-->

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

CRAS Rural de Flores é o 8° do Ceará no “Prêmio Referência Social”

 15/12/2022 - Secretaria do Trabalho e Assistência Social - Prefeitura de Russas

 

O excelente trabalho realizado pelo CRAS Rural de Flores do município de Russas foi coroado com a conquista de 8° melhor CRAS do Ceará no “Prêmio Referência Social” promovido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Com a conquista, o CRAS de Flores será premiado com o incentivo financeiro de 100 mil reais a ser repassado ao Fundo Municipal de Assistência Social. Este recurso deve ser investido, exclusivamente, no respectivo CRAS, podendo ser utilizado para despesas de investimento e custeio, de acordo com a legislação do respectivo Fundo Municipal.

“Prêmio Referência Social”

Este é o segundo ano da premiação, lançada em 2021, dentro do Pacto pelo Fortalecimento das Políticas da Assistência Social. A edição atual contou com a participação dos 395 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) existentes nos 184 municípios cearenses. Destes, apenas os 30 primeiros colocados, que apresentaram melhor desempenho nos atendimentos e serviços ofertados às famílias, a partir dos dados registrados nos dois últimos anos, foram premiados.

Entre os objetivos do prêmio estão o fortalecimento dos sistemas de informação da política de assistência social; o estímulo ao trabalho social com as famílias; o fomento do acompanhamento das famílias contempladas com o Cartão Mais Infância; e a promoção da equidade de gênero e o enfrentamento à violência doméstica e familiar.

Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) é destaque na Revista Sustentação

 16/12/2022 - Secretaria de Saúde - Prefeitura de Russas

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) desenvolvido em Russas pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) ganhou destaque na 48ª Edição da Revista Sustentação, editada pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Ceará.

O projeto, que garante assistência na moradia do paciente, rendeu postagem especial na página “experiências municipais” evidenciando a saúde de Russas como exemplo de atenção e cuidado com a prestação do serviço em saúde de qualidade à população.

 

SAD

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), lançado em Russas em agosto deste ano, é uma assistência prestada na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção a saúde, prevenção e tratamento de doenças, reabilitação e paliação com garantia da continuidade do cuidado. O serviço é integrado a rede de atenção à saúde.

O SAD tem como objetivo reorganizar o trabalho das equipes de saúde da família que prestam assistência domiciliar na atenção básica e ambulatorial nos hospitais, e serviços de urgência e emergência, com a finalidade de diminuir a demanda por atendimento hospitalar, tempo de internação, humanização da assistência, desinstitucionalização e o crescimento da autonomia dos usuários e familiares/cuidadores.

Nesses cinco primeiros meses de funcionamento, foram realizadas 76 visitas de elegibilidade, 65 oriundas da Atenção Básica e 11 do hospital. No total, foram realizadas 852 visitas de acompanhamento pela equipe multiprofissional. Nesse primeiro semestre de implantação do SAD percebeu-se uma melhora na qualidade de vida dos pacientes e seus familiares/cuidadores, principalmente no que diz respeito à parte nutricional, psicológica e motora.

O Serviço é composto por uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro/coordenador, fisioterapeuta, técnico de enfermagem e motorista, juntamente com a equipe de apoio (assistente social, fisioterapeutas, nutricionista e psicólogo).

Prefeitura realiza atualização cadastral de estudantes que se deslocam às universidades de Mossoró

 15/12/2022 - Secretaria de Educação - Prefeitura de Russas

 

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar (SEMED), realizará nos dias 20 e 21 de dezembro a atualização de cadastro de estudantes de Russas, beneficiados pelo Projeto Transporte Universitário, que se deslocam às universidades da cidade de Mossoró/RN.

O processo de atualização cadastral será realizado no Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara, no período manhã e tarde (das 8h às 12h e das 13h30 às 17h).

No ato do cadastro é necessário apresentar os seguintes documentos: Comprovante de endereço atualizado, comprovante de matrícula atualizada e comprovante de renda do grupo familiar.

TRISTEZA: Morador do Nordeste mostra absurdo de dinheiro gasto na transposição do São Francisco por Lula e Dilma e tudo perdido; VEJA VÍDEO

 SEXTA-FEIRA, DEZEMBRO 16, 2022  NENHUM COMENTÁRIO

Um morador do Nordeste expressou a indignação dos nordestinos que tiveram seus olhos abertos durante a gestão do governo Bolsonaro. A transposição do São Francisco iniciada pelas gestões de Dilma e Lula foi praticamente toda desperdiçada.

O motivo do desperdício é o serviço mal feito pelos gestores. No vídeo, é possível ver a diferença na estrutura. Confira:

Mulher se disfarça de enfermeira e rouba bebê em hospital

 

Uma mulher se passou por enfermeira e conseguiu roubar uma recém-nascida de um hospital na cidade de Ingeniero Budge, na Argentina, ontem. A criança só foi encontrada horas depois, segundo o jornal El Litoral.

Segundo a denúncia da família, a mulher, vestida de enfermeira, conseguiu entrar no quarto onde estava a mãe com a bebê e pediu para levar a menor para fazer um estudo. A criança nasceu na segunda-feira (12) sem qualquer tipo de problema.

Ao perceber que a suposta enfermeira não voltava, a mãe, Nicole Sandoval, passou a perguntar pela filha. Minutos depois, o hospital confirmou que a menina foi roubada.

O pai da criança afirma que a “enfermeira” já tinha pensado em tudo. “Minha filha foi levada para tomar banho, e levada embora”, disse David ao Clarín.

Bebê encontrada

À imprensa local, uma testemunha contou que a polícia encontrou a menina no terminal rodoviário no bairro de Esteban Echeverría, em Buenos Aires. “Uma mulher veio trocar uma passagem, que era para amanhã. Ela queria adiantar, para ir embora hora”, disse a funcionária do terminal.

“A mudança poderia ser feita, mas ela teve que fazer um seguro para a menor e não tinha a documentação correspondente. Ela disse que não tinha a documentação do bebê, que tinha viajado sem esses papéis. Isso é algo muito raro, pois a empresa exige que tenham os documentos para poderem viajar”, comentou Stella.

A bebê é a segunda filha de Nicole, que tem um menino de cinco anos. Ela quase teve a criança no carro, mas conseguiu chegar a um posto de saúde. O parto não teve intercorrências e o bebê nasceu pesando 3,1 kg.

Pistas erradas

No meio do desespero da família no Hospital, imagens da câmera de segurança da unidade de saúde geraram ainda mais confusão. Um vídeo filmou uma mulher saindo do hospital com um bebê. De início, acreditaram que ela estava roubando o recém-nascido, mas era seu próprio filho.

Por isso, os investigadores agora reconhecem que “perderam tempo” com a pista errada. A situação foi esclarecida pelo Departamento Judicial de Lomas de Zamora, que conduziu a investigação.

A Polícia de Buenos Aires, por sua vez, afirmou que recebeu ligações com dados incorretos sobre o caso. O órgão investiga se algum funcionário do hospital foi cúmplice.

(Terra Brasil Noticias)

Fim da novela: Marduque Duarte, vereador de Limoeiro do Norte, é cassado; professor Helinho assume vaga

 

Na próxima segunda-feira (19), a Câmara Municipal de Limoeiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe, realiza sessão extraordinária para tratar de assuntos de interesse do Poder Executivo. Na ocasião, o presidente da Casa, Heraldo Holanda (PSB) anunciará a extinção do mandato do vereador Marduque Duarte (PSD), que foi cassado por  improbidade administrativa. A decisão é da juíza Dr. Sâmea Freitas da Silveira de Albuquerque, 1ª Vara Cível da Comarca de Limoeiro do Norte.

Com a saída de Marduque Duarte, Hélio Herbster Oliveira Bastos, conhecido como professor Helinho, assumirá a vaga. Em 2020, ele disputou a eleição pelo PSD e obteve 693 votos dos limoeirenses. Ele já foi vereador do município, em 2008, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Ainda foi candidato a prefeito da cidade, em 2016, pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), mas obteve 662 e não foi eleito.

Confira a decisão: Decisão Marduque

Todos os sábados de 15 as 17 horas na Radio Progreaao fm 101,1.



MORADA NOVA - APREENSÃO DE ARMAS DE FOGO ARTESANAIS

Dia 14/12/2022 (quarta-feira), por volta das 19h30m, a equipe de serviço foram acionados via COPOM (190) informando que nas margens do Canal da Integração no distrito de São Joao do Aruaru Morada Nova-CE. Teria uma movimentação de quatro indivíduos em atitudes suspeitas possivelmente armados, imediatamente a equipe policial fez o deslocamento para o local citado e ao se aproximar avistaram quatro homens que ao perceber aproximação da viatura rapidamente se evadiram do local deixando duas armas de fogo artesanal calibre 12, uma arma de fogo artesanal calibre 32, uma espingarda de pressão tipo chumbinho, e uma munição calibre 12, o material foi apreendido e apresentado na DPC de Morada Nova-CE. A equipe policial fez diligências nas imediações mais ninguém foi encontrado.


QUIXADÁ - PRISÃO  EM FLAGRANTE POR FURTO 

Dia 15/12/022, por volta das 08h20min, a composição de serviço, durante saturação nas proximidades do cemitério de Quixadá, na Av Estados Unidos, foram interpelados por populares informando que havia ocorrido furto de objetos, a composição se dirigindo ao local, constataram um indivíduo, onde ao revistarem sua mochila, encontraram diversos objetos das lapides e túmulos, coroas de cobre, fios e placas, foi constatado ainda que o indivíduo responde diversos procedimentos por furto, onde foi identificado.O abordado  foi conduzido a Delegacia Regional de Quixadá, e após ser apresentado a autoridade policial, foi autuado em flagrante por furto.


CHORÓ - POSSE IRREGULAR DE MUNIÇÕES DE ARMA DE FOGO

Dia 15/12/2022, por volta das 21h, a composição de serviço fizeram deslocamento para a localidade de São João dos Pais, zona rural de Choró, após receberem um chamado pelo celular da viatura em que o indivíduo estaria efetuando disparos em via pública e ameaçando a vizinhança. O efetivo policial se deslocou até a residência informada, na residência foi avistado um estojo de munição cal. 38 deflagrado na entrada da casa e dentro da residência foi encontrado mais 3 munições, sendo uma já deflagrada e duas intactas. O abordado foi apresentado a autoridade policial para a realização dos procedimentos cabíveis.

Fonte; PM CE

Russas - CE plantão policial 1º BPM

 


RUSSAS RECUPERAÇÃO DE MOTOCICLETA COM QUEIXA DE ROUBO/FURTO

Dia 15/12/2022 (quinta-feira), por volta das 16h30min, após ligação 190, o policiamento foi informado que próximo a Cerâmica do Bira, Bom Sucesso, Russas, havia uma motocicleta abandonada, o policiamento seguiu ao local, constatando que a motocicleta Placa HWA 3345, HONDA/CG 125 TITAN KS, 2000, Cor PRATA, estava abandona no local e possuía queixa de roubo e furto, que diante dos fatos a composição decidiu por conduzir a motocicleta a DRPC de Russas, que autoridade competente delegado, adotou as medidas cabíveis.

QUIXERÉ ROUBO DE MOTOCICLETA

Dia 15/12/2022, por volta das 19h30min, ligou para o destacamento PM de Quixeré, um homem, informando que seu filho, teria sofrido um assalto, entre a localidade de barreiras, e a localidade de pocinhos, zona rural de Quixeré/CE, onde dois elementos magros, altos, em uma moto, um trajando blusa preta, ambos de capacetes e armados, não sabendo precisar o tipo da arma anunciou o assalto, que os mesmos saíram levando a moto tipo Honda CG 150 de cor vermelha, Placa OSJ 5519, ano 2012/13, e um celular, e todos seus documentos, tomando sentido ignorado. A Viatura de pronto fez rondas nas localidades em busca dos elemento, mas ate o presente momento nada encontrado. Vale salientar que a mesmo fora orientada a se dirigir a Delegacia de Policia Civil para registrar o Boletim de Ocorrência.

Fonte; PM CE