-->

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Homicídio a bala em Quixeré


Um homem identificado como Francisco Vanderson, pedreiro, idade não revelada, tombou sem vida na localidade de Água Fria, rua José Gonçalves Ferreira Lima, rua da creche, em Quixeré (CE) após ser alvejado com disparos de arma de fogo. A polícia e a perícia forense foram acionados para tomar  as medidas cabíveis. 

Dois meses depois, AL instala "de novo" CPI do Dpvat


O presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque (Pros), anunciou nesta terça-feira, 15, a instalação e início dos trabalhos da CPIque investigará fraudes no seguro Dpvat. É a 2ª vez que a Casa divulga o “começo” do grupo, que já havia sido anunciado em julho. Para oposição, a base aliada “enrola” e tenta ganhar tempo para evitar outra CPI que quer investigar o Acquario Ceará.

Do anúncio de nove de julho até esta terça-feira, único avanço no grupo do Dpvat foi a escolha dos nove deputados que integrarão a CPI. Antes disso, a comissão já havia aguardado – entre março e julho – por parecer da Procuradoria Legislativa da Casa. A longa espera pelo documento motivou inclusive projeto que tenta criar prazo fixo para pareceres da procuradoria da Casa.

Nesta terça, Zezinho anunciou reunião, na terça-feira da semana que vem, 22, que irá iniciar a escolha do presidente e do relator da comissão. As investigações em si ainda não tem prazo para terem início.

Comissão relâmpago

Instalação da CPI do Dpvat provoca polêmica no Legislativo. Segundo a oposição, o grupo faz parte de três “comissões relâmpago” apresentadas pela base do governo para lotar a pauta e evitar a instalação de comissão para investigar obra do Acquario Ceará. O deputado Audic Mota (PMDB) tem cobrado a instalação de outras CPIs na fila da Casa.

Autor do pedido da CPI do Dpvat, José Sarto (Pros) afirma que seu pedido é "sólido" e baseado em diversas notícias veiculadas na imprensa cearense sobre o tema. Membros da base aliada tem rejeitado qualquer iniciativa no sentido de barrar a CPI do Acquario.

O que é Dpvat

O seguro sobre Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre (Dpvat) é um seguro obrigatório, bancado por imposto próprio e parte do IPVA, que ampara acidentes de trânsito em todo o território nacional. Nos últimos anos, tem sido recorrentes ações da polícia para coibir fraudes no seguro.

Para a instalação da CPI do Acquario, a Assembleia ainda precisa instalar e concluir o trabalho das CPIs do Dpvat, do narcotráfico e da exploração sexual.


O POVO Online

Trabalhador morre após cair de andaime em obra da Companhia Siderúrgica do Pecém


O montador de andaime Lucimauro Castilho de Souza, 41, natural do Pará, morreu após queda de um andaime, na noite dessa segunda-feira, 14, em uma obra da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), em São Gonçalo do Amarante, 60,1 km de Fortaleza. Ele caiu, durante a desmontagem de um andaime, de uma altura de cinco metros, segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral no Estado do Ceará (Sintepav-CE).


De acordo com o sindicato dos trabalhadores, o acidente ocorreu por volta das 18 horas, e Lucimauro foi encaminhado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade. A mulher de Lucimauro vem à capital cearense e acompanhará o traslado do corpo do marido. 

Um funcionário da CSP, que preferiu não se identificar, informou que a empresa estava fechada durante a manhã desta terça-feira, 15. O POVO Online entrou em contato com a empresa, que disse que vai se posicionar em breve.

O Sindicato dos Trabalhadores em Montagens Industriais (Sintramonti-CE) publicou nota de pesar pela morte de Lucimauro. "Estamos com uma equipe da entidade acompanhando todas as providências necessárias. Desde emissão do CAT - documento oficial de acidentes de trabalho - até a chegada da família para o translado do corpo, visto que o trabalhador era do Estado do Pará", completou.

O POVO Online

Detento é assassinado na Cadeia Pública de Viçosa do Ceará


Por volta das 3h45min da manhã desta terça-feira, 15, um detento da Cadeia Pública de Viçosa do Ceará foi assassinado a tiros. Jonhys da Silva Brígido foi vítima de quatro homens encapuzados que efetuaram diversos disparos na cela onde ele estava, conforme depoimento repassado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) de um agente penitenciário que estava de plantão.

A Sejus ainda informa, por meio de nota, que o grupo invadiu a cadeia após pular o muro do recinto. Apenas Jonhys foi atingido pelos disparos, segundo a Sejus.

A vítima já havia sofrido ameaças anteriormente, conforme a Sejus, que não informou o motivo das intimidações. Ele respondia por homicídio. Jonhys havia fugido da Cadeia Pública de Viçosa em 28 de julho, tendo sido recapturados ainda no mesmo dia.

O caso é investigado pela Delegacia Municipal de Viçosa do Ceará. Nenhum suspeito do crime foi identificado ou preso até o momento.

O POVO Online

Acidente deixa motociclista preso em boleia de caminhão no Cariri


Um grave acidente foi registrado na Avenida Padre Cícero, na cidade de Juazeiro do Norte, interior do Ceará, na tarde desta segunda-feira (14). Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE-CE), um motociclista ignorou a sinalização e acabou entre a boleia e a carroceria de uma carreta.

De acordo com a PRE-CE, testemunhas afiram que o motociclista estava em alta velocidade e não respeitou a sinalização no momento em que o caminhoneiro estava fazendo o retorno, ocasionando o acidente. O motociclista foi socorrida para Hospital Regional do Cariri e, segundo familiares, sofreu algumas fraturas, mas passa bem.

G1/CE

Novo motim é registrado no São Miguel; dois quartos foram danificados


Um princípio de motim foi registrado na tarde desta segunda-feira, 14, no Centro Educacional São Miguel, no bairro Passaré. Segundo a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), não houve fuga, nem feridos, mas dois quartos da unidade foram danificados.

A confusão envolveu cerca de 40 a 50 garotos, mas a STDS não soube informar o motivo, nem se são os mesmos jovens responsáveis pelo último motim no local. De acordo com a pasta, a situação está sendo investigada e acompanhada de perto pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), Tribunal de Justiça do Estado (TJ-CE) e Defensoria Pública.

A STDS informou que a confusão “resolveu-se internamente”, e por volta das 18 horas a situação já havia sido contornada.

Fuga em massa

No último dia 28 de agosto, 68 adolescentes fugiram do São Miguel. Na ocasião, os internos quebraram grades e incendiaram colchões. O motim teve início depois dos internos reclamarem que dois adolescentes estavam passando mal. Enquanto os jovens eram socorridos, os educadores do Centro foram rendidos e ocorreu a fuga.

O Povo Online

Ciro Gomes assina ficha de filiação ao PDT


O ex-governador Ciro Gomes se filia amanhã ao PDT com status de pré-candidato presidencial para a eleição de 2018. A filiação ocorre paralelamente à do irmão Cid Gomes e do restante do grupo político que também deve trocar o Pros pelo partido trabalhista até o final do mês. O evento isolado em Brasília se justifica, segundo aliados, pela “liderança nacional” de Ciro já que ele foi ministro e candidato presidencial por duas vezes.

“A filiação isolada é para mostrar que ele não é apenas mais um cearense se filiando, mas um nome nacional. A nossa pretensão é que ele tente se viabilizar como candidato”, afirma o deputado e aliado Sérgio Aguiar (Pros).

Apesar de não ter definido ainda sua saída ou permanência do Pros, o líder da legenda na Câmara dos Deputados, Domingos Neto, afirma que a cerimônia tem um foco em 2018. “Fazer (o evento) aqui em Brasília demonstra que tem um caráter nacional”.

Já Cid Gomes, que também tomou projeção nacional após passagem relâmpago pelo Ministério da Educação, deverá se filiar em evento no Ceará, no dia 28. O objetivo do irmão mais novo de Ciro seria valorizar a filiação do grupo com sua presença no evento.

Ainda há a possibilidade de lideranças políticas de outras legendas acompanharem o movimento de vereadores, deputados e prefeitos ligados ao Pros para fortalecer o pedetismo no Estado.

Heitor no PSB

Definida a data de migração dos Ferreira Gomes, o deputado Heitor Férrer afirma que deverá se filiar formalmente ao PSB no dia seguinte da chegada do prefeito Roberto Cláudio ao PDT. 

“Eles se filiam dia 28? Então eu faço (a filiação) imediatamente na terça-feira para vincular o ato”, garantiu. Heitor afirmou que está contemplado com o evento que o filiou “moralmente” ao socialismo e que sua filiação de fato será “mais simples”.

O Povo Online

Pressionado, Ceará reencontra Bahia no Castelão e tenta se distanciar do Z-4


O Ceará faz hoje, às 19 horas, mais um duelo de opostos na Série B, agora em reencontro com adversário e palco da final da Copa do Nordeste. No Castelão, diante do Bahia e das boas lembranças do título conquistado em abril, o Vovô precisa dos três pontos para tentar diminuir a diferença para os adversários fora da zona de rebaixamento. O meia Wescley e os atacantes Júlio César e Mazola retornam e o técnico Marcelo Cabo mandará a campo um time com apenas um desfalque para encarar o 3º colocado da Segundona. 

Ceará e Bahia se enfrentam pela quarta vez em 2015, com vantagem alvinegra: duas vitórias e uma derrota. Os triunfos aconteceram ainda na Copa do Nordeste, em jogos que garantiram o título da competição ao Vovô. Ali, o Ceará conquistou também um teórico favoritismo como forte candidato para ficar entre os quatro melhores na Série B, mas o rendimento do time caiu e hoje, com 24 pontos conquistados em 25 jogos disputados, o Alvinegro tenta diminuir a diferença para o Atlético-GO, primeiro time fora da zona de rebaixamento, que é de cinco pontos. Já o Bahia segue o caminho oposto e briga pelo acesso à Série A. No primeiro turno, a vitória foi do time comandado por Sérgio Soares.

“Vamos propor o jogo. O Ceará vai ser o mesmo que jogou contra o Sampaio Corrêa, contra o Paraná, contra o Náutico. Vamos sempre buscar a vitória que é o que nos interessa, tanto dentro quanto fora de casa”, disse o técnico Marcelo Cabo.

O Vovô está em busca de mais 21 pontos para chegar aos 45 e, em teoria, escapar da Série C em 2016. Significa que basta fazer o dever de casa e vencer todos os sete jogos como mandante para se manter na Segundona.

Cabo não conta com o zagueiro Charles, que machucou o tornozelo e foi vetado. Já Wescley, Mazola e Júlio César retornam. Mazola cumpriu suspensão automática na última rodada e os outros dois não jogaram por desgaste físico.

Para Mazola, o jogo é uma oportunidade de balançar as redes pela primeira vez no Castelão. “Espero que saia esse gol. É uma vontade tão grande que até já tenho a comemoração na cabeça”, disse o atacante, que tem um gol na Série B.

BAHIA

Sérgio Soares relacionou os novos contratados, o lateral esquerdo João Paulo e do atacante Roger, para a partida. Roger, inclusive, deve estrear no lugar de Kieza, suspenso. O goleiro Douglas Pires e o zagueiro Jailton também são desfalques por suspensão.

DIFERENÇAS

CEARÁ TEM 24 PONTOS E É O 17º COLOCADO NA SÉRIE B DO BRASILEIRO. BAHIA É O 3º NA TABELA, COM 44 PONTOS

SÉRIE B 2015

CEARÁ

TÉCNICO: MARCELO CABO

CEA: 4-3-3

LUÍS CARLOS
TIAGO CAMETÁ 
SANDRO
THIAGO CARVALHO
VICTOR LUÍS (FERNANDINHO)
GUILHERME ANDRADE
CARLÃO
JÚLIO CÉSAR 
RICARDINHO
MAZOLA 
RAFAEL COSTA

BAHIA

TÉCNICO: SÉRGIO SOARES

BAH: 4-4-2 

OMAR
GUSTAVO
ROBSON
ÁVINE
YURI
CICINHO
TIAGO REAL
GUSTAVO
ROGER
MAXI BIANCUCCHI
EDUARDO


Local: Castelão
Data: 15/9/2015 
Horário: 19 horas
Árbitro: Aurelio Santana Martins (SP)
Assistentes: Andrea Izaura Maffra Marcelino de Sa (RJ) e Daniel Luis Marques (SP)

Ingressos: R$ 30 (arquibancada superior), R$ 70 (setor especial) e R$ 120 (setor premium)


Transmissão: Premiere e SporTV.

O Povo Online

Dilma anuncia cortes para cobrir rombo no orçamento


Na tentativa de cobrir o rombo de mais de R$ 30 bilhões na peça orçamentária de 2016 apresentada ao Congresso e criticada por oposição e empresariado, o governo Dillma Rousseff divulgou ontem um pacote de medidas de austeridade a fim de economizar R$ 64,9 bilhões.

Entre cortes nos gastos da máquina (R$ 26 bilhões), mudanças na Previdência Social (R$ 1,2 bilhão com o fim do abono de permanência) e aumento da arrecadação (R$ 32 bilhões apenas com a recriação da CPMF e a redução do IOF), estão ações como o adiamento do reajuste dos servidores de janeiro para agosto (economia de R$ 7 bilhões) e a suspensão de concursos públicos no ano que vem (menos R$ 1,5 bilhão).

Anunciado pelos ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento), o pacote econômico, elaborado poucos dias após o Brasil perder o selo de bom pagador da agência Standard & Poor’s, integra um esforço fiscal para alcançar o superávit primário de 0,7%.

Mesmo tentando preservar programas sociais, bandeira das gestões petistas, o pacote não deixou de fora uma das principais vitrines do governo Dilma, e o “Minha Casa, Minha vida” sofrerá corte de R$ 4,8 bilhões. 

Na área da saúde, a tesourada foi de R$ 3 bilhões. Boa parte das medidas, sobretudo as que preveem crescimento de receita, fundamental no reequilíbrio das contas, depende da aprovação do Congresso, seja por meio de Projeto de Lei (PL) ou de Proposta de Emenda à Constituição (PEC). 

Em um ambiente político conflagrado, com a oposição reanimada por pedidos de impeachment e uma base parlamentar desarticulada, é quase certo que Dilma encontrará enormes obstáculos para encaminhar projetos que elevem a carga tributária, como o da volta da CPMF. De acordo com o Planalto, os ganhos com o novo imposto são importantes para fechar outro rombo: o da Previdência.

O Povo Online

ACIDENTE COM VITIMA LESIONADA EM PALHANO


Nesta segunda-feira, dia 14, por volta das 20h, na localidade de Alto São Luiz, zona rural, de acordo com informações de populares, Evancarlos Da Costa Silva, 25 anos, natural de Palhano-CE, trafegava em uma motocicleta (dados não informados) quando perdeu o controle do veículo e veio a cair. A vítima com fratura no maxilar e escoriações pelo corpo foi socorrido ao hospital local e em seguida encaminhado para o hospital de Russas, de onde foi transferida para Fortaleza.

Com Informações do 1oBPM

ROUBO DE MOTONETA E RECUPERAÇÃO DE MOTO ROUBADA EM RUSSAS


Nesta segunda-feira, dia 14, por volta das 20h20min, na Rua Antonio Sabino Mendes, no distrito de Flores, um indivíduo com uma arma de fogo que trafegava em uma motociclta Honda CG 150 Titan de cor vermelha, de placa HYO-0215, surpreendeu a pessoa de Francisco Aurivânio Sousa Mendes, 26 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, e roubou do mesmo uma Motoneta Honda 125 Biz de cor preta, de placa PMM 4728, fugindo em seguida e abandonando no local a motocicleta que pilotava. A moto abandonada pelo assaltante está registrada em nome Ivanildo Rodrigues Bandeira e tem queixa de roubo, sendo conduzida por PMs à DPC local para os procedimentos necessários.

Com Informações do 1oBPM

CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO EM RUSSAS


Nesta segunda-feira, dia 14, por volta das 06h, na localidade de Grascimões, zona rural, foi preso Marcio Aurelio Nascimento Brigido, 21 anos, natural de Aracati-CE, por existir contra o mesmo um Mandado de Prisão oriundo da Comarca de Aracati-CE, por pratica de Homicidio doloso. PMsefetuaram a prisão do suspeito e o conduziram a DRPC local para os procedimentos da Lei.

Com Informações do 1oBPM