-->

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Russas tem 102 descartados e 51 curados do corona vírus

Boletim epidemiológico;
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.Blog; Erivando Lima; 


Quase 24 mil carros são abordados e 12 pessoas autuadas nos primeiros dias de lockdown em Fortaleza


Os agentes de segurança atenderam a 545 ocorrências de descumprimento do decreto de isolamento social rígido.


Os agentes de segurança do Estado abordaram quase 24 mil veículos e autuaram 12 pessoas durante os primeiros dias de lockdown em Fortaleza, segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Foram 545 ocorrências de descumprimento ao decreto de isolamento social rídigo, que começou a valer na última sexta-feira (8). 

Os policiais atenderam a 545 casos de descumprimento do lockdown entre as 19h de quinta-feira (7) e as 8h de segunda-feira (11), ainda segundo o levantamento da secretaria. Foram 330 casos de aglomerações de pessoas, 132 comércios não essenciais abertos irregularmente e 33 acionamentos por pessoas que descumpriram alguma norma do decreto.

Feiras livres continuaram acontecendo no último fim de semana, formando aglomerações.

Anunciados na última terça-feira (5), os decretos estadual e municipal proíbem a circulação de pessoas em locais públicos e vedam o funcionamento de serviços não essenciais na capital valem até o dia 20 de maio. As medidas visam diminuir a transmissão do novo coronavírus.

As abordagens a veículos realizadas em blitze e em barreiras fixas, nas quais os motoristas foram orientados a voltar para suas casas em caso de deslocamento não justificado. Das 12 autuações, além do descumprimento ao lockdown, algumas pessoas foram identificadas como suspeitas de crimes como roubo, receptação e porte ilegal de arma de fogo. 

Ainda de acordo com a SSPDS, também houve autuações por perturbação do sossego alheio, embriaguez ao volante e desacato. 

As estatísticas foram geradas pelo Gabinete de Gestão de Eventos Complexos, instalado na sede da SSPDS. A população deve contribuir com denúncias, de sigilo garantido, repassadas aos número 190. 

O Ceará tem 16.774 casos confirmados de Covid-19 e 1.153 mortes pela doença, segundo a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde, divulgados as 9h19 desta segunda-feira (11).

Em Fortaleza, cidade com o maior registro, são 11.606 pessoas diagnosticadas com a Covid-19 e 872 óbitos pela doença.

(DN)


Menina de 3 anos é morta durante tiroteio no Pirambu, em Fortaleza

Uma criança de 3 anos foi baleada e morta durante um tiroteio na rua Santa Inês, no bairro Pirambu, em Fortaleza, na noite deste domingo (10). A menina estava na calçada de casa quando foi atingida pelos tiros.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o crime aconteceu quando homens armados chegaram ao local e começaram a atirar. Maria Vitória Sousa da Silva chegou a ser socorrida para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos.

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) esteve no local onde realizou os primeiros levantamentos sobre o crime. A 8ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso.

Com informações do Diário do Nordeste


Deputada do PSOL propõe suspender operações policiais durante a pandemia


A deputada estadual Dani Monteiro, do PSOL, apresentou na Alerj um projeto de lei indecente para suspender operações policiais nas favelas do Rio durante o lockdown, destaca o site O Antagonista.


“O que as moradoras e moradores de favelas e periferias necessitam neste momento é que o Estado entre nesses territórios com auxílio emergencial financeiro, cestas básicas, insumos para a rede pública de saúde, água potável, sanitização das ruas e vielas, gás, enfim, proteção e seguridade social”, escreveu ela na justificativa da proposta.

Ainda não há previsão de votação da matéria na agenda da Assembléia estadual.

O deputado estadual bolsonarista Filippe Poubel reagiu com indignação à proposta.
A deputada estadual Dani Monteiro, do PSOL, apresentou na Alerj um projeto de lei indecente para suspender operações policiais nas favelas do Rio durante o lockdown, destaca o site O Antagonista.

“Politiqueiros aproveitam o momento sensível da pandemia: alguns para roubar e outros para empurrar projetos que defendem marginais e traficantes.”, defendeu.

O deputado federal Carlos Jordy, ligado à família Bolsonaro, do Rio de Janeiro, também se manifestou contra a proposta que poderia beneficiar criminosos.

“PSOL advogando a favor dos seus clientes. Será que os traficantes vão suspender suas atividades também ou são serviços essenciais?”, afirmou.

Blog; Erivando Lima;


Pandemia da bala: fim de semana sangrento com mais 22 pessoas assassinadas no Ceará


Ao menos, 22 pessoas foram assassinadas no Ceará em mais um fim de semana marcado pela violência. Na Capital, nove crimes de morte, enquanto na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) foram outros sete casos. Já no Interior do estado, seis pessoas foram mortas.


Em Fortaleza, os crimes foram registrados pelas autoridades da Segurança Pública nos seguintes bairros: Bom Jardim (dois casos), Vila União, Serrinha, José Walter, João XXIII, Henrique Jorge, Jardim Iracema e Boncusesso.

Na Região Metropolitana de Fortaleza, os assassinatos aconteceram nos seguintes Municípios: Caucaia (dois casos nos bairros Capoeiras e Parque Potira), Horizonte (duplo homicídio na localidade de Gameleira), Maranguape (localidade de Urucará), além de dois casos em Maracanaú, sendo um deles no Conjunto Jereissati.

Sertão

No interior do estado foram mais seis assassinatos nos Municípios de Juazeiro do Norte (dois assassinatos no bairro João Cabral), Campos Sales (bairro Batalhão), Limoeiro do Norte (localidade de Ingarana), além de Tianguá (Sítio Caracol) e Crateús.

Entre as vítimas da violência durante o fim de semana estão duas mulheres. Uma deles foi morta a tiros pelo marido, que logo depois do crime suicidou-se. A tragédia familiar aconteceu na noite do último sábado (9), no bairro João XXIII, em Fortaleza, onde o casal morava com os filhos.

A segunda mulher assassinada no fim de semana foi identificada como sendo a jovem Ana Jamile Pires Arruda, 20 anos, que foi morta, a tiros, dentro da casa dos pais, localizada na Rua Tente Marcos Lira, no bairro Serrinha. Segundo a Polícia, o crime pode estar relacionado à guerra de facções. Jamile era ex-presidiária e usava uma tornozeleira eletrônica.

(Fernando Ribeiro)


Bandidos armados expulsam moradores de suas casas no bairro Vila Velha, em Fortaleza, neste domingo

Moradores do bairro Vila Velha, localizado na zoina Oeste de Fortaleza, foram expulsos de suas casas por bandidos integrantes de uma facção criminosa. O fato ocorreu na tarde deste domingo (10), Dia das Mães. De acordo com o registro da Polícia, bandidos armados passaram nas ruas avisando que as pessoas deveriam ir embora do local, numa comunidade conhecida como Cocheiras. À noite, a mesma quadrilha voltou ao local e passou a atirar contra as residências para forçar a expulsão de quem havia desobedecido à ordem do bando.

Agentes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e patrulhas da Polícia Militar, do efetivo do 20º BPM (Cristo Redentor) foram mobilizadas para dar segurança aos moradores. Mesmo com a presença dos guardas e militares preferiram deixar as residências temendo represálias dos criminosos. A GMF permaneceu no local enquanto alguns moradores providenciavam a retirada dos móveis e outros objetos de suas casas.

De acordo com a Polícia, a comunidade é palco de uma rivalidade antiga entre criminosos de suas quadrilhas, conhecidas como “Gafanhotos” e “V-3”, que teriam se aliado à facções criminosas. Na noite deste domingo, a invasão ao local, com tiros e ameaças aos moradores teria sido protagonizada por membros da facção Comando Vermelho.

Outros casos

Recentemente, moradores da comunidade conhecida como 7 de Setembro, localizada no bairro Bom Jardim, na zona Sul da Capital, também foram expulsos de suas casas por bandidos de uma facção criminosa. Dois moradores, um homem e uma mulher, ambos idosos, decidiram ficar e acabaram sendo assassinados.

Há duas semanas, as cenas de expulsão de moradores por criminosos se repetiram no interior do estado. O palco da violência foi a zona rural do Município de Aratuba, localizado na região do Maciço de Baturité (a 122Km de Fortaleza), onde também há a presença de bandidos ligados à facções. Para não morrer, os moradores abandonaram suas casas.

Blog; Erivando Lima; 


Ceará tem 776 vagas de trabalho disponíveis nesta segunda-feira (11)

Fortaleza concentra mais das metades das vagas na área da saúde; há oportunidades na Região Metropolitana e no Interior
Ceará tem mais de 700 vagas de emprego
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

O Sine/IDT está disponibilizando 776 vagas de emprego formal nesta segunda-feira (11), em todo o Ceará. Em Fortaleza são 483 vagas, das quais 12 são para pessoas com deficiência (PCDs). 

A maior parte das vagas na capital são destinadas aos profissionais da saúde: técnico de enfermagem (283); enfermeiro (63); fisioterapeuta (32); fisioterapeuta respiratório (15).  
Para Pessoas com Deficiência (PcDs), há 5 vagas para repositor de supermercado, 2 para auxiliar de limpeza, 2 para auxiliar de logística, 1 para promotor de vendas, 1 para auxiliar administrativo e 1 para repositor de mercadorias. 

Em Maracanaú, as oportunidades se concentram em auxiliar de linha de produção (30); técnico de enfermagem (20) e vendedor pracista. Não há vagas para pessoas com deficiência. 

No Pecém, a demanda é maior para técnico mecânico (12); técnico em manutenção elétrica (5); auxiliar de linha de produção (5) e motorista de caminhão (1). 

No Eusébio, são 50 vagas para auxiliar de linha de produção.

Em Aracati, são 7 vagas: duas para para consultor, duas para consultor de vendas e uma para cada uma das seguintes funções: encarregado de frios, mecânico de bicicletas e mecânico de motocicletas. 
Em Limoeiro do Norte, há 30 oportunidades disponíveis: 20 para técnico de enfermagem e 10 para trabalhador rural.

Em Quixadá, as vagas são para: consultor de vendas (4); vendedor porta a porta (4); manicure (2) e vendedor pracista (2). Há 20 vagas destinadas à pessoas com deficiência (PcDs) para preparador de calçados. O local de trabalho para essas vagas é em Senador Pompeu. 

As unidades do Sine seguem fechadas como medida preventiva à Covid-19. As inscrições podem ser feitas através do site onde também é possível conferir a lista completa de vagas, ou do aplicativo Sine Fácil. 

Fonte; DN

Blog; Erivando Lima;


Russas CE plantão policial


JAGUARUANA TENTATIVA DE HOMICÍDIO 

Por volta das 20h de domingo, deu entrada no Hospital de Jaguaruana, vítima de lesão por arma de fogo, um jovem de 22 anos, residente no Bairro Cardeais. O mesmo informou que estava sentado na calçada de sua residência, quando 02 indivíduos em uma moto chegaram e efetuaram disparos em sua direção, sendo atingido no abdômen, após ser medicado foi transferido para Fortaleza.

RUSSAS VEÍCULO FURTADO/ RECUPERADO

Por volta das 08h de sábado, na localidade de Sítio Canto, zona rural de Russas, foi encontrada abandonada às margens da BR-116, uma Moto CG 150 Titan, vermelha, 2014, placa HXX-4815, a referida moto havia sido furtada na lanchonete Três Poderes, localizada na BR-116. A mesma foi conduzida à Delegacia em Russas para os procedimentos legais.

RUSSAS PRISÃO POR LESÃO CORPORAL A FACA

Durante a madrugada de domingo, no Bairro Alto do Velame em Russas, a Polícia Militar prendeu um homem de 44 anos, por haver lesionado com duas perfurações a faca, o seu genitor, um senhor de 73 anos, residente no referido bairro. O acusado foi conduzido à Delegacia para os procedimentos legais.

LIMOEIRO DO NORTE LESÃO CORPORAL A FACA

Durante a madrugada de domingo, no Bairro Luiz Alves de Freitas em Limoeiro do Norte, uma senhora de 53 anos, foi agredida com duas perfurações a faca, sendo socorrida para o hospital local. Ao ser indagada sobre o que havia ocorrido, a mesma informou que estava bebendo com outras pessoas em uma residência, quando foi agredida, mas não soube informar quem teria praticado as lesões. A mesma ficou em observação no hospital.

LIMOEIRO DO NORTE HOMICÍDIO Á BALA

Por volta das 12h10min de domingo, na CE-265, na localidade de Ingarana, que liga a cidade de Limoeiro do Norte à Morada Nova, foi registrado um homicídio por arma de fogo, tendo como vítima um homem de 33 anos, que residia no Sítio Cabrito em Alto Santo. A vítima estava sendo socorrida em uma ambulância com destino a Fortaleza, devido ter sofrido uma tentativa de homicídio à bala em Tabuleiro do Norte. No caminho o veículo foi interceptado por um veículo Gol de cor preta, com 04(quatro) indivíduos que obrigaram a equipe médica sair da ambulância e executaram a vítima com vários tiros, em seguida fugiram.

Fonte; PM CE

Mensagem de Paz

Paz não é apenas a ausência de guerra entre os países.
Paz é garantir que todas as pessoas tenham moradia,
comida, roupa, educação, saúde, amor compreensão,
ou seja, boa qualidade de vida.

Paz é cuidar do ambiente em que vivemos, garantir
a boa qualidade de água, o saneamento básico,
a despoluição do ar, o bom aproveitamento da terra.

Paz é buscar a serenidade dentro da gente para
viver com alegria os bons momentos, ter força e
boas idéias para enfrentar os problemas e
resolver as dificuldades.

Isso tudo sem precisar fugir.
Acima de tudo, PAZ é criar um clima
de harmonia e bem-estar na família
e na comunidade, lembrando-se sempre
de que onde há amor, há paz.
Onde há paz, há Deus e onde há Deus, nada falta.