-->

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Brasil supera China e agora é o 2º país que mais vacina no mundo

 

A campanha nacional de vacinação segue surpreendendo o mundo e o Brasil chegou a ocupar segundo lugar no ranking mundial ao ultrapassar a China na média de vacinas aplicadas contra covid no início do mês, de acordo com o portal Our World in Data. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O resultado da manutenção da média de cerca de 1,5 milhão de doses diárias é a queda contínua nas mortes e novos casos, enquanto outros países sofrem com nova onda.

Entre os dias 5 e 10 de outubro, só a Índia aplicou mais vacinas contra covid que o Brasil, que viu a média diária cair durante o feriadão.

O número de doses aplicadas no Brasil é superior à registrada em toda a Europa, fazendo a média diária cair para 10 mil casos e 350 mortes.

Enquanto a pandemia arrefece por aqui, países como Reino Unido e Rússia enfrentam uma nova disparada nos casos e mortes por covid 19.



Secretário Municipal é preso por “Furto” no Sertão Central

 

Na tarde desta quinta-feira (21), por força de um mandato de prisão o Delegado Regional de Policia Civil de Quixadá, Willian Lopes, com sua equipe esteve no município de Choró no Sertão Central onde efetuou a prisão do Secretário de Infraestrutura do Município Marcos Jucá, que também é irmão do atual gestor.

De acordo com informações repassadas pelo Delegado Regional após investigações do acidente de uma carreta que tombou na noite da quarta-feira 22 de setembro na CE-456, naquela cidade, no momento do acidente, o motorista da carreta estava sozinho e mesmo antes de ser socorrido por populares teve toda a carga, de ração de farelo de soja, furtada.

Marcos Jucá, Secretário de Infraestrutura de Choró.

A Polícia Civil de Quixadá agiu rápido e começou a recuperar a carga. Parte das sacas de ração foi localizada na propriedade do secretário de infraestrutura, Marcos Jucá e ainda foram apreendidas mercadorias em uma propriedade rural. Três pessoas presas.

Após a localização da carga furtada a equipe continuou com as investigações, na tarde desta quinta-feira culminou com a prisão do então secretário municipal de Choró, Marcos Jucá. Cumprindo um Mandado de Prisão Preventiva, expedido pela justiça, a equipe efetuou a prisão na residência do mesmo.

Outras pessoas também foram indiciadas por furto e receptação. O Delegado Regional William Lopes deixou claro que pegar carga de acidentes em rodovias é crime e os infratores poderão responder criminalmente.

Pastor foge após embolsar R$ 30 milhões da Igreja Universal

 

A direção da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) denunciou um de seus pastores à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) pelo desvio de cerca de R$ 30 milhões da igreja.

O religioso tem formação em arquitetura e foi um dos responsáveis pela edificação do Templo de Salomão, um suntuoso templo no bairro do Brás, em São Paulo. Atualmente, ele estava em Brasília tocando as obras de uma nova sede da igreja em Taguatinga. A ideia da Universal é criar um novo Templo de Salomão no terreno de mais de 52 mil metros quadrados na capital federal.

Segundo advogados da Iurd, o pastor teria direcionado contratos para uma construtora localizada em Portugal. Ele também estaria lavando dinheiro em solo estrangeiro.

O homem, que teve seu nome preservado pela PCDF a fim de não comprometer as investigações, fugiu logo após ser questionado pela igreja quanto às irregularidades. O seu paradeiro segue desconhecido.

A versão do Templo Salomão no Distrito Federal terá capacidade para receber cinco mil pessoas, contará com heliporto, elevador privativo, espelho d’água, arborização, garagem de três andares subterrânea, vista para o céu e uma esteira que levará o dízimo dos fiéis para um cofre. (Pleno News)

Mais um ‘Mutirão Odontológico’ acontecerá em Russas neste fim de semana

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Russas (SEMUS), por meio da Coordenação de Saúde Bucal e Auditoria, irá realizar nos dias 22 e 23 de outubro, sexta e sábado, o segundo momento do ‘Mutirão Odontológico”. A ação tem como objetivo dar celeridade e diminuir a fila de espera que conta com mais de 300 pacientes, que há anos aguardam atendimento na Auditoria do Município.

Essa segunda etapa acontecerá na Unidade Básica de Saúde da Dom Lino, localizada na Travessa João Moreira Costa, bairro Guanabara. A ação vai garantir cirurgias de exodontia (extrações) simples e de terceiro molar. Os procedimentos serão realizados por 02 cirurgiões dentistas da equipe de Saúde Bucal do Município, que atendem na respectiva UBS.

Os agendamentos estão sendo realizados na Auditoria, local onde o paciente pode também obter outras informações.

Esta é mais uma das medidas adotadas pelo Município para acelerar os atendimentos e reduzir a fila de espera por especialidades médicas. Além do Mutirão Odontológico, o Município realiza também os Mutirões da Catarata e do Ultrassom. A meta é garantir mais saúde e bem estar à população russana.

Exclusivo: Senadores esculacham as invenções da CPI dos Horrores e revelam toda a verdade (veja o vídeo)

 Foto: TV JC

Agora o caldo entornou de vez para Renan Calheiros e seus 'comparsas'. Isso a velha mídia nunca vai mostrar! A repórter Berenice Leite, da TV JCO, esteve no Senado Federal e conversou com exclusividade com os senadores Jorginho Mello, Marcos Rogerio, Luiz Carlos Heinze, Alvaro Dias, além do ex-senador Magno Malta, que soltaram o verbo e revelaram toda a verdade sobre a CPI da Pandemia.


“Renan Calheiros acusou o presidente da República, entre outras coisas, de extermínio, intenção de matar... tirou o ‘genocídio’ e colocou ‘crime contra a humanidade’ e acusou Bolsonaro de ser o criador do coronavírus, vejam o nível de absurdo, chega a ser hilário!”, disse Marcos Rogerio.

Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra acusados de tráfico em Morada Nova

  - por 

  • COMPARTILHE:
  •  
  •  
  •  
  •  

Mais uma ação da Polícia Civil de combate à criminalidade foi realizada nessa quarta-feira (20) e resultou no cumprimento de dois mandados de prisão preventiva em desfavor de dois homens com extensa ficha criminal. Os suspeitos são apontados por envolvimentos em diversos crimes no município de Morada Nova. A ordem judicial foi cumprida em uma unidade prisional no Estado do Rio Grande do Norte (RN).

Contra Kelvis Lopes de Oliveira, 27 anos e Francisco Mauro Gean de Lima, 37 anos haviam dois mandados de prisão preventiva em aberto pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Investigações realizadas pela Delegacia Municipal de Morada Nova apontam a dupla como responsável pela comercialização de entorpecentes na cidade cearense e região.

Juntos, os suspeitos somam diversas passagens pela Polícia no Ceará e no Rio Grande do Norte pelos crimes de homicídio doloso, integrar organização criminosa, associação criminosa, porte ou posse ilegal de arma de fogo, roubo, receptação, corrupção de menores e uso de documento falso.

Os mandados de prisão definitiva foram cumpridos em uma unidade prisional localizada no Rio Grande do Norte, onde a dupla se encontrava presa. Eles seguem à disposição da Justiça na unidade prisional para o cumprimento das penas.

General denuncia que Lula foi financiado pela Venezuela

 

Um ex-comandante do serviço de inteligência da Venezuela denunciou à Justiça da Espanha que os governos de Hugo Chávez e Nicolás Maduro financiaram ilegalmente partidos e políticos de esquerda na América Latina e em países da Europa. Entre os beneficiados estariam o ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Néstor Kirchner, da Argentina, e Evo Morales, da Bolívia.

O general chavista Hugo Armando Carvajal Barrios, também conhecido como Pollo Carvajal, foi preso em Madri, em setembro deste ano. Ele era considerado um dos fugitivos mais procurados dos Estados Unidos por tráfico de drogas. Além do governo Chávez, Carvajal serviu ao ditador Nicolás Maduro. Ele aguarda preso na Espanha a decisão sobre sua extradição.

– Enquanto era diretor da inteligência militar e contraespionagem na Venezuela, recebi um grande número de relatórios indicando que esse financiamento internacional estava ocorrendo. Exemplos específicos são: Néstor Kirchner, na Argentina; Evo Morales, na Bolívia; Lula da Silva, no Brasil; Fernando Lugo, no Paraguai; Ollanta Humala, no Peru; (Manuel) Zelaya, em Honduras; Gustavo Petro, na Colômbia; o Movimento Cinco Estrelas, na Itália; e o Podemos, na Espanha. Todos eles foram relatados como destinatários de dinheiro enviado pelo governo venezuelano – citou.

Ainda segundo o general, o esquema de repasses para a manutenção de governos e de políticos de esquerda durou pelo menos 15 anos.

A assessoria do ex-presidente Lula negou as denúncias em nota.

– O ex-presidente Lula teve todos os seus sigilos quebrados e analisados ao longo de anos, e nenhuma irregularidade ou valor ilegal foi encontrado em suas contas – diz o comunicado.

(Pleno News)



STF decide que pessoas pobres não terão que pagar honorários se perderem ações trabalhistas QUINTA-FEIRA, OUTUBRO 21, 2021 NENHUM COMENTÁRIO

 

Por seis votos a quatro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (20), que pessoas pobres, que têm direito à justiça gratuita, caso percam uma ação trabalhista, não terão que pagar os horários de peritos, nem dos advogados da parte vencedora.

A ação que originou o julgamento foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao questionar o ponto da reforma trabalhista feita em 2017 que estabelecia que mesmo quem tem acesso gratuito à Justiça teria que arcar com os honorários em caso de derrota, e que os créditos seriam bloqueados de outros processos, caso eles existam.

A lei também prevê que, se faltar à audiência, o trabalhador terá que arcar com as custas. Neste caso, a Corte decidiu manter a cobrança válida.

O benefício de gratuidade na Justiça trabalhista pode ser concedida aos cidadãos que recebem salário igual ou inferior a R$ 2573.43, valor que corresponde a 40% do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social (hoje, esse limite é de R$ 6433,57).

O relator, Luís Roberto Barroso, votou a favor da cobrança. Ele alegou que ela é desproporcional e que é necessária para evitar uma judicialização excessiva das relações trabalhistas. Os ministros Luiz Fux , Nunes Marques e Gilmar Mendes seguiram Barroso.

Moraes, Cármen Lúcia e Toffoli entenderam, contudo, que as custas pela ausência em audiência são devidas.

Por 297 a 182, Câmara rejeita PEC que muda Conselho do MP

 

Em uma derrota para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), os deputados rejeitaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que muda a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O substitutivo teve 297 votos favoráveis e 182 contrários, mas, por ser uma PEC, demandava maioria qualificada, com três quintos dos deputados em dois turnos de votação – ou seja, no mínimo 308 votos dentre os 513 deputados.

Faltaram, portanto, 11 votos para a aprovação.

Apelidada de PEC da Vingança e considerada uma revanche contra a Operação Lava Lato, a PEC era uma das prioridades da agenda de Lira. As entidades que representam procuradores e promotores, como a Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), se posicionaram contra a proposta.

Até a vencedora do BBB 2021, Juliette, se mobilizou contra o texto e comemorou sua derrota.

“Sou a favor da autonomia do Ministério Público sim. O MP não é a pessoa A e nem B, ele é maior que qualquer um. Enquanto estiverem preocupados com personalidades ou partidos, a gente deixa de defender o que de fato importa. Eu não defendo pessoas ou partidos, eu defendo DIREITOS”, postou, em sua conta no Twitter.

Em busca do apoio necessário, a votação da PEC foi adiada por três vezes, e o parecer do relator, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), chegou a ter nove versões. O último e definitivo relatório foi protocolado pouco mais de duas horas antes do início da votação.

Havia dúvidas sobre se o texto seria pautado hoje, em razão da resistência de alguns partidos e das entidades que representam a categoria. Lira, no entanto, atuou para evitar novas manobras regimentais que adiassem a votação. Ele testou o placar ao permitir votação nominal para um requerimento de retirada de pauta do texto de autoria do Partido Novo, pedido foi rejeitado por 316 a 126 – o que deu a falsa impressão de que o texto teria os votos necessários.

Em seguida, Lira anunciou que todas as votações relacionadas à PEC teriam efeito administrativo, ou seja, os deputados que não registrassem presença e voto teriam o salário descontado. Embora faça parte do regimento, essa estratégia raramente é usada na Câmara, mas surtiu efeito. O requerimento de adiamento de votação por cinco sessões, também do Novo, foi rejeitado por 344 a 128, dando ainda mais segurança para aqueles que defendiam a aprovação.

A rejeição do texto surpreendeu os parlamentares. Autor da proposta, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) lamentou a rejeição do texto. Lira chegou a anunciar que submeteria o texto original da PEC do deputado petista em votação – ou seja, sem as modificações feitas na busca de mais votos. Lira, no entanto, desistiu em seguida e encerrou a sessão plenária minutos depois

Teixeira lamentou a rejeição do substitutivo, mas disse acreditar que o texto original ainda pode ser aprovado pelos deputados. Para ele, a falta de um Código de Ética no CNMP depõe contra a categoria.

Mudanças

A PEC altera tanto a composição quanto a própria função do colegiado, criado em 2004 e responsável por fiscalizar a conduta de procuradores e promotores. Na tentativa de “enquadrar” o MP, o texto aumentava o número de vagas do conselho e ampliava a influência do Legislativo sobre o órgão, criticado pelos parlamentares por agir com corporativismo e evitar punições severas a procuradores e promotores que extrapolam suas funções

A última versão do texto ampliou o número de membros do Conselhão passará de 14 para 17. Uma das vagas novas passaria a ser dos Ministérios Públicos Estaduais, enquanto Câmara e Senado teriam um assento a mais cada. Assim, nove dos 17 integrantes seriam indicados pelos MPs.

Já o corregedor-geral deveria, necessariamente, pertencer à carreira do MP Estadual, indicado a partir de uma lista quíntupla pelos procuradores-gerais dos Estados, com escolha final alternada entre Câmara e Senado. Ele não poderia ser reconduzido, o que, na avaliação de Teixeira, permitiria separar o “joio do trigo” e o combate ao malfeito.

Os deputados recuaram e retiraram do texto a possibilidade de anulação de atos de promotores e procuradores pelo Conselhão. Assim, essa prerrogativa seria apenas do Judiciário. Todas as ações que questionassem atos do CNMP serão julgadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e os membros do conselho também terão foro privilegiado.

Votação

O texto reuniu apoios tão diversos quanto uma parte do PSL e a bancada do PT. O contexto, pouco citado, eram as ações de procuradores da Operação Lava Jato, que tinha políticos como alvo preferencial.

A líder do PSOL, Talíria Petrone (RJ), admitiu que havia divergências na bancada.

– Não dá para seguir a lógica de que o Ministério Público acima do bem e do mal. Os abusos cometidos no âmbito da Lava Jato são inadmissíveis. Não queremos mais Moros ou mais Dallagnois – disse, em referência ao ex-juiz Sergio Moro e ao procurador Deltan Dallagnol.

Para o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), a proposta representava “a morte de um Ministério Público independente”.

– Está aí clara e escancarada a motivação que levou ao protocolo desta PEC, que passou na frente da PEC do fim do foro privilegiado e da PEC da volta da condenação na segunda instância. A motivação é a vingança daqueles que foram perseguidos pelos crimes que cometeram – destacou.

Com as mudanças da última versão do texto, partidos que até a semana passada estavam contra o texto, como o MDB, PSB e PDT, orientaram seus deputados a votar a favor. Podemos, Novo, PSOL e Rede foram os únicos que se posicionaram contra a proposta. Nem assim o texto foi aprovado.

O deputado Vinicius Poit (Novo-SP) comemorou.

– Podem insistir, mas continuaremos trabalhando pra não permitir o enfraquecimento do combate à corrupção e ameaças à independência do Ministério Público. Hoje a democracia respira aliviada! – disse, por meio do Twitter.

*AE