-->

sexta-feira, 6 de março de 2015

ÁGUA IMPRÓPRIA PARA USO EM TORNEIRAS NO INTERIOR DO CEARÁ


A população, do distrito São João do Amanari, em Maranguape reclama das condições da água que sai das torneiras na localidade que quando vem com cor escura e imprópria para o uso. O Açude Amanari tem pouca água e ela está poluída. Não há mais vida fluvial, os peixes não sobrevivem. A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) informa que o açude está com a capacidade de apenas 2%.
 A população improvisa para conseguir água. Além de comprar, eles aproveitam a água da chuva. No distrito de São João do Amanari, é comum observar pessoas com baldes e latas nas mãos desesperadas em busca de água. “Não importa o horário. Pode ser meia noite. Se chover temos que sair nas pressas para aproveitar a água da chuva. Não tomamos mais banho, lavar roupa, ou pelo menos tomar uma xícara de café”, desabafou a aposentada Helena Gomes.
Ignorando a má qualidade do serviço e a impossibilidade do consumo do serviço disponibilizado, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), responsável por tratar e distribuir a água, continua enviando as contas apesar do problema enfrentado pelos moradores.
Uma adutora para levar água de outro açude até a estação de tratamento da Cagece está em construção. Porém, os moradores não foram informados quando a obra vai ficar pronta. Enquanto isso eles pedem pelo menos que carros-pipa abasteçam a cidade.
A Companhia de Gestão de Recursos Hídricos informou que os testes começam no final do mês. Já as contas de água, a Cagece prometeu que os moradores não vão mais receber a cobrança. Segundo a prefeitura de Maranguape, dez carros-pipa distribuem água para 27 comunidades atingidas pela seca.
Ceará Agora

APÓS 1 ANO DO MAIS MÉDICOS, METADE DAS PREFEITURAS PERDEU PROFISSIONAIS

Das primeiras cidades a receber profissionais do Mais Médicos, quase metade (49%) tinha, após menos de um ano, uma quantidade menor de médicos na rede pública municipal do que no dia em que os bolsistas chegaram.
Além disso, ao menos um de cada três médicos do programa trabalhava sem a supervisão prevista nas regras.
Essas são algumas das constatações de uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) no principal programa social do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, usado como vitrine na campanha de reeleição.
Para o órgão de controle, o Ministério da Saúde não faz um monitoramento adequado “para assegurar que os municípios não substituam médicos que já compunham equipes de atenção básica pelos participantes do projeto nem que haja redução do número de equipes”.
Os ministros do TCU determinaram à pasta a abertura de apuração sobre o caso.
O ministério informou ao jornal Folha de São Paulo, que os municípios foram notificados e apresentaram justificativas.
Em 2013, ano inicial do projeto, 1.174 municípios receberam profissionais do programa, que busca levar médicos ao interior e a periferias das grandes cidades -para isso, trouxe cerca de 11 mil estrangeiros para o país.
Em agosto daquele ano, a Folha mostrou que prefeitos de 11 cidades pretendiam demitir médicos após a chegada dos profissionais do programa. O então ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que, quem fizesse isso, poderia sair do Mais Médicos.
A ameaça pode ter tido algum efeito de assustar essas cidades que declararam que fariam as demissões: quatro das 11 receberam médicos até 2013, sendo que três aumentaram seus profissionais e só uma reduziu a quantidade.
Pelo país inteiro, porém, a lógica foi diferente. Os técnicos do TCU constataram, ao comparar os médicos existentes em agosto de 2013 e abril de 2014, que 161 cidades (14%) sofreram redução –inclusive somando os profissionais do Mais Médicos.
Nesses municípios, havia 2.630 médicos –que, somados aos 262 que chegaram pelo Mais Médicos, totalizaram 2.892. Em abril de 2014, porém, o TCU constatou só 2.288.
Em outras 239 cidades, a quantidade estava igual a antes do início do programa. Em 168 houve aumento, mas em número menor do que a quantidade de profissionais enviadas pelo Mais Médicos.
Outra constatação da auditoria é que 31% dos médicos do programa não tinham um supervisor, espécie de avalista com a função de auxiliá-los.
O programa previa essa obrigatoriedade porque a maioria dos estrangeiros não teve o diploma revalidado.
Nas entrevistas feitas pelos auditores, 18% dos médicos admitiram que a falta de conhecimento de protocolos clínicos atrapalhou o atendimento e 50% afirmaram terem entrado em contato com o supervisor para tirar dúvidas.
O ponto positivo mostrado pelo TCU é que o número de atendimentos de atenção básica, como consultas, subiu 33% nas cidades atendidas pelo Mais Médicos, ante 14% naquelas sem programa.

Por outro lado, 25% dos municípios que receberam o programa diminuíram o número de consultas, o que pode ser um indício de que os médicos já existentes foram de fato substituídos. 
Ceará Agora - Com informações da Folha de São Paulo.


FETO DE APROXIMADAMENTE 6 MESES DE GESTAÇÃO FOI ENCONTRADO NO HOSPITAL DE PEREIRO

Nesta quinta-feira, dia 05, por volta das 08h30min, um feto foi encontrado no vaso sanitário do hospital Municipal de Pereiro, estado do Ceará. Uma funcionária do estabelecimento que encontrou o feto, informou a diretoria do hospital e logo acionou a polícia. O feto tinha aproximadamente 28 cm, mais ou menos seis meses de gestação e era do sexo feminino.

O caso supostamente tratado como aborto está sendo investigado pela Delegacia Regional de Jaguaribe que acionou a perícia forense, que deverá encaminhar o feto ao IML.

fonte BPM


Supremo divulga lista de políticos envolvidos na Lava-Jato


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki autorizou nesta sexta-feira (6) abertura de investigação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do presidente da Câmara dos Deputados,Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no âmbito dasinvestigações de corrupção na Petrobras
Além de Cunha e Calheiros, a lista traz outros 52 nomes que serão investigados a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, dentre os nomes, aparece o nome dos cearenses Aníbal Gomes e José Linhares.
Ao todo, Zavascki deferiu 21 pedidos de abertura de inquéritos feitos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, referentes a autoridades com prerrogativa de foro e outros possíveis envolvidos em investigação, informou o STF.
 
Foram solicitados pelo Ministério Público Federal 28 inquéritos envolvendo 54 pessoas, incluindo parlamentares.
 
O ministro, que retirou o sigilo do processo, também deferiu pedidos de investigação do ex-ministro de Minas e Energia Edison Lobão e da ex-governadora do Maranhão Rosena Sarney.
 
O ministro autorizou ainda investigação de senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e dos senadoresHumberto Costa (PT-PE), Lindbergh Farias (PT-RJ), Romero Jucá (PMDB-RR) e Antonio Anastasia (PSDB-MG).
Também será investigado do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), entre outros.
 
Dilma e Aécio fora da lista
 
Zavascki arquivou investigação contra senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Delcídio do Amaral(PT-MS) e ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
 
presidente Dilma Rousseff não será investigada pelo STF no âmbito da Operação Lava-Jato, apesar de ter sido citada em uma das petições enviadas pela PGR ao Supremo, informou o tribunal nesta sexta-feira.
 
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, alegou não ter competência para investigar a presidente.

Veja abaixo a lista de investigados:
 
PMDB

- Senador Renan Calheiros (AL), presidente do Senado
- Senador Romero Jucá (RR)
- Senador Edison Lobão (MA)
- Senador Valdir Raupp (RO)
- Deputado Eduardo Cunha (RJ), presidente da Câmara
- Deputado Aníbal Gomes (CE)
- Ex-governadora Roseana Sarney (MA)

PT

- Senadora Gleisi Hoffmann (PR)
- Senador Humberto Costa (PE)
- Senador Lindbergh Farias (RJ)
- Deputado José Mentor (SP)
- Deputado Vander Loubet (MS)
- Ex-deputado Cândido Vaccarezza (SP)

PP
 
- Senador Ciro Nogueira (PI)
- Senador Benedito de Lira (AL)
- Senador Gladson Cameli (AC)
- Deputado Aguinaldo Ribeiro (PB)
- Deputado Simão Sessim (RJ)
- Deputado Nelson Meurer (PR)
- Deputado Eduardo da Fonte (PE)
- Deputado Luiz Fernando Faria (MG)
- Deputado Arthur Lira (AL)
- Deputado Dilceu Sperafico (PR)
- Deputado Jeronimo Goergen (RS)
- Deputado Sandes Júnior (GO)
- Deputado Afonso Hamm (RS)
- Deputado Missionário José Olímpio (SP)
- Deputado Lázaro Botelho (TO)
- Deputado Luis Carlos Heinze (RS)
- Deputado Renato Molling (RS)
- Deputado Renato Balestra (GO)
- Deputado Lázaro Britto (BA)
- Deputado Waldir Maranhão (MA)
- Deputado José Otávio Germano (RS)
- Ex-deputado e ex-ministro Mario Negromonte (BA)
- Ex-deputado João Pizzolatti (SC)
- Ex-deputado Pedro Corrêa (PE)
- Ex-deputado Roberto Teixeira (PE)
- Ex-deputada Aline Corrêa (SP)
- Ex-deputado Carlos Magno (RO)
- Ex-deputado e vice governador João Leão (BA)
- Ex-deputado Luiz Argôlo (BA) (filiado ao Solidariedade desde 2013)
- Ex-deputado José Linhares (CE)
- Ex-deputado Pedro Henry (MT)
- Ex-deputado Vilson Covatti (RS)
 
PSDB

- Senador Antonio Anastasia (MG)

PTB
- Senador Fernando Collor (AL)
FONTE DN


Casos de dengue no Ceará crescem 162%


dengue já atingiu, em 2015, 1.105 pessoas em 54 municípios cearenses, o que representa um aumento de 162% em relação ao penúltimo boletim apresentado pelaSecretaria da Saúde do Estado (Sesa), divulgado no dia 20 de fevereiro. Na ocasião, o Ceará possuía 421 casos confirmados, em 40 municípios. De acordo com os números atualizados ontem pela Sesa, o estado possui ainda 4.508 casos suspeitos, distribuídos em 117 municípios, ou seja, 64% do total de localidades. 
Até o momento, foram notificados 26 ocorrências de dengue com sinais de alarme. Além disso, foram observados ainda três óbitos suspeitos, sendo um deles confirmado por dengue grave, no município de Barbalha. Os outros dois, ocorridos em Fortaleza, ainda estão sob investigação. 
Em 2014, foram 18.252 casos comprovados de dengue, dentre as três classificações e 49 óbitos.
Sarampo
Já em relação ao sarampo, foram diagnósticados mais 10 casos, desde a última sexta-feira, dia 27 de fevereiro. Em 2015, já são 64 casos confirmados da doença, além de outros 53 em investigação. Oito municípios cearenses confirmaram ocorrências de sarampo em 2015, entre eles Fortaleza, Pacajus,Itaitinga, Maracanaú, Aquiraz, Guaiúba e Beberibe. Desde o início do surto, em dezembro de 2013, já foram confirmados 762 casos, em 74 municípios cearenses. 
fonte DN

Vereador Edno José denuncia uso indevido de ambulância em Flores, Russas – CE.

Por ocasião da sessão ordinária de ontem quinta-feira (06/03/15) na câmara municipal de Russas o vereador Edno José em seu pronunciamento denunciou que a ambulância de Flores que pertence a um suplente de vereador e que está agregada a prefeitura não estaria prestando serviço à população e sim somente a pessoas ligadas ao suplente de vereador daquele distrito. 

O vereador chegou a mostrar documentos revelando que o proprietário da ambulância recebe R$3.700 reais, ele também chegou a revelar que é feita uma peneirada para escolher os pacientes na hora de serem levados para a capital cearense. O vereador Edno José não só falou do pequeno expediente da câmara como também concedeu entrevista ao repórter Erivando Lima na Rádio Progresso, ouça abaixo: 

Fortaleza define relacionados para jogo contra Ceará


O técnico Marcelo Chamusca relacionou 22 atletas para o duelo contra o rival Ceará, sábado (7), no Castelão. Nesta manhã, a equipe tricolor finalizou os preparativos com um treino mais leve, com uma atividade tática e um recreativo.

O time vai entrar em campo duas alterações em relação ao jogo contra o River-PI, pela Copa do Nordeste. Sem o meia Samuel, lesionado na parte posterior da coxa esquerda, o Chamusca vai optar por Everton. Já Auremir foi sacado, dando o lugar para o volante Pio.

O provável time titular do Leão deve formar com:  Deola; Tinga, Lima, Adalberto e Wanderson; Vinícius Hess, Corrêa, Pio e Everton; Lúcio Maranhão e Daniel Sobralense.

O Fortaleza enfrenta o Ceará neste Sábado (7), às 18h15, na Arena Castelão, válido pela 4ª rodada da 2ª fase do Campeonato Cearense.

Relacionados para o jogo contra o Ceará

Goleiros: Deola e Erivélton

Laterais: Tinga, Wanderson, Bruno e Hudson

Zagueiros: Adalberto, Genilson, Lima e Max Oliveira

Volantes: Auremir, Corrêa, Dudu Cearense, Pio e Vinícius Hess

Meias: Éverton, Maranhão e Daniel Sobralense

Atacantes: Lúcio Maranhão, Uilliam, Cássio, Márcio Diogo

Fonte: Diário do Nordeste




Assisinho, João Marcos e Marcos Aurélio são as novidades entre os relacionados

Depois de um treino técnico e tático realizado na manhã desta sexta-feira (6), o técnico Silas divulgou a lista dos atletas relacionados para o clássico contra o Fortaleza. O zagueiro Sandro ainda se recupera de lesão no tornozelo direito e mais uma vez desfalca do time. Ele está na já está na fase de transição e segue em tratamento, realizando trabalho de fortalecimento na academia do clube.

Já o atacante Assisinho, que foi poupado no jogo contra o Botafogo-PB por sentir dores na coxa esquerda, foi relacionado e fica à disposição do treiandor. No meio de campo, Silas também poderar cotar com os retornos de João Marcos e Marcos Aurélio.

Ceará e Fortaleza se enfrentam neste sábado (7), às 18h15, no estádio Castelão, em partida válida pela 4ª rodada da segunda fase do Campeonato Cearense. 

Confira a lista dos relacionados do Ceará

Goleiro: Luís Carlos e Tiago

Laterais: Tiago Cametá, Samuel Xavier e Fernandinho

Zagueiros: Charles, Gilvan e Carlão

Volantes: João Marcos, Sandro Manoel, Ullian Correia, Ricardinho e Jean Cleber

Meias: Eloir, Wescley, Marcos Aurélio

Atacantes: Magno Alves, Assisinho, William e Robinho, Marinho

Fonte: Diário do Nordeste






Reforma política será tema de debate na Assembleia Legislativa

Será realizada nesta sexta-feira (6), no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado, sessão especial para debater a Reforma Política. A iniciativa de trazer o debate para o legislativo cearense partiu do deputado federal Danilo Forte (PMDB-CE).

A ideia é envolver os diversos segmentos da sociedade cearense na discussão sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 344/2013, que altera o artigo 17 da Constituição Federal, condicionando o acesso dos partidos políticos ao Fundo Partidário, ao uso gratuito do rádio e da televisão a prévia disputa eleitoral e à eleição de representante para a Câmara dos Deputados ou o Senado Federal.

A proposta tramita na Câmara dos Deputados desde novembro de 2013. No dia 10 de fevereiro deste ano, a Presidência da Câmara Federal constituiu uma Comissão Especial para tratar do assunto e emitir um parecer sobre a proposta. Na ocasião, o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), com presença confirmada no evento de hoje, foi designado relator.

Danilo Forte é um dos integrantes da Comissão Especial da Câmara que terá 40 sessões para proferir o parecer sobre a matéria. A Sessão Especial na Assembleia Legislativa foi requerida pelos deputados estaduais Fernando Hugo (SD) e Danniel Oliveira (PMDB).

Estarão no encontro o presidente da OAB-Ceará, Valdetário Monteiro, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-CE), Abelardo Benevides, o procurador-chefe do Ministério Público Federal do Ceará, Alessander Sales, o presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) da primeira regional do Nordeste, Dom José Haring, além de prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil.

Fonte: Diário do Nordeste



FURTO DE VEÍCULO EM RUSSAS -CE


O fato aconteceu , 05.03.2015, por volta das 10h30min, na localidade de Jardim de São José, zona rural de Russas-CE, foi comunicado aos PPm 1330, o furto da Caminhonete Toyota/Bandeirante, de cor branca, ano 1970, placa HVG 6985, pertencente a FRANCISCO IVO XAVIER FILHO, nascido aos 24.08.1961, natural de Russas, filho de Maria José Xavier, residente na Avenida José Estácio de Sousa, s/nº, na referida localidade, o qual teria acontecido na madrugada de hoje, por volta de 01h00. A polícia Militar se encontra realizando diligências no sentido de localizar e prender o (s) autor (es) do furto, be4m como recuperar o veículo furtado

Quartel do 1º BPM, Russas – CE, 06 de Março de 2015.