-->

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

O TRF-4 TEM A CHANCE DE MOSTRAR QUE NO BRASIL EXISTE JUSTIÇA



"O mundo jurídico nacional e internacional está de olho no julgamento do recurso de apelação do Presidente Lula pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região, no dia 24 de janeiro deste mês", diz a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR); "Até agora, nenhuma voz jurídica de relevância levantou-se para defender a sentença do juiz Sérgio Moro. Do lado de Lula, manifestaram-se os maiores juristas brasileiros que, em 122 artigos publicados no livro 'Comentários a uma sentença anunciada – O Processo Lula', desconstroem a sentença de Moro", afirma, lembrando ainda que "do lado de Moro, apenas colunistas de jornais, seus editoriais e a Rede Globo pedem insistentemente a condenação rápida e sumária do Presidente Lula"


Brasil 247



Quixadá: Prefeito dá emprego a vereadora de Ocara, enquanto os concursados clamam para serem convocados





Mais uma ação do Prefeito Ilário Marques (PT) que deve entrar na história do município de Quixadá. Dessa vez o alcaide “presenteou” uma vereadora do município de Ocara com um emprego público, mesmo existindo 754 pessoas que foram aprovadas em um concurso e esperam para serem convocados a exercerem suas funções.

Tudo teve início quando a vereadora Alcineide Freire, do município de Ocara, distante a 75 km de Quixadá, publicou no perfil de sua página no Facebook, em 22 de dezembro, uma foto de uma reunião entre ela, outros três vereadores e o vice-prefeito de Ocara, com Ilário Marques. A reunião ocorreu dentro da prefeitura de Quixadá, no gabinete do prefeito. Nas redes sociais a vereadora publicou ainda o seguinte: “tarde proveitosa, com prefeito de Quixadá Ilário Marques…Boas conversas e projetos futuros para o nosso município…”. No entanto, a frase da vereadora teve ampla repercussão e tem sido, inclusive, alvo de chacota entre os quixadaenses, uma vez que o prefeito ainda não apresentou qualquer projeto de futuro nem para Quixadá, imaginem para Ocara, onde ele não é prefeito.

Para piorar a situação, quando muitos esperavam a apresentação do suposto projeto que a vereadora mencionou, eis que a mesma divulgou mais uma vez no seu perfil do facebook, desta vez no dia 10 de janeiro, o seguinte: “Obrigado senhor Deus por mais esta conquista, obrigado prefeito ilário pela confiança…UPA de Quixadá lá vou eu!!!”. Ou seja, pelo que se percebe, o projeto que a vereadora se referia, e que foi negociado dentro da própria prefeitura, era um emprego sem concurso para ela própria. E não há razão para ser diferente, já que legalmente o prefeito de Quixadá não pode administrar outro município ao mesmo tempo. Seria como um conto de fadas alguém acreditar que o petista fosse administrar dois municípios simultaneamente, quando na verdade não está conseguindo administrar, de maneira eficiente, um.

Mas o problema pode ser ainda mais grave, porque estamos no ano eleitoral em que se realizarão as eleições de 2018, ressaltando-se que a esposa do prefeito de Quixadá, Rachel Marques, como já foi publicamente anunciado, é pré-candidata ao cargo de deputada federal e muitos desconfiam que tal negócio feito entre Ilário Marques e a vereadora de Ocara pode está contaminado pelo prática nefasta do abuso de poder econômico e político, pois não há explicação para o emprego sem concurso da vereadora de um município distante, enquanto que existem 754 concursados na fila para serem chamados, fato que pode caracterizar improbidade administrativa bem como conduta de abuso de poder para favorecer a campanha de Rachel com a troca de emprego por votos da vereadora nas eleições deste ano.

Procurada a vereadora Alcineide Freire disse que no momento não podia falar e pediu para que retornássemos a ligação em outro momento. Retornamos, contudo a vereadora não atendeu as ligações realizadas.


É sempre oportuno ressaltar que o oferecimento de cargo a eleitores pelos candidatos em campanha política é tipificado como compra de votos, que nada mais é do que um crime. Tal comportamento é perverso, primeiramente por caracterizar um crime e, segundo, porque demonstra claramente que o candidato é inapropriado para ocupar um cargo de tamanha responsabilidade, uma vez que estará representando os interesses e anseios de uma coletividade.
O caso certamente deverá parar nas mãos do Ministério Público que vem realizando um bom trabalho na comarca de Quixadá, tendo em vista que a situação é grave, uma vez que o acordo foi feito dentro de um prédio público, divulgado nas redes sociais e com o claro objetivo de promover políticos com recursos públicos, nas eleições de 2018, sem esquecer que os concursados poderão realizar manifestações com relação a mais este fato que ameaça mais ainda a legitimidade do concurso público legítimo.

Fonte; Monólitos Post


Morada Nova registra a maior chuva do domingo no Ceará, aponta Funceme


ceara

Mesmo com aporte de 1,47 milhões de m³ em 2018, a situação dos açudes cearenses não é animadora. Os 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) acumulam apenas 1,29 bilhões de m³, correspondentes a 6,92% da capacidade total, que é de 18,64 bilhões de m³. Há um mês, no dia 14 de dezembro, o
volume acumulado era de 7,6%.

Só um açude tem nível acima de 90%: o Germinal, em Palmácia, na região serrana. Outros 52 têm volume inferior a 30% e 21 estão totalmente secos. O Castanhão, maior abastecedor da Capital, apresenta atualmente 2,46% da capacidade.

Previsões

Ainda assim, há esperança na quadra chuvosa de 2018, segundo os profetas da chuva. As precipitações da pré-estação atingem 20 municípios neste domingo (14), conforme monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), resultado da presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o Nordeste brasileiro.

A maior delas ocorreu em Morada Nova, com 21 mm; em seguida, vêm Acaraú (15.4 mm) e Iracema (14 mm). Em Fortaleza, no posto Messejana, foram registrados 8.2 mm.

Nos períodos da tarde e noite, o céu deve ficar parcialmente nublado. A temperatura deve variar entre os 25ºC e os 30ºC.

Nesta segunda-feira (15), a previsão da Funceme, da madrugada à manhã, é de nebulosidade variável com chuva. Ao longo do dia, o céu fica parcialmente nublado. A temperatura mínima deve ser de 24ºC. Já a máxima pode chegar aos 31ºC.

10 maiores chuvas neste domingo (14):
Morada Nova (Posto: Lagoa da Serra): 21.0 mm
- Acaraú (Posto: Lagoa do Carneiro): 15.4 mm
- Iracema (Posto: Açude Figueiredo): 14.0 mm
- Morada Nova (Posto: Açude Cipoaba): 13.0 mm
- Milagres (Posto: Milagres): 11.5 mm
- Alto Santo (Posto: Alto Santo): 10.2 mm
- Fortaleza (Posto: Messejana): 8.2 mm
- São Gonçalo Do Amarante (Posto: Siupe): 8.0 mm
- Brejo Santo (Posto: Poço do Pau): 8.0 mm
- Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes): 7.0 mm

Fonte: DN


Banabuiú: MPCE quer afastar vereador e secretário de Infraestrutura por desvio



Carlão, Gebson Lopes e vaqueiro Josias Maia são acusados por improbidade e peculato. Foi pedido o afastamento do vereador e do secretário
  
O ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça da Comarca Vinculada de Banabuiú, ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa e denúncia por crime de peculato contra o vereador do Município Carlos de Paula Rabelo, conhecido como Carlão, o secretário de Infraestrutura do Município de Banabuiú, Gebson Euller Lopes Colares, e o vaqueiro Josias Maia Nobre.

As ações foram propostas depois que a esposa de Josias, Maria Joyce Monteiro da Silva, procurou a Delegacia Municipal para informar que o marido estaria sendo utilizado em um esquema para desvio de recursos públicos. De acordo com Maria Joyce, depois de ter o benefício do Bolsa Família cancelado, ela descobriu que Josias tinha sido contratado pela Prefeitura para exercer a função de gari, mas “as pessoas ouvidas durante a instrução do inquérito policial afirmaram de forma categórica que Josias jamais trabalhou como gari da Prefeitura”. Além disso, “o livro de ponto dos garis apreendido pela Polícia Civil revela a total ausência de assinatura do sr. Josias”, informa o promotor de Justiça que está respondendo pela Comarca Vinculada de Banabuiú, Marcelo Cochrane.

“A noticiante informou que quando peguntou ao seu esposo acerca do fato, este a informou que Carlão havia pedido os documentos pessoais de Josias para receber um dinheiro da Prefeitura, narrando ainda que tinha aberto uma conta e que já havia recebido um pagamento relativo ao mês de maio, mas que Carlos de Paula Rabelo, ‘Carlão’, acompanhou Josias ao banco quando este foi sacar o dinheiro. Segundo relatou Josias à sua companheira, Maria Joyce, Carlos de Paula Rabelo, ‘Carlão’ havia repassado para Josias somente a quantia de R$ 300,00, ficando o vereador com o restante do valor, num total de R$ 593,11, apropriando-se para si dos recursos públicos do município de Banabuiú, pagos a título de remuneração pela suposta atividade de gari desempenhada pelo Josias”, detalha o membro do MPCE nas petições.

“Os planos do vereador seria manter essa sistemática de ficar com parte da remuneração de Josias – que, ressalte-se, a receberia sem trabalhar – até o fim de seu mandato, por mais três e meio. Graças a esta denúncia e pronta ação da Polícia Civil e do Ministério Público, foi possível evitar um maior dano ao erário do Município”, destaca Marcelo Cochrane.

Devido aos fatos, o MPCE protocolou, ainda, na Câmara Municipal de Banabuiú, representação pela abertura de processo de cassação do mandato do vereador Carlão e remeteu ofício à Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP), para que seja apurado possível crime de favorecimento pessoal praticado pelo prefeito de Banabuiú, Francisco Hermes Nobre, conhecido como Edinho.

Na denúncia, o promotor de Justiça requer a condenação de Carlão, Gebson Euller Lopes Colares e Josias Maia Nobre por crime de peculato e à reparação de danos ao erário de Banabuiú, além da suspensão do exercício de função pública a Carlão e Gebson, impondo ainda a proibição de acesso deles ou frequência às sedes da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal bem como a todos os órgãos da administração pública municipal.

Na ação civil pública, também é requerido o afastamento de Carlão e Gebson dos cargos e funções públicas que ocupem no município de Banabuiú, mas pelo prazo inicial de 180 dias. Além disso, é requisitada a indisponibilidade de bens dos promovidos nos valores respectivamente desviados, somando-se ao valor desviado R$ 968,07 aquele correspondente à penalidade de multa civil e a condenação deles pelos atos de improbidade administrativa com ressarcimento integral do dano; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil; proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios; perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio dos denunciados. Por fim, o promotor de Justiça solicita ainda condenação por dano moral coletivo dos promovidos em R$ 30.000,00.

Blog Erivando Lima



LIMOEIRO DO NORTE/CE MOTOCICLETA (BROS) ENCONTRADA ABANDONADA COM QUEIXA DE ROUBO


LIMOEIRO DO NORTE/CE

MOTOCICLETA (BROS) ENCONTRADA ABANDONADA COM QUEIXA DE ROUBO

Ontem dia 14/01/2018(Domingo), que o COPOM recebeu uma informação de que teria uma moto BROS vermelha, sem placa, sem chave, abandonada na Rua Inácio Mendes com a Rua Coronel Antonio Joaquim, Centro de Limoeiro do Norte/CE, ao checar no sistema pelo CHASSI, constou em uma motocicleta BROS VERMELHA , ano 2014, de placa PMsS 4158, com inscrição de Jaguaruana/CE, com queixa de roubo/furto. Equipe foi ao local . Equipe da CP 1164 – composta pelos  PMs foi ao local e constatou a veracidade e a conduziu para a delegacia de Limoeiro do Norte/CE para os procedimentos cabíveis.

Blog Erivando Lima


ARACATI-CE HOMICÍDIO E LESÃO CORPORAL POR ARMA DE FOGO


Ontem dia 14/01/2018 por volta das 18 h 30 min, o C10 recebeu várias ligações informando a ocorrência de disparos no Bairro da Baixada nesta urbe, a viatura CP1612, deslocaram-se até o local repassado, onde foram informados que as vítimas dos disparos teriam sido socorridas por populares ao Hospital Municipal,  já no hospital conseguiram identificar as Vítimas como sendo Vera Lúcia da Costa Moreira, residente na Rua José Freire do Nascimento, Bairro Várzea da Matriz e seu A C M  17 anos, natural de Aracati/CE, residente no mesmo endereço da mãe. Informo ainda que no local da ocorrência, a residência das vítimas, ninguém repassou nenhuma informação acerca do autor ou autores dos disparos nem  como se deu o fato, no Hospital tomaram conhecimento de que a Sra. Vera foi lesionada no antebraço direito e que não corria risco de morte, ao contrário do seu filho, que sofreu vários disparos, sendo encaminhado para o centro cirúrgico e vindo a óbito por volta das 22 h: 20 min,  foram realizadas diligências nas proximidades do ocorrido, porém nenhuma informação surgiu acerca da motivação e da autoria do homicídio. 

Blog Erivando Lima


BEBERIBE-CE PRISÃO DE HOMICIDA POR MANDADO DE PRISÃO


Sábado 13/01/2018, por volta das 23 h,  a composição da CP-1692,  deslocaram-se para localidade do Piquiri II, para averiguar um denúncia, à princípio de porte ilegal de arma de fogo, que de acordo com a denúncia no local se encontrava o indivíduo conhecido por: Erivandro Silva Lima, vulgo “Rói” ou “Catuaba”, 19 anos,  residente na Vila Barra da Sucatinga s/n, que responde ao art. 121 do CP. o mesmo já é conhecido da polícia e contra ele possui um mandado de prisão em aberto referente a um homicídio ocorrido em 30/04/2017, na localidade da Barra da Sucatinga, juntamente com outro acusado por nome Ivoneudo Ribeiro dos Santos, vulgo “baratinha” que se encontra foragido, que ambos assassinaram o indivíduo de nome Luís Claudio Ferreira Barbosa Junior, 23 anos,. diante dos fatos, “ROI” foi conduzido à DPC plantonista de Aracati e apresentado à Autoridade Policial presente, Dr. Bruno que impossibilitado de confirmar se o referido mandado de prisão ainda estava vigente, em razão do Sistema de Informações Policiais- SIP, não apresentar o registro de referido mandado, o delegado, determinou que fosse apenas feito um boletim de ocorrência que ao retornar para Beberibe, já na manhã de hoje, 14/01/2018, foi mantido contato com o Delegado titular de Beberibe, Dr. Rafael, que tinha conhecimento da existência e da vigência do mandado de prisão expedido em desfavor de “ERIVANDRO”, determinou que fosse feito o BO  e o exame de corpo de delito, logo em seguida o acusado foi recolhido ao xadrez da DPC de Beberibe onde aguardará ser recambiado para o presidio local.

Blog Erivando Lima


ITAIÇABA-CE PRISÃO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


Domingo dia 14 de janeiro de 2018,  por volta da 06 h 30 min,  veio a este destacamento policial a menor de idade D L P  , 15 anos, natural de Aracati-Ce , residente na rua Ester Firmino do Vale em Aracati-CE, estudante,  a mesma relatou que havia sido agredida por seu companheiro MARCOS ANTONIO DOS SANTOS DAMASCENO,  natural de Itaiçaba-CE , residente na rua João Francisco de Sousa S/N, Conjunto Padre Abílio, Itaiçaba-CE, a CP 1561 , Composição da PM, fez diligência ate a residência do acusado onde o mesmo foi encontrado e confessou a agressão, vitima e acusado foram conduzidos ate a Delegacia plantonista de Aracati, onde foi emitido as guias de exame de corpo de delito em ambos,  sendo constatado lesões  na vitima, o acusado foi autuado em flagrante  com base na lei Maria da penha.

Blog Erivando Lima 

Vovô anuncia Wescley e Juninho e eleva qualidade do grupo



Cada vez mais forte

Às vésperas de estrear na temporada 2018, o Ceará anunciou ontem mais dois reforços, os meio-campistas Juninho, do Bahia, e Wescley, do Vissel Kobe/JAP, encorpando ainda mais seu elenco para as quatro competições que terá no 1º semestre: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série A do Brasileiro. Com a chegada da dupla, já são 17 contratações, formando um grupo com 33 jogadores e com a possibilidade de montagem de dois times, além 'sobrarem' 10 jogadores de bom nível técnico.


No gol, o Vovô conta com Éverson, Renan e Fernando Henrique. Embora o primeiro seja titular absoluto pela sua qualidade técnica, os dois reservas são de bom nível. Na defesa, são 5 zagueiros para duas vagas: Luis Otávio, Valdo, Rafael Pereira - lesionado, este último volta em um mês - Bruno Pires e Patrick, com todos mostrando condição técnica para serem titulares.

Nas laterais, as disputas estão entre Leandro Silva e Renato, na direita; com Ernandes e Rafael Carioca duelando na esquerda.

Nos demais setores as disputas se intensificam: para a contenção, são oito volantes para duas vagas no time titular: Richardson, Pedro Ken, Juninho, Raul, Naldo, Pio, Parrudo e Jackson Caucaia.

Na criação do meio campo, com uma vaga apenas pelo atual modelo tático se acirra com as chegadas de Wescley, Andrigo e Reina, contando ainda com Ricardinho e Leandro Canhoto.

Para o ataque, são 8 opções para três vagas: Élton, Arthur, Felipe Azevedo, Douglas Coutinho, Roberto, Luidy, Rafinha e Clemer, estes dois últimos da base do clube. Lembrando que Alex Amado e Romário desfalcarão a equipe alvinegra após sérias lesões. Assim, Chamusca com Chamusca já tendo montado dois times, ele agora contará com mais opções.

O primeiro time, que vem treinando para estreia na Copa do Nordeste: Éverson; Leandro Silva, Luiz Otávio, Valdo e Ernandes; Richardson, Pedro Ken e Ricardinho; Andrigo, Felipe Azevedo e Élton.

O segundo time, que vem treinando contra o primeiro e deve estrear pelo Cearense: Fernando Henrique; Renato, Bruno Pires, Patrick e Rafael Carioca; Raul, Pio, Douglas Coutinho; Roberto, Luidy e Arthur.

Com as chegadas dos dois reforços, agora são dez jogadores como opções além dos 22 que hoje treinam nos dois times: o goleiro Renan, o volante e zagueiro Naldo, os volantes Juninho, Parrudo e Jackson Caucaia; os meias Wescley, Reina e Leandro Canhoto; além dos atacantes Rafinha e Clemer.

Impressão

O presidente do Ceará analisou o grupo formado para 2018 entre remanescentes e contratações. "Quero ver logo essa turma toda em campo. Novos jogadores chegaram, temos uma nova motivação, cada um brigando por seu espaço. A briga será boa. Esse ano, talvez mais que o ano passado a concorrência vai ser maior. Fizemos uma montagem bacana deste grupo, que ficará em um bom padrão para começar a ano. Organizamos bem a montagem desse plantel para chegarmos fortes na Série A", disse o mandatário.

Reforços

17 foi o número de contratações feitas pelo Ceará para a temporada 2018, as duas últimas do meia Wescley e o volante Juninho, anunciadas ontem

Elenco do Ceará
Goleiros (3)

Éverson, Renan e F. Henrique

Zagueiros (5)

Luís Otávio, Valdo, Rafael Pereira, Bruno Pires e Patrick

Laterais (4)

Leandro Silva, Renato, Ernandes e Rafael Carioca

Volantes (8)

Richardson, Pedro Ken, Juninho, Raul, Naldo, Pio, Parrudo e Jackson

Meias (5)

Wescley, Andrigo, Reina, Ricardinho e Leandro Canhoto.

Atacantes (8)*

Élton, Arthur, Felipe Azevedo, Douglas Coutinho, Roberto, Luidy, Rafinha e Clemer

*Os atacantes Romário e Alex Amado desfalcarão o clube por meses após lesões graves

Red; DN