-->

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Série de assaltos são registrados na noite desta quinta-feira(18) em Russas.


🔸Assalto na rua Dr João Maciel Filho, segundo informações eram dois homens a pé, e roubaram um celular na esquina do Mercantil do "Bal".

🔸Assalto perto do "Douguinha do Quiosque", segundo informações levaram um celular de uma mulher chamada de Virginia. Os meliantes fugiram em direção ao centro.

🔸Assalto na Catumbela, segundo informações, roubaram 3 pessoas na calçada de casa, levaram todos os celulares.

🔸Assalto perto do Murilo Serpa, no Mercadinho o Bim, segundo informações levaram o celular da Cristiane, esposa do "Bim", dono do mercantil.

SEM MAIS DETALHES!

Pesquisadores da UFRJ mapeiam genoma do vírus Zika


Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) conseguiram fazer o sequenciamento do genoma do vírus Zika e encontraram mais evidências de que a doença está relacionada a casos de microcefalia – uma malformação em que o bebê nasce com crânio de tamanho menor do que o normal e desenvolve danos neurológicos, afetando a cognição.

O anúncio é do Laboratório de Virologia Molecular, que analisou o vírus encontrado no líquido amniótico de grávidas de Campina Grande, na Paraíba. Com sequenciamento do genoma, eles identificaram a ordem completa das informações genéticas do vírus, um passo fundamental para entender como o Zika age no corpo, desenvolver vacinas e exames contra a doença.

“Com essas informações poderemos tentar entender porque o vírus está preferencialmente infectando células neuronais das crianças e não infectando células neuronais de adultos e, no caso, das grávidas”, explicou o professor Renato Santana, envolvido nas pesquisas.

Os cientistas do laboratório da UFRJ conseguiram também isolar o Zika no cérebro de fetos com microcefalia e que morreram na Paraíba, logo depois do nascimento.

Os casos confirmados de microcefalia no país subiram 10% de uma semana para cá. No período, passaram de 462 para 508, sendo a maioria da região Nordeste. O Ministério da Saúde não informou o total de casos relacionados ao Zika. Na semana passada eram 41. Outros 3.935 casos de malformação estão em análise. Por causa da microcefalia, 27 bebês  morreram.

O Ministério da Saúde acredita que houve infecção pelo vírus Zika na maior parte das mães que tiveram bebês, cujo diagnóstico final foi “microcefalia e/ou alterações do Sistema Nervoso Central, sugestiva de infecção congênita”. Pesquisadores trabalham também com a possibilidade de o Zika desencadear outras malformações em fetos.

Agência Brasil

Promulgada emenda constitucional que permite troca de partido por 30 dias


O Congresso Nacional promulgou nesta quinta-feira (18), em sessão conjunta (Câmara e Senado), a emenda constitucional 91, que abre prazo de 30 dias para que políticos troquem de partido sem perder o mandato. É a chamada "janela partidária”. O texto promulgado é o da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 182/07.

A desfiliação, no entanto, não será considerada para fins de distribuição do dinheiro do Fundo Partidário e do acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão.

Supremo

Desde 2008, o Supremo Tribunal Federal (STF) entende que os mandatos pertencem aos partidos e que, por isso, o detentor de mandato eletivo não pode mudar para outra legenda sem perder o mandato. Mas a desfiliação para a filiação em partido recém-criado não acarreta a perda do cargo. 

A emenda fez parte da reforma política aprovada pelos deputados no ano passado, que inclui também outras medidas, como o fim da reeleição para presidente, governador e prefeito. Estas medidas ainda serão examinadas pelo Senado. 

O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) defendeu a proposta na Câmara. Ele acredita que a emenda é positiva. "Ela permitirá a acomodação de novas realidades políticas regionais e municipais também. Estamos em um ano de eleição municipal e, apesar de não ter interesse em mudar de partido, de não ser beneficiário da proposta, a promulgação vai permitir uma acomodação extremamente importante."

Por outro lado, o deputado Esperidião Amin (PP-SC), considera que a janela para a troca de partidos vai gerar oportunismo político. "Há prognósticos que a janela vai significar aqui na Câmara 30, 35 deputados que vão mudar de partido. Agora imagina no Brasil inteiro. Vereadores com mandato na maior parte dos municípios vão migrar ou para o partido do prefeito que é candidato à reeleição - oportunismo - ou para partidos que apoiam o candidato que está em primeiro lugar nas pesquisa que está sendo divulgada."

www2.camara.leg.br

Mais de 15 milhões de trabalhadores não sabem que têm dinheiro a receber do PIS/Pasep


Um levantamento feito pela Controladoria-Geral da União (CGU) indica que mais de 15 milhões de trabalhadores não sabem que têm dinheiro a receber do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep).

Segundo a Agência Brasil, as pessoas que contribuíram com os programas até 1988 podem receber anualmente o rendimento de suas cotas e têm o direito de sacar todo o crédito em caso de aposentadoria, doença ou se tiver mais de 70 anos.

Caso o trabalhador tenha falecido, seus herdeiros podem resgatar o dinheiro.

O benefício do Pasep é pago pelo Banco do Brasil e o do PIS, pela Caixa Econômica Federal.


“O objetivo principal do Fundo é pagar o cotista. Para o trabalhador, o importante é que aquele saldo que ele não retirou, todo ano vai acumulando. Se ele deixou lá sem movimentar, ele pode ter uma agradável surpresa”, avalia Antônio Carlos Bezerra Leonel, coordenador-geral de auditoria da Área Fazendária da CGU.

Repórter Coragem

Mulher vai à igreja agradecer compra de carro novo e é assaltada em Natal


Uma aposentada foi assaltada na frente de casa e teve o carro roubado na noite desta terça-feira (17) na Zona Sul de Natal. Ela tinha acabado de voltar da igreja onde foi agradecer a conquista do carro novo e benzer a chave do veículo.

A mulher, que pediu para não ser identificada, disse que dois homens se aproximaram em uma moto e anunciaram o assalto. "Eles estavam com a arma aponta pra mim e só falavam 'sai, sai, sai'. Eu pedi calma e disse que ia dar o carro. Eu pedi pra pelo menos eles darem o controle do portão pra eu poder entrar em casa. Eles disseram que iam dar, mas não deram e foram embora", contou.

O assalto aconteceu no bairro Cidade Satélite. Apesar do susto, a aposentada agradece por estar viva. "Eu estou contando a história e isso é mais do que tudo. Vão-se os anéis e ficam os dedos", disse. Ela tinha seguro do veículo. O crime foi registrado na Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal.

Veículo caiu dentro do rio passagem molhada de Tabuleiro do Norte


Hoje, dia 18/02, por volta de 08h30min, na Passagem Molhada de Tabuleiro do Norte, um veículo veio a cair dentro do Rio Jaguaribe. Dois pescadores que estavam dentro do rio socorreram o casal que vinha dentro do carro.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros compareceram ao local e uma equipe do SAMU socorreu uma das vítimas para o Hospital de Limoeiro do Norte. As vítimas se encontravam conscientes e aparentemente bem.



Blog do Tom Gurgel