-->

sábado, 27 de agosto de 2016

Jovem é assassinado a tiros durante carreata política em Russas


Jovem é assassinado a tiros durante carreata política ocorrida na noite deste sábado (27), na Avenida Dom Lino, mais precisamente em frente a Cagece, centro de Russas.

O jovem Weslley Carvalho Santiago, 21 anos, foi morto a tiros enquanto participava de uma carreata política promovida por eleitores do candidato a prefeito Raimundinho na noite deste sábado. De acordo com populares à vítima se encontrava próximo a um carro de SOM, quando no meio da multidão dois indivíduos que trafegavam em uma motocicleta FAN de cor preta, o piloto trajando blusa preta e o garupeiro trajando blusa vermelha, gordinho e de estatura mediana, desceu da motocicleta de arma em punho e efetuou vários disparo contra a vítima que teve morte imediata.

A polícia foi acionada e juntamente com as Equipes do RAIO, se encontram em diligências. No local do crime foram encontradas quatro capsulas de ponto40.

Semana violenta

Este é o quarto homicídio registrado na cidade na mesma semana. Na noite da última quinta-feira (25), Carlos Alberto Xavier, conhecido por 'Carlão da 25', 44 anos, encontrava-se no interior de um bar quando homens armados teriam chegado e efetuado vários disparos o vitimando fatalmente; um dia antes, na quarta-feira (24), o jovem Lucas de Lima Santos de 21 anos foi assassinado a tiros enquanto trafegava de moto pelo bairro de Fátima; e a última segunda-feira (22), Eronildo de Amorim Pontes, 31 anos, foi assassinado a pedradas enquanto participava de uma bebedeira com amigos.

Sobe para 53 o numero de mortes violentas no município de Russas. A cidade que antes era vista como um lugar tranquilo para se viver, hoje figura como uma das mais violentas do Estado e do País.

Lindalva entre os agraciados com a Medalha Paulo Freire


Na manhã desta sexta-feira (26), foram definidos os nomes dos agraciados com a Medalha Paulo Freire, maior comenda da educação da capital cearense. O presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Fortaleza, Evaldo Lima, presidiu a reunião, que por meio de uma votação, elegeu quatro educadores engajados na luta por mudanças e melhorias no ensino de Fortaleza:  A professora da rede municipal de ensino, ex-secretária da Educação e do Desporto Escolar de Russas, Lindalva Pereira Carmo;  o professor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes de Lima; o ex-reitor da UFC, Roberto Claudio Frota Bezerra; e o antropólogo e professor da UFC, Chico de Alencar.

“A medalha Paulo Freire é um reconhecimento da cidade de Fortaleza às personalidades que contribuíram para a melhoria da qualidade da educação. Uma marca do compromisso com a educação”, ressaltou o vereador Evaldo Lima. A entrega da comenda será realizada no dia 19 de setembro, data de aniversário do educador Paulo Freire.

A escolha dos homenageados foi feita por uma comissão formada pela Comissão de Educação; pela Secretaria Municipal de Educação; pela União Nacional de Estudantes (UNE) e União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes).

A medalha Paulo Freire tem como objetivo identificar, reconhecer e estimular experiências educacionais que promovam políticas, programas, projetos cujas contribuições sejam relevantes para a educação de jovens e adultos e é concedida anualmente.

Perfil dos homenageados

Lindalva Pereira Carmo atualmente é professora titular aposentada da Universidade Estadual do Ceará e membro do corpo editorial “Mensagem” da Revista do Conselho Estadual de Educação. Doutoranda em Educação pela Universidade da Ilha da Madeira (Portugal). É secretária adjunta  da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

Roberto Cláudio Frota Bezerra nasceu em Fortaleza em 1946. Foi assessor de Planejamento da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis, pró-reitor de Planejamento, assessor para Programas Especiais do MEC e consultor AM alguns bancos mundiais e do BID. Em 2002, ocupava o segundo mandato de Reitor da UFC.

Cláudio Ricardo Gomes de Lima é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), foi reitor e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Atualmente é Secretário Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome da Prefeitura de Fortaleza.

Francisco Ferreira de Alencar, ou Chico Alencar como é mais conhecido, é fundador do Instituto de Antropologia do Estado do Ceará, professor da Universidade Federal do Ceará, da Universidad Nacional Autónoma de México, na Universidade de Estocolmo (Suécia), tendo exercido atividades pessoalmente com Paulo Freire.

Assessoria do vereador Evaldo Lima

Hacker é preso por fraudes e abuso sexual na Capital


Um hacker acusado de fraudes a contas bancárias e de abuso sexual de crianças e adolescentes foi preso em um apartamento no bairro Maraponga, na tarde da última quarta-feira (24), em uma operação da Polícia Civil. O maranhense Fabrício Almeida de Souza, de 31 anos, tentou empreender fuga, trocou agressões com um policial, mas acabou capturado.

A investigação começou com a Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), que suspeitava que Fabrício estava traficando drogas para o Ceará por causa da "vida de ostentação que ele levava em Fortaleza, incluindo a hospedagem em hotéis e flats na Beira-Mar e a presença em restaurantes e festas caros, mesmo estando desempregado", contou o diretor da DCTD, delegado Sérgio Pereira.

A Delegacia de Combate aos Crimes de Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa) foi acionada quando os policiais da DCTD perceberam que o suspeito costumava estar acompanhado de pessoas mais novas nos locais que frequentava. A Dececa, por sua vez, começou a seguir os passos de Fabrício e descobriu que ele participava de festas raves e orgias com crianças e adolescentes do sexo masculino e feminino.

Definido como "muito inteligente" pelo delegado Sérgio Pereira, o suspeito percebeu que estava chamando atenção com os gastos excessivos e optou por mudar de residência e se esconder em uma região mais periférica da Cidade.

Grávida

A Polícia continuou a investigação e chegou ao apartamento na Maraponga, onde Fabrício morava e mantinha um relacionamento com uma adolescente de 17 anos, que está grávida do hacker. Também foi encontrado na residência um jovem de 14 anos. A Polícia acredita que ele seja um dos adolescentes aliciados pelo suspeito.

A jovem que mantinha um relacionamento com Fabrício revelou, à Polícia, os planos do preso quanto ao filho que ela espera: "se for menino, seria o sucessor do pai (nos crimes) e se for menina, seria vendida". Ela ainda alegou que se envolveu com o hacker por passar dificuldades financeiras e gostar das ostentações que ele proporcionava.

Na casa, os policiais civis apreenderam um notebook, um smartphone, cartões de crédito e cheques no nome de outras pessoas, além de uma carteira de identidade falsificada.

Fabrício, que já respondeu por crimes de estelionato, furto mediante fraude e associação criminosa nos estados do Maranhão, Rio de Janeiro e Goiás, disse, para a Polícia cearense, que falaria apenas em juízo. Segundo o delegado, ele se mudava com frequência para ostentar sem alimentar desconfianças, não se preocupava em acumular patrimônios e se inspirava no filme "Prenda-me se for capaz", que narra a história de um golpista perseguido pela FBI.

A investigação sobre os crimes de Fabrício Almeida de Souza continuará a ser realizada pela DCTD e pela Dececa e ainda ganhará o apoio da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), por causa dos crimes de estelionato cometidos pelo preso. "Ainda tem que ter profundidade nas investigações. Não se sabe a dimensão dos crimes dele aqui no Ceará", afirmou a delegada titular da Dececa, Ivana Timbó, que definiu o preso como "disseminado e descarado".

Diário do Nordeste

Acidente de trânsito faz mais uma vítima fatal em Potiretama (CE)


Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado na madrugada deste sábado (27) na CE-269, que liga Potiretama a cidade de Alto Santo.

O acidente ocorrido por volta das 02h00 na altura do Sitio Bom Futuro, a 4km de Potiretama, vitimou fatalmente a pessoa de Keitry Krislley Almeida Oliveira, 26 anos, residente em Potiretama. Segundo populares, a vítima teria sofrido uma queda após perder o controle do veículo. O mesmo foi socorrido por populares, porém, chegou ao hospital local sem vida.

A Polícia foi acionada para a ocorrência, mas ao chegar ao local constatou que a moto havia sido retirada por populares. As medidas cabíveis estão sendo tomadas.

Com Informações do 1ºBPM

Jovem de 18 anos é assassinado a tiros em Jaguaribe-CE


Um homem foi assassinado a tiros na tarde desta sexta-feira (26) na Rua Chico Nunes, bairro Expedito Diógenes, Jaguaribe (CE). De acordo com informações da PM, a vítima, Joberlandio Nunes Cândido, vulgo 'Jamanta', 18 anos, respondia por homicídio.

O Crime ocorreu por volta das 12h20, e segundo populares, indivíduos armados em uma moto que teriam efetuados vários disparos de pistola .40 contra a vítima, que veio a óbito de imediato no local.

Buscas estão sendo realizadas no intuito de localizar os responsáveis por este crime.

Com Informações do 1ºBPM