-->

sábado, 1 de outubro de 2022

O que pode e o que não pode no dia da eleição

 

É proibido entrar na cabine de votação com celular e portar armamentos a menos cem metros da seção eleitoral. Veja os outros critérios estabelecidos pela Justiça Eleitoral.

Para conseguir registrar o seu voto é preciso seguir alguns critérios estabelecidos pela Justiça Eleitoral. Além de ser proibido entrar na cabine portando celular ou qualquer equipamento de que possa comprometer o sigilo do voto, os eleitores não podem se manifestar de maneira coletiva, bem como promover aglomerações usando vestuário padronizado.


Roupas e manifestações ideológicas

A regra também vale para os mesários, que são impedidos de usar vestimentas ou objetos que caracterizem propaganda de partido político, federação, coligação ou candidatos. Distribuir camisetas, descartar panfletos em vias públicas e fazer boca de urna (toda e qualquer propaganda eleitoral) também são vetados no dia da eleição.

No entanto, o eleitor pode se manifestar de maneira individual e silenciosa, usando camisetas, bandeiras, broches, emblemas e adesivos. A famosa "cola" também é permitida e o eleitor pode entrar na cabine levando consigo um papel com anotações ou o "santinho político".

Posso votar de bermuda e chinelo? A resposta é simples: sim. As regras determinadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não proíbem a utilização de nenhum dos dois itens.

No entanto, convém ficar atento: é proibido entrar nas zonas eleitorais sem camisa ou trajando roupas de banho, como biquíni, maiô ou sunga.


Ajuda na hora de votar

Também é permitido pedir ajuda aos mesários, mas somente a respeito da ordem de votação, nunca sobre o voto. Caso seja necessário, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida pode ser auxiliado por pessoa de sua escolha, sendo permitido inclusive que o ajudante digite os números na urna. O auxiliar deverá se identificar perante a mesa receptora de votos.


Porte de arma

É proibido o porte de armamento a menos de 100 metros da seção eleitoral, mesmo que possua porte legal de armas ou licença estatal. Só será permitido aos integrantes das forças de segurança quando autorizados ou convocados pela autoridade eleitoral competente.


Horário de votação

Uma das novidades das eleições 2022 será a unificação do horário de votação em todo o país. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário da capital federal. Portanto, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal.

Fonte: G1

PAGUE SUA CONTA DE LUZ, AGUA, BOLETO EFAÇA O SEU SAQUE AQUI!.  AVES & RAÇÔES

Gusttavo Lima declara apoio a Bolsonaro em show nos EUA

 

O cantor Gusttavo Lima declarou publicamente apoio ao presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), durante show em Miami, nos Estados Unidos, na noite desta sexta-feira (30). O sertanejo exibiu a bandeira do Brasil e fez o gesto de “22” com as mãos, enquanto o público gritava “mito”.

– Saúde para todos nós, para todos os brasileiros – exclamou o artista.

Bolsonaro agradeceu o apoio do cantor e compartilhou vídeo do momento em sua rede social.

– O Embaixador e o povo já decretaram! Neste domingo, é 22 para o Brasil seguir no caminho da liberdade e da prosperidade! Valeu, @gusttavo_lima! – escreveu o chefe do Executivo

Homem desaparecido em Russas - CE

 

Encontra se desaparecido o senhor Fabio Adriano da Silva que saiu de casa desde o dia 29 de setembro 2022, O mesmo teria saído de casa para receber e participar de uma palestra institucional na empresa onde trabalha. A informaçôes de que Fabio após receber o dinheiro e assistir a palestra, teria ficado com o seu encarregado e companheiros de trabalho, mais desde essa data não retornou para casa. Segundo sua companheira e casada com ele a 20 anos e tem duas filhas e um enteado e que o mesmo não tem parentes em Russas e é natural de Palhano.  


Blog; Erivando Lima


Russas - CE plantão policial 1ºBPM

 


ITAIÇABA RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO COM QUEIXA DE ROUBOFURTO

Dia 30/09/2022 (sexta-feira), por volta das 09h30min, por meio de informação via 190, o policiamento do destacamento de Itaiçaba conseguiu localizar as margens da CE 123 em uma estrada de terra, uma motocicleta desmontada, motocicleta sendo PLACA HYX 7259 DO MUNICÍPIO DE ARACATI-CE, MODELO HONDA/CG 125 FAN, ANO 2008 DE COR PRETA, que o veículo possui queixa de roubo e furto, o policiamento seguiu a DPC de Aracati para adoção das medidas cabíveis.

LIMOEIRO DO NORTE PRISÃO POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

Dia 29 de Setembro de 2022, aproximadamente às 18h, a equipe Raio após receber uma denúncia anônima que um indivíduo estava de posse de uma espingarda calibre 12 em sua casa. O mesmo responde pelo art. 12 da lei do desarmamento. Sendo assim a equipe se deslocou até sua residência no sítio Bom FIM, zona rural de Limoeiro do Norte/Ce, para averiguar a informação, e ao chegarmos ao local o mesmo foi visualizado e identificado. Após ser indagado pela posse dessa espingarda calibre 12, o mesmo negou que a tivesse, mas confessou que tinha um revólver Taurus calibre 38, disse que a arma estava no seu guarda-roupas e pediu para a equipe acompanhá-lo até o local, sendo encontrado o revólver no local informado. Sendo assim, foi dado a voz de prisão, e o mesmo foi conduzido para os procedimentos cabíveis na DRPC de Aracati.

LIMOEIRO DO NORTE PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS E POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO.

Dia 30/09/2022, por volta das 05h, recebemos uma ligação via 190 informando de um possível tráfico de drogas na rua Baldenio de Freitas bairro Bom Nome, Limoeiro do Norte-CE, que de imediato os PMs compareceram ao local e constataram a veracidade dos fatos, onde se encontrava um casal, no local foi apreendido em posse dos mesmos uma espingarda cal 12 fabricação caseira, dois cartuchos cal 12 intactos, uma trouxinha de maconha e a quantia de R$ 371,00 em dinheiro.

QUIXERÉ PRISÃO COM BASE NA LEI MARIA DA PENHA.

Dia 30/09/2022, por volta das 10h15min, o efetivo de reforço da Operação Eleições que realizava policiamento a pé na Praça da Matriz no Centro da cidade, foi informado por uma mulher de que estava em sua casa, e ao tentar encerrar sua relação afetiva com seu companheiro, este veio a não concordar com a separação proposta por sua companheira, vindo então a agredi-la, lesionando-a na parte da cabeça, e quebrar vários de seus pertences e móveis da vítima para impedir que fizesse sua mudança para outra residência. Foi acionada então a equipe da VTR que fez deslocamento ao endereço indicado, onde constatou o fato. Diante do ocorrido, foi dada voz de prisão ao suspeito, sendo encaminhado juntamente com a vítima para a Delegacia Regional de Russas para que depois de apreciado o caso, fosse lavrado o Auto de Prisão em Flagrante Delito em desfavor do indivíduo com base no artigo 21 da Lei de Contravenções Penais e do artigo 7° da Lei de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, ficando então à disposição da Justiça.

LIMOEIRO DO NORTE ACIDENTE DE TRÂNSITO/PRISÃO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE  

Dia 30/09/2022, por volta das 14h, na rua Sabino Roberto de Freitas com Emanoel Saraiva, centro de Limoeiro do Norte, próximo a padaria Sales, ocorreu um acidente tipo atropelamento entre uma motocicleta e uma bicicleta. A moto Honda CG 150 Fan, de cor preta, conduzida por um homem com sintomas de ter ingerido bebidas alcoólicas. A bicicleta estava sendo conduzida também  por um homem. A patrulha da RP compareceram ao local, onde realizaram a condução do motociclista ao posto da PRE para a realização do teste do bafômetro, onde foi constatado a quantidade de 1,14 g/l, de imediato foi dada voz de prisão ao infrator e fora conduzido a DRPC de Russas, onde foi realizado o flagrante com base nos Arts. 306 do CTB pelo delegado.

QUIXERÉ ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA LESIONADA

Dia 30/09/2022, por volta das 18h20min, o efetivo do Destacamento de Quixeré foi informado via telefone 190 de que houve um grave acidente de trânsito numa estrada do Sítio Rasteira 1, próximo à curva de Lineu, no Distrito de Lagoinha, Quixeré/CE. A equipe da VTR compareceu ao local e constataram a veracidade do fato. Segundo informações de populares, o jovem estava guiando uma motocicleta Honda Bros, de cor preta, quando teria perdido o controle numa curva vindo ao solo e lesionando com gravidade sua cabeça. Foi de imediato acionada a ambulância de resgate do município, que realizou os primeiros socorros e a condução da vítima para o Hospital Municipal, mas que segundo informações, devido à gravidade dos ferimentos a vítima seria transferida para o IJF em Fortaleza/CE. 

TABULEIRO DO NORTE PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS

Dia 30/09/2022, às 16h30min, RAIO Tabuleiro do Norte, receberam informações anônimas que na rua Antônio Pio Gadelha, São Vicente, moradores realizavam tráfico de drogas no local. De pronto se deslocaram até o local para verificar a denúncia. Ao chegarem ao local, foi chamado o morador da residência, e depois de consultado no sistema de informações policiais, constatou possui vasta ficha criminal respondendo por corrupção de menores, homicídio, roubo, receptação, porte ilegal de arma de fogo, bem como crime de trânsito. O mesmo quando indagado sobre a denúncia de tráfico de drogas em sua casa, de pronto autorizou a entrada da equipe para averiguações, onde no local foram encontrados drogas pelo chão e em cima do telhado da varanda da residência. Foram apreendidos 07(sete) gramas de crack, 33 (trinta e três) gramas de cocaína, 44 (quarenta e quatro) gramas de maconha, a quantia de dinheiro em espécie de R$ 1.960,00 e 02 celulares. De imediato foi dado voz de prisão em flagrante, onde foi conduzido para a DPC de Russas.

Fonte; PM CE