-->

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Associação nossa senhora do rosário realiza curso de panificação contando com apoio do municipio

A comunidade do residencial nossa senhora do rosário zona urbana do municipio de Russas, recebeu um curso profissionalizante panificação que foi realizado nos últimos três dias. O curso foi uma conquista da Associação comunitaria  que tem como presidente o jovem Leo Girão e a vice Edivania Lima e em parceria com a Gestão Sávio Gurgel, o curso foi ministrado pela professora Valdiana do SENAR, partiparam do curso vários moradores da comunidade que tiveram a oportunidade de aprender a fazer diversos tipos da pães, bolos biscoitos e até maria maluca.
O prefeito Sávio Gurgel fez a entrega dos diplomas dos novos profissionais na área de panificação.

PREFEITURA MUNICIPAL DE RUSSAS ADMINISTRAÇÃO SÁVIO GURGEL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA

 SETOR DA COORDENAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE RUSSAS

Hoje dia 22/07/2021(QUINTA-FEIRA), A Prefeitura Municipal de Russas Administração SÁVIO GURGEL, através da Secretaria de Infraestrutura Secretário GUILHERME CORDEIRO, e Setor da Coordenação da Iluminação Pública Municipal sob a COORDENAÇÃO de FLAVIO LOPES SERPA, PELA EMPRESA DUVALE O MOTORISTA PAULINHO e ELETRICISTA ALAN, estiveram realizando os serviços de recuperação e manutenção da ILUMINAÇÃO PÚBLICA nas seguintes ruas, bairros e localidades desse município;

TRAVESSA CARLOS PONTES N° 659, BAIRRO DE FÁTIMA, RUA DALTRO HOLANDA AO LADO DA MADEIREIRA MACIEL BAIRRO CENTRO, AVENIDA IRMÃ MARIA DA GRAÇA NA ENTRADA DO TERMINAL RODOVIÁRIO BAIRRO CENTRO, TRAVESSA KENNEDY SANTIAGO TORRES N° 754 PRÓXIMO DA PRAÇA GERARDO MATOSO BAIRRO DO PLANALTO DA BELA VISTA, VILA MATOSO  ENFRENTE A PRAÇA DO ANFITEATRO BAIRRO CENTRO, LANVADERIA MUNICIPAL PÚBLICA NO RIACHO ARAIBU BAIRRO CENTRO, RUA JOSÉ FACUNDES MAIA N° 572, BECO DO LELEO, RUA JOSÉ LUIZ DE OLIVEIRA N° 302, BECO DO LELEO, 

SITIO PAU D'ARC, SITIO RETIRO E TIMBAÚBA DOS SIMPLICIOS E NA QUADRA ESPORTIVA DO SÍTIO DA INGÁ. 

As equipes da Coordenação da Iluminação Pública Municipal de Russas que hoje no COMANDO FLAVIO LOPES SERPA, e da EMPRESA DUVALE realizaram e concluíram os serviços com sucesso.

Administração SÁVIO GURGEL atendendo as demandas e solicitações das nossas comunidades com zelo, dedicação e pontualidade.

Vereadora é empossada como presidente da Câmara de Ibaretama direto da cadeia

 

A vereadora, Edivanda de Azevedo, que está presa desde dezembro de 2020 acusada de participar da chacina de Ibaretama, onde sete pessoas foram mortas, foi empossada nesta quarta-feira (21) como presidente da Câmara Municipal. A solenidade aconteceu virtualmente, com a nova presidente da Casa participando diretamente da cadeia.

A vereadora foi empossada pelo presidente Joverlane da Silva. Durante a solenidade, Edivanda disse que vai provar sua inocência e que possui compromisso com a população de Ibaretama. “Eu não desisti e nem tenho vergonha do que aconteceu“, disse durante a posse. A chacina vitimou 7 pessoas aconteceu na localidade de Ouro Preto, Distrito de Pedra e Cal, em Ibaretama. Entre as vítimas, uma mulher e uma criança de apenas 6 anos. A vereadora está presa no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), em Aquiraz, cidade que está localizada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Segundo investigações, Edivanda agiu em parceria com um bandido identificado como Wanderson Delfino de Queiroz, apelidado de “Interior”, que seria o chefe da facção criminosa Comando Vermelho (CV) em Ibaretama. Os dois teriam agido em parceria para montar o plano e a logística para a execução da chacina. A motivação para o crime teria sido uma represália pela ocorrência de assaltos na região atribuídos aos membros da Guardiões do Estado (GDE), rival da CV.

Além de Edivanda, os filhos dela, Victor Azevedo Lima e Kelvin Azevedo Lima; o irmão Edvan Lopes dos Santos Azevedo; e o enteado Josenias Paiva Lima de Andrade também são acusados de participação na chacina.

O crime

O crime aconteceu na madrugada do dia 26 de novembro quando um grupo armado invadiu uma casa na localidade Pedra e Cal, na zona rural de Ibaretama, e praticou a chacina, que resultou na morte de sete pessoas e outras três que ficaram feridas. Relatos de testemunhas dizem que os bandidos invadiram a casa pela porta dos fundos e gritavam que era a “polícia”.

As vítimas do crime foram William da Silva Rodrigues, 6 anos; Eduardo de Lima Silva, 19; Luana Melo da Costa, 19; Oswaldo da Silva Lima, 24; Wellington Lima Silva, 17; Edinardo de Lima Silva, 18; e Francisco Gabriel Pereira da Silva, 15. Todos foram executados com tiros de pistola e espingarda de calibre 38.

Assista a um trecho da posse da vereadora Edivanda de Azevedo:
Fonte: CN7

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes em benefícios emergenciais no Ceará e outros cinco estados

 

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (22) a Operação Animus Fraudandi para dar continuidade ao combate às fraudes aos benefícios emergenciais pagos a pessoas que passam por dificuldades financeiras em decorrência da pandemia.

Segundo a PF, a ação visa identificar fraudes de forma a desarticular e responsabilizar integrantes de organizações criminosas, bem como recuperar os valores desviados. Ao todo, 114 operações policiais foram deflagradas visando o combate a fraudes com benefícios emergenciais, cumprindo, ao todo, mais de 443 mandados de busca e de 50 mandados de prisão.

Nas ações de hoje, cerca de 120 policiais federais cumprem 29 mandados de busca e apreensão na Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Santa Catarina. Ainda segundo os investigadores, quatro mandados de sequestro de bens estão sendo cumpridos, e aproximadamente R$ 60 mil foram bloqueados por determinação judicial.

“A operação foi batizada Animus Fraudandi, expressão latina que significa intenção de fraudar, que remete ao caráter fraudulento e intencional dos desvios de valores identificados no curso das investigações”, informou a PF.

As ações decorrem da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial, que conta com a participação do Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União.


22/07/2021 - por Monolitos Post

Homem suspeito de agredir e estuprar adolescente de apenas 12 anos é preso em Morada Nova

 

Uma investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) culminou na prisão de um homem de 26 anos, suspeito de agredir e estuprar uma adolescente de 12 anos. O crime foi registrado no dia 11 de junho deste ano, em Morada Nova. Já a captura ocorreu, na tarde dessa quarta-feira (21), no mesmo município onde aconteceu o fato.

Os trabalhos investigativos iniciaram assim que as autoridades policiais tomaram conhecimento sobre o crime. Inicialmente, as investigações estavam a cargo da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca), quando foi registrado que uma adolescente de 12 anos, foi encontrada em um lugar ermo, bastante ferida e com sinais de violência sexual. Na ocasião, a vítima foi levada por uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE) para um hospital em Morada Nova e, em seguida, para uma unidade de saúde em Fortaleza.

Em continuidade ao trabalho policial, a Delegacia Municipal de Morada Nova, com base nos levantamentos policiais, conseguiu identificar o suspeito de praticar o crime. Segundo o que foi apurado, o homem, que não possuía antecedentes criminais, abordou a jovem em um posto de combustíveis da região e a levou para um lugar afastado, onde o crime foi consumado.

Com isso, as autoridades policiais representaram pela prisão temporária do investigado, pelos crimes de estupro de vulnerável e lesão corporal. O pedido foi deferido e, na tarde de ontem, cumprido. O alvo foi conduzido à delegacia, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. As investigações sobre o crime continuam a fim de identificar a participação de outra pessoa na ação criminosa, bem como concluir o inquérito policial.

22/07/2021 - por Monolitos Post

Irmão de prefeito envia áudio sobre "rachadinha", não consegue apagar e gera operação policial

 

Pelo menos sete mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na manhã desta quinta-feira (22) em Campos Sales e Salitre, na Região dos Inhamuns, onde a Polícia Civil do Ceará (PCCE) apura um suposto esquema de "rachadinha" nesta última cidade.

A Operação Dimidium, que em latim significa metade, investiga crimes de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa em um "possível" desvio de salários de "pessoas contratadas na Prefeitura Municipal de Salitre", informou em nota a Polícia Civil.

Os alvos da ação ainda não tiveram a identificação revelada. No entanto, a PCCE disse que iniciou a investigação ainda fevereiro deste ano após o vazamento de um áudio em que o irmão do atual prefeito "explana como organizou a suposta prática criminosa". À época, ele era diretor do Departamento de Pessoal e foi exonerado.

"No total, 25 policiais civis participam da ofensiva policial, que é coordenada pelo Núcleo de Repressão à Lavagem de Dinheiro e Combate à Corrupção (NRLD), vinculado ao Departamento de Recuperação de Ativos (DRA)", complementou.


PREFEITURA COLABORA COM INVESTIGAÇÕES

A prefeitura de Salite informou, em nota de esclarecimento, que o atual prefeito não é alvo de nenhuma investigação, e que a gestão atual vem trabalhando no firme cumprimento de deveres legais e promovendo uma administração pautada na probidade e transparência.

Por meio do Secretário de Administração, Finanças e Governo, o município informou ter "havido plena colaboração dos servidores em fornecer os documentos requeridos pela autoridade policial, uma vez que inexiste por parte desta Administração o intuito de omitir quaisquer fatos ou informações constantes de nossos setores".

Outras informações com os desdobramentos da Operação Dimidium serão divulgadas ao longo do dia pela PCCE. (Diário do Nordeste)


 

Um homem apontado como o braço-direito do chefe de uma organização criminosa foi morto na manhã desta quinta-feira (22) durante troca de tiros com a polícia na localidade de Santa Rosa, em Caucaia. Francisco Leandro Ferreira Cruz, conhecido como 'Baruel', tinha extensa ficha criminal e era considerado um dos homens mais perigosos da Região Metropolitana de Fortaleza. O suspeito respondia a tráfico de drogas, organização criminosa, porte ilegal de arma, furto, sequestro e homicídios. Somente entre 2020 e julho deste ano, a polícia catalogou 23 assassinatos.

'Baruel' estava dormindo na casa de um comparsa, identificado como Antônio José, quando foi cercado por policiais do 12º Batalhão de Caucaia às 5h. Ao notar a presença dos agentes de segurança, o homem disparou contra a equipe, que reagiu à ofensiva.

"Para nossa surpresa, o Baruel já saiu atirando nos policiais com uma pistola .40, os policiais revidaram e conseguiram atingi-lo. O mesmo foi socorrido para um hospital público de Caucaia, mas chegou a falecer", conta o coronel Beline.

ASSASSINATO

Entre os crimes recentes, 'Baruel' é apontado como o mandante da morte de duas irmãs na última sexta-feira (16), na localidade de Sítios Novos, em Caucaia. As vítimas foram executadas com tiros de escopeta calibre 12 na frente dos pais. A motivação teria sido guerra de facções criminosas.

"O Baruel matava criança, matou ancião, o Baruel matou duas jovens com tiro de escopeta, matou taxista que trabalhou para ele, matou uber, era o bandido mais procurado pelas nossas equipes. Era o psicopata mais perigoso da Região Metropolitana", detalhou Beline.

ENVOLVIMENTO

O criminoso integra a mesma organização chefiada por Francisco Cilas de Moura Araújo, o 'Mago', preso desde julho de 2020, na 1ª fase da Operação Focus.

A primeira etapa da ação policial prendeu outras sete pessoas em Caucaia e apreendeu 10 armas de fogo, sendo nove revólveres calibre 38 e uma espingarda calibre 12 que estavam em um terreno, na localidade de Baixa Grande. Todo o material estava acondicionado em cinco sacos plásticos.

Nesta quinta-feira (22), inclusive, membros do grupo de 'Mago' foram alvos da 2ª fase da Operação, da Polícia Civil, para cumprimento de mandados de prisão preventiva em Caucaia, Fortaleza e Maracanaú.

(Diário do Nordeste)



Russas - CE plantão policial

 


RUSSAS ➖ APREENSÃO DE SIMULACRO / LESÃO CORPORAL

O fato ocorreu dia, 21/07/2021 (quarta-feira), por volta das 12h30, o efetivo da Polícia Militar da cidade de Russas o qual estava em patrulhamento na comunidade Sítio Retiro, recebeu uma denuncia de um popular relatando que em uma casa situada naquela localidade haviam 02(dois) indivíduos de posse de uma arma de fogo. A equipe seguiu até o local informado e abordou um dos indivíduos. Conversado sobre a arma que estaria com ele, disse que estaria em outra casa. Quando a esquipe chegou ao local, abordou outro indivíduo e ao fazer a busca na residência, com a autorização da proprietária, foi encontrado um SIMULACRO de arma de fogo (tipo revólver). Foi dito a equipe que no fim de semana do dia 18/07/2021 em um evento entrou em vias de fatos com os seguranças do local com mais um determinado número de pessoas e, segundo ele, quem estaria armado e agrediu várias pessoas foi um dos seguranças. Diante dos fatos foram conduzidos para a Delegacia Regional de Polícia Cívil de Russas e apresentados autoridade Policial para prestar esclarecimentos dos fatos..

 LAGOINHA / QUIXERÉ ➖ ROUBO À PESSOA

 Dia 21/07/2021 (quarta-feira), por volta das 15h35 o efetivo do Destacamento do distrito de Lagoinha Quixeré tomou conhecimento por meio de denúncia presencial feita por uma pessoa que acabará de ser assaltado dando conta de que sofreu um assalto à mão armada num local próximo no Centro da cidade. De imediato a equipe da Polícia Militar daquele Destacamento realizaram buscas no intuito de localizar e prender os criminosos. A vítima relatou que efetuou um saque no valor de R$ 2.000,00 na agência dp Banco do Brasil e que ao sair da agência, na altura do cruzamento entre as Ruas Manoel Gonçalves e Padre Zacarias, ao lado da estátua, foi abordado por dois indivíduos em uma moto 150cc de cor preta, placa não anotada e que lhe apontaram armas e, segundo ele do tipo pistola perguntando pelo dinheiro que teria sacado tomando dele e fugindo em seguida.

 ALTO SANTO ➖ HOMICÍDIO E LESÃO À BALA

Dia 21/07/2021 (quarta-feira), por volta de 19h50, a Polícia Militar recebeu informações via 190 de que na localidade de Boqueirão de Baixo, próximo ao Castanhão velho, zona rural de Alto Santo, houve um homicídio a bala. Ao chegar no local foi constatado a veracidade da informação e encontrou um homem de 29 anos sem vida. A vítima foi surpreendidos por 04(quatro) indivíduos em duas motocicletas e que passaram a efetuar vários disparos de armas de fogo contra ele vindo a óbito no local. Com ele também vinha outra pessoa, um homem de 26 anos que foi atingido na coxa. Socorrido ao hospital onde foi atingido na coxa. Foi medicado e passa bem. Os infratotores tomaram rumo ignorado.


Abertas as inscrições para o Concurso Fotográfico Russas 220 anos

 

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), comunica que estão abertas as inscrições para o Concurso Fotográfico Russas 220 anos. O período de inscrição será até 31 de julho. Nesse intervalo, o interessado deverá encaminhar uma fotografia (paisagem natural ou paisagem urbanística) juntamente com a ficha de inscrição (anexa abaixo) devidamente preenchida para a Secretaria de Meio Ambiente via e-mail (sema@russas.ce.gov.br).

O respectivo concurso é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Russas, cujo tema é “Belezas da nossa terra: Um olhar ambiental sobre o município de Russas”. A ação está inserida no contexto das comemorações relativas à Semana do Município de Russas-SEMUR 2021, onde a cidade de Russas estará, em 06 de agosto, completando 220 anos de emancipação política.

O objetivo do concurso é despertar no participante a sensibilidade e o interesse para a preservação ambiental do Município, além de despertar a atenção para as mais belas paisagens existentes em Russas.

Podem participar pessoas residentes no município de Russas e que tenham idade igual ou superior a 12 anos.

Leia abaixo, o edital completo com todas as informação do Concurso.

EDITAL DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA – SEMUR 2021

FICHA DE INSCRIÇÃO CONCURSO FOTOGRÁFICO

Abertas as inscrições para o concurso Miss Russas 2021

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (SECULTE), abriu as inscrições para a edição especial do concurso Miss Russas 2021, que acontecem até a próxima segunda-feira, 26 de julho, de forma online no site oficial do Município

Podem se inscrever jovens de Russas, solteiras, que não sejam mães, e tenham idade mínima de 15 (quinze) e no máximo 23 (vinte e três) anos completos até o dia 31 de dezembro do corrente ano.

Para se inscrever, as jovens interessadas deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site do Município e aguardar o resultado da pré-seleção, que ocorrerá também na segunda, dia 26.

O Miss Russas acontecerá no dia 06 de agosto, excepcionalmente de forma virtual dentro da programação da Live Oficial em comemoração ao aniversário de emancipação política da cidade, com transmissão pelas redes sociais oficiais do Município: @prefeituraderussasoficial.

Vale destacar que durante a realização do evento serão adotados todos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19.

Você jovem russana, que sonha com as passarelas aproveite essa grande oportunidade de iniciar sua carreira de modelo. Participe!

Para Informações mais detalhadas entre em contato pelo número (88) 9 9683-8975.

Confira nos links abaixo:

Regulamento:

Regulamento Miss Russas 2021

Link da inscrição:

https://forms.gle/ovC2UyaZLrox7fvf8

Observação:

Caso tenha dificuldades de se inscrever pelo link, você pode baixar o formulário de inscrição abaixo, preenche-lo e enviar no e-mail: ascom@russas.ce.gov.br

Formulário de inscrição do Concurso:

FICHA DE INSCRIÇÃO MISS 2021


Ceará recebe novo lote com mais de 255 mil doses de vacinas contra a COVID-19

 21/07/2021 - por Monolitos Post 

O estado do Ceará recebeu na noite desta terça-feira (20) um novo lote de vacinas contra a COVID-19 composto por 255.150 doses, sendo 202.500 da AstraZeneca e 52.650 da Pfizer. Na segunda-feira (19), o estado já havia recebido um novo lote com 135.300 doses, sendo 50.700 doses da AstraZeneca (Consórcio Covax/Facility) e 84.600 da CoronaVac.

Após a chegada do novo lote, as doses foram encaminhadas a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde, para distribuição aos municípios cearenses.

Até o momento já foram aplicadas 5.091.356 doses em todo o estado.