-->

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Prefeito eleito de Morada Nova, Wanderley Nogueira, é alvo em nova operação da Polícia Federal

O prefeito eleito de Morada Nova, José Wanderley Nogueira (PT), foi alvo, na manhã desta sexta-feita (2), da operação Default, da Polícia Federal, que investiga empréstimos ilegais no Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Wanderley é ex-aliado do deputado federal José Guimarães (PT), que foi denunciado pela PF por corrupção e lavagem de dinheiro.

Operação Default

A Operação Default, cumpre ordens judiciais de busca e apreensão e sequestro, expedidas pela 15ª Vara Criminal da Subseção Judiciária de Limoeiro do Norte.

Ao todo, estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, cinco mandados de sequestro, ofícios de indisponibilidade de bens aos Cartórios de Registro de Imóveis e Detran, e também 10 mandados de intimação. 

A operação tem a participação de 57 policiais federais, que estão dando cumprimento às medidas cautelares nos Municípios de Fortaleza, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Tabuleiro do Norte, no Ceará; e em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Ceará News

Camilo anuncia Mensagem que equipara salário de profissionais de segurança à média do NE

O Governador Camilo Santana (PT) comunicou nesta quinta-feira (01) pelas redes sociais, o que ele chamou de mais uma importante medida do Governo do Estado do Ceará na área da segurança pública, cumprindo  um compromisso que ele assumiu.

Ele afirmou que está encaminhado para a Assembleia Legislativa, já nos próximos dias, mensagem com a proposta da média salarial do Nordeste para os profissionais da Segurança Pública. “Tomo essa medida mesmo diante da crise financeira que tem atingido duramente o país e todos os estados. Com isso busco valorizar e estimular ainda mais nossas corporações no combate à criminalidade no Ceará”, afirmou o governador.

Meses atrás, Camilo Santana determinou que a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) criasse comissão para conhecer de perto a realidade dos demais estados nordestinos. Posteriormente, o levantamento realizado no âmbito da Secretaria foi dialogado com as tropas e entidades de classe dos profissionais de segurança e, por fim, apresentado ao Gabinete do Governador, que preparou a Mensagem de Lei para ser enviada à Assembleia Legislativa nos próximos dias.

Investimentos em segurança

O anúncio da proposta de implementação da média salarial do Nordeste aos profissionais de segurança pública ocorre no mesmo dia em que o Governo do Ceará divulga o resultado preliminar do concurso que oferta 4.200 vagas para reforçar o efetivo da Polícia Militar. Os cargos estão distribuídos em três turmas, com previsão de convocação até o ano de 2018. O salário inicial de soldado é de R$ 3.134,58.

Já na última quarta-feira (31), o governador Camilo Santana anunciou o reforço de mais 255 policiais civis que compõem o segundo grupo de aprovados no último concurso para a corporação. Os 65 delegados, 85 inspetores e 105 escrivães serão nomeados e empossados na próxima segunda-feira (5), às 9 horas, no Centro de Eventos do Ceará. A primeira nomeação ocorreu em agosto deste ano, e o terceiro grupo deverá tomar posse no primeiro trimestre de 2017. No total, 703 candidatos aprovados no certame concluíram o Curso de Formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP-CE).

Com Governo do Estado

Motivo da queda do avião revolta presidente da Chapecoense: 'Imprudência'

O presidente em exercício da Chapecoense, Ivan Tozzo, afirmou nesta quinta-feira que a queda da aeronave que transportava a equipe foi causada por uma imprudência do piloto Miguel Quiroga, morto no acidente. O mandatário afirmou estar revoltado com as informações que apontam que o avião caiu após sofrer uma pane seca por falta de combustível.

O acidente vitimou 71 pessoas no total, entre elas 19 jogadores e toda a comissão técnica da Chapecoense. "Não foi um problema do avião. Foi um problema de combustível. Foi um problema de pessoas que não pararam para abastecer", afirmou Tozzo, em vídeo publicado pela BBC Brasil.

"Põe imprudência nisso. Não posso nem imaginar o que uma pessoa dessa pode ter feito. Como o cara tem 3 mil quilômetros de autonomia com o avião sem margem de segurança?",indagou.

Tozzo declarou que os advogados da Chapecoense se reunirão na segunda-feira para estudar a abertura de uma ação penal contra a companhia Lamia, proprietária da aeronave acidentada. O mandatário ressaltou que, no momento, a prioridade é amparar as famílias das vítimas.

"Estou revoltado. Pelo que aconteceu, toda essas vítimas por uma falha de uma companhia e de um piloto. Eu não tenho palavras para falar do que aconteceu agora", disse.

Nesta quinta-feira, o jornal boliviano El Deber reportou que o plano de voo do avião estava irregular desde antes da decolagem. O piloto informou que a aeronave levaria 4 horas e 22 minutos para fazer o trajeto entre a cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra - onde o avião parou para abastecer - e a colombiana Medellín. A autonomia do avião era justamente de 4 horas e 22 minutos.

Um especialista em aviação ouvido pelo El Deber disse que o avião deveria ter reservas de combustível para ter a sua decolagem autorizada. As investigações conduzidas pelas autoridades bolivianas já culminaram no afastamento dos diretores da Administração de Aeroportos e Serviços Auxiliares da Navegação Aérea (Aasana) e da Direção Geral da Aeronáutica Civil (Dgac).

Está programado para as 8 horas (de Brasília) de sábado o velório coletivo no gramado do Arena Condá. Deverão ser veladas ao menos 51 vítimas no local - o número está sujeito a alterações. Os corpos passam por processo de embalsamento em Medellín e chegarão a Chapecó entre a meia-noite e as 18h do sábado.

Gazeta Press

PF deflagra operação no Ceará contra crimes ao sistema financeiro

Limoeiro do Norte, Morada Nova e Tabuleiro do Norte, no Ceará, e Mossoró, no Rio Grande do Norte aonde estão sendo cumpridos mandados de busca, de sequestro, e de intimação. 

Recursos eram do Fundo Constitucional do Nordeste, conforme a PF.

A Polícia Federal deflagrou a Operação Default na manhã desta sexta-feira (2) que investiga crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e obtenção de financiamentos irregulares por uma organização criminosa. Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, 5 cinco mandados de sequestro, ofícios de indisponibilidade de bens aos Cartórios de Registro de Imóveis e Detran, e ainda 10 mandados de intimação.

A operação cumpre ordens judiciais de busca e apreensão e sequestro expedidas pela 15ª Vara Criminal da Subseção Judiciária de Limoeiro do Norte.

O procedimento foi instaurado em outubro de 2014 para apurar a prática de crime contra o Sistema Financeiro Nacional e o "delito de organização criminosa" que, segundo a PF, se instalou nas estruturas do Banco do Nordeste, em conluio com empresários.

De acordo com a PF, o esquema buscava "a obtenção irregular de operações financeiras (financiamentos), com a utilização de recursos do Fundo Constitucional do Nordeste, com burla aos normativos de compliance internos do Banco, e com o intuito de lesar o erário público federal".

Participam da operação 57 policiais federais que estão dando cumprimento às medidas cautelares, nos municípios de Fortaleza, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Tabuleiro do Norte, no Ceará, e Mossoró, no Rio Grande do Norte.

O Globo

Castanhão está a apenas 100 dias do volume morto

Fotos do reservatório tiradas em expedições da Funceme, do mesmo ponto, em outubro de 2015 e novembro de 2016 revelam como as águas do Castanhão estão secando rapidamente ( Fotos: Bruno Zaranza e Juliana Oliveira )
Jaguaribara. O Castanhão, maior reservatório do Ceará, está a 100 dias de atingir o volume morto, isto é, a reserva mais profunda. A partir desse nível, a liberação de água deixa de ser por gravidade e há necessidade de bombeamento para a transferência para o Rio Jaguaribe, Eixão das Águas e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), além do Complexo Portuário do Pecém.

Bombeamento

"A situação é muito grave e o sinal de alerta foi dado. Está em andamento o estudo para a instalação da unidade de bombeamento, mas o projeto ainda não foi concluído", disse o coordenador interino do Complexo do Castanhão, Fernando Pimentel.

Segundo Pimentel, a instalação e operação da estação de bombeamento é de responsabilidade da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) administra o complexo do Castanhão, que é federal, mas o gerenciamento e operacionalização do uso da água são feitos pela Cogerh.

O Castanhão acumula cerca de 5,3% do volume total que é de 6,7 bi de metros cúbicos. Atualmente está com 350 mi de m3. Quando chegar a 250 mi de m3 atingirá o volume morto. "É uma conta simples, direta, a barragem libera cerca de um mi de m3 por dia, logo, em cem dias chegará ao volume morto", explicou Fernando Pimentel.

O Castanhão deve atingir o volume morto no fim de fevereiro de 2017, mas como frisou Pimentel, caso não ocorra recarga no reservatório por meio de chuvas. A quadra chuvosa no Ceará (fevereiro a maio) está indefinida. Não há mais configuração do El Niño (aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico), mas o La Niña, fenômeno inverso, que favoreceria a ocorrência de chuvas no sertão cearense, perde forças. Outro indicador, o Oceano Atlântico Sul Equatorial permanece com temperaturas neutras.

O presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio, disse anteontem, na abertura do Seminário de Avaliação da Seca de 2010 a 2016, no Semiárido Brasileiro, realizado, em Fortaleza, que a situação permanece indefinida. Somente na segunda quinzena de janeiro, a Funceme irá divulgar o primeiro prognóstico para a quadra chuvosa de 2017.

Desde setembro, o Açude Orós libera água para o Castanhão pelo Rio Jaguaribe. Em novembro, a vazão foi ampliada para 16m3/s. O Orós está com 16% da capacidade, de quase 2 bi de m3. No fim deste mês, deve chegar a 10% e no fim de janeiro ao volume morto.

Diário do Nordeste

Concurso PM-CE 2016: divulgado resultado; conheça os aprovados

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (1) o resultado preliminar da primeira etapa (prova objetiva – exame intelectual) do concurso público para ingresso no cargo de soldado da Polícia Militar do Ceará. A publicação traz a relação dos candidatos, separados por gênero (masculino e feminino), que atingiram a nota mínima prevista para a prova objetiva e estão classificados preliminarmente, dentro do limite de vagas dispostos no Edital de Abertura do concurso.

Os candidatos poderão consultar individualmente sua Folha de Respostas, bem como o seu desempenho na Prova, inclusive sua posição, ou seja, sua situação no certame, através do site do Instituto AOCP, empresa organizadora do certame.

A primeira etapa do concurso foi realizada em Fortaleza, no dia 25 de setembro e contou com a participação de 70.133 candidatos. No total, são ofertadas 4.200 vagas, distribuídas em três turmas, com previsão de convocação até o ano de 2018. O salário inicial de soldado é de R$ 3.134,58.

Para aqueles que desejarem interpor recurso, poderão fazê-lo através do endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br das 0h do dia 05/12/2016 até às 23h59 do dia 06/12/2016, observado o horário oficial de Brasília.

O resultado definitivo da prova objetiva da 1ª etapa – exame intelectual será divulgado na data provável de 19 de dezembro de 2016. Para conferir o resultado preliminar completo, com a relação dos candidatos, acesse o edital, disponível no endereço www.institutoaocp.org.br ou Confira a lista a partir da página 104, no link http://imagens.seplag.ce.gov.br/PDF/20161201/do20161201p02.pdf

Agora, as demais etapas são formadas por:

2ª etapa: Exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico (inspeção de saúde), de caráter eliminatório;
3ª etapa: Curso de Formação Profissional, de caráter classificatório e eliminatório. Nele, ocorrerão quatro fases, que são:
. Avaliação Psicológica (de caráter eliminatório)
. Avaliação de Capacidade Física (caráter eliminatório)
. Investigação Social (caráter eliminatório)
. Avaliação de Verificação de Aprendizagem (caráter classificatório e eliminatório)

Ricardo Torres - RT NEWS