-->

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

POLÍCIA CIVIL APREENDE ADOLESCENTE SUSPEITO DE SEIS HOMICÍDIOS EM FORQUILHA

 

Policiais civis da Delegacia Municipal de Forquilha realizaram uma ação que resultou na apreensão de um adolescente de 16 anos suspeito de cometer seis homicídios na cidade de Forquilha, pertencente à Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. A apreensão ocorreu nessa segunda-feira, no bairro Centro. Contra o suspeito, havia um mandado de busca e apreensão em aberto.

As investigações desencadeadas pela delegacia municipal apontam o envolvimento do adolescente em seis homicídios ocorridos na cidade, sendo dois deles este ano e os outros quatro cometidos em 2020. As investigações indicam ainda que o menor é suspeito de ser o autor de outras duas tentativas de homicídio.

As motivações dos crimes estão relacionadas à disputa por território entre grupos criminosos. O adolescente seria integrante de um coletivo criminoso e atuaria como o responsável pelas execuções de rivais do grupo.

O crime mais recente que possui o adolescente como principal suspeito trata-se da morte de outro adolescente de 15 anos, ocorrida no último dia 9 deste mês, no bairro Edmundo Rodrigues. A Polícia Civil segue investigando os fatos, visando identificar outros crimes relacionados ao suspeito, bem como partícipes da ação delituosa.
Denúncia

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o número (88) 99247-044, da Delegacia Municipal de Forquilha. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Estado de saúde do médico Ricardo Barreto Dias volta a inspirar cuidados

Inspira bastante cuidado o estado de saúde do médico e ex-prefeito de Sobral, Dr. Ricardo Barreto Dias, internado no Hospital da Unimed de Fortaleza com complicações ocasionadas pela Covid-19. Uma infecção detectada recentemente colocou a equipe médica em alerta, uma vez que Ricardão não está responsivo a medicação. Orações são bem vindas!

(Sobral em Revista)



Bolsonaro lidera corrida eleitoral para 2022, diz pesquisa

 

Jair Bolsonaro lidera isoladamente o cenário para as eleições presidenciais de 2022, mas patina com outros candidatos nas apurações de 2º turno. É o que diz a nova pesquisa de pesquisa XP/Ipespe realizada de 11 a 14 de janeiro de 2021.

Hoje, o atual presidente teria 28% das intenções de voto, seguido por Sérgio Moro (12%), Ciro Gomes (11%), Fernando Haddad (11%) e Luciano Huck (7%). Os últimos 4 estão empatados tecnicamente, dentro da margem de erro, de 3,2 p.p..

Em cenários de 2º turno, Bolsonaro aparece numericamente à frente de todos os candidatos, menos de Sergio Moro. A situação, no entanto, se enquadra em empate técnico.


Cenário 1

Sergio Moro (sem partido): 36%;
Jair Bolsonaro (sem partido): 33%;
não sabe/não respondeu/branco/nulo: 31%


Cenário 2

Jair Bolsonaro (sem partido): 42%;
Lula/Haddad (PT): 37%;
não sabe/não respondeu/branco/nulo: 22%.

Cenário 3

Sergio Moro (sem partido): 43%;
Lula/Haddad (PT): 30%;
não sabe/não respondeu/branco/nulo: 28%.

Cenário 4

Jair Bolsonaro (sem partido): 38%;
Luciano Huck (sem partido): 34%;
não sabe/não respondeu/branco/nulo: 28%.

Cenário 5

Jair Bolsonaro (sem partido): 40%;
Ciro Gomes (PDT): 37%;
não sabe/não respondeu/branco/nulo: 23%.

Cenário 6

Jair Bolsonaro (sem partido): 44%;
Guilherme Boulos (Psol): 31%;
não sabe/não respondeu/branco/nulo: 25%.

(Folha de Curitiba)

“Doria jamais será presidente, ele não consegue nem sair na rua”, afirma capitão Derrite

 

O deputado federal Capitão Derrite (SP), ex-comandante batalhão da ROTA considerou desastrosa a atuação de João Doria em São Paulo, e se queixou da forma que o governador tucano trata os policiais de SP.

“João Doria não consegue sair na rua. Pergunta se ele vai à Avenida Paulista passear? Não vai, quando vai, é com 400 seguranças… Ele sabe que a popularidade beira a zero. Doria vive de falar mal do presidente e de fazer campanha para ser presidente do Brasil, coisa que nunca será. Jamais será. E não sou eu que estou falando, é a população”, afirmou o parlamentar.

Capitão Derrite ainda criticou e afirmou que Doria “vem fazendo teatrinho” e tentando tirar proveito político com a desgraça do povo, transformando a vacinação em um palanque.

(Folha da República)



Gilmar Mendes suspende inquérito contra desembargador que humilhou guarda municipal

 

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o inquérito contra o desembargador Eduardo Siqueira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). O inquérito tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão é do dia 14 de janeiro, um dia antes do depoimento de Siqueira. Em julho de 2020, o desembargador foi flagrado humilhando um guarda que o multou por não utilizar máscara enquanto caminhava na orla de Santos.

O inquérito contra o desembargador foi aberto em dezembro do ano passado, a pedido do Ministério Público Federal (MPF). Para a defesa do desembargador, a decisão do STJ seria nula por não ter ocorrido a intimação prévia de Siqueira para responder ao recurso do parquet, "o que importaria em violação aos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório". 

Além disso, segundo a defesa, o magistrado foi intimado para audiência por videoconferência a que seria realizada dia 15, 'havendo por isso a necessidade de suspender a tramitação do presente inquérito até o julgamento definitivo por esse conspícuo STF, sob pena de se consumar prejuízo irreparável". 

Para Gilmar Mendes, há verossimilhança na alegação de violação dos princípios do contraditório e da ampla defesa, "uma vez que, como consta da certidão de julgamento, a habilitação do requerente somente ocorreu após o início do julgamento do recurso". 

O relator explicou que a jurisprudência do STF se consolida no sentido de que o direito de oferecer contrarrazões aos recursos da acusação deve ser observado ainda na fase pré-processual. Por considerar o perigo de difícil reparação, Gilmar Mendes concedeu a liminar para suspender, até o julgamento final do habeas corpus no STF.

Fonte: Bahia Notícias

Bebê com 4 horas de nascida é encontrada em caixa de papelão ao lado de contêiner de lixo

 

Em Salvador, uma bebê recém-nascida foi colocada numa caixa de sapatos e posteriormente abandonada em um contêiner de lixo, ela estava despida e desembrulhada, usando somente uma fralda descartável.

A bebê foi encontrada por populares que passavam nas proximidades do bairro Mussurunga, na capital baiana, na manhã desta segunda-feira (18).

Cristiane de Jesus Silva, que foi u ma das pessoas que passavam pelo local pegou a criança ainda na caixa de tênis e a levou para a UPA- Unidade de Pronto Atendimento de São Cristóvão.

De acordo com as declarações de Cristiane, a bebê foi entregue na UPA e passa bem, ela disse em depoimento que a recém nascida estava de bruços dentro da caixa de papelão, ela estava quietinha e sem choro, porém suava intensamente.

Em choque, Cristiane diz ainda que no primeiro momento até pensou que a bebê estivesse morta, e confessa que queria levar a bebê para sua casa, mas tem conhecimento de que não poderia.

Após prestar cuidados à garotinha, a equipe médica afirmou que a bebê tinha apenas 4 horas de vida. Ainda sem nome e sem registro a recém-nascida foi entregue ao Conselho Tutelar XVI – Ipitanga.

Segundo informou a assessoria do Conselho Tutelar, o órgão espera que algum familiar ou a genitora da criança se apresente para levá-la após alta médica, caso isso não aconteça, a bebê será entregue para um abrigo, ficando sob a tutela do estado.

Via Minuto Notícia



Pagamento do bolsa familia


Radio e Tv Web Nativa de Russas CE

                                          radioetvwebnativaderussas

Nota; Prefeitura municipal de Russas CE

 NOTA PREFEITURA DE RUSSAS

A Prefeitura Municipal de Russas vem a público informar que por falta do fechamento das finanças da gestão anterior, o pagamento dos aposentados e pensionistas ficou pendente. No entanto, a atual administração conseguiu contornar a situação e comunica a todos que a prestação de contas será feita nesta quarta-feira (20).

Vale ressaltar ainda que nos últimos 5 anos nunca foi solicitado o documento de Formalização do Fundo Municipal de Seguridade e desta vez, o banco exigiu a documentação e o edital, o que fez atrasar a resolução da situação.

Por fim, a gestão "A mudança se faz com trabalho", reitera o seu compromisso e seriedade em garantir o direito de todos os russanos!

Crise entre Santa Casa e Hospital Regional prejudica paciente; instituições negam impasse

 

Na manhã desta segunda-feira (18), uma jovem chamada Vânia Martins, de Ipu, se manifestou nas redes sociais pedindo ajuda para seu sobrinho que está internado na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Sobral diagnosticado com uma doença grave, autoimune, chamada síndrome de Guillain-Barré.

Vânia Martins afirmou que seu sobrinho Jean Carlos, 15, precisava urgente de um remédio caro e, que em Sobral, só o Hospital Regional teria esse medicamento. Segundo ela, por causa de um impasse entre a Santa Casa e o HRN, seu sobrinho estaria sem a medicação. Em um dos vídeos, a tia de Jean Carlos, aos prantos, pede ajuda e diz que “o Hospital Regional de Sobral tem a UTI disponível, tem todos os remédios e não estão querendo dá meu sobrinho, por conta de briga com a Santa Casa”.


Segundo o site ‘Tua Saúde’, a síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune grave em que o próprio sistema imunológico passa a atacar as células nervosas, levando à inflamação nos nervos e, consequentemente, fraqueza e paralisia muscular, podendo ser fatal.

Ainda na tarde de segunda-feira (18) a Santa Casa de Misericórdia de Sobral por meio de nota informou ao Portal Paraíso que o paciente Jean Carlos necessita de uma medicação (imunoglobulina para guillain-barré) de alto custo e que o hospital não tem. A assessoria informou ainda que por orientação da Secretaria Estadual de Saúde, a Santa Casa solicitou transferência do paciente para o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) onde o paciente poderá receber a medicação. Na nota, o hospital informa que o paciente encontra-se na UTI da Emergência da Santa Casa recebendo os devidos cuidados e assistência necessária enquanto aguarda a regulação ser aceita.

A assessoria de imprensa do Hospital Regional informou ao Portal Paraíso que só poderia dá informações de pacientes do hospital e que desconhece qualquer impasse entre as duas unidades.

Na noite desta segunda-feira (18), às 22h, Vânia Martins informou ao Portal Paraíso que a medicação tinha chegado à Santa Casa. Os medicamentos, segundo ela, uma parte teria sido enviado pelo Hospital Regional. A jovem acredita que se não tivesse colocado os vídeos na internet não teria tido esta rapidez. “Tinha muita gente envolvida, inclusive políticos, na tentativa de ajudar, mas não conseguiam resolver a situação. Então depois que postei os vídeos rapidamente deram um jeito de encontrar esse medicamento, de chegar logo na Santa Casa e dá início ao tratamento. Acredito que teve uma influência muito grande”, disse.

(Portal Paraíso)



Novo grupo de extermínio? Polícia investiga crimes com torturas e corpos amarrados

 

Grupo de extermínio? Esquadrão da Morte? Facção? Acerto de contas de quadrilhas? Essas indagações estão norteando o trabalho da Polícia do Ceará diante de uma sequência de mortes misteriosas que vêm sendo registradas há várias semanas na Grande Fortaleza. Jovens envolvidos em crimes estão sendo seqüestrado em suas residências e aparecem mortos sempre da mesma forma: mãos e pés amarrados, cordas no pescoço, sinais de tortura e tiros na cabeça, caracterizando execuções sumárias.

Nas últimas semanas, ao menos 15 crimes com as mesmas características e com o mesmo “modus operandi” foram registrados na Grande Fortaleza. As vítimas foram tiradas de dentro de casa por desconhecidos, jogadas dentro de veículos e, horas ou dias depois os corpos são encontrados baleados, amordaçados e amarrados. Alguns cadáveres são esquartejados ou decapitados e, mais recentemente, grande parte é carbonizada, fato que dificulta a devida identificação das vítimas.

Somente ontem, segunda-feira (18), três casos parecidos foram registrados pela Polícia na Capital.

Ainda era manhã, quando o corpo de um jovem,ainda não identificado, foi encontrado com marcas de violência (provável tortura) e tiros enrolando em um colchão. O cadáver foi deixado pelos assassinos no canteiro central da Avenida F do Conjunto Ceará. O rapaz estava com as mãos amarradas para trás e um fio envolto no pescoço.

Horas depois, foi registrado o segundo caso. O corpo de um homem, também com mãos amarradas para trás e marcas de tiros e de espancamento, foi localizado em um terreno na altura do quilômetro 10 da BR-116, em Messejana.

Amarrado

À tarde, o terceiro crime com as mesmas características dos anteriores foi registrado novamente em Fortaleza. O corpo de um homem foi deixado por criminosos nas margens do Rio Siqueira, na zona Sul da Capital. Embora não tenha divulgado a identificação do morto, a Polícia revelou que a vítima teria sido seqüestrada na região da Sabiaguaba. O veículo do homem assassinado, uma caminhonete Hilux, foi encontrado na Comunidade Marrocos, no bairro Bom Jardim.

O corpo também apresentava marcas de tiros e a vítima estava com as mãos amarradas, caracterizando o arrebatamento e seqüestro. A atitude de manietar a vítima ou refém tem como objetivo impedir uma eventual tentativa de fuga ou reação diante dos criminosos.

(Fernando Ribeiro)



Gerente de loja é morta a tiros no carro de aplicativo quando ia trabalhar

 

Subiu para 17 o número de mulheres assassinadas no Ceará em apenas 19 dias de 2021. Na manhã desta terça-feira (19), uma jovem de 28 anos foi morta, a tiros, no interior de um carro de aplicativo. O crime aconteceu na zona Sul de Fortaleza e o caso já é objeto de investigações por parte do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil.

De acordo com as primeiras informações repassadas pela Polícia, o crime aconteceu no bairro Planalto Ayrton Senna, antigo Pantanal do José Walter. Uma mulher identificada inicialmente como Denise Alves Pereira, 28, era passageira de um veículo de chamadas por aplicativo, que foi atingido por vários tiros quando passava pela Avenida Orquídea Verdes.

A mulher estava a caminho do trabalho. Ela era gerente de uma loja de roupas no Centro de Fortaleza. “Ela mal entrou no carro e, logo ali, outro carro cruzou na frente do que ela estava e dois homens desceram. Eles foram logo atirando”, contou um familiar da vítima, que preferiu não se identificar por temer represálias dos assassinos. Acrescentou que o carro onde estavam os atirados é de cor branca. “é só o que sei”, disparou.

Denise foi atingida por tiros de pistola na cabeça quando estava no banco traseiro do automóvel. O motorista ainda socorreu a passageira ferida. Ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, onde morreu na Emergência.

Outro parente de Denise fez questão de afirmar no hospital, que ela era uma mulher honesta, não tinha nenhum envolvimento com crimes e que morava em um apartamento com a mãe e um irmão.

O corpo da mulher foi removido para a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

Veja a lista completa das mulheres assassinadas no Ceará em 2021:

01 – (01/01) – Ana Brena do Santos Ferreira, 26 (bala) – Localidade Sítio Rosário (PARAIPABA)

02 – (02/01) – Eliane Alves de Araújo, 47 (faca) – Distrito de Bela Vista (TIANGUÁ)

03 – (03/01) – Amanda Jéssica de Lima, 31 (faca) – Queixada/Canindezinho (VÁRZEA ALEGRE)

04 – (03/01) – Karolayne Araújo de Freitas, 18 (bala) – (NOVA RUSSAS)

05 – (08/01) – Isabelle Mikaela Batista da Silva, 24 (bala) – B. Jardim América (CAPITAL)

06 – (10/01) – Lorena Graziella Martins da Silva, 19 (outros) – B. Pl. Ayrton Senna (CAPITAL)

07 – (10/01) – Evaneide Ferreira da Silva, 38 (bala) – Localidade Japuara (CAUCAIA)

08 – (11/01) – Laurice Gonçalves da Silva, 60 (bala) – D. Sítios Novos (CAUCAIA)

09 – (11/01) – Alexandra Marques da Silva, 40 (bala) – D. Sítios Novos (CAUCAIA)

10 – (12/01) – Maria Marlene Barreto da Silva (bala) – D. Uiraponga (MORADA NOVA)

11 – (12/01) – Cosma Sousa dos Santos (bala) – D. Uiraponga (MORADA NOVA)

12 – (14/01) – Identificada apenas por “Drielle” (bala) – B. Campo Novo/Mutirão (QUIXADÁ)

13 – (14/01) – Maria Efigênia Soares, 28 (carbonizada) – BR-116 (CHOROZINHO)

14 – (16/01) – Vitória (apedrejada) – Jardim Bandeirantes (MARACANAÚ)

15 – (16/01) – Vítima sem identificação (bala) – R. Cruzeiro do Sul/B. Carlito Pamplona (CAPITAL)

16 – (17/01) – Vítima sem identificação (bala) – Distrito Pajuçara (MARACANAÚ)

17 – (18/01) – Denise Alves Pereira, 18 (bala) – Av. Orquídea Verde/Pl. Ayrton Senna (CAPITAL)

(Blog Fernando Ribeiro)



Russas CE; plantão polcial


ITAIÇABA

ACHADO DE CADÁVER  

Na tarde de ontem, na localidade de Tomé Afonso, zona rural de Itaiçaba, foi encontrado o corpo do senhor VICENTE DE PAULA LIMA, 65 anos, natural de Palhano-CE. O mesmo estava no interior de sua casa já sem vida, e não apresentava sinais de violência. A polícia esteve no local adotando todas as providências.

ITAIÇABA

TCO POR LESÃO

Na noite de ontem, no Conjunto Padre Abílio em Itaiçaba, duas mulheres foram conduzidas à Delegacia em Aracati, pelo fato de se agredirem mutuamente após uma discussão entre ambas. Na Delegacia foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).


 Fonte; PM CE

Blog; Erivando Lima; 


"Mula" do tráfico pode ter prisão relaxada mesmo com muita droga, decide STJ

 

Configurada a situação de "mula" do tráfico, e diante da inexistência de indícios de que o suspeito integre de forma relevante organização criminosa, é possível relaxar a prisão preventiva decretada mesmo que o flagrante tenha ocorrido com grande quantidade de drogas.

Por maioria de votos, essa foi a conclusão da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, que deu provimento ao recurso em Habeas Corpus para substituir por medidas cautelares a prisão de um homem que foi pego transportando 158,9 quilos de maconha.

Venceu o voto do relator, ministro Sebastião Reis, seguido pelos ministros Rogério Schietti e Nefi Cordeiro. Para Reis, as circunstâncias em que a apreensão foi feita indicam que se trata de "mula" — pessoa sem antecedente criminal contratada para transportar entorpecentes.

Apesar dos 159 quilos de maconha apreendidos, situação que por si só justificaria a prisão cautelar, o relator destacou que não há nos autos quaisquer outros indícios de que o paciente do HC integre organização criminosa.

Também não há indicação da necessidade da prisão cautelar para o resguardo da ordem pública, da ordem econômica, para a conveniência da instrução processual ou para assegurar a aplicação da lei penal.

"Com efeito, existem medidas alternativas à prisão que melhor se adequam à situação do recorrente, uma vez que os crimes imputados não foram cometidos com violência ou com grave ameaça à pessoa", disse o ministro Sebastião Reis Júnior.

Ficou vencido o ministro Antonio Saldanha Palheiro, acompanhado da ministra Laurita Vaz, que destacou que o caso ainda não tem denúncia e que o suspeito manteve-se em silêncio ao ser inquirido pela autoridade policial.

"As razões recursais, embora indiquem a primariedade do recorrente, não sugerem que ele tenha atuado na condição de 'mula', como consta do voto proferido pelo eminente relator. Desse modo, é possível afirmar não estarem delineados, de forma segura, quais os contornos da atuação do recorrente e, por conseguinte, a intensidade de sua culpabilidade", disse o ministro.

RHC 126.001

Por Danilo Vital
Fonte: Conjur