-->

domingo, 22 de maio de 2016

Vereador Nathizael comemora aniversário e arrecada alimentos para obras sociais

Nathizael ao lado esposa e filha agradece as homenagens e aos convidados

Na noite da última sexta-feira(20) o vereador Nathizael Gonçalves recebeu familiares e amigos no Sítio do Bezerra durante comemoração de seu aniversário transcorrido no dia 18.


Nathizael foi alvo de homenagens, quando sua irmã Nataliana, representando todos os demais familiares, destacou que o irmão era como uma base da família, pois em meio as tempestades que abatem toda e qualquer família, ele sempre consegue transmitir a paz e entusiasmo para superar o momento ruim, e isso lhe faz diferente e especial para todos que o conhecem.

Adriana Ribeiro, representou todos os amigos, disse que se sentia honrada por representar muitas pessoas, pois sabia bem da legião de amigos que Nathizael era detentor, e que não era por acaso, ela creditou tudo isso a forma com ele trata as pessoas, se colocando sempre a disposição para ajudar, o que lhe faz ser uma pessoa admirada e querida pelos que convivem com ele.

O vereador Paulo Santigo, falou sobre o parlamentar que é Nathizael, quando lhe classificou como um político da paz e dialogo, e que em muitas situações conflitantes no parlamento, ele sempre surge com uma ponderação e uma porta aberta ao entendimento para que tudo volte a normalidade, segundo Paulo, ações típicas de um verdadeiro homem público.

O ex-prefeito Raimundo Cordeiro, classificou Nathizael como uma pessoa do bem, com quem todos podem contar sempre que necessário, sendo um político sério e comprometido com as causas populares, e tudo isso devido ser ele uma pessoa de berço familiar, mencionando que Zé Bezerra por ser sogro do Nathizael, com certeza tinha orgulho, pois teria não um genro e sim um filho especial.

Nathizael ao falar, ao lado da esposa Natalia e Isadora uma de suas duas filhas agradeceu a todos os presentes, deixando claro que o que faz, é independente de sua vida política, pois sempre fez pelo próximo, sem ao menos pensar que um dia poderia ser um político, disse que pautava sua vida com os ensinamentos de seus pais, e que fazia tudo para que no futuro, suas filhas possam ao andar nas ruas se orgulharem de sua postura correta.

Finalizando a noite de comemorações, aconteceu show com cantor Vicente Nery que cantou seus grandes sucessos.

Nathizael pediu que seus convidados não lhe enviassem presentes pessoais, e que fossem transformados em cestas básicas que serão destinadas a obras assistencialistas de Russas.

falecomricardotorres.blogspot.com.br

Cadeia Pública de Camocim é incendiada e presos fogem


Camocim- A rebelião ocorreu por volta das 23 horas dessa sexta-feira, 20, quando os presos atearam fogo em cerca de 60 colchões da Cadeia Pública de Camocim, Litoral Oeste. Os quase 200 detentos, do local com capacidade para abrigar 67 homens, arrebentaram grades, ocupando corredores e o pátio da unidade, promovendo uma quebradeira geral. Carteiras e todo o material da sala de aula utilizado para ressocialização, também foram danificados.

Fuga

O corpo de Bombeiros, distante 120 quilômetros do local da ocorrência, foi acionado para conter o incêndio, que teria sido provocado pela explosão de um rojão de artifício. Durante o tumulto, trinta presos conseguiram fugir; dezenove deles já foram recapturados. A Polícia lançou um alerta na cidade para a prisão do restante do grupo foragido.

Motivo

A rebelião mobilizou o policiamento local, que agiu com apoio de equipes do Comando Tático Rural e do Batalhão de Divisas. Apesar das constantes reclamações dos presos sobre as condições de acomodação, com a superlotação na cadeia, alguns moradores estranharam o motim, próximo à deflagração nas primeiras horas deste sábado, da greve dos agentes e servidores do Sistema Penitenciário do Estado. Outro motivo, seria a não realização da visita programada para este sábado,21, por conta da greve.

Interdição

O defensor público de Camocim, Edmar Lopes, esteve na cadeia para acompanhar a ocorrência, juntamente com o presidente do Conselho das Comunidades, José Oswaldo, que atua em situações que ferem os direitos humanos. O promotor informou que a situação está insustentável, por conta do número excessivo de presos. O local teve, em 2014, uma última transferência de presos, já por conta da lotação.

Outra reclamação levantada pelo promotor, e de conhecimento da Secretaria de Justiça e do Tribunal de Justiça do Estado, segundo ele, diz respeito à localização da cadeia, na rua José de Alencar, uma das mais movimentadas do Centro da Cidade. Edmar Lopes quer a interdição do lugar. De acordo com informações da Polícia Militar, a rebelião segue sob controle parcial, já que os presos continuam fora das celas.

Diário Zona Norte

Após pressão, ministério da Cultura será recriado, garante governo

Temer volta atrás e recria o MinC, depois de diversos protestos da classe artística no Brasil e exterior

O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), anunciou neste sábado (21) que o presidente interino, Michel Temer, decidiu recriar o Ministério da Cultura. Por meio de sua conta no Twitter, Mendonça informou que a decisão foi tomada após reunião dele com Temer. Segundo ele, Marcelo Calero, nomeado nesta semana como secretário nacional de Cultura, será o ministro da pasta.

"O compromisso do presidente com a Cultura é pleno", disse Mendonça. "A decisão de recriar o Minc (Ministério da Cultura) é um gesto do presidente Temer no sentido de serenar os ânimos e focar no objetivo maior: a cultura brasileira", ressaltou.

Com a decisão de recriar o ministério, Temer busca contornar a polêmica criada com a extinção da pasta, incorporada ao Ministério da Educação após ele assumir a presidência interina, no dia 12 de maio, com o afastamento de Dilma Rousseff.

A reportagem apurou que Marcelo Calero recebeu uma ligação de Temer no início da tarde deste sábado (21) para informá-lo sobre a mudança. Temer disse que o Ministério da Cultura seria restaurado e avisou a Calero que ele seria o novo ministro.

"Com Marcelo Calero vamos trabalhar em parceria para potencializar os projetos e ações entre os ministérios da Educação e da Cultura", frisou o ministro Mendonça Filho.

Diário do Nordeste

Ônibus com estudantes de Ibicuitinga é apedrejado durante percurso a Quixadá

Quixadá. Estudantes universitários de Ibicuitinga e de Morada Nova, ambos localizados na região central do Ceará, e que estudam no período noturno em faculdades deste município, terminaram a semana assustados, depois que o ônibus que usam foi apedrejado durante o percurso. Eles planejam se reunir com o comandante da segurança de Quixadá.


O fato aconteceu na noite da última quinta-feira (19). Nas redes sociais, os estudantes disseram que o veículo passava pela localidade de Café Campestre quando foi atingido por pedras que eram arremessadas contra o transporte. Algumas janelas foram atingidas e quebraram. O veículo onde estavam os alunos vindos de Ibicuitinga, era seguido em comboio por mais três ônibus com alunos de Morada Nova.



Na manhã da última sexta-feira (20), alunos de Quixadá registraram um Boletim de Ocorrência coletivo na Delegacia Regional de Polícia Civil. Através de uma rede social, um grupo liderados por acadêmicos de Ibicuitinga planejam conversar com o tenente-coronel Ednardo Calixto, de Quixadá, para explicar a situação e pedir mais segurança.



O blog tentou manter contato com estudantes da cidade de Ibicuitinga mas até a publicação desta matéria, as ligações não foram atendidas.

Diário do Sertão Central

Pelo menos dois presos morreram durante as rebeliões no Complexo Penitenciário de Itaitinga


A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) confirmou dois óbitos durante as rebeliões no Complexo Penitenciário de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, que tiveram início na manhã deste sábado (21). O secretário  Hélio Leitão não descartou que o número de óbitos pode ser maior já que a situação em todas as unidades que tiveram confrontos ainda está sendo avaliada pelo Governo do Estado. 

O secretário não especificou em qual unidade os presos morreram. Informações repassadas ao  Diário do Nordeste dão conta que as mortes ocorreram na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL III) que integra o Complexo, junto com a CPPLs II e IV. Conforme apurado, a situação no Complexo ainda não foi estabilizada e a energia no local está cortada desde o início da noite.

De acordo com Hélio Leitão, as rebeliões ocorreram porque os agentes penitenciários, que iniciaram a greve neste sábado apesar da Justiça ter considerado o movimento ilegal, tentaram impedir a visita dos familiares dos detentos. A Polícia Militar foi acionada, e segundo o titular da Sejus, “os agentes tentaram um confronto com os policias que teria consequências imprevisíveis”.

O secretário reforçou que o movimento dos agentes foi considerado ilegal e que o Ministério Público deverá investigar o que ocorre nas unidades. Hélio reforçou que as rebeliões trouxeram “grandes prejuízos para o Estado”. As visitas dos familiares estão mantidas para este domingo (22), segundo a Sejus, nas unidades que não registraram rebeliões.

Greve dos agentes é encerrada

O secretário também informou que a greve foi encerrada e que “a categoria deve voltar ao trabalho imediatamente”. De acordo com ele, o Governo aceitou incorporar a Gratificação de Atividades Especiais e de Risco (Gaer) passando do atual percentual de 60% para 100%, de forma escalonada.


O Governo também aceitou enviar uma nova mensagem do Governo à Assembleia Legislativa para equiparar o valor a ser pago aos agentes quando os mesmo atuarem em dias de folga. Segundo o Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-CE), conforme regulamentação estabelecida pelo Governo, os policiais recebem R$ 20,00 pela hora trabalhada nestas circunstâncias, enquanto para os agentes a remuneração seria de R$ 9,86.

Dário do Nordeste