-->

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Ônibus vindo de São Paulo com mais de 25 infrações de trânsito é apreendido no interior cearense

Fiscais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apreenderam, nesta quarta-feira (27), na BR-116, em Brejo Santo, um ônibus clandestino que vinha de São Paulo com 20 passageiros. O veículo apresentava problemas no para-brisa, tinha mais de 25 infrações, sendo na maioria por excesso de velocidade e ainda transportava uma motocicleta no bagageiro, o que é probido pela legislação federal.

Segundo a ANTT, durante a abordagem o motorista informou que recentemente o ônibus foi surpreendido por bandidos numa tentativa de assalto e por isso o para-brisa estava danificado, contudo outros problemas foram identificados no veículo como ausência de step, extintor de incêndio vencido, falta de dois martelos nas saídas de emergência, sem seguro de responsabilidade civil, tacógrafo vencido e o motorista não possuía curso específico para conduzir passageiros.

A multa por realizar transporte clandestino de passageiros é de R$ 7.800,00 além do infrator arcar com todas as despesas de guincho, pátio, alimentação e hospedagem dos passageiros até o destino final. Além disso, o transporte de produtos perigosos, como gasolina, coloca em risco os passageiros. 

Todos os ocupantes do veículo foram levados para o terminal rodoviário da cidade de Brejo Santo e o ônibus foi levado para pátio credenciado da ANTT, onde ficou retido.

Com informações Diário do Nordeste
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/regiao/online/onibus-vindo-de-sao-paulo-com-mais-de-25-infracoes-de-transito-e-apreendido-em-brejo-santo-1.2250090

Wilson Filho Radialista às 15:09
Compartilhar


Decreto de isolamento será prorrogado mais uma vez no Ceará com previsão de retomada, afirma Camilo

Divulgação do plano de retomada deverá ser feita na próxima quinta-feira (28)
"Deixo claro que prorrogarei o atual decreto de isolamento social do estado, tão importante nesse enfrentamento ao coronavírus", disse Camilo
Foto: Arquivo

 O governador Camilo Santana anunciou que irá prorrogar o decreto de isolamento social no Ceará. A confirmação veio através de um poste na conta oficial do chefe do Executivo estadual em uma rede social.

Contudo, não foi especificada a data limite da nova postergação. 

Segundo o governador, a decisão foi tomada para garantir o retorno às atividades econômicas de forma "responsável". O isolamento social vem sendo apontado pelo Estado e pela Organização Mundial da Saúde como o método mais indicado para evitar a propagação do novo coronavírus.

"Deixo claro que prorrogarei o atual decreto de isolamento social do estado, tão importante nesse enfrentamento ao coronavírus, mas com a previsão de retomada gradual e responsável de algumas atividades, e em algumas regiões", disse.

Camilo voltou a ressaltar que todas as medidas tomadas pelo Estado seguem as orientações dos especialistas da área da Saúde. 


Noticia; DN


Boletim Epidemiológico de Russas CE

Diminui o numero de pessoas suspeitas de corona vírus em Russas; Em comparação dom o Boletim da ultima segunda feira dia 25 que apresentou 299 casos suspeitas, enquanto o Boletim de hoje dia 27 apresenta uma redução de 4 pessoas a menos.Tivemos também um aumento de pessoas curadas alem de casos descartados. A redução começa a trazer um certo animo para os russanos. 
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Blog; Erivando Lima

Moraes determina que Carla Zambelli, Bia Kicis e outros 4 deputados federais prestem depoimento em inquérito das 'fake news'

Inquérito apura produção de informações falsas e ameaças ao STF. Deputados criticaram ação do ministro do STF Alexandre de Moraes e a chamaram de 'ilegal'.
Por Márcio Falcão, TV Globo — Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que seis deputados federais sejam ouvidos pela Polícia Federal no inquérito que apura produção de informações falsas e ameaças à Corte.

O ministro deu 10 dias para que esses depoimentos sejam realizados e determinou que postagens desses deputados nas redes sociais sejam preservadas. Todos os seis deputados são aliados do presidente Jair Bolsonaro. Eles são investigados no inquérito.

Serão ouvidos:

Bia Kicis (PSL-DF)
Carla Zambelli (PSL-SP)
Daniel Silveira (PSL-RJ)
Filipe Barros (PSL-PR)
Luiz Phillipe Orleans e Bragança (PSL-SP)
Cabo Junio Amaral (PSL-MG)
Também serão ouvidos pela PF os deputados estaduais paulistas:

Douglas Garcia (PSL)
Gidelvanio Santos Diniz, conhecido como "Carteiro Reaça" (PSL)
Por nota ou pelas redes sociais, deputados atingidos pela determinação de Moraes começaram a se manifestar na manhã desta quarta. Leia mais abaixo o que dizem os deputados.

A deputada federal Carla Zambelli, por exemplo, chamou a decisão do ministro do STF de "absurdo" e defendeu que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, analise pedidos de impeachment de Moraes.

Também nesta quarta, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão no âmbito do inquérito das "Fake News". Entre os alvos estão o ex-deputado federal Roberto Jefferson, o empresário Luciano Hang, os blogueiros Allan dos Santos e Winston Lima e empresário. Eles são aliados do presidente Jair Bolsonaro.

A TV Globo apurou que o procurador-geral da República, Augusto Aras, se manifestou no STF contra buscas envolvendo os parlamentares no inquérito das "Fake News."

Apuração
Técnicos do Supremo que atuam no inquérito já tinham identificado 12 perfis em redes sociais que atuam na disseminação de informações de forma padronizada contra ministros do tribunal. Esses perfis encaminham o mesmo tipo de mensagem, da mesma forma, na mesma periodicidade. Os técnicos vinham cruzando os dados para chegar aos financiadores.

Entenda o inquérito do Supremo que investiga ameaças à Corte e veja os pontos polêmicos
A investigação foi instaurada "de ofício" em março de 2019, diretamente pelo Supremo, sem pedido do Ministério Público ou da Polícia Federal e sem escolha por sorteio do relator – o presidente do STF, Dias Toffoli, decidiu designar para a função o ministro Alexandre de Moraes.

As medidas geraram críticas no Ministério Público Federal e no meio jurídico – dez ações foram apresentadas ao Supremo contra o inquérito e aguardam julgamento.

Um dos pontos questionados é que os suspeitos não têm foro no Supremo, mas sim as vítimas, que são os ministros.

O Supremo, por sua vez, diz que o regimento da Corte permite a abertura de investigações para apurar crimes cometidos dentro da instituição – no caso, os ministros são a instituição em qualquer lugar que estejam, segundo interpretação do STF.

O inquérito está em andamento há um ano e ainda não tem previsão de conclusão. Trechos já finalizados de investigações foram enviados para o Ministério Público dar prosseguimento. Outros trechos seguem em apuração.

O que dizem os deputados
Carla Zambelli: "Estamos vivendo um estado de exceção, ironicamente sob os aplausos dos que acusam o Presidente @JairBolsonaro de querê-lo. Está na hora do senhor @davialcolumbre cumprir seu dever constitucional e analisar com carinho os pedidos de impeachment contra o responsável por esse absurdo."

Filipe Barros: "Não houve qualquer ação da PF em nenhum dos endereços dele, nem em Brasília e nem em Londrina. O deputado também não recebeu nenhuma notificação sobre o caso e está cumprindo agenda de trabalho normalmente na manhã desta quarta."

Bia Kicis: A deputada publicou mais cedo, numa rede social, comentário sobre os mandados de busca e apreensão cumpridos contra Luciano Hang e o blogueiro Allan dos Santos. Depois, em uma nova postagem, pediu aos seguidores que protestassem contra as medidas do ministro Alexandre de Moraes por meio das hashtags "#CensuraDoSTF" e "#DitaduradoSTF."

Daniel Silveira: "Como se trata de um ataque a liberdade de imprensa sobre CONSERVADORES, a grande mídia continuará em silêncio. E tudo isso tem o aval da Nem Tão Suprema Corte, aquela mesma que autorizou executivos estaduais e municipais prenderem inocentes nas ruas."

Cabo Junio Amaral: "Soube pelo noticiário que eu também sou alvo desse inquérito e que serei ouvido em 10 dias. Repudio com veemência essa clara ilegalidade, mas também fico lisongeado. Com a "credibilidade" que eles gozam, só vão me promover, mais nada. Obrigado, Alexandre de Moraes."

Douglas Garcia: "Polícia Federal no meu gabinete: a perseguição do inquérito inconstitucional 4.781 estabelecido pela ditatoga com o intuito de criminalizar a liberdade de expressão e a atividade parlamentar. O Senado não pode se silenciar diante do terrorismo de Estado propagado pelo STF através do inquérito inconstitucional 4.781. Ataque à liberdade de expressão! Vivemos em épocas sombrias em que guardiões da Constituição Federal ameaçam direitos fundamentais sem pestanejar."
Gil Diniz: "Fui avisado pela imprensa que serei INTIMADO pelo Alexandre de Moraes a depor no INQUÉRITO ILEGAL das Fake News! Senhores, tenho endereço fixo e estou todos os dias na Alesp, qual a dificuldade de me encontrar? A verdade é que o objetivo é nos silenciar, censura escancarada!"


Blog; Erivando Lima


Moraes manda quebrar sigilo de empresários e bloquear perfis nas redes sociais de 17 investigados

Ministro do STF autorizou operação que fez buscas e apreensões em endereços de aliados de Jair Bolsonaro, como o ex-deputado Roberto Jefferson e o empresário Luciano Hang.
Por Rosanne D'Agostino, Fernanda Vivas e Márcio Falcão, G1 e TV Globo — Brasília

27/05/2020 14h19  Atualizado há uma hora
Allan dos Santos (à esquerda), blogueiro do site bolsonarista Terça Livre, durante operação da Polícia Federal contra fake news. A PF fez buscas em sua residência, em Brasília, na manhã desta quarta-feira, 27. — Foto: GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO
Allan dos Santos (à esquerda), blogueiro do site bolsonarista Terça Livre, durante operação da Polícia Federal contra fake news. A PF fez buscas em sua residência, em Brasília, na manhã desta quarta-feira, 27. — Foto: GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta quarta-feira (27), a quebra de sigilos fiscal e bancário de suspeitos de financiar grupos de disseminação de fake news e ataques a instituições nas redes sociais.

São alvo dos pedidos de quebra de sigilo os empresários Edgard Gomes Corona, Luciano Hang, o humorista Reynaldo Bianchi Junior e o militar Winston Rodrigues Lima. As informações demandadas pelo STF se referem ao período entre julho de 2018 e abril de 2020.

Moraes preside o inquérito do Supremo que apura ataques à Corte. Nesta quarta, foi deflagrada operação da Polícia Federal para cumprir mandados judiciais contra empresários, blogueiros e parlamentares por suposta produção e disseminação de notícias falsas.

Na decisão, Alexandre de Moraes também determinou o bloqueio de contas em redes sociais, tais como Facebook, Twitter e Instagram dos 17 investigados. A medida, diz o ministro, é necessária "para a interrupção dos discursos com conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática".

O pedido também inclui a apreensão de computadores, tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos, bem como de quaisquer outros materiais relacionados à disseminação das aludidas mensagens ofensivas e ameaçadoras.

Ao autorizar as diligências, o ministro argumentou que "garantias individuais que não podem ser utilizados como um verdadeiro escudo protetivo da prática de atividades ilícitas" e que "em caráter de absoluta excepcionalidade, é possível o afastamento dos sigilos bancários e fiscais dos investigados, pois existentes fundados elementos de suspeita que se apoiem em indícios idôneos, reveladores de possível autoria de prática delituosa por parte daquele que sofre a investigação".

Postagens preservadas
Alexandre de Moraes enviou um ofício para que redes sociais preservem o conteúdo das postagens de parlamentares citados na operação, como de Carla Zambelli (PSL-SP).

A decisão manda ainda expedição de ofício para que a rede social Twitter forneça a identificação dos usuários "@bolsoneas", "@ patriotas" e "@taoquei1", no prazo de cinco dias.

O ministro afirma que provas colhidas apontam para a “a real possibilidade de existência de uma associação criminosa, denominada nos depoimentos dos parlamentares como 'Gabinete do Ódio'".

Segundo Alexandre de Moraes, a suposta associação criminosa seria dedicada a "disseminação de notícias falsas, ataques ofensivos a diversas pessoas, às autoridades e às Instituições, dentre elas o Supremo Tribunal Federal, com flagrante conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática”.

Alexandre de Moraes afirma que recebeu o relato de que “essa estrutura, aparentemente, está sendo financiada por um grupo de empresários que, conforme os indícios constantes dos autos, atuaria de maneira velada fornecendo recursos (das mais variadas formas), para os integrantes dessa organização”.

Para o ministro, há “sérias suspeitas de que integrariam esse complexo esquema de disseminação de notícias falsas por intermédio de publicações em redes sociais, atingindo um público diário de milhões de pessoas, expondo a perigo de lesão, com suas notícias ofensivas e fraudulentas, a independência dos poderes e o Estado de Direito”.

Blog; Erivando Lima


Motorista de aplicativo foge após ser feito refém em porta-malas, aciona a polícia e suspeitos são capturados na Grande Fortaleza

Dois homens são presos e adolescente é apreendido após fazer motorista de aplicativo refém durante assalto. — Foto: Rafaela Duarte/ SVM
Agentes do Raio prenderam dois homens e apreenderam um adolescente após uma perseguição policial.
Por G1 CE

Dois homens são presos e adolescente é apreendido após fazer motorista de aplicativo refém durante assalto. — Foto: Rafaela Duarte/ SVM

Dois homens foram presos e um adolescente de 16 anos foi apreendido no Bairro Grilo, em Caucaia, na Grande Fortaleza, suspeitos de assaltarem um motorista de aplicativo. Os agentes foram acionados pela vítima, que conseguiu fugir após ser presa no porta-malas do próprio veículo, na noite desta terça-feira (26).

Conforme a polícia, o motorista foi abordado pelos suspeitos no Bairro Pacheco, ao atender a solicitação de uma corrida. Durante a ação, o motorista conseguiu abrir o porta-malas e pulou do veículo quando percebeu que ele estava trafegando em baixa velocidade.

Na fuga, Policiais militares lotados no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) localizaram os suspeitos no Centro. Houve uma perseguição que terminou no cruzamento da Rua Joaquim Mota com a Rua Joaquim Bento Cavalcante.

Os agentes apreenderam com os suspeitos uma arma falsa e um revólver. O carro e os pertences do motorista foram recuperados.

Blog; Erivando Lima;


Pandemia da bala: em 48 horas, mais duas mulheres foram assassinadas a tiros na Grande Fortaleza


Subiu para 148 o número de mulheres assassinadas no Ceará. Nas últimas 48 horas, mais dois crimes do gênero foram registrados na Grande Fortaleza. Uma das vítimas era uma garota de 18 anos, morta a tiros, dentro de casa, no Município de Maranguape, na Região Metropolitana da Capital. O segundo caso ocorreu em Fortaleza, no bairro Ancuri, na Grande Messejana.


Era por volta das 22 horas desta terça-feira quando bandidos armados invadiram uma casa na localidade de Papoco, no Distrito de Papara, em Maranguape, e atiraram diversas vezes contra uma jovem. A vítima, inicialmente identificada apenas por Ivina, teve morte imediata. Ela foi atingida por vários tiros na cabeça, o que caracterizou um crime de execução sumária.

Policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estiveram no local do crime juntamente com policiais militares e uma equipe da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) em busca de pistas para identificar os assassinos. Até agora, porém, nenhum suspeito do crime foi localizado. O corpo da garota foi encaminhado à Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), em Fortaleza, onde será necropsiado na manhã desta quarta-feira (27).

Misterioso

Outra mulher, ainda não identificada, foi também assassinada a tiros na Grande Fortaleza. O crime ocorreu no fim da tarde da última segunda-feira (25), no bairro Ancuri, em Messejana. De acordo com os primeiros levantamentos de informações feitos pela Polícia Militar, a vítima caminhava pela Rua do Cruzeiro, quando foi surpreendida por dois homens em uma motocicleta e atingida a tiros.

A Polícia não sabe ainda se ocorreu ali um crime de latrocínio (roubo ou tentativa de roubo seguida de morte), uma execução sumária ou mesmo um caso de feminicídio. No local, ninguém reconheceu a mulher morta e, portanto, o corpo foi encaminhado à Pefoce sem nenhuma identificação formal.

Balanço

Somente neste mês de maio de 2020, 33 mulheres foram assassinadas no Ceará. Veja a relação completa das vítimas:

01 (01/05) – Josélia Nunes Moura dos Santos, 39 (pauladas) – Messejana (CAPITAL)

02 (01/05) – Clara Mayelle Nunes Moura dos Santos (pauladas) – Messejana (CAPITAL)

03 (01/05) – Yonara Antonelle Nunes Moura dos Santos (facadas) – Messejana (CAPITAL)

04 (01/05) – Luíza Antônia Bezerra, 79 (estrangulada) – (LAVRAS DA MANGABEIRA)

05 (02/05) – Tatiane da Cunha Barros, 26 (bala) – B. Campo Novo/Sede (QUIXADÁ)

06 (02/05) – Claudiane Castelo da Silva, 26 (bala) – Parque Genezaré (ITAITINGA)

07 (02/05) – Maria de Fátima da Silva, 50 (bala) – Sítio Panelas/Distrito Quintaús (ACOPIARA)

08 (02/05) – Graciele da Silva Araújo, 25 (bala) – Sítio Panelas/Distrito Quintaús (ACOPIARA)

09 (03/05) – Carla Bessa Paulino, 30 (bala) – Bairro Coquinho/Sede (ARATUBA)

10 (04/05) – Vítima não identificada (achado de cadáver) – (SOBRAL)

11 (05/05) – Bruna Kelly da Silva, 19 (bala) – R. João Correia/B. Bom Jardim (CAPITAL)

12 (06/05) – Vitória Tatyra Aragão da Silva, 14 (bala) – Novo Parque Iracema (MARANGUAPE)

13 (07/05) – Darliane da Silva Macieira, 20 (bala) – B. Alto do João Grande (MARANGUAPE)

14 (08/05) – Ana Jamylis Pires Arruda, 22 (bala) – Bairro Serrinha (CAPITAL)

15 (09/05) – Maria Elizabete dos Santos, 34 (facadas) – D. Missão Nova (MESSÃO VELHA)

16 (09/05) – Antônia Marta de Menezes Pereira, 50 (bala) – R. Ten. Marcos Lira/Serrinha (CAPITAL)

17 (11/05) – Ana Vitória Sousa da Silva, 3 anos (bala) – R. Santa Inês/B. Pirambu (CAPITAL)

18 (11/05) – Antônia Jéssica de AraújoSilva, 28 (bala) – Parque São João (MARANGUAPE)

19 (13/05) – Érika Dayane Araújo Nascimento, 26 (bala) – Loc. Ucucará (MARANGUAPE)

20 (13/05) – Maria Vanda Pereira do Nascimento, 48 (bala) – B. Diadema II (HORIZONTE)

21 (13/05) – Mayana Lima da Silva, 30 (bala) – R. Amâncio Pereira/Barroso (CAPITAL)

22 (13/05) – Maria Arlete dos Santos, 52 (bala) (JIJOCA DE JERICOACOARA)

23 (14/05) – Francisca Gisele Ribeiro de Castro, 23 (bala) (VARJOTA)

24 (14/05) – Vítima não identificada (achado) – Parque das Timbaúbas (JUAZEIRO DO NORTE)

25 (15/05) – Evelize da Costa Ferreira, 24 (bala) – Vila Graci (BARREIRA)

26 (15/05) – Maria Vitória Lima Pereira, 24 (bala) – Vila Graci (BARREIRA)

27 (15/05) – Denise Santos de Sousa, 24 (bala) – Vila Graci (BARREIRA)

28 (20/05) – Maria de Fátima Lima Sousa, 42 (facadas) – (QUIXERÉ)

29 (21/05) – Maria da Glória Pereira Machado, 33 (bala) – (LAVRAS DA MANGABEIRA)

30 (21/05) – Ana Lydia Maria, 25 (bala) – R. Dr. José do Vale/B. Antônio Bezerra (CAPITAL)

31 (22/05) – Ana Paula Vieira de Oliveira, 29 (bala) – BR-116/Km 21 (ITAITINGA)

32 (25/05) – Vítima não identificada (bala) – Rua do Cruzeiro/Bairro Ancuri (CAPITAL)

33 (26/05) – Identificada apenas por Ívina, 18 (bala) – Distrito de Papara (MARANGUAPE)

Blog; Erivando Lima


A desilusão com os governos tem atravessado ciclos históricos, ganhando referências e pontuações que marcam o caráter predador de mandatários que se valem da política como escada para a ascensão pessoal. Saint-Just, um dos jacobinos da Revolução Francesa, costumava dizer: "Todas as artes produziram maravilhas, exceto a arte de governar, que só produziu monstros". Nessa mesma linha, registra-se uma lapidar frase de John Adams, o segundo presidente dos Estados Unidos:
"Todas as ciências progrediram, menos a de governar, que não avançou, sendo hoje exercida apenas um pouquinho melhor do que há 4.000 anos".

Concorde-se ou não com a moldura expressiva, o fato é que multiplicam-se exemplos da devastação que governantes e políticos provocam nas mais diferentes roças da "res publica". Apesar dos avanços da democracia nos palcos contemporâneos, os atores políticos extrapolam seus papéis.
A par da bateria de denúncias que atingem os costados da administração federal, feitos de governantes municipais derrotados no último pleito têm chamado a atenção. Inconformados por não terem sido reeleitos ou pela derrota de seu candidato, os guerreiros da maldade abrem um vasto arsenal de armas para atirar contra a população.

A vingança se dá por meio de um leque de atos pérfidos: suspensão de serviços básicos, demissões irregulares de funcionários, calote na folha de pagamentos, desprezo pela Lei de Responsabilidade Fiscal etc. Apesar da iniciativa saneadora do Ministério Público e dos Tribunais de Contas, prefeitos conseguem driblar medidas impostas, como Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), ações cautelares e preparatórias de ações civis públicas.

O que explica a vingança contra o eleitorado? Reação ao exercício do voto consciente. Avançamos em matéria de cidadania ativa. O eleitorado racional se expande, sendo este um dos fatores a explicar o estreitamento dos currais eleitorais. Essa nova realidade explica a ação vingativa de prefeitos que receberam o cartão vermelho nas urnas. O "jus esperneandi" dos derrotados é uma tentativa de puxar para a atualidade traços do ciclo coronelista. Negar pão e água ao adversário e favorecer os amigos, máximas da República Velha, ainda inspiram a banda jurássica de nossa política.

O fato é que os avanços do presente, por mais que se multipliquem, não apagaram as marcas do passado. Nos mais diversos campos, da política aos costumes, o Brasil dual se faz ver por meio de uma banda asséptica ao lado de uma banda suja. Mas há motivos para comemorar. O STF chega ao fim de um julgamento que, há cinco meses, parecia algo inalcançável. Enxergamos as instituições, malgrado vaidades e querelas entre grupos, funcionarem a contento. Em um território afamado por impor barreiras quase intransponíveis ao acesso à Justiça, e onde se edificou gigantesco apartheid social, verificar que os poderosos também podem ingressar no xilindró constitui agradável sensação de que águas cristalinas voltam a banhar o corpo pátrio. Todos são iguais perante a lei.

Log View
GAUDÊNCIO TORQUATO
salvar
Salvar Link
O país da piada
O Brasil padece hoje da improvisação dos homens públicos
24/05/20 - 03h00



Enviar por e-mail
Imprimir
No chiste atualizado, o venezuelano indaga a Deus: por que o Senhor é tão injusto com a humanidade? Temos uma das maiores reservas de petróleo do mundo, o grande herói Simon Bolívar, mas hoje mera estampa na parede de Nicolas Maduro. Temos fome, miséria, mais de 3 milhões de pessoas já fugiram e uma inflação de 2,5 milhões por cento. E agora essa Covid?

Deus disse: tenho procurado ser justo. Vejam o Japão, tripinha de terra com tufões, mas um gigante tecnológico. Olhe os Estados Unidos, a maior potência mundial, atormentada por ciclones. E mais: a Covid-19 mata milhares no país e contamina milhões. Aliás, esse coronavírus é a resposta para os malefícios que as nações provocam contra a natureza, o ódio e a ambição de governantes e políticos.

Veja os encantos da Índia e contemple as belas paisagens africanas, mas fuja daquela miséria. Botei muito petróleo no Oriente para compensar a tristeza dos costumes desumanos.

Deus arrematou: veja o Brasil, imenso e fértil território, muito sol, costa monumental, sem terremotos ou guerras. E por que tanta condescendência? Deus foi taxativo: conhece o povinho que coloquei lá? Eles não estão livres desse vírus. Veja o governante eleito.

Acabou a conversa.

Pois é, esse governante acaba de acrescentar mais uma ao seu besteirol: “Quem é de direita usa cloroquina, quem é de esquerda toma tubaína”.

O castigo divino parece que chegou. O Brasil padece hoje da improvisação dos homens públicos.

Incúria, desleixo e falta de planejamento estão na base da gravidade da pandemia que nos assola. Crise dentro de crise: sanitária, econômica e políticas em escalada crescente.

Um governante “receita” cloroquina contra a Covid. Ministros da Saúde, médicos, saem por discordar do uso indiscriminado da droga. Um novo ministro da Saúde, general bom de logística, mas que nada sabe de medicina. De uma tacada só, nomeou dez militares.

Mais: uma secretária da Cultura, atriz famosa, deixa seu cargo depois de fritada pelo chefe. Um ministro da Educação que atropela o vernáculo. Um grupo de generais do Exército, instituição séria e respeitada, que parece concordar com os impropérios do capitão. Um ministro da Economia que dá sinais de desespero ante a projeção de queda de mais de 5% do PIB este ano. Um chanceler com uma estapafúrdia visão do mundo, cultor de nova “Guerra Fria”. Paro por aqui.

Ganância, ambição, ataque feroz à natureza e ausência do Estado são responsáveis pela ocupação maior dos cemitérios.

Continuaremos a viver de improviso caso as normas de boa conduta sejam jogadas no lixo. Temos boas leis para proteger a sociedade e o meio ambiente. São desprezadas. Agora, a guerra entre potências é para saber onde nasceu o vírus. Ora, o foco deve ser o combate a ele. Política não pode balizar a ciência.

O momento é de civismo. A grandeza de uma nação não é apenas a soma de riquezas materiais, abriga um conjunto de valores, sentimento de pátria, o sentido de família, culto às tradições e costumes, respeito às leis, visão de liberdade, seiva na qual o cidadão forja o orgulho pela terra em que nasceu.

Só assim deixaremos de ser o país da piada pronta.

Comentar a matéria
4 COMENTÁRIOS
Antônio Jair
Antônio Jair 15:00 - 24/05/2020
Deus arrematou: veja o Brasil, imenso e fértil território, muito Sol, costa monumental, sem terremotos ou guerras. E por que tanta condescendência? Deus foi taxativo: conhece o povinho PETISTA QUE AMA O CORRUPTO LULA que coloquei lá? Eles AINDA não estão livres desse vírus DO PT.

2
0
Responder
Denunciar
Nestor Martins Amaral Júnior
Nestor Martins Amaral Júnior 12:35 - 24/05/2020
Pelo menos dois gols importantes foram marcados pelo ex-ministro Moro em favor do Brasil. Botou Lula na cadeia e acaba de tornar Bolsonaro candidato imbatível à reeleição. Por ter exigido a divulgação do vídeo na íntegra uma eventual tarja poderia dar margens a ilações de conspiradores de que ali estivesse algo escondido que pudesse incriminar o presidente. Os tiros de Moro na saída do governo saíram-lhe pela culatra. “E agora José a festa acabou (...)”. Bolsonaro é turrão, mas é autêntico.

2
0
Responder
Denunciar
Seu Creyson
Seu Creyson 10:18 - 24/05/2020
Cara, espero que tenha incluído os últimos 18 anos na sua matéria, é justo, certo? Marolinha, pibinho, tubaína, ouvimos piadas a anos, porém, são os ouvidos seletivos da imprensa que nós faz rir de algo sem graça.

1
0
Responder
Denunciar
Nestor Martins Amaral Júnior
Nestor Martins Amaral Júnior 09:56 - 24/05/2020
No atual cenário se exigirmos que o ministro da saúde seja um médico ou especialista sanitarista, o presidente da república também deveria ser um especialista desse segmento. Um erro crasso que muitos cometem é o de confundir função de gestor com a de especialista. O especialista é de fundamental importância no combate a essa pandemia, mas acima de tudo precisamos de um gestor com ênfase no planejamento estratégico, tático e operacional. O General está indo bem e deveria continuar na função.

2
0
Responder
Denunciar
carregando
Gaudencio Torquato
AUTOR
Gaudêncio Torquato
Gaudêncio Torquato é jornalista, professor (USP) e consultor político e escreve todos os domingos

LEIA MAIS
GAUDÊNCIO TORQUATO
O país da piada
O inverno de nossa desesperança
As eleições municipais
O "novo normal"
Crise: Estado liberal x Estado autoritário
Ciúme é vírus eleitoral
Vida pós-crise, como será?
O jogo do capitão
Vamos vencer a batalha? Depende
O pânico se instala
TODOS OS ARTIGOS
OUTRAS COLUNAS
Vittorio Medioli
VITTORIO MEDIOLI
Versos áureos
Laura Medioli
LAURA MEDIOLI
Ao meu pai
Luiz Tito
LUIZ TITO
E o ser humano?
Ricardo Corrêa
RICARDO CORRÊA
Política em Análise
A operação contra fake news
Minas na Esplanada
MINAS NA ESPLANADA
Por Fransciny Alves
Joice Hasselman afirma que fim do esquema das fake news está no Planalto
TODAS AS COLUNAS
Portal O Tempo
Expediente
Clube do assinante
Fale conosco
Política de privacidade
SuperFC
Tabela Mineiro 2020
Brasileiro Série A
Brasileiro Série B
Copa Sul-Ameicana
Copa do Brasil 2020
Super Notícia
Cidades
Polícia
Menina nem te conto
Atlético
Cruzeiro
Rádio Super Notícia
Barba, Cabelo e Bigode
Patrulha da Cidade
Manhã Super
Super N
Alerta Super
© 2020 O Tempo. Todos os direitos reservados.
Fechar barra
Olá leitor, o portal O Tempo utiliza cookies. Ao navegar no nosso portal você aceita os termos de utilização. Clique aqui e saiba mais.
Aceitar os cookies
Fechar barra
Notamos que você está com o seu bloqueador de anúncios ativo.
Considere desativar o bloqueador de anúncios ou assinar para nos auxiliar a continuar com um jornalismo de qualidade.
ASSINE O TEMPO
notification icon

Escolas particulares do Ceará devem iniciar retomada de atividades presenciais em 17 de junho, diz entidade

Retorno depende do plano de retomada econômica do governo, ainda em fase de conclusão.
As escolas particulares no Ceará já planejam o retorno gradual das atividades presenciais, a depender do plano de retomada do governo estadual, ainda em fase de conclusão. De acordo com o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE), Airton Oliveira, o retorno às salas de aula deve começar no dia 17 de junho para o ensino infantil; 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental I; e 3º ano do ensino médio.

(CORREÇÃO: ao publicar esta reportagem, o G1 informou que a retomada das atividades estava prevista para julho, de acordo com o Sinepe-CE. Horas depois, a entidade voltou atrás e afirmou que a retomada deve acontecer em junho. A informação foi corrigida às 13h59.)

O governador do Ceará Camilo Santana afirmou, na tarde deste sábado (23), que planeja reabrir as atividades econômicas a partir de 1º de junho, um dia após o fim do decreto de isolamento social rígido em Fortaleza e nos demais municípios. As fases e setores que serão priorizados no projeto estão sendo estudados.

Com o plano de reabertura econômica no Ceará, o presidente do Sinepe-CE lembra que os pais precisarão trabalhar e não terão com quem deixar as crianças. "Com as primeiras fases do plano de retorno das atividades, os pais precisam trabalhar. E é esse público menor que os pais não tem com quem deixar em casa, além de serem aqueles com o menor número de casos de Covid-19", afirma. As demais séries devem continuar com aulas remotas até agosto.

De acordo com Airton Oliveira, a volta gradual por série é uma estratégia interessante por proporcionar o retorno com um número menor de alunos na escola.

"Estamos elaborando esse plano há 30 dias, levantando tópicos muito importantes como os protocolos de higienização, tempos de recreio e de aula, distanciamento, as atividades de contato ficarão suspensas, como escolinha, jogos, atividades esportivas", detalha.

Antecipação de férias

No fim de março deste ano, o sindicato recomendou que as escolas antecipassem as férias como forma de prevenir a disseminação do novo coronavírus. A recomendação previa que creches, berçários, turmas de ensino fundamental I e de ensino integral tivessem férias entre 1º e 30 de abril, enquanto os alunos do ensino fundamental II e ensino médio teriam férias de 13 a 30 de abril.

Apesar da recomendação, a antecipação ficou a critério de cada escola. Pelo menos seis estabelecimentos aderiram ao modelo proposto pelo Sinepe-CE e outras mantiveram o ensino virtualmente.

No início de maio, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou lei, sancionada pelo governador Camilo Santana (PT), que instituiu a diminuição escalonada dos valores das mensalidades das escolas particulares do estado, com percentuais que vão de 5% a 30% de desconto. A legislação abrange educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, cursos presenciais e semipresenciais do ensino superior e ensino profissional.

Após a aprovação, a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, para tentar derrubar a lei estadual.

Fonte: G1


Senado deve colocar em pauta lei que aumenta para mais de R$ 7 mil piso salarial de enfermeiro


Um projeto de lei que tramita no Senado e deve entrar em votação na Comissão de Saúde na próxima sessão desta semana reformula o piso salarial de enfermeiro em todo território nacional. A proposta melhora as condições daquele profissional que é o primeiro a ser acionado no serviço público, seja em período de pandemia ou não.


Um projeto de lei que tramita no Senado e deve entrar em votação na Comissão de Saúde na próxima sessão desta semana reformula o piso salarial de enfermeiro em todo território nacional. A proposta melhora as condições daquele profissional que é o primeiro a ser acionado no serviço público, seja em período de pandemia ou não.

Vale ressaltar que os senadores têm apresentado nos últimos dias várias propostas que buscam melhorias para as categorias profissionais que lidam com a saúde, em especial as dos trabalhadores que atuam na linha de frente de combate ao Covid-19. 

Segundo o texto, do Projeto de Lei 2.564/2020, do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), o piso salarial nacional não poderá ser inferior a R$ 7.315. União, estados, Distrito Federal, municípios e instituições de saúde privadas não poderão pagar menos que isso como vencimento ou salário inicial de enfermeiros, com base numa jornada de trabalho de 30 horas semanais. Caso a jornada seja mais longa, o pagamento deverá ser proporcionalmente elevado.

O valor do piso da enfermagem, de acordo com o projeto, deverá servir de base para o piso das demais atividades auxiliares: 70% para o técnico de enfermagem (R$ 5.120,50) e 50% para o auxiliar de enfermagem e a parteira (R$ 3.657,50).

“A enfermagem e suas atividades auxiliares, categorias de profissionais abnegados, que colocam em risco a própria saúde para salvar vidas de outras pessoas, surpreendentemente continuam absolutamente desvalorizadas por todo o Brasil. O reconhecimento popular da importância dessas categorias, infelizmente, não corresponde a remunerações dignas. É essa incoerência que este projeto pretende corrigir”, explicou.

Formatura antecipada

Outras propostas no Senado beneficiam e valorizam a categoria. Entre elas, o PL 1.196/2020, do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que permite a antecipação da emissão de diplomas para alunos dos cursos de medicina e enfermagem durante o período de emergência de saúde pública. Terão esse direito os alunos que estiverem a seis meses da conclusão do curso e receberem ofertas de trabalho em atividades diretamente relacionadas ao combate à covid-19.

A proposta exige que a solicitação de antecipação de emissão de diploma de conclusão de curso esteja acompanhada de documento comprobatório da oferta de trabalho com todas as informações da empresa ou instituição de saúde, além das atividades que serão desempenhadas pelo formando. O projeto está no Plenário, aguardando indicação de relator.

Propostas pré-pandemia

Outros textos em prol do setor já tramitavam desde antes da pandemia, como o PLS 349/2016, que está pronto para votação no Plenário e garante aposentadoria especial após 25 anos de contribuição para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. Esse projeto também foi originário de uma sugestão legislativa apresentada pela Federação Nacional dos Enfermeiros.

“A categoria está exposta ao risco físico e biológico e a justiça já vem garantindo a aposentadoria integral a quem recorre”, lembrou o senador Paulo Paim, durante a aprovação do texto na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Já o Projeto de Lei (PL) 2.101/2019, decorrente de uma alteração na Câmara ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 597/2015, de autoria do então senador Valdir Raupp, busca melhorar a qualidade de vida dos profissionais de saúde ao determinar que as instituições públicas e privadas, como hospitais e clínicas, ofereçam condições adequadas de repouso, durante o horário de trabalho, a enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras. O texto original de Raupp previa esse direito apenas aos enfermeiros, e a Câmara o estendeu a todos os profissionais. O PL 2.101/2019 está na CAS aguardando designação de relator.

(Poder 360)


Justiça declara ilegal aumento da conta de água e manda Cagece devolver dinheiro

A Companhia ainda pode recorrer das decisão.
A 10ª vara da Fazenda Pública considerou ilegal o reajuste da conta de água fornecida pela Cagece no ano de 2019 e determinou a devolução do valor pago a mais. A Companhia ainda poderá recorrer. Caso a decisão se mantenha, além da devolução, a conta de água ficará mais barata.

Na época, o aumento da conta de água foi de 15,86%. No entendo, a decisão judicial considerou que a alta deveria ter sido de até 4,31%. Foi determinada ainda a devolução do valor pago a mais desde o dia 24 de março de 2019.

A decisão é resultado de ação civil pública movida pela Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE).

Com a decisão, a conta de água ficará mais barata em pouco mais de 11%, conforme explica via assessoria o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB Ceará, Thiago Fujita.

(O Povo)


Moraes manda PF cumprir mandados em inquérito das fake n

Operação faz parte do inquérito do STF que investiga supostos ataques contra ministros do STF.
A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta quarta-feira (27), mandados de busca e apreensão no âmbito do controverso inquérito das fake news, que tramita junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Agentes da PF realizam 29 buscas no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.

Os mandados foram expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da investigação no STF, e miram nomes aliados do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Entre os alvos de buscas estão:

-presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson;
-empresário Luciano Hang;
-deputado estadual Douglas Garcia (PSL);
-fundador do Terça Livre, Allan dos Santos;

As buscas com relação a Jefferson e Hang foram realizadas nas residências deles, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, respectivamente.

No caso de Garcia, as buscas foram realizadas no gabinete, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), onde computadores foram apreendidos.

As buscas sobre Allan dos Santos ocorreram na casa dele, em uma área nobre de Brasília. (Renovamidia)

Blog; Erivando Lima;

Oração da manhã

Senhor, no início deste dia, venho pedir-Te saúde, força, paz e sabedoria.

Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente.

Quero ver, além das aparências, teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um.

Fecha os meus ouvidos a toda a calúnia.

Guarda a minha língua de toda a maldade.

Que só de bênçãos se encha o meu espírito.

Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se aproximarem de mim, sintam a tua presença.

Senhor, reveste-me da tua beleza, e que, no decurso deste dia, eu Te revele a todos.

Amem.