-->

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Parcela única do IPVA 2015 vence no próximo dia 30 de janeiro


O IPVA(Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2015 já esta disponível no site da Sefaz(Secretária da Fazendo do Estado do Ceará) e pode ser retirado através de boletos disponíveis para impressão no portal. Nesse ano, a redução média no valor do tributo, com relação a 2014, foi de 10,78%. O prazo de recolhimento para quem optar pelo pagamento em cota única, obtendo desconto de 5% no tributo, será até o dia 30 de janeiro. O contribuinte que optar por parcelar o desembolso - sem nenhum abatimento especial - deverá pagar as parcelas, que não podem ser inferiores a R$ 50,00, nos dias 13 de fevereiro, 13 de março, 13 de abril e 13 de maio de 2015, em prestações iguais.

Como em 2014, o IPVA 2015 poderá ser pago nos cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco. De acordo com o secretário Mauro Filho, a redução do IPVA decorre da política de desoneração gradual da carga tributária no Estado, bem como da alteração no conceito de alguns modelos. Em 2015, 1.990.863 veículos serão tributados, com uma previsão de arrecadação de R$ 661,8 milhões.

Para chegar aos valores constantes nas tabelas do IPVA para 2015, o governo considerou a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que expressa os preços médios de mercado dos veículos, efetivamente praticados por Estado, e consulta ao Sindivel (Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará). A rede arrecadadora do IPVA inclui o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o BNB, Bradesco, casas lotéricas e farmácias Pague Menos.

Histórico
O IPVA é um imposto estadual que é cobrado anualmente para qualquer pessoa que possua um veiculo automotor, seja carro, moto, aeronave, entre outros. No qual 50% dessa tributação é destinada ao município onde o veiculo foi licenciado.

Para verificação dos valores do IPVA e retirada de boletos, acesso ao site: (www.sefaz.ce.gov.br).

*Com informações da Sefaz.

Fonte: Ceará News







Camilo anuncia cortes de custeio para 2015 na primeira reunião com secretários


O governador Camilo Santana (PT) reuniu, nesta quarta-feira (7), todos os secretários de Estado para traçar metas de trabalho para os próximos anos. Foi o primeiro encontro da gestão que, segundo o petista, terá como marcas o diálogo, a transparência e a impessoalidade no desenvolvimento dos trabalhos.

"Nós estamos reforçando nossos compromissos de campanha para que estejam sempre na pauta dos secretários. E para que sejam postos em prática. Precisamos estar atentos às necessidades do povo cearense, sempre valorizando o acolhimento para uma gestão eficaz para todos. Estamos recebendo as demandas e cobrando planejamento das ações emergenciais de cada pasta com um cronograma para os próximos 100 dias”, reforçou Camilo.

Os secretários receberam relatórios da equipe de transição e o documento '7 Cearás', resultado do trabalho da equipe de plano de governo, desenvolvido durante a campanha eleitoral e que destaca as características e os desafios por área.

Na contenção de despesas de custeio, o secretário da Fazenda, Mauro Filho, apresentou as previsões econômicas em níveis nacional e estadual. Durante a reunião, os secretários foram informados das metas de contigenciamento, que serão de 20% para as Secretarias da Saúde, Educação e Segurança e 25% para as demais pastas. 

“Estamos vivendo um cenário de decréscimo econômico nacional. O Governo Federal já anunciou cortes e, para manter a média histórica de crescimento acima do nacional, vamos fazer algumas reduções de custeio a serem definidas por cada secretaria. Não vamos aumentar impostos e nem reduzir investimentos, tendo em vista que o ex-governador Cid Gomes deixou muitas operações de crédito garantidas”, aponta Mauro Filho.

Fonte: assessoria. 




Manifestação reúne milhares de pessoas em Paris em repúdio a ataque


Desde o fim da tarde desta quarta-feira (7), mais de cem mil pessoas de reúnem na Place de la République (Praça da República), em Paris, para homenagear os jornalistas do jornal satírico "Charlie Hebdo" mortos em um atentado terrorista realizado pela manhã.

A manifestação foi organizada por um conjunto de partidos de esquerda encabeçado pelo Partido Comunista Francês (PCF) e pela Frente de Esquerda, e ocorre pacificamente até o momento. Ao menos 12 pessoas morreram no atentado.

Os manifestantes exibem broches com a inscrição "o ser humano em primeiro lugar" e cartazes com a frase "eu sou Charlie". Eles também exibem mensagens em defesa da liberdade de imprensa e contra o extremismo político.

Para o jornalista Quentin Pichon, o maior receio é a estigmatização dos árabes na França. "Não podemos deixar que uma comunidade numerosa e que vive bem na França seja igualada aos selvagens que invadiram o jornal", pondera.

Para o professor Bruno Mer, o que aconteceu nesta quarta-feira é resultado de uma sociedade francesa excludente, que incita à radicalização. "Uma sociedade que não dá chances de integração vive sempre sob a ameaça de episódios assim", afirmou.

Por enquanto, não há previsão de marcha dos manifestantes a partir da Praça da República. Segundo Laurent Klajnbaum, diretor de comunicação do PCF e organizador da manifestação, por enquanto a polícia autorizou apenas a aglomeração na praça, um ponto central da capital francesa.

Polícia procura três suspeitos

A polícia está à procura de dois irmãos da região de Paris e de um homem da cidade de Reims, no nordeste do país, todos cidadãos franceses, pelo atentado desta quarta-feira contra a revista semanal satírica Charlie Hebdo, disse uma autoridade policial e uma fonte do governo.

Entre os três estão dois irmãos com idades entre 32 anos e 34 anos, bem como um homem com 18 anos, disse a fonte do governo à Reuters. A fonte da polícia afirmou que um dos irmãos tinha sido previamente julgado por acusações de terrorismo.

Uma enorme caçada estava em andamento contra os agressores, supostos militantes islâmicos que fugiram após matarem a tiros alguns dos melhores cartunistas da França que trabalhavam na revista, assim como dois policiais.'Tristeza profunda'

Ainda na manhã desta quarta, admiradores do semanário se reuniram espontaneamente nas proximidades do local do atentado terrorista. A rua do prédio que sedia a publicação foi isolada pela polícia.

No boulevard Richard Lenoir, a 200 metros da famosa praça da Bastilha, cerca de cem pessoas prestam sua homenagem diante do cordão de isolamento.

"É a primeira vez em quarenta anos que 'Charlie Hebdo' não me faz rir. Antes de raiva ou indignação, é um momento de tristeza profunda", disse o escritor Éric Müller, 50.

Ele segurava um cartaz que reproduzia uma das capas do semanário em que um desenho Muhammad, o profeta do Islã, põe as mãos sobre os olhos e reclama dos integristas: "C'est dure d'être aimé par des cons" ("é duro ser amado por esses babacas"). "Foi por isso que ele morreu", disse Müller.

O comerciante Kamel Amrio chegou com um grupo de cinco amigos. Ele carregava um cartaz em que estava escrito "je suis Charlie" ("eu sou Charlie").

"É um atentado brutal contra todo o país. O que eu quero é que a França responda a isso com unidade, não com mais divisões. Estou aqui para mostrar que o mal não pode vencer", disse.

Fonte: Diário do Nordeste





Buracos na CE 356 causam problemas para moradores na comunidade de Poço Redondo em Russas


Apesar das obras estarem próximas ao inicio a CE 356 ou Estrada da Fruta como é conhecida está passando por vários problemas, entre eles, buracos e a falta de sinalização. Mesmo assim partes dos motoristas não respeitam apenas abusam da velocidade e aumentam bastante o risco de acidentes. Um dos trechos mais complicados é no KM 4 próximo a borracharia do Zé Doido onde alguns carros mesmo tentando desviar os buracos não diminuem a velocidade colocando em risco a vida de pessoas que por ali trafegam e que trabalham na borracharia.

Zé Doido proprietário da borracharia e também churrascaria está muito preocupado com o que vem acontecendo, mesmo sabendo que as obras de alargamento já estão para começar. Ele solicita às autoridades que ao concluir a obra coloquem algumas barreiras eletrônicas para assim coibir a velocidade dos veículos.

Redação e Imagens pelo Blog Erivando Lima Repórter








Profetas da Chuva fazem previsões para 2015



O Encontro dos Profetas da Chuva, que começa esta semana em Quixadá (de 09 a 11), chega à 19ª edição como integrante do calendário climático-ambiental brasileiro. Todos os anos, os profetas e profetisas da chuva usam como instrumentos para as suas previsões a sintonia com a natureza, rituais, a observação dos ventos, formigueiros, cupinzeiros, casas joão-de-barro, o juazeiro, a flor do mandacaru, a barra da lua, a pedra de sal, dentre outras “experiências” (estudos, feitos a partir de observações ao longo do ano, que prenunciam como será a próxima quadra chuvosa do Ceará).  O XIX Encontro dos Profetas da Chuva é promovido pelo Instituto de Viola e Poesia do Sertão Central (Ce), produzido pela Mungango Produções e conta com a apoio da Prefeitura Municipal de Quixadá, Cagece, Instituto Agropolos, SEBRAE, SDA, Convention Bureau Fortaleza e ACVQ. Este ano, será homenageado André Macêdo Facó, atual secretário de Infraestrutura do Ceará, ex-presidente e diretor da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

fonte Pinheirinho

Homem é executado a bala, em Quixadá, nesta quarta-feira, 07


Dois dias após o primeiro assassinato de 2015 em Quixadá, ocorrido na última segunda-feira, outro homem foi morto a bala na manhã desta quarta-feira, 07, neste município.
O crime aconteceu, novamente, no Bairro Campo Velho, um dos mais populosos da cidade.
Ainda não há informações sobre a identidade da vítima. Nossos repórteres estão trabalhando para trazer, em instantes, todos os detalhes sobre estecrime.FONTE .monolitospost

Assalto Aos correios de Jaguaruana-CE



Na tarde de hoje (06 ) ocorreu um Assalto nos correios de Jaguaruana-CE.
Duas visturas do COTAR – Comando Tático Rural, chegaram no momento, era dois ladroes retido com as pessoas dentro do correios. Pegaram 01 bandido e o outro fugiu por trás.
FONTE Plantão Policial Do CEARÁ

PLANTÃO DE POLICIAS NAS ULTIMAS 24 HORAS EM RUSSAS E NO VALE DO JAGUARIBE.



RUSSAS-CE FURTO A ESTABELECIMENTO ESCOLAR

Ontem  06.01.2015, por volta das 10h30 a Sra. LEILA MARIA DE OLIVEIRA informou aos policiais militares do Destacamento de Flores distrito de Russas-Ce, que por volta das 07h30 quando a mesma chegou na Escola Cantinho do Céu localizada na Rua Manoel Sabino, 1872, Centro de Flores, a mesma verificou que a janela da referida escola havia sido arrombada e que do interior da mesma haviam furtado 01 (um) notebook Positivo, 01 (um) computador Brasint, 01 (um) gelagua, 01 (uma) TV 14” Semp Toshiba, 01 (uma) TV 21” CCE, 01 (uma) impressora HP e a quantia de R$ 620,00 (seiscentos e vinte reais). Os policiais militares Sgt  compareceram ao local onde adotaram as medidas necessárias.

QUIXERÉ-CE ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL


Ontem  06/01/2015 (terça-feira), por volta das 19h15min, recebemos a informação que tinha acontecido um roubo a farmácia São Luiz, localizada na Rua Padre Zacarias, 150, Centro de Quixeré/CE. Os policiais militares CB PM 16.734  de imediato seguiram para o local, onde a funcionária da farmácia Ediana de Sousa Pinheiro, informou aos mesmos, que um indivíduo de estatura mediana usando boné e camiseta verde entrou na farmácia, e fazendo sugesta de está armado, subtraiu da mesma um celular Philco dual chip de cor branco e a quantia aproximadas de R$ 300,00 reais do caixa da farmácia, e depois fugiu em uma moto, juntamente com outro indivíduo que o aguardava do lado de fora. Os policiais fizeram diligencias no intuito de identificar e prender os infratores, porém sem êxito.

LIMOEIRO DO NORTE-CE LESÃO CORPORAL A BALA

Ontem 06/01/2015 (terça-feira), por volta das 21h00min, foi lesionado por arma de fogo, próximo a fábrica de doce, na rua Lopes Maranhão, provavelmente calibre 12, sendo atingindo nas nádegas, vítima, Francisco Ronalde de Oliveira, filho Maria de Fátima de Oliveira, pai não declarado, residente na rua João Maria de Freitas 241, bairro João XXIII, Limoeiro do Norte-CE, 21 anos, mecânico. Solteiro, onde o mesmo foi socorrido para o hospital Regional, CP-1134, foi ao local composta, Cb 16.708 foram ao local e encontram-se em diligências, mas até o momento sem êxito

ARACATI-CE TENTATIVA DE FUGA FRUSTRADA

 Hoje  (07-01-2015) por volta das 02h00min, foi frustrada uma fuga na USI de Aracati-CE, depois de ser ouvido um barulho na cela, foi acionada a CP1022 com Cb Pm RD1018 com Sd Pm  e os policias civis, Salviano e Rafael, onde foi constato que a grade da cela estava serrada e encontrado uma serra jogada para fora e que pela manhã também tinha sido encontrado outa serra. Adianto-vos que na referida cela estão os menores, (L.F.G.S.) , 17 anos, vulgo “Lulu”, filho de João Gomes da  Silva e Silvia Gomes da Silva, residente na Rua dos Franceses s/nº bairro Nossa Senhora de Lourdes, (J.P. Q) , 17 anos, vulgo “Zé” e o irmão menor, 4º- (L.P. Q)  15 anos, vulgo “cunhão”, ambos filhos de Josemar Queiroz Barreto e Lucirene Pereira da Silva, residentes, na Rua dos Franceses nº1651, bairro Nossa Senhora de Lourdes-Aracati..
BLOG ERIVANDO LIMA REPÓRTE.

Lixão de Russas é um grande problema para a população


Um problema que vem acontecendo há muito tempo e que nada foi feito para ser resolvido é o lixão que fica no bairro do Alto do São João no município de Russas. Esse problema já foi questionado na câmara dos vereadores, mas até agora nenhum dos setores responsáveis pelo problema buscou uma solução. Todos os dias acontecem à queima do lixo causando muita fumaça para os moradores da comunidade do bairro Aeroporto onde moram pessoas idosas, crianças de 2 a 4 anos e até recém-nascidos. Tem casos de mulheres que estavam gestantes e o bebe nasceu com problemas respiratórios.

Um dos moradores do bairro chegou a revelar para a reportagem do blog que deixou a sua casa fechada e foi morar na cidade pagando aluguel de 300 reais, pois não suporta os problemas, mas de saúde causado pelo lixão. Segundo lideranças da comunidade, já procuraram o ministério público e até agora não tiveram resposta. Procuraram também o prefeito da cidade que disse que não tinha conhecimento dessas queimadas.

Mesmo tomando conhecimento o prefeito ainda não tomou as providencias necessária. Vale ressaltar que a 200 metros do local onde está sendo colocado o lixo existe um campo de pouso que segundo informações está proibido de que aeronaves viessem pousar devido o risco de algumas aves (Urubus e etc.) venha causar acidentes com aviões.

Redação e Imagens pelo blog Erivando Lima Repórter












RUSSAS-CE LESÃO CORPORAL A SOCOS NO INTERIOR DE CADEIA PUBLICA

Ontem  06.01.2015, por volta das 09h40 na Cadeia Pública de Russas-Ce durante a realização do banho de sol, o detento FRANCISCO FLÁVIO DA SILVA, data de nascimento 16.09.1983, natural de Tabuleiro do Norte-Ce filho de Emanuel Carlos Silva Filho e Maria Liduina da Silva, que responde ao Art. 33 da Lei de entorpecentes, foi agredido fisicamente com socos e pontapés por outros detentos, o mesmo foi socorrido pelo SAMU até o hospital local em seguida foi transferido sob escolta policial para o IJF em Fortaleza-Ce. Os policiais militares Sd Jarbas,  na CP 1511 deslocaram-se até a mencionada Cadeia Pública onde adotaram as medidas necessárias


REGISTRADO O PRIMEIRO HOMICÍDIO DO ANO EM MORADA NOVA-CE:



HOMICÍDIO A BALA NOS PATOS ARUARU:
Teça-feira(06), por volta das 7h40min, O policiamento do Aruaru foi informado de um homicídio a bala no assentamento de banhos no Patos, pertencente ao distrito de São João do Aruaru, Morada Nova-CE, a policia foi até o local e constatou a veracidade do fato, onde se tratava de Jeferson Monteiro Costa nascido em 01/09/1997 filho de Ana Lucia Monteiro Costa, agricultor, solteiro, natural de Fortaleza-CE. Segundo informações de populares um veiculo não identificado parou e vieram a efetuar vários disparos contra a vitima, a policia de imediato realizou diligencias nas proximidades em busca de localizar os indivíduos logo após fizeram o isolamento do local ate a chegada da policia Forence.
Apesar de não se confirmar nenhuma passagem pela policia a vitima era apontada como autor de alguns delitos na região e era metido a valente e se dizia matador de policial.POSTADO POR QUIXERÉ LIGADO: FONTE Plantão Morada Nova postado ERIVANDO LIMA.





Camilo quer dinheiro para bancar saúde de qualidade

O governador Camilo Santana disse que em momento algum propôs a volta da CPMF para bancar a saúde no Brasil. Camilo esclareceu que os tempos são outros e é preciso uma receita a mais para financiar à saúde e citou que “antes se fazia três mil mamografias no Ceará e, hoje, são 300 mil.” Camilo foi muito objetivo. As verbas do governo federal são insuficientes para tocar toda cobertura da saúde pública. “Até os planos de saúde tem problemas hoje para atender a demanda, imaginem o poder público que é universal”?, justificou.

Fonte: Diário do Nordeste




Piso salarial dos professores terá 13,01% de reajuste e passará a valer R$ 1.917,78


O piso nacional dos professores da educação básica terá um reajuste de 13,01%, saltando dos atuais R$ 1.697 para R$ 1.917,78. Isso significa que nenhum docente da rede pública do país, do ensino infantil ao médio, com jornada de 40 horas semanais, poderá ter remuneração abaixo desse valor.

O percentual do aumento foi divulgado na tarde desta terça-feira (6) pelo Ministério da Educação e segue fórmula estabelecida em lei de 2008. No ano passado, o reajuste foi de 8,34%.

De acordo com levantamento mais recente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), de maio do ano passado, 10 Estados ainda pagam abaixo do piso.

Mudança da regra

De acordo com a legislação, o aumento da remuneração dos professores tem como referência o crescimento, de um ano para outro, do custo do aluno dos anos iniciais do ensino fundamental no Fundeb, fundo nacional para financiar o ensino público.

Composto por uma parte da arrecadação de diferentes impostos, o Fundeb é impactado pelo comportamento da economia nacional: quanto maior o crescimento do país, maior a arrecadação do fundo e, assim, maior o reajuste do professor.

Gestores alegam que esse modelo precisa ser alterado, sob risco de comprometer ainda mais o orçamento enxuto dos Estados e municípios. O argumento é de que a divulgação do reajuste em janeiro, como previsto em lei, acaba afetando a programação dos gastos anuais, já concluída anteriormente.

Reuniões

Nos últimos dois dias, o piso foi tema de reuniões do novo ministro da Educação, Cid Gomes (Pros), com entidades que representam os Estados, municípios e trabalhadores da educação. A intenção agora é retomar as discussões sobre revisão do modelo de cálculo do piso.

Sugestões para a nova fórmula já foram feitas pelos dois lados. Em 2013, governadores sugeriram um reajuste com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor, apurado pelo IBGE) do ano anterior, acrescido de 50% da variação real (descontada a inflação) do Fundeb.

Já os trabalhadores defenderam o INPC mais 50% da variação nominal (sem descontar a inflação) do Fundeb. O próprio ministro, quando governador do Estado do Ceará, também criticou o modelo vigente.

"Colapso Financeiro"

Em 2011, o STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu ser constitucional a lei que definiu o reajuste do piso. O posicionamento da Corte foi motivado por questionamento de cinco governos, entre eles o Ceará. Após a decisão, o Estado ainda recorreu ao STF para adiar o cumprimento da nova regra, em mais 18 meses.

Em nome do governador, a Procuradoria-Geral do Estado do Ceará argumentou na ocasião que a imediata aplicação provocaria "colapso financeiro e até mesmo impossibilidade de cumprimento da lei por parte de diversos Estados".

Fonte: Diário do Nordeste






Roubo à residência em Limoeiro


Hoje, dia 06/01/2015 (terça feira), por volta das 19h30, aconteceu um assalto na residência do Sr. José Henrique Filho, no setor NH3, zona rural de Limoeiro do Norte-CE, natural de Limoeiro do Norte-CE, casado, agricultor, nascido em 11/09/1936, onde dois indivíduos em uma motocicleta, encapuzados rendeu o mesmo e levaram uma quantia de 1.800,00, fugiram e tomando rumo ignorado.

Fonte: Blog do Tom