-->

sábado, 25 de julho de 2015

Operações da PM resultam na prisão de 7 pessoas e na apreensão 6 armas de fogo


Em uma das ações, a PM prendeu um grupo que supostamente se preparava para realizar um sequestro no município de Pacatuba 

Duas ações ofensivas realizadas pela Polícia Militar (PM) na última sexta-feira (24) resultaram na prisão de sete pessoas e na apreensão de um adolescente e seis armas de fogo. A primeira ação ocorreu no município de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). 

A PM recebeu denúncias que informavam sobre quatro homens com atitudes suspeitas rondando pelo Centro da cidade em dois veículos, sendo umChevrolet Astra e um Ford Ecoesport. Os militares seguiram até o local informado e abordaram o grupo na altura da Rua Urbano Pinheiro, no bairro São José. 

Dentro dos automóveis foi encontrado dois revólveres calibre 38, munição, uma quantidade de maconha, celulares, uma balaclava e três braçadeiras semelhantes a algemas. A Polícia suspeita que o grupo estivesse se preparando para realizar umsequestro, tendo em vista o material apreendido.

Os homens foram identificados como Antônio Wesley Batista Barbosa, 25, que já responde a quatro procedimentos policiais por porte ilegal de armas e por roubo com restrição de liberdade da vítima e Claudvan de Castro Rodrigues,25, que responde por roubo, estelionato e crime contra o patrimônio. Além de Francisco Ferreira Araújo, 28, e André Lima Soares, 118, ambos sem antecedentes criminais. 

Antônio Wesley residia no município de Maracanaú e os outros suspeitos moravam no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Todos os supeitos foram conduzidos à Delegacia Metropolitana de Pacatuba, onde foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa. 


Presos no bairro Álvaro Weyne

A outra ação da PM, por meio da Força Tática de Apoio (FTA), culminou na prisão de três homens e na apreensão de um adolescente de 17 anos foi realizada no bairro Álvaro Weyne, em Fortaleza. O grupo estava em um veículo roubado nas proximidades da Lagoa do Urubu e portava quatro armas de fogo. 

Foi iniciada uma perseguição e os suspeitos responderam com tiros. Houve resposta policial e o grupo foi interceptado. Foram presos Manoel Messias da Silva Almeida,21, Francisco Jairo da Silva Souza, 23, e José Wilton Rodrigues da Silva, 31. Um adolescente de 15 anos foi apreendido. 

Eles estavam armados com três revólveres calibre 38 e uma pistola ponto 40. Os homens foram conduzidos ao 7º Distrito Policial, no bairro Pirambu, e o adolescente foi levado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

Diário do Nordeste


Mulher morre após colisão entre motocicleta e caminhão


Uma mulher morreu, no início da manhã deste sábado, 25, após a motocicleta a qual conduzia colidir com um caminhão, no km 11 da CE-040, em Fortaleza. A vítima, Liane Domingos de Lima, de 43 anos, não resistiu aos ferimentos e veio à óbito no local.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), nas últimas horas, foram registrados 12 acidentes nas estradas federais, deixando, além da morte da motociclista, sete pessoas feridas.

O POVO Online


ENERGIA ELÉTRICA - População sofre com impasse entre Coelce e as prefeituras

Foto - Honório Barbosa
O número de reclamações e incidentes em decorrência da precariedade da iluminação pública está se acentuando em cidades do Interior do Ceará. Seis meses após o início da aplicação da Resolução Normativa Nº 587/2013, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), muitas prefeituras enfrentam problemas para substituir as lâmpadas queimadas ou danificadas nas ruas e avenidas.

Como, além da escuridão, os consumidores ainda continuam sendo obrigados a pagar a taxa de iluminação, eles estão em pé de guerra. Os adversários políticos também estão se aproveitando da situação. O fato mais recente foi registrado no início da semana, em Solonópole, a 272Km de Fortaleza, e acabou se transformando em caso de polícia. 

O prefeito Webston Pinheiro registrou Boletim de Ocorrência (BO), atribuindo o ato a um grupo de vândalos, adversários políticos, os quais,segundo ele, utilizaram a falta de iluminação na ponte do Riacho do Sangue, como pretexto para realizarem um protesto. Foi realizada uma barricada, e, em seguida, foram queimados pneus e alguns tambores de lixo, utilizados para impedir o tráfego nos dois sentidos da BR­226. 

Ainda conforme o gestor municipal, os manifestantes, os quais classificou como baderneiros, além de causarem constrangimentos para a população, ainda danificaram o patrimônio público do Município. Os tambores de lixo, que pertenciam ao acervo da Prefeitura, foram destruídos no incêndio. A Escola de Ensino Fundamental Aníbal Rodrigues Pinheiro também foi invadida. O telhado do estabelecimento de ensino também foi arrombado e lâmpadas foram quebradas.

Os mentores dos atos de violência e vandalismo foram identificados e serão processados, acrescentou. A respeito da iluminação pública, que realmente está deficiente em ruas e avenidas, o prefeito justificou ser ainda da responsabilidade da Companhia Energética do Ceará (Coelce) a realização dos serviços, definida essa obrigação por meio de medida judicial. Mesmo assim, desde o dia 9 de julho, após comunicação da situação ao Ministério Público local, foi lançada licitação para resolver o problema da iluminação da cidade e, depois, juridicamente, tomar providências contra a Coelce, novamente, pelos gastos que serão efetuados. 

Pagando a conta Há cerca de um mês, o município de Russas, no Vale do Jaguaribe, assinou acordo com a Coelce assumindo a iluminação pública. Porém, antes disso, a prefeitura vinha custeando com recursos próprios a modernização da iluminação com a troca de luminárias.

De acordo com o prefeito da cidade, Weber Araújo, a Coelce não vinha realizando a contento o trabalho, o que forçou o Município a ter custos antes do previsto. "Tivemos que contratar uma empresa para realizar os reparos e manutenções em várias ruas do centro", complementou. 

No entanto, o prefeito conta que foi orientado pela Aprece a não realizar muitos investimentos, já que há uma liminar em julgamento para que o custeio da iluminação pública volte a ser de responsabilidade da Coelce.

Alto Santo é Notícia


Homem que estuprou criança e matou outra de 5 anos é arrancado de viatura e morto por populares

Foto: Rondoniagora

O caso teve inicio no final da tarde de terça feira  (21), no assentamento Jequitibá, localizado na Linha 45, região de Candeias do Jamary, interior de Rondônia, onde uma criança de apenas cinco anos foi morta com uma facada no peito.

De acordo com informações policiais, o autor do crime era o foragido da Justiça identificado como William Jeferson de Farias (33). O assassinato foi praticado quando William foi flagrado no momento que ele estuprava a irmã da vítima, uma menina de nove anos.

A criança ouviu gritos de socorro e quando tentou impedir que sua irmã continuasse sendo abusada, levou uma facada, agonizou e morreu. A criança ficou com a arma cravada no corpo. William com medo de ser preso, pegou a vítima no colo e correu pedindo ajuda, dizendo que o menino havia sido atacado por uma onça.

O homem foi até o trabalho da mãe da criança e pediu socorro. A vítima do estupro muito assustada, chegou ao local e disse a mãe que Wiliam tinha matado seu irmão. De imediato a mulher chamou a polícia, que prendeu o homem e colocou na viatura.

Populares começaram a chegar próximo ao carro oficial e ameaçavam pegar o suspeito. Dois caminhões toreiros se aproximaram rapidamente, um fechou a frente e o outro a traseira da viatura, impedindo sua locomoção, momento que a população avançou sobre o veículo e retirou Willian. A partir deste momento o acusado foi linchado, com socos, pontapés, pauladas e pedradas. Moído e morto de pancadas, o corpo do homem ficou caído na via aguardando a perícia técnica.

William era um bandido de alta periculosidade e no início do ano havia matado um primo de um PM, degolado em Porto Velho.  Os policiais disseram que não tiveram como evitar o ataque, pois eram mais de 200 pessoas revoltadas, armadas com paus e pedras.

O corpo da criança de 5 anos foi removido para o Instituto Médico Legal e será entregue a família para sepultamento.

Fonte: Rondoniaovivo


SINE/IDT de Russas dispõe de 19 vagas de emprego


O SINE/IDT de Russas está ofertando 19 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.


Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.

Tel: (88)3411-3960 (88)3409-1096
Cel:(88)98845-4728 (88)99643-1015

Em Russas: Carro pipa derrama água em carnaúba morta, mas comunidade de Lagoa Grande sofre com sede


Na quinta-feira, 23 de julho, o vereador Paulo Santiago, líder da oposição no parlamento municipal de Russas, mais uma vez fez uso da imprensa local para denunciar os desmandos da administração Araújo Torquato, que tem como representante prefeito Weber Araújo, assim como reivindicar do poder público, que leve a sério o problema da falta de água na comunidade sede do distrito de Lagoa Grande.   

Ele informou que, na quarta-feira (21), recebeu em sua residência no centro da cidade a visita de duas senhoras que ali estavam representando o Distrito de Lagoa Grande. Nessa visita, as mães de família mais uma vez relataram o problema da água e a falta de ações do governo municipal no sentido de amenizar o flagelo das pessoas que não tem meios próprios para adquirir o líquido vital à todos, “água”.
  
Em tempos de chuvas regulares, as comunidades são abastecidas mesmo de forma precária por três açudes, do Assentamento Croata Jandaira, Assentamento Mundo Novo e do Divertido, mais em períodos longos de estiagem, todo o povoado se vale de um Poço Profundo e com um dessalinizador comunitário, o do abastecimento desumano por carros pipas.


Segundo ele, o problema é que, já faz um ano que o dessalinizador está quebrado. A administração promete mais não atende as queixas da comunidade. Depois de pequeno levante popular a gestão até trocou algumas lâmpadas e luminárias que não ascendiam, mas no que se refere a melhorias no abastecimento de água, nada foi feito, o que deixa claro que o abastecimento de água da Lagoa Grande não é uma prioridade para o prefeito Weber.

Continuando, o parlamentar destacou que uma vez por semana, o carro pipa doado pelo PAC,  colocava 6 carradas de água do canal do trabalhador para atender toda a comunidade, e que mesmo imprópria para o consumo humano, servia para uso doméstico e asseio das pessoas. Mais esse abastecimento também estava suspenso a 17 dias, pois o caminhão está sem pneus e o DASC, comunicou a comunidade que não existe previsão de quando o mesmo retornará a levar água a comunidade.

Por outro lado, ele comentou que todo cidadão percebe que diariamente os carros pipas contratados pelo município derramam carradas nos pés de carnaúbas das Praças e Avenidas, inclusive naquelas que já morreram, que leva a crer, que para a administração Araújo Torquato, as carnaúbas mortas nas praças, valem mais que toda a população do distrito de Lagoa Grande, pois para essa gestão a prioridade é melhorar o visual, pintar, trocar lâmpadas, recuperar calçamentos. Já Cuidar bem das Pessoas, não passa de falso Marketing.  

Entendendo que fazer o abastecimento hoje e faltar recursos para dar continuidade não vai resolver o problema, Paulo se comprometeu com a comunidade, em recuperar o velho dessalinizador, dizendo que já entrou em contato com o Tenente Guedes, e este disponibilizará  o material necessário para restaurar o motor elétrico que está queimado, novas membranas para substituir as que já estão sem utilidade no equipamento, além de recuperar a armação e a base do dessalinizador.

O poço existente tem uma vasão de 8.000 litros de água salgada por hora, o que pode ser revertido em 1.200 litros de água doce por hora, ou seja 60 baldes, 20 litros. Se o funcionamento for de 10 horas, serão 300 garrafões de água doce por dia resolvendo de vez o problema com a água para beber.

É preciso que a administração que fala em cuidar das pessoas realmente trate bem as pessoas de Russas, e que mesmo estando construindo ou recuperando cerca de 8 praças, busque também recursos e convênios para socorrer os munícipes pois no estado e na união, também tem recursos para amparar o homem do campo e não apenas para embelezar a cidade.

Por Arnaldo Freitas
Fonte: tv jaguar

Ceará tem 181 servidores federais expulsos em 12 anos


No primeiro semestre de 2015, o Poder Executivo Federal aplicou 266 penalidades expulsivas a agentes públicos, sendo cinco delas no Ceará, por envolvimento em atividades contrárias à Lei nº 8.112/1990, sendo 59% por práticas relacionadas à corrupção. A informação está contida no relatório divulgado pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Neste ano, foram registradas 227 demissões de servidores efetivos, 16 destituições de ocupantes de cargos em comissão e 23 cassações de aposentadorias. O mês de junho obteve o maior número de penalidades aplicadas, com o total de 81 expulsões.

Além de corrupção, outras razões para expulsões de servidores foram: abandono de cargo, inassiduidade ou acumulação ilícita de cargos; atuação de forma desidiosa; e participação em gerência ou administração de sociedade privada. No âmbito da Administração Pública Federal, em todos os estados houve expulsão em 2015, exceto em Sergipe e Piauí.

Desde 2003, foram aplicadas 5.390 punições expulsivas a servidores, uma média de mais de uma por dia. O Ceará colaborou com 181 expulsões. Com 17.029 servidores federais, o número de expulsos no Estado representa 1,06% desse total. Nos últimos cinco anos, as expulsões cresceram 41% no Ceará, a maioria por corrupção (73%). Só neste período, foram 106 servidores demitidos dos cargos. Os dados não incluem os empregados de empresas estatais, como a Caixa Econômica, os Correios, a Petrobras, entre outras.

O servidor apenado, a depender do tipo de infração cometida, não poderá ocupar cargo público pelo prazo de cinco anos ou poderá, até mesmo, ficar impedido de retornar ao serviço público. Também fica inelegível por oito anos, nos termos da Lei da Ficha Limpa.

A Controladoria também mantém o Cadastro de Expulsões da Administração Federal (CEAF), disponível no Portal da Transparência do Governo Federal. A ferramenta permite consultar, de forma detalhada, a punição aplicada ao servidor, órgão de lotação, data da punição, a Unidade da Federação (UF) e fundamentos legais.

Ceará Agora


Leite para crianças com mães soropositivas no Ceará segue em falta


Os hospitais da rede municipal, estadual e federal de saúde ainda estão esperando o repasse da fórmula láctea específica para crianças de até seis meses cujas mães são soropositivas. O coordenador da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids no Ceará, Vando Oliveira, afirma que a resposta recebida nesta sexta-feira, 24, é a mesma de há oito dias atrás, quando O POVO publicou matéria sobre o caso: não há prazos definidos. 

"(Representantes da Secretaria da Saúde do Estado Ceará - Sesa) Falam que o pedido da substância foi feito em caráter de urgência, mas nenhuma data é concretizada. São as mesma desculpas de sempre, cheias de burocracias que não se justificam devido à gravidade do problema", explicou Vando ao O POVO Online. O número total das crianças desassistidas ainda não é conhecido, mas o coordenador diz que, somente no Hospital Regional de Messejana, são 34.

"O número é bem maior no Hospital Geral de Fortaleza e Gonzaguinha daqui. Em maio, a unidade de Messejana recebeu do município 260 latas de leite, mas essa quantidade não deu nem para um mês", relatou Vando.

Procurada pelo O POVO Online, a Sesa, por meio de nota, informou que "os hospitais da rede estadual participantes do Projeto Nascer – Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) e Hospital Geral de Fortaleza (HGF) – estão atendendo normalmente as mães soropositivas e fornecendo a fórmula láctea para os seus bebês".

A nota, não detalha, no entanto, a situação dos demais hospitais da rede estadual (Hospital Região Norte - HRN -de Sobral e Hospital Regional de Maracanaú), federal (Maternidade-Escola Assis Chateaubriand -Meac) e municipal (Hospital Distrital Gonzaga Mota Messejana) em que o leite também estaria em falta e cujo repasse é de responsabilidade estadual.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou por meio de sua assessoria, que "enquanto a situação de reappse do Estado não é regularizada, o município irá arcar com com a compra do produto, para que as crianças não fiquem desassistidas nas cinco maternidades da rede municipal". Ainmda de acordo com a assessoria, a compra já foi autorizada, empenhada e aguarda a entrega eplo fornecedor até a proxima semana.

Riscos para as crianças

Segundo Robério Leite, infectologista e professor adjunto na Universidade Federal do Ceará (UFC), o leite materno no caso de mães soropositiva leva alto risco de contaminação das crianças, fazendo com que seja imprescindível a ingestão de uma fórmula infantil adequada, como a que está em falta nos hospitais.

"O ideal é que a criança que não pode ser amamentada receba essa fórmula até os 12 primeiros meses. A ingestão de leite de vaca pode induzir problemas como anemia. E a introdução de outros alimentos antes dos seis meses pode levar a distúrbios nutricionais, favorecendo ou a obesidade ou a desnutrição'', enumerou. 

O repasse deve ser feito na unidade de saúde em que a criança nasceu e é determinado por portaria do Ministério da Saúde (MS) que destina verba ao Estado para compra do leite

O POVO Online


PMDB decide pela expulsão do vereador Carlos Mesquita por infidelidade partidária


A Comissão de Ética e Disciplina do PMDB do Ceará dará continuidade nos processos que tratam dos casos de infidelidade partidária. O primeiro caso foi julgado na manhã desta quinta-feira, 23, quando os membros da Comissão decidiram pela expulsão do vereador Carlos Mesquita.

A decisão foi baseada na averiguação e constatação de denúncias apresentadas por filiados do partido, de que Carlos Mesquita não seguiu orientação do PMDB, convalidada em convenção, de apoiar o candidato da legenda nas eleições de 2014 para o Governo do Estado, o senador Eunício Oliveira, e apoiou o candidato adversário. Outros quatro casos semelhantes estão em análise e dois serão julgados na próxima semana.

Segundo o presidente da Comissão de Ética, Marlon Cambraia, todas as denúncias foram entregues à Comissão através da Executiva do PMDB. A partir daí foram instaurados procedimentos administrativos disciplinares para verificar se os filiados cometeram alguma infração prevista no Código de Ética do partido. Através de matérias de jornais, fotografias e outras provas, foi atestada a participação de Carlos Mesquita em atividades de campanha do candidato adversário.

Marlon Cambraia conta que a Comissão se ateve aos depoimentos contidos no Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) feito na Polícia Federal, quando Carlos Mesquita foi preso acusado de ter supostamente comprado votos. No TCO há o depoimento dos policiais que o prenderam, confirmando a apreensão de material de campanha do candidato adversário, camisetas amarelas e dinheiros em espécie. De acordo com o presidente da Comissão de Ética, o advogado de Carlos Mesquita não impugnou o TCO.

Além disso, os membros da Comissão também colheram depoimento de uma testemunha que afirma ter visto Carlos Mesquita e seus assessores fazendo campanha para o candidato adversário no bairro Álvaro Weyne, onde ele foi preso, afora as notícias veiculadas na imprensa local. Todas essas provas, pontua Marlon Cambraia, convenceram o relator do processo e os membros da Comissão de Ética pela expulsão do vereador.

Com um prazo de cinco dias, a contar da próxima segunda-feira, 27, Carlos Mesquita poderá recorrer à Comissão Nacional de Ética e Disciplina do PMDB, instância superior, onde o caso vai ser reavaliado. Caso a Comissão Nacional mantenha a decisão o vereador Carlos Mesquita será expulso sumariamente e poderá perder seu mandato, já que o partido também irá pedir o mandato do vereador através de processo judicial.

Além do vereador Carlos Mesquita, há ainda outros quatro casos de infidelidade partidária, que estão sendo averiguados pela Comissão. Na próxima quinta-feira, 30, os membros do colegiado voltam a se reunir para tratar dos processos do Prefeito de Novas Russas, Gonçalo Diogo, e do prefeito de Santa Quitéria, Fabiano Lobo, também denunciados por filiados em não terem apoiado o candidato do PMDB, Eunício Oliveira.

Ceará News 7


Estudantes viram reféns de bandidos durante "arrastão" em ônibus escolar


Um grupo de universitários que se encontrava dentro de um transporte escolar, aguardando o início da viagem de retorno para suas casas, foi surpreendido e assaltado por três indivíduos, armados com revólveres e uma faca. Segundo informações da Polícia o roubo ocorreu por volta das 22 horas de quarta(23), na Av. Francisco Pinheiro Almeida, ao lado da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc).

Os assaltantes conseguiram roubar os telefones celulares de cinco estudantes. De um deles também foi levada uma bolsa e documentos pessoais. As vítimas são alunos da Feclesc. Moram nos municípios de Itapiúna e Capistrano, para onde o ônibus faz a condução. Além de assustados todos ficaram revoltados com a ousadia dos criminosos. Equipes da Polícia Militar chegaram rapidamente ao local, mas o trio já havia conseguido fugir.

Plantão Policial do Ceará