segunda-feira, 23 de junho de 2025
Gastos do governo Lula com viagens em 2025 já ultrapassam R$ 600 milhões
Condenado a mais de 26 anos por latrocínio em Quixadá é preso para início do cumprimento da pena
23/06/2025

Região Central: A Polícia Civil do Estado do Ceará prendeu neste domingo (22) Antônio Wilton Oliveira dos Santos, de 32 anos, condenado a mais de 26 anos de prisão por participação em um latrocínio (roubo seguido de morte) ocorrido em 2013, na zona rural de Quixadá, no Sertão Central. A captura foi efetuada por agentes da Delegacia Regional.
O crime aconteceu no dia 17 de julho de 2013, na localidade de Sabonete, quando criminosos armados abordaram um grupo de pessoas que viajava em um veículo do tipo pau-de-arara. Durante o assalto, Francisco Romário Barbosa de Aquino foi baleado e acabou falecendo em decorrência dos ferimentos. Outra vítima também foi atingida e ficou gravemente ferida.
As investigações conduzidas pela Polícia Civil identificaram três envolvidos na ação criminosa. Após o julgamento, Antônio Wilton foi condenado a 26 anos, 6 meses e 22 dias de reclusão, em regime inicialmente fechado. A prisão realizada neste fim de semana marca o início do cumprimento da pena.
Na época, o caso causou grande comoção na comunidade local devido à brutalidade do crime. Segundo as autoridades, dois indivíduos foram reconhecidos como autores diretos do latrocínio, e um terceiro como partícipe. Todos foram condenados em primeira instância, mas, posteriormente, o Tribunal de Justiça do Ceará absolveu um dos réus durante o julgamento do recurso.
A Polícia Civil reforça o compromisso com a elucidação de crimes e cumprimento de mandados de prisão, mesmo após longos períodos desde os fatos, reafirmando o dever de garantir justiça às vítimas e à sociedade.
Jovem de 17 anos desaparecida em Quixeramobim é encontrada em operação policial
23/06/2025

Região Central: A adolescente Ana Clara Messias Silva, de 17 anos, que estava desaparecida desde a manhã dessa segunda-feira (23), foi localizada no bairro Vila União, em Quixeramobim. A jovem foi encontrada durante uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar, que estava investigando o caso.
Ana Clara havia saído de casa por volta das 7h da manhã, vestindo a farda do Colégio Humberto Bezerra, onde estuda, e informou à família que iria para a escola. No entanto, ela não apareceu na instituição de ensino e, desde então, não manteve mais contato com os parentes. Testemunhas afirmaram tê-la visto na Rua 25 de Março, seguindo em direção ao Centro da cidade.
O caso está sendo conduzido pelo delegado Dr. William Lopes, da Polícia Civil, com o apoio da equipe de investigadores, que seguem apurando as circunstâncias do desaparecimento.
Prefeitura realiza encerramento da III Semana do Brincar com programação especial
O evento aconteceu na Praça Manuel Matoso Filho e contou com diversas brincadeiras e premiação do Concurso Bebê Caipira.
A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), a Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar (SEMED) e a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (SECULTE), promoveu na última quarta-feira (18) o encerramento da III Semana do Brincar. O evento aconteceu na Praça Manuel Matoso Filho e reuniu crianças e famílias em uma noite repleta de atividades lúdicas e educativas.
A programação contou com diversas brincadeiras, apresentação do Grupo Raízes, distribuição de guloseimas e outras ações voltadas ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Durante o evento, também foi realizada a premiação do Concurso Bebê Caipira, voltado às crianças atendidas pelo Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz. A escolha dos vencedores ocorreu por meio de votação popular no perfil oficial da SETAS no Instagram. Os pequenos eleitos receberam troféus e brindes.
Sobre a Semana do Brincar
Realizada entre os dias 12 e 18 de junho, a III Semana do Brincar teve como tema “Proteger o encantamento das infâncias” e mobilizou diversas instituições do município. As atividades aconteceram nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas da rede municipal e outros espaços públicos.
A iniciativa teve como objetivo reforçar a importância do brincar no desenvolvimento integral das crianças, promovendo ambientes de convivência saudável, aprendizado e diversão para os pequenos e suas famílias.
A Semana do Brincar é uma campanha de alcance nacional, idealizada pela Aliança pela Infância, com o propósito de sensibilizar a sociedade sobre o brincar como um direito fundamental da criança. Em Russas, a ação foi oficialmente instituída pela Lei Municipal nº 2.072/2023 e integra o calendário oficial de eventos do município.
Russas - CE plantão policial.
RUSSAS - APREENSÃO DE ARMA DE FOGO.
Dia 22/06/2025, por volta de 17h30min, a equipe FT de Russas, em conjunto com a equipe RAIO 02 receberam informações que uma das armas utilizada na tentativa de homicídio ocorrida em 21/06/2025, estava enterrada em um terreno baldio na comunidade Cidade de Deus, mais precisamente na Travessa Elias Pitombeira, s/n, bairro Tabuleiro do Catavento, Russas-CE. Diante as informações, as equipes se deslocaram para o local, onde foi encontrado um revólver calibre .38, com 05 munições Intactas e uma picotada. Diante dos fatos, todo o material foi apresentado na DRPC de Russas-CE.
TABULEIRO DO Norte - HOMICÍDIO POR ARMA DE FOGO.
Dia 22/06/2025, por volta de 23h30min, a VTR da polícia militar quando em patrulhamento, recebeu uma denúncia de um homicídio por arma de fogo, ocorrido na comunidade da Gangorrinha, zona rural de Tabuleiro do Norte- CE.
Ao chegar informado, foi visualizado um corpo de um homem estendido ao chão, com perfurações a bala, já sem vida. Populares informaram para a equipe que a vítima havia discutido e agredido a ex esposa e a ex cunhada, em uma festa que estava ocorrendo na localidade supracitada. Momentos depois ao término do evento, um indivíduo não identificado chegou ao encontro da vítima e efetuou vários disparos de arma de fogo, e em seguida fugiu tomando rumo ignorado. Os populares não souberam informar características do indivíduo ou o transporte utilizado pelo mesmo, a vítima foi um homem, no sistema de informações policiais consta que o mesmo é infrator de lesão corporal dolosa, violência doméstica, usuário de entorpecente, ameaça e testemunha de tráfico ilícito de entorpecentes, a Polícia Militar realiza diligências no intuito de localizar e prender o autor desse crime.
Fonte; 1º BPM, Russas – CE, 23 de junho de 2025.