A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar (SEMED), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), realiza nesta semana o curso de robótica educacional open source para alunos e professores da rede pública de ensino.

Ao todo, o projeto contempla 100 alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental em Russas, sendo distribuídos em quatro turmas de 25 integrantes que participarão do curso ao longo do ano. As aulas da primeira turma ocorrem entre os dias 20 a 24 de junho, na Escola Municipal Coronel Murilo Serpa.

A iniciativa consiste na disseminação e desenvolvimento da robótica em instituições de ensino fundamental e médio, por meio de um conjunto de ferramentas e materiais de baixo custo e/ou aberto para a utilização online.

As aulas contam com uma plataforma virtual de robótica educacional para ensino, composta por um robô de baixo custo e sistemas abertos de programação, incluindo com materiais diversos: e-book, que serve como guia de estudos; um robô modular, utilizado para parte das atividades práticas do curso; práticas por meio de software; videoaulas para alunos; e videoaulas para treinamento de instrutores.

O material produzido está disponibilizado de forma totalmente gratuita, aberta, para quaisquer interessados na difusão da robótica educacional, dando uma abrangência a quaisquer países de língua portuguesa, por meio do link: www.roboticaacessivel.com.br.

A promoção desse curso soma-se a outras iniciativas e parcerias do Governo Municipal, consolidando o compromisso da Gestão com a dinamização do ensino e fomento de oportunidades aos alunos, visando o desenvolvimento científico, educacional e econômico em Russas.