-->

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Vereador João Paulo Moreira comemora sucesso no projeto Garotos Do Ronda


O projeto Garotos do Ronda comemora o seu segundo ano de atividades. Esse projeto que é realizado na quadra de esportes do 1° Batalhão de Policia Militar na cidade de Russas que tem hoje o comando do Tenente Coronel Paiva. O projeto social que é denominado de Garotos do Ronda e que tem a frente o Sargento Ushôa e conta com o apoio logístico do vereador João Paulo Moreira e que ambos estão preocupados em formar o cidadão para o futuro.


O projeto hoje conta com quase 100 garotos. O trabalho é realizado nos dias de segunda, quarta e sábado. A temporada de 2014 foi encerrada hoje (17/12/14) voltando agora no dia 20 de janeiro de 2015. O vereador João fez a entrega da premiação a quatro alunos pelo desempenho na escola nesse ano. Três alunos da escola Martins e 1 aluno da Disney.

Redação Pelo Blog Erivando Lima










Camilo e Tasso serão diplomados no Centro de Eventos


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, sob a presidência da desembargadora Iracema do Vale, realizará, nesta sexta-feira (19) às 17h, no Centro de Eventos, a cerimônia de diplomação do governador eleito do Ceará, Camilo Santana (PT) e da vice-governadora, Izolda Cela (PROS); do senador eleito, Tasso Ribeiro Jereissati (PSDB); dos 46 deputados estaduais e 22 deputados federais escolhidos nas Eleições de 2014.

A cerimônia será no Centro de Eventos do Ceará (Avenida Washington Soares, 999, bairro Edson Queiroz, em Fortaleza), restrita a convidados (mediante apresentação de exibíveis) e profissionais da imprensa.

* Com informações do TRE/CE

Fonte: Ceará News




Aprovação do governo Dilma volta a crescer e atinge 40%


A aprovação do governo Dilma Rousseff voltou a crescer no último trimestre de 2014. Quarenta por cento dos brasileiros avaliaram o governo como ótimo ou bom, o que representa aumento de 2 pontos percentuais, ante os 38% registrados na pesquisa de setembro.

Os dados são da pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e foram divulgados hoje (17). Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 142 municípios, entre os dias 5 e 8 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é 2 pontos percentuais e o grau de confiança, 95%.

O percentual dos entrevistados que consideram o governo regular caiu de 33%, em setembro para 32% na divulgação de hoje e o dos que avaliavam como ruim ou péssimo baixou de 28% para 27% nos períodos avaliados.

A confiança dos brasileiros na presidenta atingiu 51% dos entrevistados, ante os 45% registrados em setembro. O percentual da população que aprovou a maneira como Dilma governa o país atingiu 52%, 4 pontos percentuais acima dos 48% registrados na última pesquisa, divulgada na primeira quinzena de setembro.

Entre os principais pontos positivos do governo, os entrevistados citaram o combate à fome e à pobreza e os investimentos em programas sociais. Os pontos negativos destacados foram o pouco investimentos em saúde e a falta de combate à corrupção.

* Com informações da Agência Brasil 

Fonte: Ceará News



Cid Gomes teria aceitado ministério em visita a Brasília, diz jornal

O governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), que esteve em Brasília na terça-feira, 17, teria desistido da vaga de consultor no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para assumir o Ministério da Educação. A informação foi veiculada no jornal Estado de Minas nesta quarta-feira, 17.

Desde o final da eleição, o nome de Cid é apontado como um dos principais cotados para assumir o Ministério da Educação no segundo mandato de Dilma Rousseff (PT). De acordo com a Agência Estado, Cid e Dilma conversaram na narte de ontem. Apesar de Cid ter dito que quer morar no Exterior, há informações nos bastidores de que o governador está procurando imóvel para alugar em Brasília, segundo a agência. 


Hoje, Cid está na cidade de Granja, no Interior cearense, onde inaugura escola técnica. A assessoria do governador disse desconhecer a informação de que foi acertada a mudança.  

Com a confirmação de Cid para o Ministério, o petista Henrique Paim deve voltar a ser secretário executivo do MEC, conforme o Estado Minas. Outra pasta pode sofrer mudanças com ida de Cid para a Esplanada: a Integração Nacional. O ministério atualmente é comandado por um afilhado dos irmãos Cid e Ciro Gomes, Francisco Teixeira.

Na quinta-feira, 11, pelo Facebook, Cid negou boatos de que teria dispensado assumir a Educação para evitar que o senador Eunício Oliveira (PMDB), seu desafeto político, assumisse a pasta da Integração Nacional.


Fonte: O Povo



Bola do Campeonato Cearense 2015 com novas cores e novo desenho


A Penalty e a Federação Cearense de Futebol divulgaram a imagem da nova bola do Campeonato Estadual de 2015. O novo modelo S11 Pró contará com as cores vermelho, roxo, laranja, amarelo, além do branco.

A bola ainda está com um novo desenho. De acordo com a Penalty, “o modelo, com oito gomos, proporciona menos áreas de atrito, devido ao número reduzido de junções, por isso, tornou-se mais rápida. A bola possui maior precisão graças ao laminado, com textura especial, em formato de microbolha, com função anti – impacto, que reduz o atrito da bola com o ar deixando-a muito mais precisa”.

Em 2014, a S11 Pró tinha as cores azul e laranja, além do branco. A nova bola do Estadual do próximo ano possui as seguintes informações:

– Medidas : 68 – 70 cm
– Peso : 420 – 445 g
– Câmara Airbility
– Matéria prima: NeoGel

O Campeonato Cearense de 2015 está programado para começar dia 14 de janeiro. A primeira rodada conta com os duelos Quixadá x Fortaleza, Ceará x Itapipoca, São Benedito x Horizonte e Maranguape x Guarany.

Fonte: Diário do Nordeste





Acidente de trânsito com vitima lesionada em Russas


O fato aconteceu por volta das 11h40min de hoje quarta-feira, 17 de dezembro de 2014, na estrada do Ingá na entrada de Timbaúba do Simplício. O jovem Francisco Alexandre Pereira da Silva de 18 anos residente no Sitio Garças filho de Francisca Francileuda de Jesus Pereira e Francisco Célio Pereira da Silva.

Segundo informações de populares, a vitima estava pilotando uma moto acompanhado de outra pessoa de identidade não informada quando os mesmos vieram a cair da moto sendo que o piloto da moto foi atingido por um veículo que vinha no mesmo sentido que teria atingido a vitima arrastando-a por alguns metros. O veiculo não foi identificado.


A equipe do Samu compareceu ao local socorrendo a vitima para o hospital da cidade de Russas. A equipe do Demutran também compareceu ao local.

Redação pelo Blog Erivando Lima








Aonde É vai ser cassado

Hoje, a Comissão de Ética da Câmara de Vereadores de Fortaleza terá reunião histórica: vai julgar pela primeira vez um colega.
O réu será o vereador Aonde É, um humilde vendedor de Pizza do Conjunto Ceará e Granja Portugal que ficou famoso pelo estilo simpático de entregar comida e terminou sendo eleito pelo nanico partido PTC e se enrolou numa trama patrocinada por assessores espertos.
Aonde É será jogado aos leões. É acusado de ter sido flagrado fazendo rachadinha com os salários do gabinete e de ter comprado imóveis com sua Verba de Desempenho Parlamentar.
A câmara vai se livrar dele. Seu mandato era uma brincadeira de vendedor de pizza para alguns colegas e de um sabidão para outros.
Aonde É, que conhece o endereço de cada eleitor, pode ser mandado para o espaço, lugar dos que se perdem no jogo político.
Fonte: Diário do Nordeste


Polícia prende 9 pessoas em flagrante e apreende armas de uso restrito das forças armadas


Uma operação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), resultou na prisão de oito pessoas suspeitas de envolvimento com crimes de pistolagem no interior do Ceará. A ação, denominada 'Tabuleiro da Vida', contou com cerca de 128 policiais civis e militares, que cumpriram 19 mandados de busca e apreensão nos municípios de Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Limoeiro do Norte e Alto Santo. 
Em Tabuleiro, os policiais prenderam Delânio José Machado Moreira, 39 anos, Aldemir Maia da Silva, 31, e Francisco Delmiro Da Silva, 44. Os homens estavam em uma residência e com eles foram apreendidos seis espingardas, sendo duas calíbre 32, duas calíbre 36, duas de pressão 4.5 e uma modelo nitro, calíbre 5.5. 
Além de 38 munições de espingarda calíbre 357. Os presos foram autuados em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. 
Na mesma cidade a Polícia prendeu Estevão Ferreira Costa, 40 anos, que estava com umrevólver calíbre 38, uma pistola 765, uma espinguarda de pressão calíbre 5.5 e munição. Em posse do acusado a Polícia ainda aprendeu um uniforme do Exército Brasileiro e ferramentas para carregamento de armas. Estevão Costa foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e porte ilegal de objeto e armamento de uso restrito de mateial das forças armadas. 
Outras duas pessoas foram presas no mesmo município pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e porte ilegal de arma de uso restrito das forças armadas. Já na cidade de São João do Jaguaribe a Polícia prendeu três homens pelos mesmos crimes de porte ilegal. 
Durante a operação foram apreendidos, ainda, seis rádios comunicadores, 10 aparelhos celulares de marcas diversas e sacos plásticos para armazenamento de drogas. Os presos foram levados à Delegacia Municipal de Tabuleiro do Norte, onde foram realizados os procedimentos legais, sendo encaminhados posteriormente aos presídios municipais. 
O foco da operação era acabar com crimes de pistolagem devido disputas entre duas famílias da região. Segundo o Delegado titular da Delegacia Municipal de Tabuleiro do Norte, Carlos Teófilo, somente no ano passado a Polícia Civil registrou cerca de 40 homicídios relacionados à briga entre as famílias no município.
Fonte: Diário do Nordeste








Eunício descarta assumir ministério, mas tem planos para Presidência do Senado


O senador Eunício Oliveira (PMDB) afirmou, na manhã desta quarta-feira (17), em entrevista exclusiva ao Ceará News, não ter planos para assumir nenhum ministério no segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff (PT), mas conta com o apoio do partido para substituir o senador Renan Calheiros (PMDB) na presidência do Senado em 2016. Até lá, o parlamentar deve manter-se na liderança do PMDB na Casa.

Eunício declarou ainda que o partido irá manter as alianças que articulou nas eleições deste ano para montar candidaturas fortes na maioria das cidades cearenses, inclusive em Fortaleza, onde venceu o governador eleito Camilo Santana (PT), apadrinhado do governador Cid Gomes. A aliança PMDB-PSDB-PR conseguiu o retorno de Tasso Jereissati ao Senado. 

Imposto barrado

O senador aproveitou a oportunidade para provocar Camilo Santana ao afirmar que deseja ficar no Senado para proteger o povo cearense durante a atual crise econômica, evitando que novos impostos sejam criados ou o retorno de antigos. O governador eleito tentou emplacar o retorno da CPMF, porém a iniciativa foi barrada pelo Congresso com pressão de Eunício.

Fonte: Ceará News





TCM apura prejuízo em previdência própria de municípios


Problemas de má gestão ou cenário econômico desfavorável causaram, apenas no último biênio, prejuízo de mais deR$ 40,3 milhões a cofres de municípios do interior do Ceará. O rombo teria ocorrido a partir de fundos de previdência de cidades que adotaram regime próprio de aposentadoria de servidores. Possíveis atos de má fé são investigados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e já motivaram 42 ações da Corte a gestores.

A informação é de relatório de inspeção especial do TCM, obtido com exclusividade pelo O POVO. Ao todo, 40 dos 57 municípios cearenses que possuem previdência própria – mantida com recursos municipais e desvinculada do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – foram vistoriados. A auditoria constatou rendimentos negativos totais de R$ 40,3 milhões.
“O grande número de municípios que estão fazendo previdência própria já vinha nos preocupando, até porque gerir isso não é fácil. Depois que saíram notícias de corrupção envolvendo depósitos de fundos de previdência para aquele doleiro, o Alberto Youssef, resolvemos investigar”, diz o presidente do TCM, Francisco Aguiar. Segundo ele, erros comuns vão desde aplicações ilegais até extratos irregulares.

Aguiar afirma que ainda é impossível confirmar má fé nos casos. “Alguns podem ser má gestão ou até só reflexo de mau momento do mercado, por queda de ações ou de fundos de investimento públicos”. Ele destaca, no entanto, existência de “casos extremamente graves e suspeitos”. “Teve prefeito que pegou empréstimos da previdência para pagar folha de pagamento, com juros módicos e parcelando em até 70 vezes”.

Nos últimos dias, 42 gestores foram intimados a explicarem rendimentos negativos. Casos não esclarecidos serão transformados em processos.

“Falta planejamento”
Presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), o prefeito de Expedito Machado (Piquet Carneiro) reforça que regimes próprios de previdência podem ser mais positivos que negativos para as finanças públicas. “O que vemos entre prefeitos é que eles tem uma redução de quase 30% das despesas em previdência. Isso é dinheiro para investir em outras áreas”.

Ele reforça, no entanto, que ações do tipo exigem diagnóstico preciso de viabilidade econômica. “Tem que ter um estudo atual, que diga bem a realidade do município. Se não fizer isso, você vai ter um projeto falido. Porque pode acontecer de você cortar o vínculo com o INSS em um dia, e no outro já ter várias pessoas se aposentando, o que gera prejuízos”, avalia.

NÚMEROS

57
municípios cearenses adotaram regimes próprios de previdência social

830,8
milhões foi o montante total de recursos vistoriado pelo TCM

Entenda

Os rendimentos negativos foram apontados pelo TCM em apuração realizada na carteira de investimentos dos institutos de previdência dos municípios fiscalizados.

Atualmente, 57 gestões cearenses possuem institutos próprios de previdência para servidores públicos. Esse tipo de metodologia, desvinculada do INSS, pode ser positiva para as finanças, pois exige taxas menores de repasses ao governo federal.

Nos últimos anos, no entanto, foi verificado desequilíbrio considerável nos Fundos de Investimentos atrelados a títulos públicos.

Isso ocorre após aumento da inflação, que obrigou o Banco Central a aumentar taxa de juros e dos títulos públicos. Isso provocou queda de diversos fundos do tipo, o que causou prejuízos a sistemas de previdência.

SERVIÇO

Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará
Onde: Av. General Afonso Albuquerque Lima, 130 - Cambeba 
Fone: (85) 3218-1305

Saiba mais

Confira municípios fiscalizados pelo TCM

1- Acarape
2- Acopiara 
3- Alto Santo
4- Amontada 
5- Aracati
6- Aracoiaba 
7- Beberibe
8- Boa Viagem 
9- Canindé
10- Cascavel 
11- Caucaia
12- Choró 
13- Crato
14- Eusébio 
15- Fortim
16- General Sampaio 
17- Horizonte
18- Icapuí 
19- Ipú
20- Ipueiras 
21- Itaitinga
22- Itapajé 
23- Itapiúna
24- Itarema 
25- Juazeiro do Norte
26- Maranguape 
27- Morada Nova
28- Ocara 
29- Pacatuba
30- Pacoti 
31- Palhano
32- Potiretama 
33- Quiterianópolis
34- Quixadá 
35- Quixeramobim
36- Redenção 
37- Russas
38- Santa Quitéria 
39- São Gonçalo do Amarante
40- Tejuçuoca 
Este foi o total de cidades vistoriadas. A inclusão de uma cidade nesta lista não significa que a mesma tenha apresentado irregularidades.

O TCM optou por não divulgar municípios com irregularidades. A Corte só irá divulgar as informações após os gestores “sob suspeita” se pronunciarem em sua defesa.

Nem todos os casos tiveram problemas graves. Procurada pelo O POVO, a Prefeitura de Aracati, por exemplo, afirma que questionamentos que recebeu do TCM “não procedem” e serão esclarecidos à Corte.
Fonte: O Povo



Mais notícias de Polícia: Operação prende seis pessoas com armas em Tabuleiro

Dupla detida após tentativa de assalto

Uma tentativa de assalto na Avenida Luciano Carneiro, bairro Vila União, resultou em um homem preso e outro baleado. A dupla tentou assaltar um policial à paisana do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), que reagiu. Uma pistola e um simulacro de revólver foram apreendidos pela patrulha da Ronda Ostensiva com Cães Adestrados (Roca).

Tabuleiro

Operação prende seis pessoas com armas

A Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), realizou, ontem, uma operação nos municípios de Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Limoeiro do Norte e Alto Santo. A Polícia cumpriu 19 mandados de busca e apreensão que resultaram na prisão de seis pessoas. Foram apreendidas espingardas, revólveres, pistolas e munições.

Fonte: Diário do Nordeste