-->

sábado, 5 de abril de 2014

Pesquisa Datafolha: Dilma tem 38%, Aécio, 16% e Campos, 10%






A pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado, aponta que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 38%, seguida por Aécio Neves (PSDB), com 16%, e por Eduardo Campos (PSB), com 10% das intenções de voto. Candidatos de outros partidos registraram 6% de preferência do eleitorado.
Com isso, houve queda frente ao patamar da última pesquisa Datafolha, divulgada em 22 de fevereiro pelo instituto, quando a candidada do PT, a presidente Dilma Rousseff, tinha 44% das intenções de voto e venceria no primeiro turno. Naquele momento, Aécio tinha 16% e Eduardo Campos 9% das intenções de voto.
De acordo com a pesquisa Datafolha, em cinco cenários, a única candidata que poderia levar as eleições para presidente para um eventual segundo turno seria Marina da Silva, com 27% das intenções de voto – o que representa uma elevação de 4% em relação ao levantamento de fevereiro deste ano.
O Datafolha informou ainda que somente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem se mostrado avesso a tentar novamente a cadeira presidencial, tem desempenho melhor do que Dilma Rousseff.
Segundo o levantamento do Datafolha, a queda na aprovação da presidente Dilma Rousseff em relação à última pesquisa está relacionada com a deterioração das expectativas de inflação, com o emprego e com o poder de compra da população. Ao mesmo tempo, a pesquisa também mostra que, hoje, para 63% dos entrevistados, a presidente faz menos pelo país do que eles esperavam – contra 34% há pouco mais de um ano atrás.
O Datafolha informou que realizou 2.637 entrevistas em 162 municípios do país em 2 e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos para cima ou para baixo. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o código BR 00064/2014.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.



Zico jogará em Juazeiro do Norte na despedida de Ronaldo Angelim





De acordo com informações do site Futebol Interior, a organizadora de eventos “Granada Eventos” anunciou que organizará para o dia 30 deste mês de abril um amistoso entre os amigos de Ronaldo Angelim x Amigos de Zico.

A partida marcaria a despedida do zagueiro Ronaldo Angelim dos gramados e terá a presença do eterno camisa 10 do Fla.

Além dos dois ex-flamenguistas campeões rubro-negros, o amistoso contará com as presenças de Amaral e Flávio Conceição, ex-Palmeiras, Viola, Fábio Luciano e Iarley, ex-Corinthians, Ronaldão, ex~São Paulo, Nasa, ex-Vasco e Sérgio Alves ex-Ceará e Fluminense.

Depois de ter treinado e disputado algumas partidas não oficiais pelo Guarani de Juazeiro em 2012, Ronaldo Angelim disputou o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste pelo Fortaleza no ano seguinte.

SITE MISÉRIA.

Marta Suplicy diz que Brasil tem que mostrar mais do que praias e carnaval




"Chegou o momento de revelar mais da nossa cultura e diversidade. Temos mais que praias e carnaval. É hora de mostrar mais do que isso em nossa literatura, música e artes cênicas". Com a declaração, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, abriu o 14º Festival Iberoamericano de Teatro de Bogotá, na noite de sexta-feira (4). O Brasil participa como convidado de honra do festival, considerado o maior do mundo dentre os festivais cênicos com bilheteria.

É o segundo grande evento colombiano a receber o Brasil como convidado em menos de dois anos. O primeiro foi a Feira Internacional do Livro de Bogotá, em 2012. O slogan desta edição é "Todos temos que ver", e a logomarca, um olho. "Um olho aberto, festivo muito atento, para festejar", diz o texto da campanha que promove o festival.

Antes do início do espetáculo musical Gonzagão, que abriu o primeiro dia da programação, Marta Suplicy conversou rapidamente com a imprensa e destacou a importância de o Brasil ter um espaço de destaque no evento. "Sabemos da qualidade e do impacto do festival", afirmou. Ao todo, 26 países de cinco continentes apresentarão 42 obras de sala (em teatros) e seis de rua. O teatro colombiano terá 40 companhias em sala e 24 grupos nacionais de rua.

À Agência Brasil, a ministra disse que o governo quer expandir e ampliar a participação cultural do país no exterior. "Internacionalmente, ainda temos muito o que mostrar. Mas estamos diversificando. Não só em eventos como este, mas também na Copa do Mundo vamos promover distintas e ricas manifestações culturais", disse.


O Brasil foi escolhido como país homenageado em novembro de 2012, após o sucesso de público da Feira do Livro, realizada em maio do mesmo ano.

A diretora do Festival, Ana Marta de Pizarro, disse à Agência Brasil que o olhar atento para o Brasil revela momentos parecidos, vividos pelos dois países. "Nós estamos percebendo que a dramaturgia brasileira vive um momento de espetacular renovação, com semelhanças aos processos que vivemos no teatro colombiano", comentou.

Para ela, o festival trará mais do que sucesso de bilheteria. "Daqui nasce parceria e troca de experiências. Nasce o sentimento de que estamos tão perto e que não há barreiras", disse. Uma das iniciativas que Pizarro crê que ficarão para o "longo prazo" são as peças traduzidas para o espanhol - 14 obras da dramaturgia contemporânea brasileira foram reunidas em uma coletânea, lançada durante o evento.

A diretora disse acreditar que a dramaturgia colombiana será enriquecida e que muito mais que o público, os profissionais de teatro do país vão explorar e produzir a dramaturgia brasileira. "Mas não pense que é só de lá pra cá. Vocês também estão nos descobrindo", disse.

Na tarde de hoje (5) será realizado o Desfile Inaugural do Festival. Uma espécie de parada com teatro de rua, performances e números circenses. O Grupo Galpão (brasileiro) participará do desfile, assim como o grupo de batucada Os Negões.


CRÉDITOS SITE MISÉRIA.

Dilma perde seis pontos, mas ainda venceria no primeiro turno




A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada no site da Folha de S. Paulo neste sábado (5), mostra que as intenções de voto na presidenta Dilma Roussef caíram seis pontos desde o final de fevereiro.

No principal cenário, DIlma teria 38% das intenções de voto e venceria no primeiro turno caso a eleição fosse hoje e ela tivesse como adversários o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) e mais oito candidatos de partidos menores.

Nesse cenário, Aécio teria 16% das intenções de voto, e Campos, 10%. Somados, os oito candidatos de partidos menores alcançariam 6%.
Votos em branco ou nulos seriam a opção de 20%. Os outros 9% responderam que não saberiam em quem votar.

Veja abaixo:

- Dilma Rousseff (PT): 44%
- Aécio Neves (PSDB): 16%
- Eduardo Campos (PSB): 10%
- Pastor Everaldo (PSC): 2%
- Denise Abreu (PTN): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- José Maria (PSTU): 1%
- Levy Fidelix (PRTB): 1%
- Eymael (PSDC): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Randolfe Rodrigues (PSOL): 0%
- Brancos/nulos/nenhum: 20%
- Não sabe: 9%


O Datafolha entrevistou 2.637 pessoas em 162 municípios na quarta (2) e quinta (3), com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos./
A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o código BR 00064/2014.


Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Morre o ex-presidente do Banco do Nordeste, Byron Queiroz

Morreu no início da tarde deste sábado (5) em Fortaleza, o ex-presidente do Banco do Nordeste, Byron Costa de Queiroz, 66 anos. Ele teve complicações decorrentes de uma úlcera.

O corpo do ex-presidente do BNB está sendo velado na Funerária Ethernus, no bairro Aldeota e o enterro acontece neste domingo (6) a partir das 10h no Parque da Paz.
Byron Queiroz destacou-se como secretário de Planejamento e no primeiro ano do Governo Tasso Jereissati (1987 a 1991), secretário da Fazenda no Governo Ciro Gomes (1991) e presidente do BNB entre março de 1995 a janeiro de 2002.


Crédito Ceará News.

Eunício declara que candidatura dele nunca dependeu de Cid




O senador disse ainda que espera contar com o PT em sua chapa, mas que ainda não conversou com o deputado José Guimarães.
O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) disse que, mesmo com adecisão do governador do Ceará, Cid Gomes, de permanecer no cargo, manterá suacandidatura ao governo do Estado. “Não mudei nada. Minha candidatura nuncadependeu da decisão de Cid”, disse o senador, após o anúncio feito pelo grupodos irmãos Cid e Ciro Gomes, nesta sexta-feira (04), de que Cid ficará nomandato até o fim do ano. “Como se diz aqui no Ceará, estou que nem Aroeira,firme e forte”, declarou.

Eunício disse ainda que espera contar com o PT em sua chapa,mas que ainda não conversou com o deputado José Guimarães, que preside o PTlocal, sobre o assunto. “Da mesma forma que a presidente Dilma é próxima deles,também é próxima a mim”, disse.

A decisão de Cid frustrou a tentativa de Eunício Oliveira decompor uma chapa ampla com PMDB, PT e PROS em torno de sua candidatura aogoverno do Estado. Nesta aliança, a vaga ao Senado chegou a ser oferecida aoex-ministro Ciro Gomes, mas para que a candidatura se efetivasse serianecessária a renúncia de Cid, o que não ocorreu, contrariando todas asexpectativas. Há uma semana, próprio Cid declarou a possibilidade de renunciarpara dar oportunidade legal ao irmão de se candidatar.

A renúncia de Cid aponta agora para um projeto decandidatura própria do PROS ao governo do Ceará. Um dos possíveis candidatos aser lançado pelo grupo é o ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino. Aalegação dos irmãos Gomes para não deixar o governo é de que o vice de Cid,Domingo Filho (PROS) não aceitou a proposta feita pelo grupo de tambémrenunciar o que acabou atrapalhando toda negociação.

A intenção de Cid seria deixar o governo nas mãos dopresidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (PROS),aliado mais antigo e segundo na linha sucessória.

Guimarães, por sua vez, disse que a renúncia confirma a tesedo PT de que ele será o candidato ao Senado, mas disse que continuará buscandouma aliança com Eunício. “Eles (Cid e Ciro) não decidiram ainda se vão brigarou se estarão juntos”, argumentou. A probabilidade, no entanto, é de que o PTse alinhe mais ao projeto do PROS.

* Com informações do Portal IG

Cheia do rio Madeira leva governo a decretar calamidade pública em Rondônia





O governador de Rondônia, Confúcio Aires Moura (PMDB), decretou estado de calamidade pública devido à cheia do Rio Madeira que atinge a capital, Porto Velho, e pelo menos outros seis municípios no norte do Estado. O decreto, publicado nesta sexta-feira (4), autoriza o governo a contratar serviços emergenciais com dispensa de licitação e convocar voluntários para frentes de trabalho nos cenários de desastres. O nível do Rio Madeira estava em 19,58 em Porto Velho - a prefeitura da capital já havia decretado estado de calamidade pública em março.

De acordo com novos números da Defesa Civil, 25 mil pessoas foram atingidas pela cheia no Estado. Pelo menos cinco mil estão desalojadas ou desabrigadas. O governo federal já liberou R$ 1,7 milhão para restabelecer serviços essenciais, como abastecimento de água e energia. Várias rodovias da região estão interditadas ou com trânsito precário. A BR-364, única ligação com o Estado do Acre, está encoberta pelas águas. A forte correnteza dificulta a navegação das balsas, que se converteram no principal meio de transporte.

Créditos Site Miséria.


Famosos lamentam morte de José Wilker nas redes sociais




Desde a notícia da morte do ator cearense José Wilker, na manhã deste sábado (4), famosos de todo o País lamentaram nas redes sociais o ocorrido com o artista.

Com 66 anos e natural de Juazeiro do Norte, José Wilker deixou duas filhas: Isabel, fruto do relacionamento com a atriz Mônica Torres, e Mariana, filha dele com a atriz Renée de Vielmond.

Famosos como Fátima Bernardes, Sonia Abrão, Fafá de Belém, Nívea Stelmann, Serginho Groisman e até a presidente Dilma Rousseff postaram mensagens em homenagem ao ator.


Ator, crítico de cinema e exemplo de dedicação à arte, José Wilker nos presentou com interpretações q se tornaram ícones do cinema e da TV

Agentes públicos e partidos políticos devem atentar aos prazos eleitorais do dia 8 de abril





Os partidos políticos e os agentes públicos devem ficar atentos aos prazos que vencem e se iniciam na próxima terça-feira (8), 180 dias antes das Eleições Gerais de 2014. A partir desta data, até a posse dos candidatos eleitos em outubro, é vedado aos agentes públicos fazer revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição. A vedação está prevista na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 22.252/2006.
De acordo com o art. 73 da Lei das Eleições, tal conduta poderia “afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos” no pleito. Segundo destaca o chefe da Assessoria Especial do TSE (Asesp), Sérgio Ricardo dos Santos, o principal objetivo da proibição é evitar que o candidato possa lançar mão “desse instrumento, que seria ilícito, de acordo com a legislação, para poder ter a simpatia do eleitor-servidor na hora da eleição”, preservando o equilíbrio na disputa.
O descumprimento da regra acarretará a suspensão imediata da conduta vedada, quando for o caso, e sujeitará os agentes públicos responsáveis, os partidos, as coligações e os candidatos que se beneficiarem de tal prática à multa no valor de cinco a cem mil UFIR. Além disso, o candidato beneficiado com a prática da conduta, seja ele agente público ou não, poderá ter seu registro cassado e, se já tiver tomado posse no cargo para o qual foi eleito, ficará sujeito à cassação do seu diploma. Caso haja reincidência, a multa será cobrada em dobro.
Agente público, segundo a Lei das Eleições, é aquele que “exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nos órgãos ou entidades da administração pública direta, indireta, ou fundacional”.
Substituição de candidatos
Oito de abril também é o último dia para os diretórios nacionais das legendas publicarem, no Diário Oficial da União, as normas para a escolha e substituição de candidatos e para a formação de coligações, na hipótese de omissão dos seus estatutos.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Corpo estranho em garrafa de Coca-Cola gera indenização de R$ 15 mil em MG



Um corpo estranho assemelhado a um plástico" encontrado em uma garrafa de vidro de 290 mililitros de Coca-Cola gerou uma indenização de R$ 15 mil a um consumidor de Belo Horizonte. O objeto não foi identificado. A sentença foi em primeira instância e cabe recurso.

Na sentença do juiz da Vara Cível de Belo Horizonte Renato Luiz Faroco, divulgada nesta quarta-feira (2), a Spal Indústria Brasileira de Bebidas, que produz e distribui o refrigerante no Estado, foi condenada por danos morais contra o consumidor. Ele percebeu o objeto, após ingerir parte da bebida.

"Encontrar um corpo estranho em uma garrafa de refrigerantes provoca sensação de asco e repugnância, que poderá se repetir todas às vezes em que [o consumidor] estiver diante do produto, configurando sofrimento psíquico passível de reparação", afirmou o juiz na sentença.

Em nota sobre a sentença, a companhia afirmou nesta quinta-feira (3) que "é uma empresa idônea, que cumpre todas as decisões judiciais e tem como política não se pronunciar sobre processos em andamento".

A empresa reforça também que todo o processo de fabricação de seus produtos, desde a recepção da matéria-prima e embalagens até a sua disponibilização aos pontos de venda, segue os mais rigorosos procedimentos, garantindo assim que estes cheguem às mãos do consumidor dentro dos mais altos padrões de excelência e qualidade", informa a nota.

De acordo com a sentença, o consumidor foi a um restaurante da capital mineira em março 2009 e, após ter ingerido 200 mililitros do refrigerante, percebeu que havia dentro da garrafa um objeto misturado ao líquido.

A situação teria lhe causado grande constrangimento. Ele alegou que a ingestão do produto poderia ter acarretado prejuízos à sua saúde e que tentou contatos, por diversas vezes, com o serviço de atendimento ao consumidor da Spal, mas não teve resposta.

Em sua defesa no processo, a companhia afirmou que é "impossível a contaminação de produtos nas linhas de produção". A Spal alegou também que o processo de engarrafamento da bebida é totalmente automatizado, obedecendo aos padrões de segurança e de qualidade de acordo com a legislação.

Por fim, a companhia disse que são feitas diversas inspeções, automatizadas e por funcionários, durante as etapas de fabricação.

Créditos Site MISÉRIA.

Homem de 50 anos é encontrado enforcado em Bairro da Rodoviária, em Quixadá





Na manhã deste sábado, 05, Antonio Wilton Vidal de Lima, 50 anos, portador de deficiência, foi encontrado morto em sua própria residência, localizada na Travessa Aristedes Gonçalves, Bairro Rodoviaria, em Quixadá.
Antônio foi encontrado enforcado na sala de sua casa, com todos os sinais de ter praticado suicídio. Ele também teria ingerido Baygon em grande quantidade.
Uma grande quantidade de curiosos se dirigiu ao local. 
Créditos Sistema MONÓLITOS.

Fortaleza tem 18 praias impróprias para o banho




Segundo o boletim da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) divulgado nesta sexta-feira (04), a analise semanal dos 31 pontos do litoral de Fortaleza identificou que apenas 13 apresentam condições seguras para o banho. Nas demais praias foram identificadas altas concentrações de coliformes fecais, causadores de diversas doenças.

A contaminação das praias ocorre por conta das chuvas dos últimos dias, que levam para o mar os resíduos de esgoto despejados irregular em galerias pluviais. A recomendação da Semace é para que a população evite ir à praia durante os períodos chuvosos. A Superintendência alerta ainda para o maior risco em locais que apresentam manchas de coloração vermelha, marrom ou azul-esverdeada.


Confira a lista dos pontos analisados pela SEMACE

IMPRÓPRIOS:
Caça e Pesca, Farol, Iate, Mucuripe, Estátua de Iracema, Edifício Arpoador, Final da Rua José Vilar, Ideal Clube, Edifício Vista del Mare, Marina’s Park Hotel, Kartódromo, Início da AV. Pasteur, Início da Rua Lagoa do Abaeté, Colônias, Horta, Goiabeiras, Barraca Big Jeans e 
Barra do Ceará.

PRÓPRIOS:
Barraca Arpão Praia Bar, Barraca Itaparricá, Barraca Hawaii, Praça 31 de Março, Barraca América do Sol, Barraca Crocobeach, Clube de Engenharia, Barraca Beleza, Início da rua Ismael Pordeus, Volta da Jurema, Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica), INACE (Ind. Naval do Ceará) e 
Início da Av. Philomeno Gomes. 


Créditos Ceará News.

Morre cearense José Wilker




Morreu na manhã deste sábado, no Rio de Janeiro, vítima de infarto fulminante, o cearense José Wilker. Ele foi um ator, diretor, narrador, apresentador e crítico de cinema brasileiro.
José Wilker de Almeida nasceu em Juazeiro do Norte e começou a carreira como locutor de rádio no Ceará. Se mudou para o Rio de Janeiro aos dezenove anos.
José Wilker participou de 29 novelas e 49 filmes.
CRÉDITOS AO Blog Roberto Moreira.

Criminosos explodem agência bancária de Apuiarés

Mais um assalto a banco no Ceará. Dessa vez o alvo foi a agência do Bradesco de Apuiarés. De acordo com informações da polícia, aproximadamente seis homens fortemente armados invadiram a agência e explodiram os caixas eletrônicos. Ainda não foi confirmado se os assaltantes conseguiram levar o dinheiro. Um dos carros usados na ação era roubado e foi encontrado incendiado na localidade de Vertente. Já são 19 ataques a bancos só esse ano.


CRÉDITOS AO BLOG ROBERTO MOREIRA.

Receita abre na terça consulta a lote da malha fina do IR

Mais de 131 mil contribuintes que declararam Imposto de Renda (IR) Pessoa Física entre 2008 e 2013, mas até hoje não receberam a restituição, devem anotar na agenda: a Receita Federal libera, na próxima terça-feira (8), consulta ao lote de restituições da malha fina nos últimos cinco anos.
A relação dos beneficiados estará disponível na página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) a partir das 9h. A consulta também poderá ser feita pelo telefone 146 e pelos aplicativos da Receita, disponíveis para smartphones e tablets com os sistemas iOS, da Apple, e Android.
Ao todo, a Receita pagará R$ 315,6 milhões a 131.029 contribuintes. Do total, 87.359 são declarações de 2013. Em relação aos outros anos, o Fisco devolverá o imposto pago a mais a 22.168 contribuintes do lote de 2012, 10.819 de 2011, 7.424 de 2010, 3.028 de 2009 e 231 de 2008.   As restituições serão corrigidas em 9,8% (para as declarações de 2013), 16,33% (2012), 27,08% (2011), 37,23% (2010), 45,69% (2009) e 57,26% (2008). Em todos os casos, a correção equivale à variação da taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada desde o mês de maio do ano de entrega da declaração até este mês.
Os depósitos serão feitos no próximo dia 15, na conta informada na declaração do IR. Quem não informou o número da conta pode receber o pagamento em qualquer agência do Branco do Brasil. O contribuinte pode ainda ligar para os telefones 4004-2001 (nas capitais) e 0800-729-0001 (nas outras cidades). Nesse caso, o beneficiário deverá agendar o crédito em qualquer conta-corrente ou poupança em seu nome.
Créditos ao Blog Roberto Moreira.

Mortalidade infantil cai 57 % no Ceará


Considerada um importante indicador de saúde, o índice de mortalidade infantil permite avaliar as condições socioeconômicas de uma população. No Estado do Ceará, por exemplo, os números mostram resultados positivos, com a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) e seus componentes caindo 57% entre os anos de 1997 e 2013, passando de 31,6 para 13,6 óbitos por mil nascidos vivos. As informações são do informe epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), divulgado na última terça-feira (1).

De acordo com o levantamento, a redução observada da TMI ocorreu em decorrência da queda da mortalidade pós-neonatal, quando as crianças são maiores de 27 dias, que passou de 15,8 óbitos por mil nascidos vivos em 1997 para 3,9 em 2013, representando uma redução de 75%. Já na análise proporcional entre os dois componentes, o informe mostra que após o ano 2000, o risco de óbitos neonatais (crianças menores de 28 dias) representa a maior parte das mortes em menores de um ano, chegando a 71% em 2013.

No caso dos óbitos, a investigação para análise de suas causas é fundamental para o desenvolvimento de ações de prevenção e deve ocorrer em até 120 dias, segundo determina o Ministério da Saúde (MS). No Ceará, o destaque foi para as Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres) do município de Iguatu, com 100% dos óbitos infantis investigados dentro do prazo determinado. Ao todo, 13 Cres mostraram percentual de investigação maior que a média do Ceará, e o Estado, como um todo, aparece com índices percentuais superiores a média do Nordeste e do Brasil.


Atenção primária
Apesar da importante redução na Taxa de Mortalidade Infantil, o informe da Sesa aponta que, entre os óbitos infantis notificados no Ceará, 71% foram informados como óbitos evitáveis, indicando a necessidade de melhorias na atenção primária.

De acordo com a pediatra e especialista em programas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Tati Andrade, para se evitar a mortalidade infantil nos dias de hoje é necessário intensificar os cuidados com as gestantes no pré-natal, no momento do parto, e com os bebês logo após o nascimento. "Os secretários de saúde e os prefeitos têm que entender isso, que é preciso olhar para a gestante como um bem precioso", ressalta.

Ela destaca algumas medidas para ajudar nesse índice, como investimentos em UTIs neo-natais, tecnologias mais modernas e profissionais especializados. A especialista destaca, ainda, que o Programa de Saúde da Família ajudou mais no acesso da população ao pré-natal, no entanto, segundo diz, é preciso melhorar a qualidade do serviço. "Muitas mulheres que fazem o pré-natal não são tratadas de sífilis, por exemplo, e o bebê nasce com sífilis congênito. Isso é inadmissível. Esperamos que seja possível mudar essa realidade", afirma.


Brasil
No Brasil, o número de mortes de crianças menores de 1 ano chega a 107 a cada dia. Destas, 70% poderiam ser evitadas. Atualmente, 39.369 crianças ainda morrem por ano antes de completarem um ano de idade. A taxa de mortalidade é de 13,5% da população dessa faixa etária para cada mil nascidos vivos.

O Norte aparece como a região mais crítica, com 15,9% das crianças morrendo antes do primeiro ano, seguido do Nordeste (15%), Centro-Oeste (13,2%), Sudeste (12,3%) e Sul (11,5%). Os dados são da Fundação Abrinq - Save the Children.

SITE miséria.

Juazeiro do Norte-CE: Chuva torrencial somada à drenagem ineficiente transforma buraco em “balneário”


A chuva torrencial que caiu em Juazeiro do Norte nesta sexta-feira (04) somada ao ineficiente sistema de drenagem da cidade, proporcionou mais uma cena inusitada. Após a Avenida Castelo Branco (Lagoa Seca) ter sido novamente alagada, dando espaço a meios de locomoções “não habituais”, como canoa, trator e até Jet Ski um “balneário” se formou no bairro Lagoa Seca.

Um buraco existente há alguns dias teve seu diâmetro drasticamente aumentado com as fortes chuvas, formando uma cratera larga e de considerável profundidade. Sem perder o senso de humor, moradores protestaram de forma inusitada. Um grupo de meninos tomou banho no buraco que, para eles, virou o “balneário do Raimundão” – fazendo alusão ao gestor público, Raimundo Macedo (PMDB).

Apesar de terem ficado expostos a doenças – como leptospirose, por exemplo -, os jovens mergulharam de cabeça literalmente no buraco invadido pela água. Outros simularam uma espécie de pescaria enquanto ao fundo um letreiro feito à mão dizia “Obrigado Raimundão”. O internauta que enviou o flagrante afirmou que “o problema já é antigo e ninguém nunca faz nada, apenas promessas”. 
Créditos ao SITE miséria.

Ceará registra queda de 83% de casos de dengue em março

A queda é ainda maior se comparado com março de 2013, quando houve diminuição de 95% de casos confirmados

O Ceará registrou 117 casos confirmados de dengue, durante o mês de março deste ano, em 22 municípios. Número que representa uma redução de 83% em relação a fevereiro de 2014, que teve 712 confirmações. Os números estão no último balanço da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), divulgado nesta sexta-feira, 4.

A queda é ainda maior se comparado com o mesmo período de 2013, mês em que 2.357 pessoas tiveram a doença; ou seja, diminuição de 95%.  


Em 2014, de acordo com o balanço, foram notificados 3.679 casos de dengue em 108 municípios. Destes, 1.367 casos foram confirmados em 58 municípios. Tauá foi a cidade com o maior número de confirmações no ano, com 521 registros, seguido de Fortaleza, com 240. Na Capital, foram descartadas outras 575 suspeitas no ano e 222 estão em investigação.

Prevenção
O supervisor do núcleo de controle de doenças transmitidas por vetores da Sesa, Neilson Rolim, atribui a diminuição do número de casos aos trabalhos de prevenção e combate direto aos focos da doença. "Sabendo onde tem a presença do vetor, a gente já trata de trabalhar aquela área para concentrar esforços", explica.

Ele destaca ainda os últimos investimentos realizados pelo Governo estadual no combate ao mosquito transmissor. "Foram adquiridos 15 novos veículos e 100 pulverizadores costais. Assim, otimizamos o controle".


Nesta sexta-feira, 4, conforme Neilson, foi realizada a segunda reunião entre Fortaleza e oito municípios da Região Metropolitana, para montar um Plano Metropolitano de Controle de Dengue. "Se estiver tendo chuva em Aquiraz, já concentra esforços para controlar lá e nos municípios vizinhos", cita. 

A meta é finalizar o plano na próxima reunião, no dia 25 de abril. "Estamos otimistas e acreditando na iniciativa para ampliar para toda a Região Metropolitana. E futuramente, consolidando, podemos pensar em todas as regionais de saúde", antecipa.

Saiba mais
Bairros com mais casos confirmados em Fortaleza em 2014:
Mondubim - 10
Barra do Ceará - 9
Parquelândia - 9
Rodolfo Teófilo - 9
Jangurussu - 8 
Crédito ao POVO ONLINE.

Elementos armados assaltaram o Supermercado Pinheiro



Hoje, dia 05/04, por volta de 02h00min, dois elementos armados renderam os três vigilantes externos do Supermercado Pinheiro, inclusive amarraram 1 dos 3, em seguida arrombaram uma das portas de acesso ao Supermercado, adentrando assim o local.

A policia foi acionada, fez uma procura no interior do supermercado, mas ninguém foi encontrado. Vale salientar que não foi informado o que foi levado.
_________________________________________________________________
Créditos ao blog do TOM.

Chuvas causam alagamentos e destruições no Interior do CE

Juazeiro do Norte As chuvas que caíram na maioria das regiões que formam o Estado ocasionaram diversos transtornos e prejuízos às populações. Confirmando previsão da Fundação Cearense de Meteorologia, houve registro de precipitações em 119 municípios de ontem para hoje. Na maioria das cidades onde as chuvas foram superiores a 50 milímetros, ruas e avenidas amanheceram alagadas. Em alguns locais houve queda de árvores e desabamento de muros residenciais e de fachadas de estabelecimentos comerciais.
A maior precipitação aconteceu no município de Ererê, que registrou 158mm. Com a intensidade das chuvas, houve transbordamento das águas do Açude Cantim, que acabaram invadindo algumas residências localizadas na parte mais baixa da cidade. Na zona rural do município, o gado precisou ser transferido para áreas mais altas por causa do rompimento de uma barragem no Sítio Pau-Ferrado.
Na manhã de ontem, alguns criadores realizaram buscas na tentativa de encontrar animais que desapareceram após terem sido carregados pelas águas da barragem. Uma estrada vicinal que liga a zona rural de Ererê ao município de Pau dos Ferros (RN), ficou totalmente intransitável por causa do surgimento de buracos e devido à correnteza dos rios Melancia e Conceição, que cobriram a pista de rolamento de veículos.
Na CE-138, um barranco cedeu e interditou parte da via que dá acesso ao município de Pereiro. O rio Figueiredo, outro importante manancial da região, também registrou aumentou significativo em seu volume de água.
Na região do Cariri, as chuvas trouxeram novos aborrecimentos aos moradores de áreas onde frequentemente ocorrem alagamentos. As ruas que formam o bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte, amanheceram, em grande parte, cobertas pelas águas. Durante grande parte da manhã de ontem motoristas tiveram dificuldades de se deslocarem pela Avenida Leão Sampaio, que liga a cidade ao município de Barbalha. Em alguns trechos da rodovia o trânsito ficou completamente paralisado. Na Avenida Plácido Castelo, um dos locais mais atingidos, moradores utilizaram um trator para se deslocarem.
No Centro da cidade, o trânsito apresentou lentidão devido à quebra de alguns semáforos. Nos bairros Mutirão, Novo Juazeiro, Betolândia e São José a maioria das vias públicas ficaram cobertas pela lama e pelo lixo trazido pelas águas provenientes de bocas de lobo e bueiros entupidos.
Em Crato, as precipitações caídas durante a madrugada de ontem atingiram 77mm, volume suficiente para também ocasionar vários prejuízos à população. Em alguns pontos da cidade, pluviômetros particulares registraram até 125mm. Por muito pouco o Canal do Rio do Grangeiro, na Avenida José Alves de Figueiredo, que separa o Centro de alguns bairros, não transbordou. O muro do cemitério público Nossa Senhora da Piedade desabou e vários túmulos foram danificados. A parede de pedra não suportou o volume de água, que também arrancou o portão da parte lateral do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante. Segundo a administradora do Cemitério, Fátima Fernandes, esse é um problema que há vários anos vem acontecendo na cidade. Ela disse ter recebido vários telefonemas durante a madrugada informando sobre o incidente.
Por volta das 5 horas da manhã funcionários ligados ao setor de limpeza pública já estavam no local para retirar a grande quantidade de terra, principalmente dos túmulos atingidos. Antes de ser um cemitério, a área servia de passagem de um rio, que chegava até o Centro, passando pela Praça da Sé.
Numa área próxima ao cemitério, inclusive, onde fica o Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), a água chegou a atingir cerca de um metro e meio de altura, quase cobrindo um orelhão na porta do prédio. Parte do Muro da AABB chegou a desabar.
Moradores da Rua Sagrada Família, no Centro da cidade, também estão preocupados com a grande quantidade de água e lama que desceu do local. Uma das casas está em risco iminente de desabar, mas os familiares ainda permanecem no imóvel, mesmo com a orientação da Defesa Civil da localidade. A chuva torrencial foi a que mais causou prejuízos até o momento na cidade. Nos bairros Seminário e Independência famílias decidiram mudar de casas, em risco de desabamento. Pela manhã, vários veículos retiravam lama e lixo de várias partes da cidade.
Na região Norte do Estado também houve registros de danos. A chuva intensa que caiu na tarde de ontem no município de Sobral provocou, principalmente, alagamentos e pontos de lentidão no trânsito. No centro da cidade e nos bairros Coelce e Parque da Cidade, os alagamentos provocaram uma lâmina de cerca de 50 centímetros por sobre as vias.
As ruas também ficaram tomadas pelo lixo porque os bueiros não deram conta das águas pluviais. "Eu estava indo pra casa, mas tive que ficar esperando porque a água estava quase pelo joelho. Vários carros pararam no trânsito porque havia muito lixo nas esquinas e os bueiros acabaram entupidos", comentou.
A região Centro-Sul também registrou precipitações caídas com maior intensidade. Em Iguatu, cerca de 80 famílias tiveram suas casas alagadas, com móveis e pertences destruídos. A pluviometria foi variada. Houve precipitações de 69mm, no Centro; 120mm no bairro Brasília; e de 135mm na localidade rural de Barreira dos Pinheiros.
Árvores caíram em várias ruas da cidade. Uma placa de publicidade desabou na madruga de ontem e uma casa de taipa foi parcialmente destruída na localidade de Barreira dos Pinheiros, na zona rural do município, onde a água invadiu cerca de 30 casas, atingindo móveis e eletrodomésticos. "Há 50 anos que moro aqui e nunca minha casa tinha entrado água, mas agora parte da parede caiu", lamentou o aposentado, Francisco Viana.
Na Travessa Estados Unidos, no bairro Brasília, cerca de 50 famílias também foram prejudicadas com a chuva. As casas foram alagadas e o nível da água ficou numa altura de 70cm no interior das residências, danificando móveis e pertences dos moradores.
"Perdi uma geladeira e o guarda-roupa que comprei na semana passada ficou estragado", disse a dona de casa, Cícera Viana. Pela manhã, funcionários da prefeitura recolheram árvores e iniciaram serviço de limpeza nas ruas e bueiros. Mesmo com a quantidade de danos ocasionados pelas precipitações, não há registros de solicitações realizadas nas últimas 24 horas à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará.
Prevenção
Conforme a assessoria de comunicação do órgão, planos emergências já estão sendo realizados em algumas regiões do interior cearense. Nenhum deles, no entanto, estão relacionados com danos ocasionados pelas precipitações registradas ontem. A Coordenadoria de Defesa Civil informou que, em casos de possíveis desmoronamentos em áreas de risco, os moradores destas regiões devem abandonar os locais imediatamente.
Se forem observados o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d'água, a ordem é buscar abrigo em locais seguros e solicitar o auxílio do Corpo de Bomeniros, através do telefone 193, ou da própria Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, por meio do número fone 199.
Ontem, também choveu forte em Pereiro (130mm); São Gonçalo (102mm); Cedro (86mm); e Granja (75mm).
Conforme a Funceme, em razão da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de um Cavado de Altos Níveis (CAN), o Ceará deverá ficar com o céu entre parcialmente nublado a nublado com chuvas isoladas em todas as regiões neste sábado.
Roberto Crispim e sucursais
Colaboradores e repórteres
Mais informações
 
Funceme- (85)3101.1088
Defesa Civil do Estado
EmFortaleza - (85)3101.4582
Geral -199
Corpo de Bombeiros -193
MAPA
Créditos ao Diário do Nordeste.