-->

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

PF faz buscas na casa de Cunha e mira 2 ministros e 2 senadores

Polícia Federal deixa condomínio onde mora o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no Rio de Janeiro (Foto: Matheus Rodrigues/G1)

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça-feira (15) mandado de busca e apreensão na residência oficial do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em Brasília. A PF também cumpriu mandados na casa e no escritório do peemdebista no Rio de Janeiro e na Diretoria Geral da Câmara dos Deputados. A ação, batizada de Catilinárias, faz parte das investigações da Operação Lava Jato.

Ao menos 12 policiais e três viaturas foram deslocados para a casa de Cunha em Brasília, que fica na Península dos Ministros. Entre os itens que foram apreendidos pela PF está o celular de Eduardo Cunha.

A Procuradoria Geral da República também pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizasse busca e apreensão na residência do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), mas o ministro Teori Zavascki, do STF, responsável pela Lava Jato no tribunal, negou o pedido.

Também foram alvos de mandados a chefe de gabinete de Cunha, Denise Santos, e o ex-vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Fábio Ferreira Cleto, indicado por Cunha (PMDB-RJ) para o cargo. Cleto foi exonerado na última semana pela presidente Dilma Rousseff.

A polícia ainda cumpriu mandado de busca e apreensão em endereços relacionados aos deputados federais Aníbal Gomes (PMDB-CE), Eduardo da Fonte (PP-PE) e Aureo (SD-RJ); e dos ministros, Celso Pansera (PMDB-RJ), de Ciência e Tecnologia, e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), do Turismo. O prefeito de Nova Iguaçu e ex-deputado Nelson Bornier (PMDB), aliado de Cunha, também é alvo da ação.

Outro mandado foi cumprido na sede do PMDB em Alagoas, relacionado ao inquérito do senador Fernando Collor (PTB-AL).

Os senadores Edison Lobão (PMDB-MA), ex-ministro de Minas e Energia, e Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) também são alvos da operação desta terça.

A PF também cumpriu mandados em endereços relacionados ao ex-

Celulares de todo o país terão nove dígitos até o fim do ano que vem



A partir do dia 29 de maio, o nono dígito começa a valer para os telefones das áreas com DDD entre 61 e 69, que inclui os estados do Acre, de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso Sul e Rondônia e do Tocantins, além do Distrito Federal.

A partir do dia 6 de novembro, entram as regiões com DDD entre 41 e 49, ou seja, os estados do Paraná e de Santa Catarina. Na mesma data, o nono dígito começa a valer para as áreas de registro 51, 53, 54 e 55, todas no Rio Grande do Sul.

O dígito 9 será acrescentado à esquerda dos atuais números.

Após a data de implantação do nono dígito, as ligações marcadas com oito números ainda serão completadas por um tempo determinado, para adaptação das redes e dos usuários. Gradualmente haverá interceptações e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.

A implantação do nono dígito começou pelo DDD 11 (São Paulo), em 2012. Os números de celulares já têm mais um dígito em 17 estados. O nono dígito deverá ser acrescentado, no momento da discagem, por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para terminais do SMP das Áreas de Registro listadas, independentemente do local de origem da chamada.

As agendas de contatos e equipamentos e sistemas privados, como PABX, terão que ser adaptados pelos usuários – Já existem aplicativos de celular gratuitos para adaptar automaticamente as agendas de celulares, inclusive oferecidos pelas próprias operadoras.

Quem costuma usar aplicativos de smartphones para trocar mensagens ou conversar também deve ficar atento às mudanças na numeração dos telefones. Alguns programas devem fazer a atualização automática, mas outros podem necessitar de alterações manuais. A mudança da numeração não vai alterar o saldo em créditos dos assinantes de telefones pré-pagos, nem a validade dos créditos.

Segundo a Anatel, a inclusão de mais um dígito nos telefones móveis tem como principal objetivo aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular.

Agência Brasil

Assalto seguido de lesão à bala em Limoeiro do Norte



Nesta Segunda, 14, por volta das 20h30min, na Rua padre Vicente Ferreira,1998, Bairro José Simões, Limoeiro do Norte/CE, Os PM foram informados (via Rádio) de um  assalto a pessoa de José Benjamim Machado Maia Junior, 34 anos, casado,químico, residente no endereço acima citado, natural de limoeiro do norte, onde este teve seu celular subtraído e veio a ser lesionado a bala na altura do tórax e socorrido por populares ao hospital regional, ate o presente momento não se sabe característica alguma do meliante, a composição continua em diligência porém ate o momento sem êxito.

Com Informações do 1ºBPM

Recuperação de peças de moto em Russas



Nesta Segunda, 14, por volta das 09h00min, na localidade de Cabeça do Córrego, zona rural de Russas-CE, foi encontrado em meio a um matagal várias peças de motocicleta, as quais foram conduzida pela Polícia Militar à presença da autoridade policial, para que fosse realizado os procedimentos cabíveis.

Material Apreendido:

1 UNIDADE QUADRO DE MOTOCICLETA BRÓS COM PLACA ORU 6318
1 UNIDADE TANQUE DE MOTOCICLETA
1 UNIDADE RODA DIANTEIRA COMPLETA COM AS BEGALAS
1 UNIDADE TAMPA DO MOTOR DO LADO DIREITO
1 UNIDADE CORRENTE
1 UNIDADE RABETA TRANSEIRA COM PLACA
1 UNIDADE PARALAMA DIANTEIRA
2 UNIDADE CARENAGEM LATERAL
1 UNIDADE RETROVISOR DO LADO DIREITO
1 UNIDADE CHACHÁ DA EMPRESA SERVNAC EM NOME DE CHARLES DIEGO DE L. BESERRA.

Com Informações do 1ºBPM

Aracati conquista Cearense Sub-15 de Futebol de Salão


Foi disputado neste domingo(13), na cidade de Aracati, o jogo de volta da final do campeonato cearense de futsal na categoria sub-15, A equipe do Aracati enfrentou o time do Exército precisando apenas de um empate para levar o título do certame, pois já havia vencido o jogo de ida na Capital Cearense pelo placar de 2 à 1. 

A equipe do Aracati favorita ao título mostrou sua força jogando em casa, e com o ginásio lotado aplicou sonoros 4 à 2 (no agregado 6x3) na desfalcada equipe do Exército que havia perdido 5 atletas no jogo de ida, todos expulsos. Os gols do Aracati foram anotados por Gabriel Morais(2), Luan Santos(1) e Jorginho(1). 

Lembrando ainda que fizeram parte dessa conquista o jovens Igor, Hernandes e Lucas Veríssimo, eles que são de Russas e saíram até a cidade vizinha em busca de uma chance de mostrar os seus potenciais. A mãe de um dos jovens, a Srª Nilda participou ao vivo do programa Progresso nos Esportes da Rádio Progresso 1140 na manhã desta segunda(14), e agradeceu todo o apoio e valorização dados pela cidade vizinha aos atletas russanos. Fez questão também de destacar o menosprezo e a falta de apoio dados pelo governo municipal de Russas. 

Agora a equipe aracatiense inicia uma busca por reforços para a temporada 2016 e para o Brasileiro que será disputado no Rio Grande do Sul, já que o  titulo do cearense dá vaga direta ao Nacional.

Redação do Blog Erivando Lima


IBGE é autorizado a contratar 82 mil pessoas para realizar o Censo Agropecuário 2016


IBGE terá 82.023 vagas de emprego temporário

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) poderá contratar até 82.023 pessoas para realização do Censo Agropecuário 2016. A autorização do Ministério do Planejamento foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

Os funcionários temporários serão selecionados por meio de um processo seletivo simplificado, e o prazo máximo dos contratos deve ser de um ano, mas com limite de prorrogação de até três anos. As possíveis prorrogações deverão ser justificadas com base nas necessidades de conclusão das atividades relacionadas ao Censo Agropecuário.

A maioria das oportunidades, com o total de 62.400 vagas, será para o cargo de recenseador. Além disso, serão 223 chances para Analista Censitário, 486 vagas para Agente Censitário Regional, 700 oportunidades para Agente Censitário Administrativo, 5.500 postos de trabalho para Agente Censitário Municipal, 12.540 vagas para Agente Censitário Supervisor e 174 para Agente Censitário de informativa.

Lindomar Rodrigues

"Temer está nas mãos de Cunha", diz Ciro Gomes



O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) voltou a acusar o vice-presidente Michel Temer de conspirar contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Em entrevista à revista Carta Capital, publicada nesta segunda-feira, 14, Ciro afirmou que o presidente nacional do PMDB "está nas mãos" do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). "Temer é o homem de Cunha , e não o inverso", disse.

Ciro e o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B) encabeçam o movimento "Golpe Nunca Mais", uma ação contra o impeachment de Dilma, inspirada na Rede da Legalidade, movimento comandado por Leonel Brizola (1922-2004) para garantir a posse de João Goulart na presidência em 1961.

Questionado sobre as acusações de que Temer é o "capitão do golpe" e "parceiro íntimo" de Cunha, Ciro disse que conhece os dois "de longa data" e "Temer conspira há algum tempo". Segundo Ciro, o vice-presidente já teria visitado grupos que organizam manifestações e fez declarações sintomáticas sobre a popularidade do governo.

Ciro diz ainda que Temer foi o responsável por enviar medidas provisórias ilegais para gerar privilégios a grupos econômicos "dos quais eles tomavam dinheiro". Ele cita como exemplo uma emenda, dentro de uma medida provisória, para criar crédito de devolução de IPI de exportação, com impacto de R$ 80 bilhões nos cofres públicos.

"Em outro episódio, chamei Cunha de ladrão. Ele me processou e arrolou Temer como testemunha. Na verdade, Temer é o homem do Cunha, e não o inverso. Parte importante das loucuras que faz é por estar completamente comprometido. É só o jornalismo brasileiro fazer uma pergunta simples: “Senhor vice-presidente, qual é a sua opinião sobre as denúncias contra o presidente da Câmara?” Mando cortar meu braço se alguém conseguir extrair uma opinião dele sobre esse tormentoso problema. Sei o que digo, Temer está nas mãos de Cunha", disse Ciro à Carta Capital.

Carta de Temer

Sobre a carta do vice-presidente enviada a Dilma Rousseff, Ciro disse nunca ter visto "coisa tão ridícula, de tão baixo nível, absolutamente cretina e risível". Ele julgou a carta como um "festival de vaidade e de mágoas explícitas" e que "faz parte de uma enredo golpista".

O atual diretor da Companhia Siderúrgica Nacional (CNS) responsável pela transnordestina acredita que o Supremo Tribunal Federal (STF) vai anular a votação secreta na Câmara que definiu comissão pró-impeachment para avaliar o pedido contra a presidente.

O POVO Online

Ex-prefeito de Trairi tem bens bloqueados por fraude no transporte escolar



O ex-prefeito de Trairi Francisco José Ferreira Noronha (PMDB) foi condenado na Justiça Federal pela prática de fraude em contratos licitatórios de transporte escolar. Ele havia sido denunciado pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF) e teve os bens tornados indisponíveis para ressarcimento aos cofres públicos, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira, 14, pelo MPF.
Dr. Noronha, como é conhecido o ex-prefeito, foi o segundo colocado nas eleições municipais de 2012 e chegou a assumir a Prefeitura de março de 2013 a maio de 2014, devido ao afastamento da prefeita eleita, Regina Nara Batista Porto, acusada de captação ilícita de votos.

A indisponibilidade de bens do ex-prefeito foi determinada pela juíza da 27ª Vara Federal, Elise Avesque Frota. As investigações do MPF começaram após Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal de Trairi que indicou a existência de fraude nas licitações para contratação de transporte escolar. O objetivo era beneficiar as empresas Elocar Construtora e Serviços e ASX Locações e Serviços.

Ao todo, Dr. Noronha teve a quantia de R$ 1,8 milhão em bens bloqueados, ou seja, que não podem ser comercializados, doados ou transferidos. Além do ex-prefeito, as empresas e outros dois réus também tiveram os bens indisponibilizados.

Para o procurados Ricardo Magalhães, responsável pelo caso, há indícios de que as empresas sejam “fantasmas” ou criadas para simular a prestação de serviços e ocultar o desvio de verba.

O POVO Online

Sistema meteorológico que provoca chuva se aproxima do Nordeste



A Zona de Convergência Intertropical (ZICT) é um dos principais sistemas meteorológicos que provocam chuva sobre o Nordeste. As imagens de satélite começaram a mostrar esta semana as bandas de nuvens da ZCIT se aproximando da costa norte do Brasil. 

O sistema está fraco e as nuvens não estão muito carregadas, mas a aproximação da ZCIT faz a umidade aumentar favorecendo a formação de mais nuvens e a ocorrência de chuva para alguns estados do Nordeste.

Nos próximos dias, a nebulosidade deve aumentar na faixa norte do Nordeste entre a Paraíba e o Maranhão. Algumas pancadas de chuva devem ser observadas sobre o litoral e interior da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará, Piauí e Maranhão, mas de forma bastante irregular, em pequenas áreas. Muitas regiões vão ver o céu se encher de nuvens, mas não terão a chuva. Confira a previsão para o Nordeste.

Lindomar Rodrigues

Revolta e indignação na tropa da PM: às vésperas da formatura, militares são excluídos da lista das promoções

tropaOs sentimentos no seio da tropa da Polícia Militar estão divididos. Enquanto para alguns o momento é de empolgação e reconhecimento pelas promoções que deverão ocorrer nos próximos dias, para outros, a fase é de decepção e desestímulo. Muitos PMs que aguardavam ansiosos suas novas divisas ou estrelas, tiveram seus nomes inexplicavelmente excluído da lista dos que receberão novas patentes e graduações.

A desagradável surpresa veio na última sexta-feira (12), quando foi publicada a mais recente versão do Boletim do Comando Geral (BCG). Nele, foram publicados os nomes de todos os militares  que serão promovidos nas solenidades já marcadas para os próximos dias e que serão realizadas na Capital e Interior.

Sem qualquer informação ou aviso prévio, vários policiais militares foram retirados da lista. A exclusão seria pelo fato de muitos estarem, no momento, respondendo a processos administrativos disciplinares (PAD) ou criminais por conta de atos praticados no exercício do trabalho.  Segundo alguns,  isso contraria a Lei das Promoções, cujo projeto tramitou na Assembleia  Legislativa e recebeu mais de uma centena de proposta de emendas.

No fim de semana, nas redes sociais, dezenas de policiais militares se manifestaram diante de sua exclusão da lista dos que serão promovidos nos próximos dias. Alguns se disseram revoltados e prometeram atitudes radicais, como pedir exoneração de seus cargos. Outros postaram mensagens em forma de desabafo.

Veja a seguir, a transcrição do desabafo de um  PM postado nas redes sociais no domingo:

“LÁGRIMA DE UM PM”

“Ontem, fiquei muito triste quando olhei a relação dos policiais militares que serão promovidos e vi que o meu nome não constava. Senti naquele momento o chão desabar e toda a minha empolgação em vestir a túnica branca ir por água abaixo. Logo, eu, que dediquei mais de 30 anos a uma instituição militar que tanto amo e, de repente, me ver traído por ela. Já tinha comprado, com muito esforço, a minha farda de gala e, todas  as noites, sonhava com a solenidade e eu desfilando juntamente com os meus companheiros, para orgulho de nosso familiares e amigos; e pensava ansioso na hora da madrinha colocar minha nova graduação. Tudo isso foi somente um sonho quando li aquela relação. Fiquei desapontado, chorei até secar minhas lágrimas. Me senti como um noivo abandonado no altar.

Aí, pensei: o que eu foz de mal à minha gloriosa PM para merecer ser tratado como um “nada”, para passar por tanta angústia? Logo eu, que doei parte da minha vida para salvar vidas, para promover a paz social, para muitas das vezes ser chamado de herói, quando, arriscando minha vida, trocava tiros com bandidos. Logo eu, que sempre procurei me pautar na dignidade e no decoro para não envergonhar minha gloriosa.  Logo eu, que passei várias e várias noites acordado, velando o sono da sociedade. Logo eu, que muitas vezes fui convocado, mesmo estando de folga, para apoiar operações policiais. Logo eu, que, em virtude da minha profissão, já fui alvo de balas de marginais. Mas, após uma breve reflexão na leitura daquele informativo policial (boletim do Comando Geral), vi que é porque respondo a um processo criminal. Processo este que foi contraído em um enfrentamento com bandidos. Ora, na nossa profissão policial quem não tem processo em função do trabalho ou tem muita sorte ou é omisso.

Depois da reflexão passou a tristeza e veio a indignação por saber que fiquei de forma exatamente por conseqüência da missão. Acho que poderia ser diferente, pois deveríamos ser mais valorizados. Hoje, eu e dezenas de guerreiros estamos desapontados  e desestimulados, mas iremos seguir em frente com o mesmo garbo, com o mesmo dinamismo e compromisso com a causa da segurança pública. Afinal, a sociedade não pode pagar pelo preço da injustiça. Fiquem  com Deus e orem por nós”. 

Blog do Fernando Ribeiro

Reduto do tráfico de drogas agora serve de cativeiro para reféns dos criminosos


segunda 14.12.2015 052

Quase dois anos  e meio após a prisão do homem tido pelas autoridades policiais como o chefe do tráfico na Barra do Ceará, na zona Oeste de Fortaleza, a comunidade do “Gueto da Barra” persiste como um dos principais redutos da venda de drogas e esconderijo de criminosos armados. Ali virou também  uma espécie de cativeiro, onde os traficantes mantém pessoas reféns sendo torturadas para depois acabarem executadas e seus corpos ocultados.
Esta informação já vinha sendo “trabalhada” pela Polícia há várias semanas e, na última sexta-feira (12), veio a confirmação, quando a PM descobriu um casal mantido em cativeiro e sob torturas de traficantes. No cerco na favela, também foram apreendidas drogas e muito dinheiro. Tudo estava enterrado.

O “Gueto” é uma ocupação ilegal de moradias populares em um terreno localizado no cruzamento das avenidas Senador Robert Kennedy e Francisco Sá, onde, na década de 90, funcionou a fábrica de roupas jeans Villejack. Com a falência da empresa, o imenso prédio passou a ser invadido, enquanto no seu entorno, dentro do terreno privado, passaram a ser erguidas casas. Hoje, o local é cercado por pequenas residências e na edificação central, com vários pavimentos, os traficantes escondem armas e drogas. Por ser um prédio alto, serve também como ponto de observação  dos “olheiros” da quadrilha, que conseguem visualizar com bastante vantagem a presença de viaturas policiais  se aproximando.

Na última sexta-feira, levados por uma denúncia anônima, policiais militares da 1ª e 3ª Companhias do 5º BPM conseguiram libertar o casal mantido como refém em uma das casas e, ainda, localizar cerca de 12 quilos de maconha, um quilo de crack e vários sacos com dinheiro, que contados, totalizaram R$ 36 mil em espécie, dinheiro do tráfico.
Preso
Em julho de 2013, a Polícia Militar capturou no bairro Jardim Iracema, o homem apontado como chefe do tráfico na Barra do Ceará. Márcio Gleydson  Dias da Silva, o “Márcio do Gueto”, conforme as autoridades, era o chefe de uma quadrilha responsável não apenas pelo comércio de drogas na Grande Barra do Ceará, mas também por vários assassinatos naquela parte da cidade, inclusive uma chacina ocorrida próximo ao Morro de São Tiago, na comunidade das Goiabeiras. Ele nega.

Mesmo com a prisão de “Márcio do Gueto”, segundo as autoridades policiais, sua quadrilha continuou operando, traficando drogas e eliminando pessoas, seja por dívida de drogas, ou pela disputa de território.

“Márcio do Gueto” continua atrás das grades. Em  agosto último, ele recebeu mais uma pancada da Justiça, sendo condenado a 12 anos de prisão pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa para fins do tráfico. A sentença foi proferida pelo juiz de Direito, Ernani Pires Paula Pessoa Júnior, titular da 1ª Vara dos Delitos de Tráfico de Entorpecentes. O processo é relativo a uma apreensão de drogas no “Gueto”, em  junho de 2012. 

Blog do Fernando Ribeiro