-->

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Assaltante é morto em confronto com a Polícia


Um homem suspeito de realizar assaltos, na região do Vale do Jaguaribe, foi morto após ser baleado em uma troca de tiros com uma equipe do Comando Tático Rural (Cotar), na
madrugada desta segundafeira (27). 

O confronto ocorreu na Região de São João do Jaguaribe, o criminoso chegou a efetuar três disparos contra a composição e acabou sendo atingido. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a levar o homem ao hospital do município, mas ele chegou sem vida na unidade.

Segundo o comandante do Cotar, Capitão Rodrigues, os policias realizavam a busca do suspeito de realizar assaltos, na localidade de Sítio Raposo, quando a patrulha foi recebida a tiros pelo homem identificado por Gerlânio Silva Alves, conhecido na região por práticas delituosa. 

suspeito já respondia por homicídio doloso consumado, associação criminosa, roubo e receptação. No local do conflito com a Polícia foram encontrandos um revólver calibre 38, capacidade para seis cartuchos onde três foram deflagrados no confronto, e dois celulares. O procedimento foi realizado na delegacia de Morada Nova.

Diário do Nordeste


Três pessoas ficam feridas após tiroteio em restaurante


Um homem efetuou disparos de arma de fogo após ser expulso por seguranças, na noite desse domingo, 26, do Baião de Dois Restaurante & Música, na avenida Eduardo Girão, no Bairro de Fátima, em Fortaleza. Três pessoas, que estavam dentro do local, ficaram feridas, uma delas com um tiro de raspão na cabeça. 

Segundo a Polícia Civil, o atirador fugiu em carro Pálio, e estão sendo realizadas buscas para identificá-lo e prendê-lo. As vítimas foram socorridas por uma Unidade de Atendimento Médico (Samu) e, depois, para o Instituto Doutor José Frota (IJF).

Um leitor do O POVO, que estava no local durante os tiros, contou que as vítimas eram os integrantes da banda de pagode que se apresentava no restaurante. "O rapaz foi expulso por que estava consumindo drogas no banheiro, mas os seguranças notaram e tiraram ele de lá. Ele disse que ia se vingar e voltou atirando", relatou.

A fonte informou que o caso ocorreu por volta das 23h30min, e todos os clientes deitaram no chão quando ouviram o primeiro tiro. "Foi assustador, todo mundo deitou e ficou assim por uns 30 minutos, pelo menos pareceu muito tempo. Só depois que o cara foi embora as pessoas levantaram e viram que os integrantes estavam feridos, um que foi atingido na perna", completou.   

O POVO Online entrou em contato o estabelecimento, mas a atendente disse que a gerente estava em reunião e não passaria nenhuma informação sobre o caso. 
Redação 

O POVO Online


DISTRITO DE PEIXE GANHA PONTO DE APOIO DA PM EM RUSSAS

Foi inaugurado na última sexta-feira(24), no distrito de Peixe, um ponto de apoio da policia militar atendendo a uma solicitação do Vereador João Paulo Moreira junto ao Comando do 1º BPM de Russas Major Jair Queiroz, que se fez presente no distrito juntamento aos seus comandados para receber a chave do prédio que foi doado pela associação comunitária na pessoa do seu Presidente Dino Gomes, ele atendeu a um pedido do Major, que apenas queria o espaço físico, para que seus policiais possam fazer o seus trabalhos.

Dino Gomes juntamente com o Vereador João Paulo e membros da comunidade, fizeram uma pequena reforma no prédio antes da entrega ao comando da policia militar. O Major Queiroz fez uso da Palavra e se comprometeu  em fazer um trabalho para combater algumas ações criminosas como assaltos que vinham acontecendo naquele distrito. A população recebeu a notícia com muita alegria.






Redação: Erivando Lima
Fotos: Erivando Lima





Pescador é encontrado morto na avenida Beira Mar


O corpo de um pescador que havia desaparecido na tarde desse domingo, 27, foi encontrado na manhã de hoje, na Beira Mar, em Fortaleza. A vítima foi encontrada por amigos e familiares, que ajudavam nas buscas.

A Perícia Forense do Ceará (Pefoce) também compareceu, mas não soube informar a idade da vítima e se o pescador ingeriu bebida alcoólica antes de entrar no mar. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), no Bairro Moura Brasil, na capital.

Ceará Agora


Especialistas discutem atuação da polícia e redução de homicídios no Brasil


A Segurança Pública estará no centro das discussões de integrantes do Banco Mundial (Bird), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Ministério da Justiça, das Organizações das Nações Unidas (ONU) e do Parlamento inglês. Junto com especialistas nacionais e internacionais, eles participam no Rio do 9º Encontro Anual de Segurança Pública, nesta terça-feira, 28, até a próxima sexta-feira, 31. O tema principal desta edição é Priorizando a Vida: Estratégias para Redução dos Homicídios no País.

O encontro organizado, promovido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), terá debates na Fundação Getulio Vargas, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Durante os quatro dias, estão programadas, entre outras atividades, 34 mesas e oficinas, três conferências internacionais e um workshop.

Um dos trabalhos que serão apresentados no encontro foi realizado pelo Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV/Uerj) em conjunto com a Polícia Militar do estado. O professor Ignácio Cano, responsável pelo estudo, disse à Agência Brasil que a proposta é avaliar o comportamento dos policiais durante as ações nas ruas. “Os que ultrapassarem um certo nível de consumo de munição terão que sofrer uma reciclagem na formação e, se voltar a acontecer, poderão ser destinados a funções que não tivessem o uso da arma. É uma proposta de regulação e controle e se espera a diminuição da força letal.

”O professor revelou que o trabalho está pronto e deve começar a ser implementado pela Polícia Militar do Rio em setembro. “A polícia não pode entrar para trocar tiros. Tem que ter muito cuidado para não atingir inocentes. Tem que tentar organizar as operações para diminuir a possibilidade de confronto”, relatou.

Para Ignácio Cano, não há dúvidas de que há um excesso no uso da força policial no Brasil e, em particular, no Rio de Janeiro. “Há claramente o uso excessivo da força, então, qualquer mecanismo que possa ser introduzido para reduzir essa força, traz benefícios para a sociedade e para a própria polícia”, analisou. “Existe uma preocupação, mas não existe um projeto nacional de fato. Isso seria uma das demandas.”

Violência elevada
Para o especialista, os casos no Rio de Janeiro são decorrentes de vários fatores, como o nível de violência muito elevado, o tipo de estratégia do tráfico de drogas com base no controle territorial e tipos de operações de repressão ao tráfico desenvolvidas no estado. "Tem ainda o incentivo da prevenção faroeste implementada nos anos 90, que impulsionou uma polícia mais violenta e também a demanda social de determinados setores que defendem que bandido bom é bandido morto.”

Ele reconheceu que a implantação do programa de pacificação nas comunidades do Rio contribuiu para reduzir os números de confrontos entre policiais e criminosos, mas alertou que a medida não inclui todo o efetivo da polícia do estado. “Boa parte da polícia continua trabalhando nos velhos moldes, mas a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) reduziu significativamente o número de vítimas.”

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública foi criado em 2006 como uma organização não governamental, apartidária e sem fins lucrativos. A intenção é promover uma referência e cooperação técnica na área de atividade policial e na gestão de segurança pública em todo o Brasil.

Agência Brasil


Municípios do Ceará fecharão portas dia 31. Protesto contra falta de repasses federais


A Associação dos Prefeitos e Prefeituras do Ceará (Aprece) realizará amanhã, a partir das 9 horas, em sua sede, uma assembleia geral com a diretoria da entidade e demais gestores municipais. O objetivo é discutir os detalhes finais da paralisação nos municípios que acontecerá no dia 31 deste mês e fazer um chamamento para que todos os gestores cearenses participem deste movimento. A ordem é protestar contra corte e atrasos nos repasses federais.

Nesse protesto também haverá a assinatura da “Carta em Defesa dos Municípios Cearenses” que será entregue ao governador Camilo Santana. A carta será apresentada à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para se juntar com outras reivindicações feitas anteriormente.

No dia 31 próximo, as prefeituras do Ceará fecharão as portas. Não haverá expediente interno e somente a emergência hospitalar estará funcionando normalmente. A meta é chamar a atenção dos parlamentares, governo federal e estadual, imprensa e a população sobre as dificuldades enfrentadas pelas gestões municipais.

Ceará Agora


Ronda vai estrear em agosto novas viaturas

Secretário de Segurança antecipa que haverá ampliação das AISs na Capital e confirma novas viaturas para o Ronda 

O programa de policiamento do governo estadual sofrerá algumas mudanças visíveis nos próximos dias. Da troca das viaturas à readequação das Áreas Integradas de Segurança (AIS), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) projeta um novo ciclo no Ceará.

A partir a próxima quinta-feira (30), as novas viaturas adquiridas pelo Governo deverão ser entregues pela empresa vencedora da licitação. As Toyota Hilux, símbolo do programa desde a impantação, em 2007, dividirão espaço com 30 veículos modelo Renault Duster, confirmando as expectativas antecipadas pelo Diário do Nordeste ainda no mês de abril.

Além disso, as atuais seis AIS de Fortaleza serão readequadas e ampliadas para dez. Outra mudança sensível e aguardada será a apresentação dos números de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), em que estão computados os dados de roubos, exceto latrocínios, no Estado.


Novidades

As mudanças no programa Ronda do Quarteirão eram aguardadas para a segunda quinzena de julho. Em abril, o governo anunciou a reestruturação, com a criação de 25 Unidades Integradas de Segurança (Unisegs), em um primeiro momento.

A reportagem conversou com o secretário titular da SSPDS, Delci Teixeira, que explicou as mudanças. Ele esclareceu que o atraso no início do projeto se dá devido a pendências contratuais com a Renault.

"Tivemos uma pequena dificuldade pois a empresa que ganhou a licitação para a venda das viaturas estava com uma pendência no Estado. Isso foi resolvido e a empresa, liberada", disse. De acordo com o secretário, os veículos deverão estar preparados para ir às ruas já a partir do próximo dia 30. "Já vamos receber as viaturas adesivadas e preparadas para o trabalho", prospectou Delci Teixeira.

Para a apresentação dos novos carros da Polícia cearense, a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, é aguardada. Ele deverá participar do lançamento do Pacto por um Ceará Pacífico, projeto voltado para a prevenção da violência e redução da criminalidade no Estado. O lançamento era aguardado, inicialmente, para o fim do mês de junho. O secretário de segurança garantiu que o cronograma de instalação das Unisegs será mantido. A princípio, cinco das seis AISs localizadas na Capital serão beneficiadas com as novas unidades.


Bairros

Os bairros Vicente Pinzón, São Miguel, Praia de Iracema, Bom Jardim e Genibaú abrigarão as primeiras Unisegs, com uma companhia do Ronda e uma delegacia da Polícia Civil funcionando 24 horas. Ao todo, serão 88 policiais atuando em cada uma das 25 companhias, somando 2.200 apenas na Capital. Em um segundo momento do Programa, 28 Unisegs serão criadas no Interior do Estado e 14 na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

"Acredito que tudo isso virá em auxílio ao nosso trabalho e aos resultados que estamos obtendo até então. A redução dos homicídios já é algo que se solidificou, já vamos para o sexto mês consecutivo", comemorou o secretário Delci Teixeira.

Uma crítica recorrente era a ausência de dados disponíveis acerca dos roubos ou Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), na nomenclatura adotada pela SSPDS. Teixeira, porém, garante que no próximo mês serão novamente disponibilizados os números, para que a Pasta volte também seu olhar para a questão desse tipo de crime.

Teixeira revela que os roubos, que geram sensação de insegurança na população, serão gradativamente tomados como prioridade, sem esquecer dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais. "Temos agora que começar a nos preocupar com o CVP. Primeiro, vamos estabelecer um banco de dados confiável para que possamos fazer a divulgação. Vamos fazer essa divulgação agora no começo de agosto, sobre os dados de julho".


População

Para o secretário, será necessária a compreensão da população e participação no sentido de informar todas as ocorrências aos órgãos públicos.

"Nós sabemos que há uma subnotificação de alguns eventos dessa natureza, pois às vezes a pessoa não quer entrar na fila, se deslocar até uma delegacia. Procuramos corrigir isso", enfatizou o titular da SSPDS.

A última divulgação de dados de roubos pela SSPDS foi em março do ano passado.


Levi de Freitas
Repórter
Diário do Nordeste


Dupla é presa após cometer homicídio e confirmar o crime via whastapp


Uma ação rápida de Policiais Militares do Comando Tático Motorizado (Cotam), no início da noite dessa quinta-feira (23), resultou na captura de dois homens suspeitos de cometer um homicídio, momentos antes, no bairro Álvaro Weyne, na Área Integrada de Segurança 01 (AIS 01).

Leandro Sousa Silva Rocha (22), vulgo “Lorim”, e Lucas Lopes Vieira (20), que não possuíam antecedentes criminais, foram abordados em um posto de combustível, localizado na Avenida Francisco Sá, ainda no Álvaro Weyne. De acordo com os policiais, durante a fuga os infratores colidiram a motocicleta em que estavam com um veículo. 

Em seguida, embarcaram em um carro que dava apoio a ação criminosa, um Corsa de placas CQX 9067, que foi apreendido. Ao realizar buscas no veículo, os policias não encontram nenhuma arma. Contudo, no aparelho celular de “Lourim”, foram encontradas mensagens enviadas através do aplicativo WhatsApp, que confessavam o crime que acabara de acontecer. Além da confirmação, os policiais encontraram conversas em que “Lourim” combinava a execução.

O crime

Wellington de Sousa Morais Júnior (29), sem antecedentes criminais, foi assassinado por volta das 17 horas, na Rua Coelho Neto, no mesmo bairro das prisões. A motivação do crime ainda está sendo investigada.

Os infratores foram conduzidos ao 7º Distrito Policial (DP), onde foram autuados em flagrante por homicídio duplamente qualificado. As investigações continuam no sentido de descobrir a motivação do crime, além de localizar a arma usada na ação.

Ceará News


Eleições municipais de 2016 serão utilizadas como ensaio para corrida ao Planalto


A eleição municipal do ano que vem deve servir de cenário para o primeiro ato do processo de divórcio entre PMDB e PT. O partido do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), e do vice-presidente Michel Temer quer usar as disputas municipais como ensaio geral para a corrida pelo Planalto, em 2018. Por isso, deve ampliar o número de candidatos próprios. Consulta a líderes e dirigentes partidários nos estados mostra que a expectativa é que petistas e peemedebistas se enfrentem em, pelo menos, 13 das 26 capitais. Em 2012, foram só oito duelos entre as duas siglas nessas cidades.

O projeto de independência do PMDB ainda levará à redução das alianças entre os dois partidos. Nas últimas eleições municipais, as siglas estiveram juntas em oito capitais; agora, devem manter a união em, no máximo, quatro. Além disso, os peemedebistas, que apoiaram quatro candidatos do PT em 2012, não têm, no quadro atual das negociações políticas, perspectiva de estar em nenhuma chapa que tenha um petista na cabeça.

De olho na disputa presidencial, o PMDB montou um grupo para viabilizar o maior número possível de candidaturas em 2016. "As eleições municipais vão servir para alicerçar o nosso projeto de concorrer competitivamente em 2018", afirma o ex- ministro Moreira Franco, presidente da Fundação Ulisses Guimarães, ligada ao PMDB, e responsável por coordenar o projeto do partido para as eleições municipais.

O líder do partido no Senado, Eunício Oliveira (CE), fala em lançar entre 18 e 20 nomes nas capitais. Em 2012, haviam sido 12 candidatos próprios. "E não tenho dúvida que entre 12 e 15 dos nossos serão candidatos competitivos",  diz Eunício, que defende a saída do PMDB do governo federal após as eleições municipais.

No PT, a ordem é evitar polêmica com o PMDB. " Acho legítimo que o PMDB queria construir o seu caminho próprio e imagine que ter muitas candidaturas no ano que vem ajude nesse caminho para 2018", diz o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE).

Dentro do partido da presidente Dilma, há quem defenda a necessidade de ampliação do número de candidaturas próprias para que o projeto político da legenda possa ser defendido neste momento de crise do governo federal.

*Texto publicado na edição deste domingo do jornal O Globo.


Prefeitura de Limoeiro deixa de pagar precatórios e professores ficam sem salários


Professores do município de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, estão preocupados com o atraso no pagamento de salários e temem entrar agosto sem nenhuma perspectiva de recebimento. Em entrevista à rádio Vale, o próprio secretário de Educação, Edilson Santiago, confirmou o atraso e justificou o bloqueio de R$ 350 mil no caixa da Prefeitura, devido ao não pagamento de débitos de precatórios. 

"Estamos aguardando a devolução desse valores paga o pagamento dos salários dos professores temporários", informa o secretário de Educação. Durante a entrevista, Edilson Santiago ainda garantiu que o problema estaria resolvido durante a semana, com a devolução dos valores bloqueados pela Justiça.

Funcionários da Educação são desrespeitados

Mas, o relacionamento entre o secretário do prefeito Paulo Duarte, e os profissionais de Educação do município, não é dos melhores. No início de julho, os professores realizaram manifestação no Centro de Limoeiro, e repudiaram a forma como estão sendo tratados por Edilson Santiago.

Os professores alegam que o responsável pela Educação desqualifica o trabalho realizado, ao afirmar que os salários recebidos pelos docentes não fazem jus à aprendizagem das crianças e adolescentes do município. 

Prefeito se ausenta da responsabilidade

Servidores alegam que, diante de todos os problemas no município, o prefeito de Limoeiro do Norte, Paulo Duarte, se ausenta de falar sobre o assunto, e coloca toda a responsabilidade para Edilson Santiago, que é considerado intransigente com relação às reivindicações. 

Secretário pede que prefeito feche as portas da Prefeitura

Ainda durante entrevista à rádio Vale nesta semana, o secretário de Educação utilizou argumentos da falta de condições das prefeituras e pediu que o prefeito Paulo Duarte o escute, e aceite paralisar as portas da Prefeitura no próximo dia 31 de julho.  

Ceará News


TRAGÉDIA EM PARAMBU: GAROTINHO MORRE APÓS SER ARRASTADO POR UM CAVALO


Uma tragédia foi registrada na manhã de sexta-feira,24,na localidade de Umbuzeiro,Municipio de Parambu.O garotinho Domicio David Oliveira,de apenas 05 anos,estava montado em um cavalo,quando o animal se assustou e saiu correndo.O garoto caiu,mas ficou enganchado no estribo da sela.Ele foi arrastado por cerca de 100 metros,sofrendo várias pancadas,principalmente na cabeça.O garoto ficou desacordado,foi socorrido rapidamente para o Hospital Dr. Alberto Feitosa,mas não resistiu e faleceu logo ao dar entrada no setor de emergência do Hospital.Domicio David era filho do casal
Deunilândio P.Alves,conhecido como Nando e Francisca Erinete de Oliveira.O casal reside no próprio local do acidente,que seria uma fazenda de propriedade do vice-prefeito de Parambu,empresário João Rabelo.O corpo do garotinho foi conduzido pelo rabecão da Pericia Forense para o exame de necropsia,no núcleo da Pericia,em Tauá.Segundo a informação de familiares,apesar da pouca idade,o garotinho já costumava andar a cavalo e o animal também era manso.

Blog do Diomar


Caminhão de engradados de cerveja tomba na BR-222


Um caminhão que transportava engradados vazios de cerveja tombou no km 32 da BR-222, perto de Caucaia, na tarde deste domingo, 26. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a via está bloqueada e há extenso congestionamento no local. Ninguém ficou ferido.

Segundo a PRF, os motoristas estão sendo desviados para a CE-085, no sentido decrescente (Tianguá - Fortaleza). Os agentes solicitaram apoio para que os caminhões que transitam por ali, com destino à Fortaleza, não sejam multados.

O POVO Online


Comerciantes e guardas municipais entram em confronto durante feira


Um confronto ocorreu na madrugada deste domingo, 26, entre guardas municipais e um grupo de feirantes que estavam em local proibido da Feira da Rua José Avelino, no centro da cidade. Segundo informações da Secretária Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) durante o tumulto, 6 viaturas foram danificadas e cinco servidores ficaram feridos.

De acordo com a assessoria do Sesec, cerca de 40 feirantes estavam ocupando a Rua Conde D'Eu e a Rua Sobral, onde é proibida a comercialização de produtos. Viaturas da guarda municipal foram ao local para a retirada e tiveram um confronto com alguns comerciantes que utilizaram pedras contra os servidores.

No conflito cinco policias foram feridos e encaminhados para atendimento. Nada de grave aconteceu e todos passam bem. Também nessa ação 6 viaturas ficaram danificadas devido as pedradas.

A ação de segurança da guarda municipal, segundo o assessor Emanoel Santos, é rotineira e acontece duas vezes na semana, quando ocorre a feira da rua José Avelino. 

OPOVO Online


Quatro detentos fogem da cadeia de Nova Russas


Uma fuga de presos foi registrada na tarde deste domingo, 26, na Cadeia Pública de Nova Russas, 316,2 km de Fortaleza. Quatro detentos escaparam após escavarem um buraco na parede, conforme a Polícia Militar. 

A fuga foi percebida pelo agente prisional de plantão, que encontrou o buraco e cordas feitas de lençol em uma das celas da unidade, no bairro Centro, por volta das 13 horas. "Eles usaram o que a gente chama de 'teresa', descendo do local com as cordas de pano. Nós estamos realizando buscas, mas até o momento ninguém foi recapturado", detalhou o cabo Francisco Santana, da PM de Novas Russas. 

De acordo com a PM, três dos fugitivos respondiam por crimes de roubo e o quarto é acusado de tráfico de drogas e homicídio. 

Serviço 
Delegacia de Nova Russas
Avenida João Gregório Timbó, s/n - Universidade
Fone: (0xx88) 3672.6102


O POVO Online