-->

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Açude Castanhão chega ao menor volume da história


Foto: Diário do Nordeste

O Castanhâo , maior açude público do Ceará, atingiu o menor volume de água de sua história. O reservatório agora mantém um volume de 4,46% da sua capacidade. Marca semelhante só havia sido atingida em 2004, quando o açude ainda era recém-inaugurado e recebia os primeiros aportes hídricos.

Segundo cálculos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do estado (Cogerh), esse valor deve suprir as necessidades de água até janeiro de 2018, um mês antes do início da quadra chuvosa que vai até maio, quando os cálculos serão reavaliados pela companhia de acordo com os prognósticos de chuva. O volume total disponível atualmente é de 298,5 milhões de m³. Desses, 75 milhões de m³ correspondem ao chamado volume morto.

O açude Castanhão é o principal responsável pelo abastecimento hídrico de Fortaleza e Região Metropolitana, onde vive em torno da metade da população do Estado. Porém, ele hoje corresponde apenas à 10% desse abastecimento, pois os outros 90% chegam via Eixão das Águas, oriundos de reservatórios localizados na própria região.

A diminuição do volume do Castanhã data de 2012, desde o início do longo ciclo de seca que vem até hoje no Estado do Ceará. Mesmo ficando dentro da média histórica, as precipitações da chamada quadra chuvosa (entre fevereiro e maio) ocorreram de forma irregular e localizada. Com isso, os maiores açudes do estado, Orós e Banabuiú, a exemplo do Castanhão, não conseguiram se recuperar das perdas acumuladas. Poucas chuvas e evaporação são dois dos fatores climáticos mais sensíveis nos açudes do semiárido cearense, sem falar do consumo cada vez maior.

Sem previsão mais concreta a respeito da quadra invernosa de 2018, o Governo vem atuando com obras de perfuração de poços e de aproveitamento das águas de outros rios, como o Maranguapinho. Além disso, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) estabelece metas de consumo para a população da região metropolitana desde dezembro de 2015.

O governo estima em cerca de R$ 1 bilhão os valores investidos em obras de segurança hídrica e possui uma meta de perfurar 1,8 mil poços em todo o estado. Os cearenses também aguardam a finalização do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, cuja obra foi paralisada em setembro. Já houve licitação para uma nova ordem de serviço e a perspectiva é de que as águas do rio cheguem ao Ceará em dezembro.

Red; Verdes Mares

Polícia frustra tentativa de fuga de presos em Limoeiro do norte


Polícia frustra tentativa de fuga de presos em Limoeiro do norte

A polícia militar da cidade de Limoeiro do norte frustrou uma tentativa de fuga em massa na cadeia pública na manhã desta segunda-feira 04 de setembro

Informações extraoficial chegadas aqui a nossa relação através da pagina amigos de plantão dão conta de uma ação policial intensa nas imediações da cadeia pública da cidade de Limoeiro do Norte De acordo com as primeiras informações a polícia frustrou uma tentativa de fuga em massa da cadeia pública, segundo informações a polícia interviu com tiros e evitou a fuga de três detentos um deles conseguiu fugir. 

Blog Erivando Lima / Jornal Vale em Destaque 


Russas CE energia solar agora é a bola da vez procure a CTA

Se você quer economiza energia e ganhar dinheiro, instale a energia solar na sua empresa, ou no seu comercio, procure a CTA, ela vai fazer o ocamento no seu espaço comercial e fazer a implantação do projeto.




Economize energia e ganhe dinheiro instalando energia solar 



Blog Erivando Lima

Resolva o problema da falta de luz na sua rua em Russas CE

Se na sua rua estar com problemas na iluminação, ta queimada a lampada o reator estar com problema então ligue para os telefones da DUVALE  que a equipe vai resolver o seu problema.

Blog Erivando Lima


DESAPARECIDO

O senhor Vilson Cardozo da Silva, 38 anos, morador da rua rua Joaquim Félix, próximo a casa do zé careca, encontra-se desaparecido desde a última sexta-feira (01/09/17) quando saiu de casa, porém, não retornou. 

Por favor, qualquer informação entrar em contato com o blog Erivando Lima pelo telefone/whatsapp: (88) 9811.9229 ou Polícia Civil:(88) 99704.0200

ARACATI-CE HOMICIDO A BALA


O fato aconteceu dia 02/09/2017, por  volta das 11;20 min, recebi uma ligação de um PM, que estava no Hospital municipal de Aracati efetuando uma escolta de um preso da cadeia publica de Aracati/CE, informando que naquele instante tinha dado entrada uma pessoa lesionada a bala; que a viatura 1022  se deslocou até o hospital onde colheram mais dados de onde acontecera o fato; Que a vitima de nome: DIEGO DA COSTA MOREIRA,  que foi socorrido para o hospital, mas  veio a óbito; Que o fato acontecera na Rua São Pedro 1183, no bairro Várzea da Matriz e a composição se deslocou até o referido local para colher mais informações; Chegando no local do crime não havia mais ninguém dentro da casa; que olhou para dentro da residência e conseguiu visualizar 02(dois) papelotes de substancia parecida com cocaína; Diante disso resolveu entrar no local onde encontrou mais dois papelotes da mesma substancia; Em seguida localizaram a esposa da vitima , relatou que acusado seria uma pessoa conhecida por “DUDU” que efetuou os disparos e fugiu do local, Que Sra MARIA DE NAZARÉ indagada sobre a procedência da substancia encontrada na casa e a mesma informou ser de uso pessoal de seu esposo; Em seguida a composição foi não casa dos pais da vitima e lá encontraram os telefones celulares da vitima e de sua esposa; Que todo o material apreendido foi apresentado a autoridade policial; Que também foram feitas varias diligencias no perímetro da localidade, porém o acusado foi encontrado. 

Blog Erivando Lima


IRACEMA-CE ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VITIMA FATAL


Ontem dia 03/09/2017, por volta das 20;00 min, a CP-1303 comandada pelos PMs  foram acionadas via 190 até a CE-138 na altura do km 05, pois acabara de ocorrer um acidente de trânsito, onde havia uma vítima fatal. O condutor Francisco Epifânio Gomes, residente no Sitio Pau Branco – Iracema/CE, veio a óbito no local, pois o mesmo colidiu com sua moto CG TItan KS 2007/2008, de cor preta em uma vaca. De pronto a composição foi ao local e solicitou socorro médico, que prestou os primeiros socorros no local e a levou ao hospital municipal de Iracema-CE, onde foi constatado o óbito. 

Blog Erivando Lima


IRACEMA-CE PRISÃO POR RECEPTAÇÃO


Ontem dia 03/09/2017, por volta das 19;30 min, a composição da CP-1373 composta pelos PMs da cidade de Iracema-CE, foi acionada via 190 onde um elemento de nome Ediglei Alves Costa,  natural de Iracema/CE, residente na rua Virgíneo Lopes, Centro – Iracema/CE, estava de posse de uma Moto XRE 300 de cor preta, de placa OCW 5038, com o chassi raspado. Diante dos fatos o indivíduo foi conduzido a delegacia de polícia civil de Jaguaribe, onde foi realizado prisão em flagrante.

Blog Erivando Lima 

BEBERIBE-CE APREENSÃO DE VEÍCULO IRREGULAR


Ontem 03/09/2017, por volta das 08;30 min, dando cumprimento no qual foi acordado EM REUNIÃO em parceria entre policia militar e órgão de trânsito local (COMUTRAN), o recolhimento do veículo I/PEUGEOT 307 16 PR PK ano 2009, de cor vermelha com o Número  o qual estava passando na avenida principal da entrada da cidade de Beberibe e foi parado para a verificação após atitude suspeita e denuncias anônimas por se tratar do seu condutor se encontrar por muitas vezes em conflito com a lei, tratando-se de JOSÉ ADENISIO PEREIRA DE LIMA vindo a VTR RD 1186  a conduzir o carro por estar em restrição junto ao Departamento Nacional de Transito, referente a licenciamentos atrasados. 

Blog Erivando Lima

Corpo encontrado agora na CE 458 em Flores- Russas CE


Segunda feira 04 foi encontrado um corpo do xexo Masculino na CE 458 entre flores e Quixeré, possivelmente um homicídio a Bala. 

Aguardando mais informações.

Blog Erivando Lima