-->

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Açude Castanhão tem melhor aporte desde julho do ano passado


O açude Castanhão registrou, nesta quarta-feira (11), o melhor volume acumulado desde julho de 2017, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
 
Os aportes recebidos pelo açude nos últimos dias fizeram com que ele atingisse 5,01% da sua capacidade de armazenamento - no início deste ano, ele estava com 2%. O Castanhão é o principal reservatório que abastece a Grande Fortaleza.

O Castanhão é maior açude do Ceará, com capacidade de armazenamento 6,7 bilhões de metros cúbicos; os 5,01% representam 335 milhões de metros cúbicos. Localizado na bacia do médio Jaguaribe, sozinho, o Castanhão tem 37% de toda a capacidade de armazenamento dos reservatórios cearenses.

Até esta quarta-feira (11), 17 açudes do Estado registraram volume acima de 90% e 95 receberam aporte nas últimas 24 horas.

O maior aporte foi no açude Araras, o quarto maior Ceará - atrás apenas do Castanhão, Orós e Banabuiú. O Araras recebeu 31 milhões de metros cúbicos nas últimas 24 horas.

Açudes Sangrando

Ainda nesta quarta (11), o açude São Vicente começou a sangrar. Os açudes Acaraú Mirim, Barragem do Batalhão, Caldeirões, Cocó, Colina, Germinal, Itaúna, Maranguapinho, Tijuquinha e Tucunduba também estão sangrando.

Retração

Pelo menos sete das 12 regiões hidrográficas em que está dividido o Ceará registraram uma retração no volume armazenado neste mês em comparação ao início do ano: Curu, Serra da Ibiapaba, Acaraú, Metropolitana, Banabuiú, Médio e Alto Jaguaribe.

A queda justifica a média estadual de esvaziamento em relação a 1° de janeiro de 2018 - de 12,5% para 10,60% em 10 de abril.

Chuva

As chuvas, por outro lado, têm ajudado a reverter o quadro em regiões com maiores precipitações. A unidade regional hidrográfica da bacia do Salgado foi a que apresentou o maior crescimento nos primeiros 100 dias de 2018: saiu de 15,1% para 23% de sua capacidade de armazenamento.

Em segundo lugar está a bacia de Coreaú, no extremo litoral oeste, que tinha um acumulado de 81,2% e agora está com 86,5%.

Conversão do volume armazenado

O maior definidor da conversão do volume armazenado no Estado será mesmo a bacia do médio Jaguaribe, onde está o Castanhão. Apesar dos aportes recebidos pelo açude nos últimos dias (hoje apontando 5%), aquela região hidrográica ainda está com 4,6% de toda a capacidade de armazenamento, contra 5,3% do início do ano.

Blog Erivando Lima / Diario do Nordeste

DEMUTRAN DE RUSSAS AFERIMENTO DOS APARELHOS


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

Hoje dia 11/04/2018 (Quarta Feira), por volta das 13:00 horas, a Empresa MOBIT responsável pela as estalações dos RADARES FIXOS E MISTOS no município de Russas, juntamente com uma equipe do IMETRO vieram aferir os aparelhos para os seus funcionamentos. O Diretor Geral FLAVIO LOPES SERPA, determinou que uma equipe de agentes de trânsito composta de EDSON, Josivan Pontes e Jesus Martins acompanhasse todo o trabalho de AFERIMENTO DOS APARELHOS.

O Diretor Geral FLAVIO LOPES SERPA, informa que os RADARES FIXOS E MISTOS Já estalados na CE-356 já a partir desse sexta-feira próxima já estarão todos devidamente funcionando e captando e efetuando as eventuais infrações de trânsito, tanto na CE-356 , bem como também os que estão estalados na AVENIDA DOM LINO.

Os Aparelhos vão aplicar penalidades de trânsito nas seguintes situações; AVANÇO DE SEMÁFOROS, PARAR EM CIMA DA FAIXA DE PEDESTRES, RETORNO PROIBIDO, MANOBRAS PERIGOSAS COMO EMPINAR PNEUS DE MOTOCICLETAS, SEM CAPACETES, MOTOCICLETAS ACIMA DE DUAS PESSOAS, SUBIR OS CANTEIROS DA AVENIDA, VELOCIDADE ACIMA DO PERMITE DE ACORDO COM VIA EM TEMPO REAL ATRAVÉS DE IMAGENS.

Blog Erivando Lima


Três suspeitos de estupro de vulnerável são presos em Itapajé


A maioria das vítimas dos crimes sexuais cometidos pelo trio pertencem ao âmbito familiar mais próximo deles

Mais três suspeitos de cometer estupro de vulnerável foram presos, na última terça-feira (10), na continuação da Operação Silêncio dos Inocentes, deflagrada pela Delegacia Municipal de Itapajé, da Polícia Civil. Um homem já havia sido detido no início da Operação, na última sexta-feira (6).

Segundo o titular da Municipal, delegado André Firmino, as detenções do trio foram efetuadas em Itapajé, Baturité e no Rio de Janeiro. Os presos que estavam no Ceará já se encontram encarcerados na Delegacia, enquanto o terceiro será recambiado para o Estado.

A maioria das vítimas dos crimes sexuais cometidos pelos três homens pertencem ao âmbito familiar mais próximo deles, sendo principalmente filhas ou enteadas. A faixa etária atingida é de 4 a 13 anos. A reportagem opta por não divulgar o nome dos suspeitos, para não identificar as vítimas.

O tema é chocante por si só, para a sociedade. Mas um dos casos impressionou ainda mais o delegado. "Foi a prisão mais dificil da minha vida, porque a menor, enteada dele, conta os abusos com detalhes, com apenas quatro anos de idade", relata Firmino.

Um ex-secretário de Itapajé já havia sido detido, na Operação Silêncio dos Inocentes, na última sexta-feira, por suspeita de crimes sexuais contra duas irmãs, de 6 e 13 anos. Ao total, a investigação autuou dez suspeitos pela mesma prática criminosa. Segundo o titular da Delegacia Municipal, os suspeitos agiam separadamente.


Red; DN


PF/CE tem nova superintendente


divulgacao pf

A cerimônia de posse está programada para acontecer em maio deste ano, com a presença do diretor-geral da Polícia Federal

Pela primeira vez, uma mulher é nomeada para comandar a Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará. A delegada de Polícia Federal Vanessa Gonçalves Leite de Souza assumiu o cargo deste a última sexta-feira (7).

Conforme assessoria da PF/CE, uma cerimônia de posse está prevista para o próximo mês de maio, na sede regional da Polícia Federal e deve contar com a presença do diretor-geral da PF, Rogério Galloro.

Vanessa Gonçalves tem 38 anos de idade e é natural do Rio de Janeiro. A delegada é a 23ª dirigente na história da PF no Ceará. Antes, o cargo era ocupado pelo delegado Delano Cerqueira Bunn, que assumiu a Diretoria de Gestão de Pessoal da Polícia Federal em Brasília.

Red; DN


Polícia Civil identifica e autua dupla que filmou afogamento em Aracoiaba


Dois jovens protagonizaram neste fim de semana, em Aracoiaba, um ato que causou indignação entre os moradores desta cidade do Maciço de Baturité. No sábado (7) eles presenciaram quando um morador, Francisco de Assis, mais conhecido como “Guabiraba“, de 64 anos, estava se afogando. Entretanto, ao invés de prestarem socorro ou solicitarem o auxílio de outras pessoas, se limitaram a filmar a vítima sendo arrastada pela correnteza. O corpo do morador foi encontrado no domingo (8).
Todavia, pouco tempo após o afogamento, o vídeo estava circulando nas redes sociais e viralizou. O fato chamou a atenção da população que, revoltada, levou as imagens para a delegacia da Polícia Civil. Nesta segunda-feira (9), a dupla foi identificada e localizada, sendo um deles Danilo Gomes do Nascimento, conhecido como “Dil” e um adolescente amigo dele, e conduzida para a delegacia.

Danilo Gomes foi autuado em flagrante delito, por omissão de socorro, tendo resultado em morte. Também foi lavrado um Ato Infracional em desfavor do adolescente, análogo ao mesmo crime. Em seguida ele foi entregue aos pais, informou o delegado regional da Polícia Civil, Joel Morais, acrescentando que as investigações continuam no sentido de apurar tanto as causas do afogamento quanto a possibilidade de outras pessoas terem se omitido em salvar a vítima.

Red; DN


Redutor de velocidade começar a funcionar na sexta feira 13 em Russas CE


Começar a funcionar na próxima sexta feira  13 de Abril, novo sistema de sinalização no município de Russas. 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre
O foto sensor através das camarás mistas que foram colocadas nos semafaro instalados na cidade, o novo sisteme vai identificar irregularidades que por ventura venha a ser praticada por motoristas ou motociclistas como por exemplo; Parar na faixa de pedestre, avançar o sinal, velocidade acima do permitido, pilotar sem capacete,retorno proibido, utra passagem  indevida etc.
Estar sendo colocada placas de sinalização nas avenidas indicando a velocidade permitida. ex; Avenida irmã Maria da Graça da BR 116 até o  1º batalhão 60 KM. Avenida Dom Lino a CE 356, 40 KM.
A imagem pode conter: céu, árvore, carro e atividades ao ar livre
A parti das 22 horas até 5;30 min da manhã seguinte será permitido o avanço do sema faro  com a velocidade abaixo de 37 KM. desde que o cruzamento ofereça condições para  o avanço.

Blog Erivando Lima


LIMOEIRO DO NORTE-CE FURTO EM RESIDENCIA


Ontem dia 10/04/2018 (TERÇA FEIRA) por volta das 18 h, a Sra Rosineide Alves, agricultora, casada, 40 anos, residente  no conjunto habitacional mutirão das flores em Limoeiro do Norte-CE, ligou para o 190 informando que sua residencia havia sido furtada, que tinha saído para trabalhar pela manhã e quando voltou no horário das 18 h encontrou sua casa com a porta de traz aberta e constatou que havia acontecido o furto dos seguintes objetos: 02(duas) TV semp toshiba de 32 polegadas, 02(dois) receptores, 01(um) celular moto G2, roupas, 01(um) botijão de gás, 01(uma) prancha de cabelo, 01(uma) escova de cabelo. A vtr 1164 composta pelos policiais, foram até o local constataram o furto e fizeram rondas por toda área e até o momento nada foi localizado. 

Blog Erivando Lima


BEBERIBE-CE APREENSÃO DE MENORES COM DROGAS E MEMBROS DE ASSOCIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA


Por volta das 10 h 40 min, do dia 10/04/2018, a composição da VTR 1298, composta por PM s,  receberam informações que na Rua Ester Fernandes distrito de Serra do Félix-Beberibe, havia chegado um jovem o qual era foragido de Aracati e que no local denunciado funciona  como sendo um ponto de venda de drogas. Ao chegar ao local foi observado um jovem e quando indagado, este falou que estava na localidade desde o dia 02/04/2018 e que estava vivendo maritalmente com a jovem Ingrid, e não tinha nenhum documento. No diálogo com mesmo este disse que era usuário de maconha e que tinha uma quantidade para seu uso em sua bolsa, o qual foi constatado pela equipe. que nesse momento a jovem Ingrid puxou a lateral do short deixando cair uma pequena quantidade de maconha, isso observado pela composição, a mesma afirmou ser de seu marido, foi realizada uma busca na casa e foi encontrada uma pedra de crack ao solo no lado da cama do casal, ambos receberam voz de apreensão, sendo conduzidos a DPC de Beberibe, afim de que fossem realizados os devidos procedimentos. O tal jovem fora identificado como o menor natural de Aracati, que também se identificou como sendo batizado pela facção comando vermelho,  e a menor  natural de Cascavel.  O casal em pauta mora  na Rua Ester Fernandes, distrito de Serra do Félix, Beberibe, o casal está sob seus cuidados, motivo pelo qual fora também conduzida a DPC. O mesmo  foi apresentado e o caso ao delegado o qual os autuou  nos Art. 28 lei de tóxico e Art. 2° da lei 12850 organização criminosa.

Blog Erivando Lima 


PALHANO-CE TCO POR DESACATO


Terça feira dia 10/04/2018 por volta das 18 h a composição da viatura CP1571, ao chegar no Bar do Zé Maria, no “Beira Rio”, foi escutado pela equipe as seguintes palavras proferidas por FRANKLIN DA SILVA LIMA, natural de Aracati-CE, Autônomo, residente na Rua Boi Morto, direcionada aos policiais - “CHEGOU OS VAGABUNDOS”. ao escutar os PPMM foram interpelar o motivo de tal insulto, e o mesmo procedeu de forma truculenta e tentou agredir o PM, onde foi repelida a injusta agressão no uso proporcional da força. Informo que o agressor  foi conduzido a DRPC de Russas-CE, onde foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência.

Blog Erivando Lima


DESDOBRAMENTO DA LAVA-JATO PF investiga esquema de propina a políticos do Ceará, Goiás e SP



A Polícia Federal deflagrou ontem, em Fortaleza, São Paulo e Goiânia, a Operação Tira-Teima, com oito mandados de busca e apreensão, para apurar o pagamento de propinas de campanhas eleitorais por meio de notas frias. Desdobramento da Lava-Jato, a operação foi autorizada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, a pedido da procuradora geral da República, Raquel Dodge.
Foram oito mandados cumpridos por cerca de 40 agentes da Polícia Federal. De acordo com a PF, a operação "investiga pagamentos de vantagens indevidas por parte de um grupo empresarial a políticos, para obter benefícios, considerando a notícia de doações de campanha abalizadas através de contratos fictícios".

Os alvos são pessoas que teriam ligação com o presidente do Senado, Eunício Oliveira. O senador nega qualquer envolvimento com a operação que é parte da Ação Cautelar 4.380, autorizada pelo Ministro Edson Fachin.

No Ceará, as buscas ocorreram na sede do grupo M Dias Branco. Uma nota, assinada pelo vice-presidente de Investimentos e Controladoria, Geraldo Luciano Mattos Júnior, afirma que "em conformidade com o parágrafo 4º do artigo 157 da Lei nº 6.404/76 e com a Instrução CVM nº358/02, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral, que a Polícia Federal realizou, nesta data, medida de busca e apreensão em sua sede, em cumprimento à ordem judicial proferida pelo Exmo. Sr. Dr. Ministro Edson Fachin, nos autos da Ação Cautelar nº 4.380. A companhia cearense encerra a nota dizendo que "tem colaborado com as autoridades e continuará a fazê-lo".

De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, as buscas Em Fortaleza, São Paulo e Goiânia têm por finalidade fazer o caminho inverso das propinas que teriam abastecido campanhas eleitorais. As investigações teriam como ponto de partida a delação do ex-diretor de Relações Institucionais do Hypermarcas Nelson Mello.

A empresa, hoje com o nome de Hypera Pharma, sediada em São Paulo, também foi alvo da Operação 'Tira-Teima'. O ex-diretor afirmou ao Ministério Público Federal, ainda em 2015, ter repassado mais de R$ 26 milhos para o PMDB na campanha eleitoral de 2014. O intermédio seria o lobista Milton Lira.

Em 2016, Mello afirmou em seu depoimento à Procuradoria-Geral da República que pagou R$ 30 milhões a dois lobistas com trânsito no Congresso para efetuar repasses de propinas milionárias para senadores do então PMDB, entre eles o ex-presidente do Congresso Renan Calheiros (AL), Romero Jucá (RR) e Eduardo Braga (AM).

A Hypera Pharma se manifestou sobre a ação. "Nesta manhã, há operação de busca e apreensão no escritório da Companhia em São Paulo para colher documentos relacionados à colaboração do ex-diretor de Relações Institucionais da Companhia, Nelson Mello. A Companhia reitera que não é alvo de nenhum procedimento investigativo, nem se beneficiou de quaisquer atos praticados isoladamente pelo ex-executivo, conforme já relatado ao longo do ano de 2016 em vários comunicados".

Segundo Mello, um lobista lhe informou que um emissário do senador o procuraria em 2014. Então, um sobrinho do senador, de nome Ricardo, pediu ajuda financeira à candidatura. Esse sobrinho seria Ricardo Lopes Augusto. "Pagou despesas de empresas que prestavam serviços à campanha de Eunício Oliveira; que ajudou mediante contratos fictícios", disse o executivo da Hypermarcas na delação.

A assessoria do senador Eunício Oliveira informou, por meio de nota, que não há nenhum envolvimento seu no caso: "ele não foi alvo da Operação Tira-Teima. Tampouco pessoas ou empresas ligadas a ele foram alvo, ou sequer abordadas", disse sua assessoria em nota. (Com informações das agências)

Red; DN