-->

terça-feira, 2 de março de 2021

Boletim Coronavírus (COVID-19) em Russas CE

 Atualizado em: 02/03/21 às 17h00

Suspeitos - 336

Curados - 4.954

Descartados - 6.072

Confirmados - 5.088

Obitos - 80

Blog; Erivando Lima;





Prefeito de Russas é eleito vice-presidente do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Russas

 

Da esquerda para direita: os prefeitos José Elias (Jaguaruana), Glairton Cunha (Jaguaretama), Vanderley Nogueira (Morada Nova), Sávio Gurgel (Russas) e Dinho Nunes (Palhano). Foto: Divulgação

 

Em assembleia realizada no dia 02 de março, no auditório da Policlínica Regional de Russas, aconteceu a eleição para presidente do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Russas – CPSMR biênio 2021/2022. Na ocasião o prefeito de Russas, Sávio Gurgel foi eleito vice-presidente, juntamente com o presidente eleito, Vanderley Nogueira, prefeito de Morada Nova.

A assembleia ocorreu com a Superintendente Regional da Macrorregião Litoral Leste Jaguaribe, Mere Benedita do Nascimento representando o Governo do Estado e a representante do setor jurídico da SESA, Maria de Fátima Nepumuceno Nogueira. Presentes também, Sávio Gurgel Nogueira Prefeito de Russas, Francisco Glairton Rabelo Cunha Prefeito de Jaguaretama, Ivanildo Nunes da Silva Prefeito de Palhano, José Elias de Oliveira Prefeito de Jaguaruana e José Vanderley Nogueira Prefeito de Morada Nova.

O Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Russas – CPSMR consiste na união de 6 (seis) entes da Federação: o Estado do Ceará, as cidades de Jaguaretama, Jaguaruana, Morada Nova, Palhano e Russas. Tem por finalidade prestar serviços especializados de saúde através do Centro de Especialidades Odontológicas CEO e da Policlínica Regional de Russas. Com objetivo de desenvolver ações conjuntas que visem o interesse coletivo e benefícios públicos para a população da 9ª Região de Saúde do Estado do Ceará.

Informações via: CPSM Russas

Nova proposta de mudança na Previdência chega à Câmara de Fortaleza sob protesto de servidores e intervenção da guarda

Projetos anteriores haviam sido retirados de pauta no parlamento. Nova proposta é considerada 'inaceitável' por líderes sindicais.

Por G1 CE


Servidores públicos protestam em Fortaleza.
--:--/--:--

Servidores públicos protestam em Fortaleza.


O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), enviou, nesta terça-feira (2), um novo texto para apreciação dos vereadores na Câmara Municipal, o qual propõe alterações na Lei Orgânica do Município para modificar a Previdência dos servidores. A mensagem já começou a tramitar e causou protesto promovido por sindicatos na entrada do parlamento.

A prefeitura já havia mandado duas mensagens anteriores, que foram alvos de críticas dos sindicatos e de alguns vereadores da oposição por não terem sido debatidas. Elas foram retiradas de pauta, a pedido de Sarto e, após mesas de negociação com a categoria de servidores, o prefeito enviou o novo texto. Trabalhadores do município já haviam protestado em meados de fevereiro contra o projeto.

Na nova proposta, há mudanças na licença prêmio; adequação das idades mínimas de aposentadoria (65 anos para homens e 62 para mulheres); criação de dois fundos previdenciários; mudança para o regime de capitalização; e aumento na contribuição previdenciária.

A Prefeitura de Fortaleza informou que o prefeito recebeu dirigentes de sindicatos nessa segunda-feira (1º) para um terceiro encontro a fim de discutir a reforma da Previdência. A reunião ocorreu no Paço Municipal.

Confronto e gás lacrimogêneo

Manifestação contra proposta da Prefeitura na frente da Câmara Municipal de Fortaleza — Foto: Alessandra Castro/SVM

Manifestação contra proposta da Prefeitura na frente da Câmara Municipal de Fortaleza — Foto: Alessandra Castro/SVM

De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Fortaleza (Sindifort), Nascélia Silva, não houve uma negociação efetiva para aprovação da matéria. "É uma reforma que traz prejuízo aos trabalhadores. O certo é que nós somos contra sim, não pode passar na Câmara Municipal. E lamentar que aqui nesse momento os servidores foram dispersados sob gás lacrimogênio".

Proposta é 'inaceitável'

A representante cita ainda uma série de aspectos que devem ser modificados, os quais considera como perdas para a classe dos servidores municipais, como o fim do anuênio. Já para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Saúde de Fortaleza (Sintsaf), Plácido Filho, a proposta do jeito que está é "inaceitável".

"Isso é inaceitável, não dá pra negociar. Já fizemos diversas assembleias e esses pontos e mais alguns foram rejeitados por diversas categorias da Prefeitura. Existe hoje um desestímulo muito grande por parte dos servidores ao saber dessas mudanças na Previdência", disse o líder sindical. 

Chefe de organização criminosa é preso no Rio Grande do Norte em operação da Polícia Civil do Ceará

Conforme as investigações, o homem identificado como Luciano Costa da Silva, o 'Farmácia' coordenava as ações da facção nos bairros Bonsucesso e João XXIII


Legenda: Os policias encontraram em posse de Luciano "Farmácia" um veículo de luxo preto. Segundo as investigações, o carro estava sendo pago a prestações no valor de até R$ 5 mil cada
Foto: divulgação / Polícia Civil

O chefe de uma organização criminosa de origem carioca foi preso, nesta segunda-feira (1º), em Mossoró, no Rio Grande do Norte, na terceira fase da operação Quinto Mandamento, deflagrada na última sexta-feira (26) pela Polícia Civil através do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e com o apoio da Polícia Militar. 

 Conforme as investigações, o homem identificado como Luciano Costa da Silva, o 'Farmácia',  coordenava as ações da facção nos bairros Bonsucesso e João XXIII, em Fortaleza. O homem se autointitulava como “conselheiro regional” e, segundo a Polícia Civil, era o responsável por todas as decisões da facção na localidade e pelas ordens de assassinatos cometidos pelos membros. 

O investigado foi transportado da cidade potiguar para o Ceará, onde foi possível cumprir o mandado de prisão por homicídio expedido contra ele pela Justiça. Luciano era alvo de investidas policiais desde 2018 e teria se refugiado no Rio Grande do Norte para evitar ser capturado, informou o diretor do DHPP, Leonardo Barreto. 

Prisão

Luciano foi encontrado pelos policiais em um apartamento, que foi alugado em nome de um laranja, na cidade de Mossoró. Além dele, havia outras três pessoas no local.  Quando abordado, o investigado não resistiu à prisão, mas tentou descartar um aparelho telefônico no banheiro do imóvel.  

"Provavelmente esse celular contém provas muito importantes, por isso ele tentou se livrar. Mas nós conseguimos recuperar esse aparelho e estamos tentando obter as informações que estão contidas nele", explicou a titular da 11ª Delegacia do DHPP, Claudia Guia.   

No local também foi apreendido em posse de Luciano um veículo Hilux SDW4, de cor preta, que, segundo a delegada, foi comprado em nome de terceiros e teria sido pago em prestações de R$ 5 mil cada.

Veja o momento em que pneu explode e arranca cabeça de mecânico; cenas fortíssimas

 

Imagens enviadas ao Portal CM7 na última quinta-feira (25), mostram o momento em que um mecânico morre após o pneu estourar e atingir a sua cabeça enquanto trabalhava.

Nas imagens, registradas por câmeras de segurança, podemos observar que o homem estava fazendo manutenção do pneu, que já havia enchido e foi passar água para ver se havia algum furo, e neste momento o pior acontece.

O pneu explode e faz com que o aro voe rapidamente, atingindo e arrancando a cabeça do trabalhador. O caso aconteceu na tarde de quarta-feira (24), mas não há mais informações sobre onde ocorreu.

Fonte: CM7



Polícia Civil do Ceará orienta que população registre boletins de ocorrência via Delegacia Eletrônica

 

Buscando alternativas para manter o atendimento ágil da população cearense e pensando nos cuidados para evitar a propagação da Covid-19, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) orienta que os boletins de ocorrência sejam realizados, preferencialmente, por meio da Delegacia Eletrônica (Deletron). No meio virtual, é possível registrar 19 tipos de ocorrências, com alguns cliques em um site autoexplicativo. Vale ressaltar que a delegacia eletrônica possui atuação em todo território cearense e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Para o delegado geral da PCCE, Marcus Rattacaso, o atendimento para registro de ocorrências via Delegacia Eletrônica otimiza o trabalho policial, além de diminuir a propagação da Covid-19, pois reduz o fluxo de pessoas nas delegacias e evita aglomerações. A medida tem o objetivo também de proteger os policiais civis que continuam trabalhando diariamente. “Por se tratar de serviço essencial, o trabalho da PCCE não pode parar, porém nos preocupamos com o fluxo de pessoas nas delegacias. Por isso, disponibilizamos ferramentas que otimizam o atendimento da população, a exemplo da Delegacia Eletrônica, que de 2020 para cá, ampliou o número de tipificações de ocorrências que podem ser registradas de maneira virtual”, explicou Marcus Rattacaso.

O registro do Boletim Eletrônico de Ocorrência (BOE) tem o mesmo valor do documento confeccionado fisicamente nas delegacias. Após o cidadão fazer seu registro na Deletron, a ocorrência é analisada e, quando aprovada, o caso já é transferido imediatamente para a delegacia que ficará responsável por dar continuidade às investigações.

Por meio da Deletron, é possível registrar 19 tipos de ocorrências, incluindo seis tipos de crimes no âmbito da violência doméstica e familiar. Na página da delegacia, é possível registrar ocorrências referentes aos crimes de acidente de trânsito (sem vítima), ameaça, apropriação indébita, calúnia, crime contra o idoso, crime contra o consumidor, dano, desaparecimento de pessoa, difamação, estelionato, extravio (de objetos e documentos), furto, furto qualificado (arrombamento), injúria, maus-tratos aos animais, roubo a pessoa (que não resulte em morte ou lesão corporal), roubo a residência, violação de domicílio e ocorrências não delituosas.

Por fim, Marcus Rattacaso orienta ainda que a população só busque atendimento nas delegacias em casos imprescindíveis, onde não é possível o atendimento no meio eletrônico. “Adotar essa medida é uma forma de cuidado com você, que não irá se expor ao risco de contato com outras pessoas, e uma forma de cuidado com os policiais civis que mantêm os trabalhos de Polícia Judiciária”, finalizou o delegado geral.
Serviço

Delegacia Eletrônica (Deletron)
https://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/
Telefone: (85) 3101-2509

Supremo garante porte de arma para guardas municipais

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão que garantiu porte de armas de fogo para todos os guardas municipais do país.

De acordo com decisão publicada hoje (1º), por maioria de votos, o plenário virtual da Corte referendou liminar proferida pelo ministro Alexandre de Moraes. Em 2018, o ministro suspendeu dois artigos do Estatuto do Desarmamento, aprovado em 2003, que limitava o porte de armas com base no número de habitantes do município.

Pela norma, os guardas das capitais e de municípios com mais de 500 mil habitantes conseguiram autorização para andar armados durante o trabalho e nos momentos de folga. Quem trabalhava em municípios com mais 50 mil e menos de 500 mil pessoas só poderia usar armamento em serviço. Por sua vez, nos lugares com menos de 50 mil habitantes, o porte foi totalmente proibido.

A decisão foi motivada por uma ação do DEM. Ao entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade, o partido alegou que o estatuto criou uma restrição ilegal ao porte de arma entre uma mesma categoria de integrantes da segurança pública.

(Agência Brasil)



Visão de motoristas em semáforo é prejudicada por árvore na Coronel Araújo Lima

Um semáforo situado na Avenida coronel Araujo Lima com a rua Jose de Deus está totalmente encoberto da visão dos motoristas e motociclistas por uma árvore que toma conta da Avenida, com seus galhos cobrindo o semáforo e caindo quase na altura dos veículos que trafegam vindo da rua 25 de Agosto sentido Centro da cidade. 

A cobrança está sendo feita ao Órgão responsável pelo setor para poda, antes que acidente comecem a ocorrer.

Blog; Erivando Lima

Russas CE; plantão policial

 LIMOEIRO DO NORTE

HOMICÍDIO A BALA

Por volta das 07h30min de ontem, no Sitio Santa Maria, zona rural de Limoeiro do Norte, foi registrado um homicídio a bala, tendo como vítima a pessoa de MARIA DAS GRAÇAS CUNHA SANTIAGO, 45 anos, residente no Sitio Saco Verde em Tabuleiro do Norte. Segundo informações colhidas no local, a mesma estava indo para o trabalho quando foi assassinada com vários disparos de arma de fogo. No momento do fato ela trafegava em uma moto Titan preta que se encontrava ao lado do seu corpo. Até o momento nada se sabe sobre a autoria do crime.

JAGUARUANA

ROUBO DE MOTO

Por volta das 11h20min de ontem, na comunidade de Córrego do Machado, zona rural de Jaguaruana, 02 indivíduos armados roubaram uma Moto NXR160 BROS, branca, 2015, sem placa, em seguida fugiram. 

SÃO JOÃO DO JAGUARIBE

HOMICÍDIO A BALA

Por volta das 19h10min de ontem, na Rua Capitão José Rodrigues, centro de São João do Jaguaribe, foi registrado um homicídio a bala, tendo como vítima a pessoa de IZAURA MARIA FREIRE DA SILVA, 59 anos. A vítima foi atingida com vários disparos de arma de fogo por indivíduos desconhecidos. A mesma foi secretária de Educação do Município de São João do Jaguaribe.

 Fonte;

Consumidor irá pagar mais caro pela gasolina, óleo diesel e gás de cozinha a partir desta terça-feira

 A Petrobras anunciou hoje (1º) um novo aumento nos preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de botijão vendidos nas refinarias. A partir de amanhã (2), a gasolina ficará 4,8% mais cara, ou seja, R$ 0,12 por litro. Com isso, o combustível será vendido às distribuidoras por R$ 2,60 por litro.

O óleo diesel terá um aumento de 5%: R$ 0,13 por litro. Com o reajuste, o preço para as distribuidoras passará a ser de R$ 2,71 por litro a partir de amanhã.

Já o gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como gás de botijão ou gás de cozinha, ficará 5,2% mais caro também a partir de amanhã. O preço para as distribuidoras será de R$ 3,05 por quilo (R$ 0,15 mais caro), ou seja R$ 36,69 por 13 kg (ou R$ 1,90 mais caro).

Segundo a Petrobras, seus preços são baseados no valor do produto no mercado internacional e na taxa de câmbio.

“Importante ressaltar também que os valores praticados nas refinarias pela Petrobras são diferentes dos percebidos pelo consumidor final no varejo. Até chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis pelas distribuidoras, no caso da gasolina e do diesel, além dos custos e margens das companhias distribuidoras e dos revendedores de combustíveis”, destaca nota divulgada pela empresa.

01/03/2021 - por Monolitos Post