-->

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Morre autor do Hino de Quixadá, Edgardo Moraes, tinha 91 anos

 Morre autor do Hino de Quixadá, Edgardo Moraes, tinha 91 anos


Nesta quinta (20), Quixadá perde o autor de seu hino, Edgardo Moraes de Oliveira tinha 91 anos, em 1971 ele entrou para a história do município quando a Câmara Municipal aprovou naquele ano a sua letra para representar em música a terra dos monólitos.

A Câmara Municipal emitiu uma nota de pesar.

A Câmara Municipal de Quixadá, por meio de seu presidente, vereadores e colaboradores da casa legislativa, vem através dessa nota demonstrar profundo pesar pelo falecimento do senhor Edgardo Moraes, pai do fotógrafo oficial desta instituição, Edgardo Moraes Filho. Vale destacar que o mesmo foi o autor do hino oficial de nosso município. Que Deus conceda conforto a todos os familiares e amigos neste triste momento. ” diz a nota.

VOCÊ CONHECE O HINO DE QUIXADÁ?

LETRA:

Linda terra rica e querida
Povo forte, nobre e altaneiro
Quixadá tu és minha vida
E me orgulho em ser brasileiro.

Teus monólitos e fazendas
Contornando esse imenso sertão
Mais parecem de Deus oferendas
Aos seus filhos com devoção.

Quantas glórias cidade menina
Te contemplam em teu fadário
És qual luz, pura e bela, cristalina
Neste encontro tão dignatário.

Vou cantando feliz e contente
Tua história com amor e paixão
Quixadá, grande, forte e valente
Viverás sempre em meu coração

 

Nós do Jornal do Ceará expressamos imenso sentimento a família e a Quixadá que perde um grande personagem de sua história.

Elza Soares morre aos 91 anos; cantora faleceu de causas naturais

 

Elza Soares faleceu aos 91 anos nesta quinta-feira, 20 de janeiro(foto: Mateus Dantas / O Povo)
Elza Soares faleceu aos 91 anos nesta quinta-feira, 20 de janeiro(foto: Mateus Dantas / O Povo)

Elza Soares morreu nesta quinta-feira, 20 de janeiro, aos 91 anos. A cantora, que estava na sua casa no Rio de Janeiro, faleceu de causas naturais.

“A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”

“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, informou nota nas redes sociais.

“Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação”, homenageou.

Blog; Erivando Lima.

SEINFRA realiza diferentes ações para amenizar problemas causados pelas chuvas

 

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos – SEINFRA vem nos últimos dias trabalhando na realização de diferentes ações com o intuito de amenizar os problemas causados pelas boas chuvas que vêm banhando o Município.

Como principais intervenções, está sendo realizada a limpeza de bueiros e bocas de lobo em toda a zona urbana; limpeza e abertura de valas nos principais pontos de alagamento para escoamento das águas pluviais, além de patrolamento com cascalho de telha nas estradas vicinais do Beco do Leleo.

Outra ação importante executada nesta quinta (20), é a instalação de 01 (um) bueiro na região da Vila São José, garantindo o escoamento das águas das chuvas e levando mais comodidade e bem estar aos moradores do entorno.

A coordenação da SEINFRA destaca que os trabalhos continuarão por todo o período chuvoso. O objetivo é buscar soluções para os principais problemas causados pelas chuvas.

Três homens são mortos durante tiroteio com a polícia em Jaguaruana

Após receber denúncias de populares dando conta de que na localidade de açude do Coelho, na zona rural de Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe, haviam vários indivíduos escondidos, o Comando de Operações de Divisas (COD), Policiais Militares do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) se deslocaram até o local indicado.

Ao chegar em uma propriedade, os policiais realizaram buscas e verificaram pessoas correndo pelo matagal. Foi iniciado uma perseguição policial, quando os suspeitos passaram a efetuar disparos de arma de fogo contra os agentes de segurança, que revidaram a injusta agressão.

Em determinado momento, o grupo se espalhou. Uma parte correu na mata fechada e outra foi para um casebre da comunidade. Os policiais fizerem o cerco na casa e solicitaram apoio das viaturas que haviam permanecido a certa distância do local da ocorrência. A residência foi cercada e foi iniciada verbalização por alguns instantes, porém não se teve retorno dos suspeitos.

Os policiais resolveram adentrar no local, sendo recebidos à bala, mas revidaram a agressão. Durante o tiroteio, três homens ficaram feridos e foram socorrido ao hospital de Jaguaruana, porém não resistiram aos ferimentos e morreram. Eles foram identificados pelos apelidos: Andrezinho do Sargento. Vitor da Caucaia e Vitor do Alto.

Na ação foram apreendidas três armas de fogo, quatro aparelhos celulares e duas motocicletas, tendo queixa de roubo em uma delas. Todo o material apreendido foi levado para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Russas, que apura o caso.

Russas - CE plantão policial


JAGUARUANA - HOMICIDIO A BALA

Dia19 de janeiro de 2022, por volta das 14 horas, recebemos informações de que teria havido um homicídio na TV João de Abreu, bairro Lagoa, onde a vítima teria sido surpreendido por dois indivíduos em uma moto que realizaram disparos de revolver contra o mesmo que veio a cair já em óbito. De imediato a equipe de serviço, VTR-1951, fizeram diligencia ao local, constatada a veracidade dos fatos, realizaram o isolamento do local de crime e acionaram a PERFOCE para os procedimentos cabíveis

JAGUARUANA - ROUBO A PESSOA

Dia 19 e janeiro de 2022, por volta de 07;40min, recebemos informações de que teria havido um assalto na ladeira do Cabeço Branco, zona rural de Jaguaruana, onde um indivíduo armado de revolver teria assaltado um senhor de quem foi tomado uma MOTO HONDA/NXR 150 BROS MIX ES 2010 LARANJA PLACA NVF-1516 JAGUARUANA/CE e abandonado no local uma MOTO HONDA/CG 150 TITAN KS 2006 AZUL PLACA HXG-3164 JAGUARIBE/CE. De imediato a equipe de serviço, VTR-1901, fizeram diligencia ao local onde foi constatada a veracidade dos fatos, foi realizado diligencias nas proximidades em busca do suspeito, e orientou a vítima a se dirigir a Delegacia Municipal de Jaguaruana para registrar o boletim de ocorrência.

JAGUARUANA - INTERVENÇÃO POLICIAL COM RESULTADO DE MORTE 

Dia19 de janeiro de 2022, por volta das 20 horas, Após denúncias de populares dando conta de que na localidade "Açude do Coelho", Zona Rural de Jaguaruana, vários indivíduos estariam escondidos em uma determinada propriedade, as equipes do RAIO VTR 012, POG Jaguaruana e COD seguiram ao local informado e iniciaram uma longa busca nas imediações do terreno. Em determinado momento, durante as buscas, vários indivíduos saíram correndo pela mata, ao mesmo tempo que efetuavam disparos de arma de fogo contra os Policiais que passaram a revidar, alguns deles se embrenharam na mata fechada, enquanto outros seguiram em direção a um casebre da comunidade. Os policiais fizerem o cerco na casa e solicitaram apoio das viaturas que haviam permanecido a certa distância do local da ocorrência, a residência foi cercada e foi iniciada verbalização por alguns instantes, porém não se teve retorno, parte das composições se prepararam para adentrar na residência, e ao iniciar a busca foram recebidos com mais disparos de arma de fogo, quando de pronto revidaram a agressão a altura até cessá-la a fúria dos indivíduos. De pronto os indivíduos feridos no confronto foram socorrido ao hospital Municipal de Jaguaruana, onde vieram a óbito. com os agressores foram apreendidas 03(três) armas de fogo, 04 aparelhos celulares e duas motocicletas, onde uma delas possui queixa de roubo. Todo o material apreendido será apresentado na DRPC de Russas. Os indivíduos não dispunham de qualquer documento de identificação.

 Fonte;  PM CE



Ceará recebe novas remessas de vacinas contra covid-19 com mais de 320 mil doses para crianças e adultos

 

A prefeitura de Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, anunciou na tarde desta quarta-feira a suspensão da vacinação de crianças contra a Covid-19 pelos próximos sete dias. A gestão municipal informou que a medida foi tomada após "uma criança de 10 anos sofrer uma parada cardíaca'.

Em nota publicada nas redes sociais, a Prefeitura afirma que a criança sofreu o evento adverso "12 horas após receber a dose pediátrica da vacina Pfizer". O comunicado também afirma que a criança está estável e consciente.

De acordo com a Prefeitura, o pai relatou que a criança "apresentou alterações nos batimentos cardíacos e desmaiou". Ela foi encaminhada à rede de saúde particular para receber atendimento médico, onde foi reanimada.

A Pfizer informou, por meio de nota, que o relato de potencial evento adverso foi submetido à área de farmacovigilância da empresa, conforme estabelece o processo global da companhia.

No texto, a Pfizer também afirma que "não há alertas de segurança graves relacionados ao imunizante". E acrescenta que a "companhia realiza habitualmente o acompanhamento de relatos de potenciais eventos adversos de seus produtos, mantendo sempre informadas as autoridades sanitárias brasileiras, de acordo com a regulamentação vigente".

A Pfizer informou, ainda, que os ensaios clínicos feitos com 2.268 crianças "apresentaram respostas robustas na produção de anticorpos além de perfil de segurança favorável". Leia a íntegra da nota da Pfizer no final do texto.

A decisão pela suspensão da vacinação foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, em reunião extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira. Na ocasião, fficou estabelecida a interrupção da aplicação de imunizante em crianças entre 5 e 11 anos por sete dias, "em livre demanda".

No entanto, pais e responsáveis que queiram imunizar crianças antes da Prefeitura retomar o calendário de vacinação podem ligar na Central Saúde para realizar agendamento.

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 afirma ainda que não coloca em questão a importância da vacinação infantil. Mas que vai usar o prazo de suspensão para acompanhar e monitorar as crianças já imunizadas no município.

"O Comitê deixa claro que não existe dúvida sobre a importância da vacinação infantil, mas diante do ocorrido será dado esse prazo para o acompanhamento e monitoramento diário das 46 crianças lençoenses vacinadas até o momento. Além disso, esse prazo é necessário para aprofundamento sobre o caso de forma específica e envio de relatórios aos órgãos de controle federais e estaduais", diz o texto.

Leia a nota da Pfizer na íntegra:

Assim que a Pfizer teve conhecimento do caso, foi submetido um relato de potencial evento adverso para a área de farmacovigilância, conforme processo global da companhia.

A Pfizer já distribuiu globalmente mais de 2.6 bilhões de doses da vacina ComiRNAty em mais de 166 países ao redor do mundo e não há alertas de segurança graves relacionados ao imunizante.

Os eventos adversos que podem ser relacionados à vacina identificados durante as fases de estudo pré e pós comercialização constam na bula do produto https://www.pfizer.com.br/bulas/comirnaty. Os órgãos de vigilância locais e internacionais competentes endossam que o benefício da vacinação segue se sobrepondo a qualquer risco.

A companhia realiza habitualmente o acompanhamento de relatos de potenciais eventos adversos de seus produtos, mantendo sempre informadas as autoridades sanitárias brasileiras, de acordo com a regulamentação vigente.

Especificamente para a vacina ComiRNAty, a fim de facilitar ainda mais o contato com a empresa e o monitoramento dos potenciais eventos adversos da vacina, a Pfizer estabeleceu um portal para comunicação de informações relacionadas a relatos de eventos adversos: https://www.pfizersafetyreporting.com/#/pt.

Pacientes que apresentem qualquer quadro de potencial evento adverso devem manter acompanhamento médico ou com serviço de saúde de referência e seguir as condutas clínicas instituídas e orientadas por tais responsáveis.

Os profissionais de saúde, incluindo os médicos, podem acessar os canais de comunicação da Pfizer para obter informações técnicas ou ter acesso a literatura médica especializada.

O imunizante demonstrou eficácia de 90,7% em estudo clínico desenvolvido especificamente para a faixa etária pediátrica (5 a 11 anos). Os ensaios de Fase 2/3 foram realizados em 2.268 crianças, nos Estados Unidos, Finlândia, Polônia e Espanha, e apresentaram respostas robustas na produção de anticorpos além de perfil de segurança favorável.

Fonte: O Globo



Filhos de Camilo Santana são diagnosticados com COVID-19 e um deles de apenas dois meses precisou ser internado

 


 - por  

  •  
  •  
  •  

O Governador do Estado, Camilo Santana, utilizou as redes sociais na tarde dessa quarta-feira (19) para desmentir um boato de que estivesse internado em decorrência da COVID-19. O comentário maldoso se espalhou pelas redes sociais nos últimos dias.

Na mesma publicação, o Governador confirmou que dois de seus filhos, ´contraíram a doença e o mais novo de apenas 2 meses de idade, precisou ser inclusive internado, mas já recebeu alta hospitalar e recupera-se em casa. “Soube de algumas Fake News espalhadas de que eu estaria internado num hospital com Covid “escondendo a informação da doença”. Uma grande mentira. Na verdade, dois filhos meus contraíram Covid e José, o mais novo, precisou ser internado. Mas já está em casa se recuperando, graças a Deus. Pedro também está bem”, anunciou Camilo Santana.

Na mesma publicação, Camilo desmentiu que tenha novamente contraído a doença. “Por ter tido contato direto, cuidando deles, fiz alguns testes, inclusive hoje, e foram negativos”.

Ele ainda aproveitou para fazer um pedido para que as pessoas parem de espalhar “fake news” nas redes sociais. “Lamento muito e peço que pessoas que vivem de espalhar Fake News coloquem a mão na consciência e respeitem o próximo. O que me alivia é saber que o mal jamais prevalecerá”, finalizou Camilo Santana.