir dez mandados de prisão preventiva e temporária, busca e apreensão e condução coercitiva contra três deputados estaduais.

Segundo a Folha, os mandados foram autorizados pelo desembargador Abel Gomes, relator da Lava Jato no Tribunal Regional Federal do Rio. Eles têm como base a delação do doleiro Álvaro Novis, que declarou ter distribuído cerca de R$ 500 milhões entre 2011 e 2015 em propina para políticos a pedido de empresários de ônibus.

É sabido que no Ceará a relação de Jacob com empresários e políticos é intensa. Ao que tudo indica, em sua delação premiada – para tentar diminuir o peso da lei sobre si -, Barata deve elencar nomes de cearenses.

Red; Ceara News



Quadrilha armada de fuzil sitia Banabuiú e explode agência dos Correios



A Polícia não informou a quantia levada pelos criminosos

Cerca de sete a oito homens fortemente armados de fuzis sitiaram a cidade de Banabuiú, interior do Ceará, e explodiram a agência dos Correios do município, por volta das 1h desta sexta-feira, 13. A Polícia não informou a quantia levada pela quadrilha.


LEIA TAMBÉM
'Novo Cangaço': quadrilha desarticulada sitiava cidades em assaltos a bancos no Ceará
Irmãos são presos suspeitos de assaltos aos Correios
Moradores da região relataram à Polícia que ouviram disparos e viram a movimentação dos criminosos, que teriam utilizados motocicletas e pelo menos quatro automóveis: um Eco Sport, uma Pajero e dois Celtas. Na agência atacada, os policiais encontraram munições de Fuzil 765.

Segundo o coronel do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Ednardo Calixto, o grupo ateou fogo nos dois veículos de menor porte, com placas de Horizonte e Pacajus, em um trecho da rodovia federal BR-222, na localidade de Jurema Nova, distante 20 km de Banabuiú, para dificultar a ação dos policiais. Não houve ferido, nem reféns na ação da quadrilha.

Equipes da Polícia Militar da região se articulam em operação conjunta para prender os envolvidos no ataque aos Correios. Até o momento, ninguém foi preso.

Blog Erivando Lima / O povo online


Russas CE



AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA DE
MERCADORIA
CRONOANALISTA
GERENTE DE PRODUÇÃO
MOTORISTA DE AUTOMÓVEIS

PEIXEIRO (COMÉRCIO VAREJISTA)
SUPERVISOR DE MONTAGEM DE CONFECÇÃO DE
CALÇADOS
TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS
DE INFORMÁTICA

SINE/IDT de Russas  localizado à Av. Cel. Araújo Lima, 1458-A – Centro.   Atendimento - 07:30 às 16:30

Blog Erivando Lima

LIMOEIRO DO NORTE-CE ROUBO A PESSOA


Ontem dia 13/11/2017(Segunda-feira), por volta da 06h, por informações passada pela vítima, no caso a pessoa de JOSIVAN CAVALCANTE FERREIRA,  natural de Morada Nova-CE, motorista. O referido relatou que trabalha em uma veículo fazendo transporte de pessoas entre as cidade de Morada Nova-CE e Limoeiro do Norte-CE, o mesmo informou que já estava na BR 116, na altura do KM 190, quando foi abordado por indivíduos, sendo uma armado com revólver, anunciaram o roubo e levaram dele, o celular, sua identidade e sua carteira de habilitação, como também mais dois celulares de dois passageiros, após o ocorrido os infratores saíram tomando rumo desconhecido. 

Blog Erivando Lima


JAGUARUANA-CE PRISÃO POR TRAFICO DE DROGAS E PORTE ILEGAL DE ARMAS DE FOGO


Ontem dia 13/11/2017 por volta das 12h recebemos uma denuncia anônima via 190, de que na Rua Padre Rocha estavam escondidos dentro da respectiva casa as pessoas de J R S, natural de Jaguaruana e residente no endereço acima citado, estava acompanhado  a pessoa de Ana Caroline Lira Silva, 20 anos, natural de Fortaleza e residente na Rua Padre Rocha  que o mesmo estava de posse de armas de fogo e drogas e que ele é apontado como sendo o autor do homicídio do Dedé Loucao, e  de pronto a CP 1541 comandada pelo Sgt PM, e composta pelos soldados Vasconcelos e Saldanha solicitaram apoio a VTR RAIO 012 e ao chegarem no local informado foi localizado a 1.419 gramas de maconha sob a posse do mesmo  que confessou ser de sua e do Junior “Teletambi” e confessou também ser ele o autor do homicídio do Dede Loucao, que as armas estariam enterradas na casa de Francil Alves de Assunçao Junior “vulgo Teletambi”, natural de Fortaleza e residente na Rua Padre Cicero  no córrego das melancias. As composições ao chegarem no local e o abordarem o mesmo confessou estar de posse dessas armas e que as mesmas estariam enterradas em seu quintal e no quintal de sua vizinha, após encontradas o mesmo confessou que elas pertenciam a ele ao menor sendo as seguintes armas: 01 revolver de marca taurus, calibre 38, inox, 05 tiros, com 03 munições intactas e de numeração PJ 19170 / 01 revolver de marca taurus, calibre 38, inox, 06 tiros, com 03 munições intactas  01 espingarda de repetição calibre 12, com 06 munições intactas e de numeração e marca ambas raspadas. Após ser tudo recolhido foi dado voz de prisão e apreensão aos envolvidos e conduzidos para a DRPC de Russas, para a realização dos procedimentos cabíveis. Onde Ana Caroline foi autuada nos artigos 244 B da ECA e ART 33, o menor nos artigos 33 e 14 e o Francil “Teletambi” no artigo 12.  Informações repassadas pelo permanente do Destacamento de Jaguaruana.

Blog Erivando Lima


Adolescentes são retirados de centro de semiliberdade e executados a tiros



Segundo a Polícia, cerca de 20 criminosos invadiram o prédio, levaram seis jovens e mataram quatro deles

 A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), responsável por administrar o Centro Mártir Francisca, lamentou a matança Durante a manhã de ontem, ainda era possível encontrar "lembranças" da matança: manchas de sangue pelo asfalto e pelas paredes das residências, cápsulas de balas e projéteis fotos: josé leomar
Gritos e tiros que acordaram e apavoraram moradores da Rua Firmo Ananias Cardoso e adjacências, no bairro Sapiranga, em Fortaleza, na madrugada de ontem, dificilmente serão esquecidos. Quatro jovens foram retirados à força do Centro de Semiliberdade Mártir Francisca e acabaram executados, em mais uma chacina ocorrida no Ceará em 2017. A identificação dos internos mortos e os atos infracionais atribuídos a eles não foram repassados pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas).

> Internos reportaram ameaças à Justiça

Segundo informações da Polícia Militar, cerca de 20 criminosos invadiram o Centro de Semiliberdade ao pularem o muro de trás da propriedade. 'Pega-ladrões' foram derrubados, para facilitar a entrada. "Eles chegaram por volta de 3 horas da madrugada em carros separados. Os internos foram retirados de lá e assassinados perto da Comunidade do Muro Alto", afirmou o comandante da Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7), major PM Almeida.

Conforme moradores da região, a quadrilha fez um vigilante do prédio e socioeducadores de reféns e os trancou em salas. Gritos como "é a Babilônia" (fazendo referência à uma comunidade localizada no Barroso) e "quem é da GDE?" (referindo-se à facção criminosa Guardiões do Estado) foram ouvidos.

A chacina poderia ter sido maior. Seis jovens foram escolhidos pelo bando e levados até a Rua Firmo Ananias Cardoso. Entretanto, ao chegarem lá, os atiradores liberaram dois deles. Os outros quatro foram assassinados com vários tiros.

Com medo, os moradores conversaram com a reportagem, mas não quiseram se identificar. "Quando eu ouvi os tiros, me escondi embaixo da cama. Ninguém teve coragem de olhar quem era. Eles gritavam 'não corre não, que tu vai morrer'", relatou uma moradora. "Eu fiquei me tremendo, senti foi uma dor no coração", disse um idoso. A Polícia Militar chegou cerca de 20 minutos após as dezenas de disparos. Os criminosos já haviam fugido e os jovens estavam mortos. A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil, e a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) compareceram ao local para levantar informações sobre a chacina. Em seguida, os peritos recolheram os corpos dos adolescentes.

Durante a manhã de ontem, ainda era possível encontrar "lembranças" da matança: manchas de sangue pelo asfalto e pelas paredes das residências, cápsulas de balas e projeteis.

No início da tarde, a Polícia Civil já havia identificado integrantes da quadrilha que cometeu a chacina, mas não revelou a identificação. Ninguém foi preso pelo crime até o fechamento desta matéria. A informação sobre a identificação foi revelada pelo Governo do Estado.

O governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela se reuniram com responsáveis das secretarias da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Justiça e Cidadania (Sejus) e da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), na manhã desta segunda (13), para tratar sobre a chacina e decidir os procedimentos para a investigação do caso.

Poucas horas após os crimes, por volta de 7h, cerca de 15 internos do Centro de Semiliberdade Mártir Francisca fugiram pela porta da frente. Segundo uma profissional de uma instituição ligada ao Governo, que esteve na unidade em reunião com outras entidades, os adolescentes fugiram por medo de acontecer outro episódio de violência.

A PM foi rapidamente acionada e recapturou aproximadamente dez infratores. Por estarem em um Centro de Semiliberdade, os jovens ficam reclusos de segunda a sexta-feira e voltam para casa nos fins de semana. A invasão e a chacina aconteceram poucas horas após os internos retornarem ao Centro.

Comunidade

A comunidade que mora ao redor do Centro de Semiliberdade relatou que nunca tinha ocorrido um episódio de tamanha violência, na região. "Tem uma morte aqui, outra acolá. Mas desse jeito não", relatou uma mulher. Os moradores veem a manutenção da unidade socioeducativa na região com maus olhos, porque, para eles, atrai violência para o local. As fugas de internos são recorrentes, acrescentaram. "Nós queríamos uma creche. Isso (apontando para o Centro), dentro da comunidade, não pode", lamentou o aposentado Raimundo Nonato do Carmo, de 64 anos de idade.

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), responsável por administrar o Mártir Francisca, lamentou a matança, em nota. "A Seas lamenta profundamente o ocorrido e trabalha no apoio às famílias dos adolescentes - e dos demais internos. Em paralelo, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) iniciou os trabalhos de investigação no intuito de elucidar a ocorrência. Equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) realizaram os primeiros levantamentos no Centro. A Polícia Militar intensificou o policiamento na região com o reforço de equipes dos Batalhões Especializados, como o de Polícia de Choque (BPChoque) e o de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio)". Até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito da chacina havia sido preso.

Red; DN