-->

quinta-feira, 13 de julho de 2023

Homem é preso no interior da Bahia por estuprar sogra de 90 anos

 O criminoso gravou e divulgou cenas em que estupra a idosa, que é debilitada e tem problemas psicológicos.

Um homem foi preso em Casa Nova, no interior da Bahia (BA), por estuprar a sogra de 90 anos, que é debilitada e tem problemas psicológicos. O caso ocorreu na tarde de quarta-feira (12).

Os policiais da Delegacia Territorial local receberam a denúncia do crime e prenderam o criminoso. O homem estava trabalhando no momento, no Distrito de Santana do Sobrado.

“O homem, além de violentar a idosa, gravou imagens e divulgou. Os familiares tomaram conhecimento das imagens e fizeram a denúncia. Solicitamos ao Judiciário o mandado de prisão, que foi expedido e cumprido”, disse Arnóbio Soares, delegado titular de Casa Nova.

Após ser detido, o estuprador foi encaminhado à sede da unidade policial, onde foi ouvido e será encaminhado para a carceragem, ficando à disposição da Justiça.

A idosa de 90 anos passou por exames periciais.

(Gazeta Brasil)
Foto ilustrativa

Governo Lula insiste em punições para militares, gerando desconforto entre as Forças Armadas

 QUINTA-FEIRA, JULHO 13, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Em uma reunião convocada pelo Ministro da Justiça, Flávio Dino, líderes governamentais e militares se reuniram para debater questões críticas, incluindo a punição de militares envolvidos nos atos de 8 de janeiro. A reunião, realizada na última segunda-feira (11), contou com a presença do Ministro da Defesa, José Múcio, o Comandante do Exército, General Tomás Paiva, e o Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Apesar de os militares estarem sob investigação judicial, com uma decisão de fevereiro do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, apontando que a Corte, e não a Justiça Militar, é responsável pelo julgamento dos militares envolvidos, as Forças Armadas e o Ministério da Defesa ainda relutam em adotar qualquer punição administrativa antes da conclusão dos julgamentos.

A segurança presidencial e de outras autoridades do governo também foi um tema importante da discussão. Em resposta à decisão do mês passado do presidente Lula de que a segurança seria dividida entre civis e militares, mas liderada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), a Polícia Federal expressou insatisfação com a perda de sua liderança nesse aspecto. Janja da Silva, a primeira-dama, expressou o desejo de manter os atuais policiais federais como parte de sua equipe de segurança.

Uma questão adicional levantada durante a reunião foi o novo decreto proposto para a regulamentação de armas, redigido por um grupo associado ao Ministério da Justiça. Este decreto propõe transferir o controle de caçadores, atiradores e colecionadores de armas, conhecidos como CACs, do Exército para a Polícia Federal – uma mudança à qual o Exército se opõe. A proposta está atualmente sob análise na Casa Civil.

(Hora Brasília)



Violência contra comunicadores no Ceará: uma ameaça à liberdade de expressão

 QUINTA-FEIRA, JULHO 13, 2023  NENHUM COMENTÁRIO

Nos últimos anos, o Ceará tem registrado casos de assassinatos de comunicadores que denunciavam irregularidades, corrupção e violência em suas regiões. Esses crimes representam uma grave violação à liberdade de expressão e à democracia, além de gerar medo e intimidação entre os profissionais de imprensa.

Um dos casos mais emblemáticos foi o do radialista Gleydson Carvalho, morto com três tiros dentro do estúdio da Rádio Liberdade 90,3 FM, em Camocim, no dia 6 de agosto de 2015. Ele apresentava um programa de notícias e opinião, no qual fazia críticas a políticos da região.
Três pessoas foram condenadas por esse assassinato: Francisco Pereira da Silva, apontado como o mandante; Thiago Lemos da Silva, que invadiu o estúdio e atirou na vítima; e Regina Rocha Lopes, que dirigiu o carro usado na fuga. Eles receberam penas que variam de 21 a 25 anos de prisão. Outros dois suspeitos ainda estão foragidos.

Outro caso que chocou o Estado foi o do ativista ambiental e político Inácio Rocha de Araújo Júnior, conhecido como Jota, morto a tiros enquanto trabalhava em seu salão de beleza, em Fortaleza, no dia 28 de agosto de 2019. Ele era um dos criadores do personagem, a galinha Fiorela, usada para fazer críticas ao governo municipal de Granja. Jota tinha mudado de Granja para Fortaleza há pouco tempo, alegando receber ameaças de pessoas ligadas ao poder público. A Polícia Civil investigou a hipótese de crime político, mas não divulgou o resultado das apurações.

Em Senador Sá, o radialista Gerson Ferreira foi assassinado a tiros em sua casa, no dia 25 de abril de 2023. Dos quatro suspeitos, dois morreram após troca de tiros com a polícia e os outros dois foram encaminhados a uma unidade de saúde. A motivação do crime não foi esclarecida pela polícia.

Em Fortaleza, o advogado Francisco Di Angelis Duarte de Morais, foi morto a tiros em frente à sua casa, no dia 6 de maio de 2023. Ele atuava no grupo de comunicação do jornalista Donizete Arruda. Após 11 dias a polícia civil prendeu três suspeitos em Fortaleza, Caucaia e Eusébio. A polícia suspeita que o crime tenha relação com a atividade profissional da vítima.
Embora esses casos recentes exponham um panorama preocupante, a violência contra comunicadores não é uma novidade no Ceará. Remontando a 1924, o assassinato de Deolindo Barreto destaca-se como um triste marco histórico. Deolindo, crítico ferrenho da política sobralense, foi assassinado aos 44 anos de idade, no interior da Câmara Municipal de Sobral. Junto à escadaria, onde foi alvejado com dezenas de tiros. Mesmo tendo sido socorrido e recebido assistência em casa, faleceu três dias depois. O legado sombrio de sua morte ainda ecoa na memória coletiva do Estado.

Os assassinatos de comunicadores no Ceará são um sinal alarmante de uma sociedade em que o livre exercício da imprensa e a liberdade de expressão são ameaçados. É crucial que as autoridades intensifiquem esforços para investigar e punir os responsáveis ​​por esses crimes, garantindo assim a segurança e a liberdade de atuação dos profissionais de imprensa.

A luta pela justiça e pela proteção dos comunicadores no Ceará deve ser uma prioridade, para que as vozes que defendem a verdade e a transparência possam continuar a ecoar, sem medo de represálias. Somente assim poderemos construir uma sociedade mais justa e duradoura, onde a imprensa desempenhe seu papel vital na busca pela verdade e pela garantia dos direitos fundamentais.

Russas - CE plantão policial

 


RUSSAS ROUBO A PESSOA  

Dia 12/07/2023 (quarta-feira), por volta das 23h35min, recebemos uma ligação via 190, informando que, as margens da BR 116, mas precisamente ao lado do posto FAN, um homem teria sido vítima de roubo. De pronto a VTR CP 1041 foram até o local e encontraram o senhor Jose, o mesmo relatou aos policiais que estava dormindo em seu caminhão quando acordou para urinar e foi surpreendido pelo um homem (transexual) armado de faca, sendo que esse já responde por homicídio ART. 121 em 2017. Segundo a vítima foi forçado a entrar no caminhão e passou duas horas sendo coagido a entregá-lo dinheiro, conseguindo tomar um PIX de 1000 reais e 130 em vale-refeição. A composição orientou a vítima a fazer um B.O na delegacia e foram feitas várias rondas a fim de encontrar o infrator mais até o momento sem êxito. 

LIMOEIRO DO NORTE RECEPTAÇÃO – ART.180 (LEI 2848)  

Dia 13/07/23 por volta das 17;50min, a equipe RP1932 Força Tática 01, estavam em patrulhamento pelo bairro Santa Luzia em Limoeiro do Norte, quando ao passar pela rua Francisco Holanda de Oliveira, perceberam uma motocicleta em frente a uma residência com sua placa com características fora do regulamento de trânsito. Ao iniciar a verificação dos dados apareceu o dono do referido veículo. Ao solicitar os documentos, o proprietário apresentou uma falsificação grosseira de uma (Transferencia) e um (DUT) como se fossem verdadeiros pertencentes ao veículo Ao perceber a falsificação clara e evidente do referido documento foi constatado que o Chassi e numero do Motor estavam remarcados com a intenção de falsificá-los. Diante dos fatos foi para DRPC de Russas, onde o mesmo foi autuado no artigo 180 código penal – (DEC. LEI 2848). - 

Fonte; PM CE