-->

quarta-feira, 2 de junho de 2021

CRUELDADE: Homem é preso suspeito de estuprar enteada de 1 ano, em Acaraú

 

Um homem, que não teve sua identidade revelada, suspeito de estuprar a própria enteada, de 1 ano de idade, foi preso em flagrante, na noite dessa segunda-feira (31), em Acaraú, cidade a 235 km de Fortaleza. Segundo relatos recebidos pelo Portal Vale do Acaraú, o estupro foi praticado dentro da residência onde vitima e acusado residiam, no bairro Bailarina. 

De acordo com os relatos, a mãe da criança de apenas 1 ano, teria se ausentado de casa por alguns minutos, e ao retornar, flagrou o homem, que é seu companheiro, acariciando a criança nas partes intimas. A PM foi acionada, onde compareceu ao local uma equipe do Força Tática. Os agentes policiais localizaram o suspeito, que foi encaminhado para a delegacia na cidade de Camocim, onde ele foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável.

Fonte: Portal Vale do Acaraú



Dono de hospital alugado pelo governo do AM recebe PF a tiros

 

A subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, afirmou que policiais federais que cumpriam mandados de prisão em uma operação contra desvios de recursos da Saúde do Amazonas foram recebidos a tiros pelo empresário Nilton Costa Lins Júnior. A informação foi dada por Lindôra durante o início da sessão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta quarta-feira (2).

Lins Júnior é um dos investigados da quarta fase da Operação Sangria, que mira possíveis fraudes na construção do hospital de campanha Nilton Lins, em local de propriedade do empresário.

A ação ainda tem como alvos nomes como o do governador do estado, Wilson Lima (PSC), e o do secretário de saúde, Marcellus Campêlo, que, segundo Lindôra, está foragido.

A informação foi dada aos ministros justamente no início da sessão que irá julgar se recebe a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o governador do estado, Wilson Lima, ex-secretários e empresários por supostas fraudes na compra de respiradores. Nesta manhã, a PF fez buscas na casa do governador.

No julgamento, o ministro Og Fernandes perguntou se houve vítimas no incidente, e a subprocuradora negou. O presidente do STJ, ministro Humberto Martins, lamentou o caso e disse que as providências “serão tomadas de forma rígida”.

– As questões judiciárias devem ser resolvidas através dos recursos, dos meios próprios, e não através da violência. Lamentamos e podemos dizer que ficamos tristes. Mas, com certeza, o Poder Judiciário, o relator Francisco Falcão… as providências serão tomadas de forma rígida – destacou.

A Operação Sangria 4 investiga formação de organização, fraude em licitações e desvio de verba pública na contratação do Hospital de Campanha Nilton Lins. O STJ já autorizou a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico do governador e do secretário de Saúde.

Profissionais da educação infantil da rede pública recebem a vacina contra a Covid-19 amanhã (03 )

 02/06/2021 - Secretaria de Educação - ASCOM

A prefeitura de Russas continua amanhã, 03, a imunização dos profissionais da educação contra a Covid-19. Seguindo a primeira etapa, desta vez serão imunizados os profissionais que trabalham na Educação Infantil (creches e pré-escola) das escolas públicas.

Além dos professores, deverão ser vacinados núcleo gestor, servidores administrativos, vigias e auxiliares de serviços gerais, lotados nas instituições de ensino.

Locais de Vacinação

A vacinação acontece em cinco polos, que receberão os profissionais da outras unidades de ensino que atendem o público da educação infantil. A vacinação acontece no horário das 7h às 13h. Os polos são:

POLO 01: Creche Afra

Escolas Francisco das Chagas / Escola Joana Alves / Escola Uirandé / Escola Adolfo José / Escola João Rebouças / Creche Afra /Escola Maria Martins.

POLO 02: CAIC

Escolas: CAIC / Escola Coração de Jesus / CEI – Ana rocha / Escola Margarida Alacoque.

POLO 03: Escola Inácio de Barros

Escola Padre Marcondes / Escola Waldemar Sousa / Escola Zina Moreira / Escola Inácio de Barros Escola São Gerardo.

POLO 04: Escola Tia Benilce

Escola Lino Gonçalves / Escola Agrícola Escola Luís Ferreira / Escola Nossa Sra. de Fátima / Escola Sérgio Rebouças / Escola Tia Benilce / Escola Ana Xavier.

POLO 05: Escola Raimundo Pelópidas

Escolas Raimundo Pelópidas / Escola Joaquim Simplício / Escola José Ricardo / Escola Nicolau Rodrigues / Escola Dr. José Martins / Escola Ciríaco Leandro.

Documentação

Para a vacinação, é necessário realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/) e apresentá-la de forma impressa no local de vacinação. Além disso, os profissionais devem levar: documento de identificação com foto, CPF, Cartão do SUS, contra-cheque ou declaração da escola e Declaração de Imunização, disponível no site Saúde Digital, que deve ser impressa e preenchida pelo profissional da educação.

De acordo com a Secretária de Educação, Professora Neíse Vieira, em uma segunda reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), realizada na tarde de ontem (01), que voltou a tratar sobre a obrigatoriedade da Declaração de Imunização, ela afirma que o Ministério Público Estadual (MPCE) e o Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE), mantiveram a decisão de condicionar a vacinação do profissional a assinatura desse termo.


Aulas presenciais

Ainda de acordo com a Secretária de Educação, a CIB também garante que as aulas presenciais só retornem devidamente autorizadas pelo Decreto da Autoridade Sanitária do Estado e do Município. “Queremos deixar os profissionais tranquilos quanto a isso, porque o retorno das aulas presenciais será mediante a condição epidemiológica do município diante da pandemia de Covid-19. Estamos cientes da responsabilidade que temos com a vida das pessoas”, afirmou Professora Neíse.

Após a conclusão da vacinação dos profissionais da educação infantil, será divulgada uma nova data para a vacinação dos profissionais das séries iniciais (1º ao 5º ano).

Novo decreto mantém as medidas de isolamento social rígido contra a Covid-19, com liberação de algumas atividades econômicas.

 

A Prefeitura de Russas publica novo decreto que mantém as medidas de isolamento social rígido contra a Covid-19, com liberação de algumas atividades econômicas e tem validade até 6 de junho de 2021. Saiba como podem funcionar as diversas atividades econômicas no nosso município.

PROIBIDO 
– Aglomeração de pessoas em quaisquer espaços privados ou públicos, tais como calçadas, ruas, praças, calçadões, areninhas, ginásios, quadras; esportivas;
– Som automotivos, como paredões de som, e equipamentos sonoros portáteis;
– Consumo de bebida alcoólica em espaços públicos;
– Circulação de pessoas de segunda à domingo, das 22h às 5h em espaços públicos;
– Aluguel de sítios;
– Prática esportiva coletiva, com mais de três pessoas;
– Festas e eventos, de qualquer tipo, em ambientes fechados e abertos;
– Museus e outros equipamentos culturais, público e privado;
– Feiras, feirões, e exposições de qualquer natureza, tanto em locais abertos como fechados, públicos ou privados.

LIBERADO 
Funcionamento de Instituições religiosas, prática esportiva e academias
– Celebrações presenciais até as 20h (de segunda à sexta) e até as 17h (sábado e domingo), com limite de 40% da capacidade e seguindo em protocolos sanitários;
– Uso de espaços públicos abertos exclusivamente para a prática esportiva individual, envolvendo a reunião de até 03 (três) pessoas;
– Academias de 5h às 21h (de segunda à sexta) e de 05h às 16h (aos sábados)
prática de atividades individuais, com agendamento, limite de 25% da capacidade simultaneamente e observados todos os protocolos sanitários.

Comércio, serviços e locais de alimentação fora do lar
– Comércio de rua e serviços, de 07h às 16h;
– Restaurantes e locais de alimentação fora do lar, 10h até às 21h;
Obs. Todos com limitação de 40% da capacidade de atendimento simultâneo e regras de protocolo sanitário previstas para o setor.

Restaurantes, Hotéis, Pousadas e afins
– Permissão de música ambiente, inclusive com músicos, e proibido espaço para dança e qualquer outra atividade que caracterize festas em restaurantes e afins;
– Limitação seis pessoas por mesa nos restaurantes e afins;
– Limitação do atendimento a consumo no local ou viagem, não permitir pessoas em pé, inclusive na calçada;
– Proibição de fila de espera na calçada.

 Autoescola
– Autoescolas: aulas práticas no horário de 6h às 18h, de segunda a sexta-feira, e de 6h às 19h, no sábado e domingo, com prévio agendamento e atendimento dos protocolos sanitários;

O descumprimento das regras deste Decreto sujeitará o responsável por às sanções civil, administrativa e criminal cabíveis.

 

Baixe o decreto no link abaixo.

DECRETO Nº 071_2021 DE 31 DE MAIO DE 2021 – MUNUTENÇÃO DE MEDIDAS DE ISOLAMENTO CONTRA A COVID 19

DECRETO Nº 072_2021 DE 31 DE MAIO DE 2021 – FERIADO CORPUS CHRISTI 

Semus divulga boletim geral dos casos de Covid-19 no município referente ao mês de maio.

 

A Secretaria Municipal da Saúde de Russas (Semus), através da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, informa sobre a situação epidemiológica da doença causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) no município de Russas.

Em Russas, até 31 de maio de 2021, foram confirmados 9.431 casos de COVID-19. Para todos os casos, o critério utilizado para confirmação é o laboratorial. Destes, 6.987 (74%) são residentes na área de abrangência das Equipes de Saúde da Família (ESF) da zona urbana e os demais são da área de abrangência rural do município. Até o momento, registramos 174 óbitos confirmados pela doença, representando uma letalidade de 1,84%. Confira os números por ESF:

 

Perfil epidemiológico

Dentre os casos confirmados, 5.845 (62%) estão na faixa etária de 20 a 49 anos, a que apresenta maior prevalência em ambos os sexos. As mulheres foram mais acometidas, representando 54,4% das infecções pelo COVID-19.

Consulte a situação epidemiológica de Covid-19 no município atrás do link abaixo:

BOLETIM MENSAL MAIO COVID

Marido desesperado "vela" o corpo da esposa no meio da rua no RJ

 

Auxiliar de limpeza, Cristiane Pedro Gomes, de 42 anos, voltava para casa depois de um dia de trabalho. Ela estava no ponto de ônibus em frente ao Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Caju, zona portuária do Rio de Janeiro, quando passou mal, nesta terça-feira (1º).

Com falta de ar, a mulher desmaiou. Pessoas que estavam no ponto de ônibus e policiais militares que passavam pela região conseguiram reanimá-la. A mulher passou o contato do marido e do filho. Em seguida, ela teve outro mal súbito e morreu. Cristiane sofria de hipertensão.

Alexandre Graciano, marido de Cristiane (veja foto dos dois abaixo), viveu a dor de perder a esposa de forma repentina. Somou-se a isso a dificuldade para remoção do corpo. O caso ocorreu por volta das 18h e o corpo de Cristiane só foi levado do local às 8h50 de hoje.

Neste intervalo de quase 15 horas, Alexandre conta que uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) atestou o óbito, mas não pôde levar o corpo do local. O homem ligou para o Instituto Médico Legal (IML), mas ninguém apareceu. A Polícia Civil afirmou que ele deveria pedir a remoção para o Samu ou Defesa Civil.

O homem foi ‘jogado’ de um lado para o outro, enquanto “velava” o corpo da esposa no ponto de ônibus. Um saco azul cobria o corpo de Cristiane. Só nessa manhã, depois de o caso ser exibido no Bom Dia Rio, da TV Globo, é que houve a remoção. Uma amiga de Cristiane entrou em contato com o telejornal pelo WhatsApp. Não foram divulgadas informações sobre o velório e o enterro.

(G1/i7News)



Bolsonaro chama senador Renan Calheiros de “PhD em corrupção"

 

Em conversa com apoiadores em Brasília, na noite de terça-feira (1°), o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar o relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL). De acordo com o presidente, o parlamentar é “PhD em corrupção” e o relatório que será feito por ele no colegiado “não dá nem para colocar no banheiro, porque estará mais sujo do que o papel higiênico”.

– Hoje estava lá a Nise Yamaguchi, uma estudiosa do assunto. E estava sendo humilhada, uma covardia, uma covardia. Um cara com 17 inquéritos no Supremo, PhD em corrupção e tentando fazer…Olha só….Olha que ridículo, ficaram uma hora batendo na Nise – disse o presidente ao comentar sobre a ida de Nise Yamaguchi à CPI.

O presidente disse ainda acreditar que a CPI não vai investigar desvios de dinheiro público destinado ao combate à pandemia porque o colegiado “não vai apurar a especialidade do Renan”.

– Impressionante as perguntas que fazem na CPI, em uma clara demonstração de que não tem do que acusar. Agora eu quero ver a ministra Rosa Weber, por que os governadores entraram com uma ação no Supremo para que não fossem chamados na CPI, vamos ver o que acontece. O próprio Renan falou há algumas semanas: “Essa CPI não vai apurar desvio de recursos” – completou.

(Pleno News)



Russas CE; plantão policial


LIMOEIRO DO NORTE LESÃO A BALA

Por volta das 06h30min de ontem, no Bairro Antônio Holanda de Oliveira em Limoeiro do Norte, DARLIEUDO MACIEL SOUZA, 33 anos, foi lesionado a bala. Segundo a vítima, 02 (dois) homens em uma moto chegaram e efetuaram disparos contra o mesmo, em seguida fugiram. A vítima foi socorrida ao hospital.

LIMOEIRO DO NORTE ACIDENTE DE TRANSITO COM VÍTIMA FATAL

Por volta das 18h de ontem, no Sítio Bom Fim em Limoeiro do Norte, ocorreu um acidente de trânsito tendo como vítima fatal, a pessoa de IRENE GOUVEIA ALVES, 57 anos. A mesma conduzia uma moto quando tentou desviar de um ciclista, perdeu o controle da moto e chocou-se contra um poste. Devido ao forte impacto a mesma veio a óbito no local. 

RUSSAS TCO POR CONSUMO DE ENTORPECENTE E DESACATO

Por volta das 21h30 de ontem, no centro de Russas, mais precisamente na praça do estudante, policiais militares da Força Tática (FT), realizavam patrulhamento quando observaram alguns indivíduos em atitudes suspeitas e resolveram realizar abordagem. Durante a abordagem, um dos indivíduos começou a desacatar a equipe policial, um segundo indivíduo na abordagem foi encontrado uma pequena quantidade de maconha. Diante dos fatos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.


 Fonte; PM CE

Grave acidente deixa duas pessoas mortas no município de Quixeramobim

 Um grave acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (1º) na CE-060, em Quixeramobim, deixou pelo menos duas pessoas mortas e outra ferida.

De acordo com as primeiras informações, o acidente aconteceu nas proximidades da comunidade de Caraúno, quando um veículo de placa de Pedra Branca, acabou saindo da pista, capotando diversas vezes e caindo em um pequeno barranco.

No veículo, estavam três pessoas e todas elas ficaram presas as ferragens, sendo que duas delas infelizmente acabaram vindo a óbito no local. Equipes da Autarquia Municipal de Trânsito e do Corpo de Bombeiros ajudaram no resgate das vítimas. Os nomes dos ocupantes do veículo não foram divulgados pelas autoridades.


Brasil recebe mais 936 mil doses da vacina da Pfizer

 

O Ministério da Saúde informou que recebeu hoje (1º) um lote de doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19, com 936 mil doses. O desembarque ocorreu nesta noite, no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

Ao longo desta semana, a previsão da pasta é que 2,3 milhões de doses do imunizante cheguem ao país, em um total de três voos. Até o final do mês, a estimativa é de que 12 milhões de doses da vacina cheguem ao país.

Armazenamento

No dia 28 de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou que as vacinas da Pfizer/BioNTech poderão ficar mais tempo dentro das salas de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), após decisão sobre novas condições de conservação e armazenamento do imunizante no Brasil.

A partir de agora, a vacina poderá ficar até 31 dias refrigerado entre +2ºC e +8°C, que é a faixa de temperatura mais comum na rede pública de saúde dos municípios. Anteriormente, a orientação era de que os imunizantes da Pfizer fossem aplicadas em até cinco dias quando chegassem nas salas de vacinação.

A decisão atendeu a um pedido da farmacêutica, que apresentou à agência reguladora estudos que apontam que as doses podem ficar armazenadas em uma temperatura mais alta por um período maior.

O Ministério da Saúde informou que o imunizante da Pfizer é diferente de outros insumos adquiridos e distribuídos no SUS e que os chamados ultrafreezers são os mais indicados para o armazenamento da vacina. Nesses equipamentos, as doses ficam guardadas entre -90ºC e -60ºC, o que permite que durem por seis meses.

As vacinas são armazenadas no Centro de Logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos, nessas baixíssimas temperaturas assim que chegam ao Brasil e os estados estão recebendo o imunizante entre -20°C e -15°C, segundo a pasta.

(AgBr)