-->

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Quixadá: Médico infectologista desmente boatos e garante segurança da vacina Astrazeneca; assista

 Nas últimas semanas, surgiu no Brasil, a informação de que a vacina de Oxford/Astrazeneca, poderia causar algumas reações adversas em pacientes, como a formação de coágulos no cérebro e pulmões. Desde então, muitas pessoas ficaram receosas em ser vacinados contra a COVID-19 e não compareceram para receber a segunda ou até mesmo a primeira dose da vacina. No entanto, até o momento, não há nenhuma comprovação científica que ligue o surgimento de coágulos com a aplicação da vacina Astrazeneca.

Em Quixadá a situação também não foi diferente e há inclusive inúmeros relatos de idosos com idade igual ou superior a 60 anos que foram até os postos de saúde mas se recusaram a se vacinar após a informação de que seriam imunizados com a vacina da Astrazeneca.

Para desmistificar esses boatos maldosos e que só atrapalham a campanha de vacinação no município, o médico infectologista, Dr. Francelino de Carvalho, que também faz parte do Comitê Especial de Enfrentamento a COVID-19 de Quixadá, afirmou que o risco de desenvolver coágulos é 10 vezes maior em pacientes que não tomar a vacina contra o coronavírus.

O médico ainda fez um apelo para que as pessoas não tenham medo de tomar a vacina da Astrazeneca e compareçam aos pontos de vacinação, pois somente com a imunização completa, o risco de contágio e proliferação do coronavírus será freado.

Assista abaixo o vídeo completo.

Tocador de vídeo

SETOR DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE RUSSAS

Hoje dia 05/05/2021(Quinta-feira) Por determinação da Prefeitura Municipal de Russas Administração Sávio Gurgel e Secretaria de Infraestrutura Secretário Guilherme Cordeiro acionou nossa equipe de Fiscalização e Coordenação da Iluminação Pública sob coordenação de FLAVIO LOPES SERPA e EMPRESA DUVALE para atender as localidades do DISTRITO DE FLORES e MIGUEL PEREIRA DO MAURO, INGÁ, POÇO DE ONÇA, BOA VISTA, MALHADINHA, CÓRREGO DA CATITA e CENTRO dessa urbe. Hoje foram utilizadas 2 equipes da Empresa DUVALE que foram coordenadas pela Coordenador FLAVIO LOPES SERPA .

EQUIPE 01;

DISTRITO DE FLORES E MIGUEL PEREIRA DO MAURO

EQUIPE 02;

INGÁ, POÇO DE ONÇA, BOA VISTA, MALHADINHA, CÓRREGO DA CATITA e CENTRO MA RUA PERDIGÃO SOBRINHO N° 658 NO CENTRO .

Os trabalhos foram todos executados com sucesso tanto pela equipe da Iluminação Pública da Prefeitura Municipal de Russas e Empresa DUVALE.

Administração Sávio Gurgel servindo e atendendo as solicitações das comunidades na área da rede elétrica com zelo e dedicação.

Hoje dia 05/05/2021(Quinta-feira) Por determinação da Prefeitura Municipal de Russas Administração Sávio Gurgel e Secretaria de Infraestrutura Secretário Guilherme Cordeiro acionou nossa equipe de Fiscalização e Coordenação da Iluminação Pública sob coordenação de FLAVIO LOPES SERPA e EMPRESA DUVALE para atender as localidades do DISTRITO DE FLORES e MIGUEL PEREIRA DO MAURO, INGÁ, POÇO DE ONÇA, BOA VISTA, MALHADINHA, CÓRREGO DA CATITA e CENTRO dessa urbe. Hoje foram utilizadas 2 equipes da Empresa DUVALE que foram coordenadas pela Coordenador FLAVIO LOPES SERPA .

EQUIPE 01;

DISTRITO DE FLORES E MIGUEL PEREIRA DO MAURO

EQUIPE 02;

INGÁ, POÇO DE ONÇA, BOA VISTA, MALHADINHA, CÓRREGO DA CATITA e CENTRO MA RUA PERDIGÃO SOBRINHO CENTRO .

Os trabalhos foram todos executados com sucesso tanto pela equipe da Iluminação Pública da Prefeitura Municipal de Russas e Empresa DUVALE.

Administração Sávio Gurgel servindo e atendendo as solicitações das comunidades na área da rede elétrica com zelo e dedicação.

Boletim epidemiológico


 

Francês suspeito de dopar e abusar sexualmente de vítimas em Fortim é preso pela Polícia Civil

 

As vítimas, todas do sexo masculino, eram dopadas, mantidas em cárcere privado e abusadas sexualmente. Esse era o ‘modus operandi’ de um estrangeiro que foi preso pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), nesta terça-feira (4), em Fortim – região pertencente à Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado. O homem, que foi capturado após o cumprimento de um mandado de prisão temporária, é investigado em pelo menos três casos de estupros de vulneráveis na cidade. Equipamentos como notebook e HDs, além de bebidas alcoólicas e remédios foram apreendidos na ação policial e serão periciados.

O alvo natural da França, de 51 anos, identificado como identificado como Sebastien Napoléon Chaufour, foi capturado na manhã de hoje em sua residência na localidade de Pontal do Maceió, em Fortim. Contra ele existia um mandado de prisão temporária em aberto pelo crime de estupro de vulnerável. Segundo os levantamentos investigativos, o suspeito cometia os crimes sempre da mesma maneira. Ele oferecia bebida contendo alguma substância, com o objetivo de deixar as vítimas inconscientes, e depois disso, levava-as até a sua casa onde os estupros eram cometidos.

Ainda segundo informações policiais, uma das vítimas foi mantida em cárcere privado. O investigado, que é tutor de dois cachorros da raça pitbull, deixava os animais na porta de entrada da casa, para impossibilitar a saída da vítima. Diante do que foi colhido no curso das investigações, a autoridade policial representou pelo mandado de prisão e de busca e apreensão que foram cumpridos pelos policiais civis nesta terça-feira. No imóvel, além da captura do alvo, os agentes de segurança apreenderam alguns HDs, notebooks, bebidas e uma substância ainda não identificada. Todo o material será encaminhado à Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Já o francês foi conduzido à uma unidade prisional.


Denúncias

A população pode contribuir com informações que ajudem com os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número (88) 3446.2601 da Delegacia Regional de Aracati, ou para o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio do número 181. O sigilo e o anonimato são garantidos.



CRUELDADE! Imagens de câmeras de segurança mostram cavalo sendo arrastado por caminhão. VEJA VÍDEO

 

Um cavalo foi arrastado por um caminhão, na madrugada de sexta-feira (30), pelas ruas de Parada Angélica, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Imagens de câmeras de segurança mostram o animal, preso por uma corda, sendo puxado por um caminhão por cerca de dois quilômetros.

Equipes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, da Polícia Civil do RJ foram acionadas pela Secretaria do Meio Ambiente e de Proteção ao Animal do município de Duque de Caxias.

Após buscar informações, os policiais identificaram durante esta sexta-feira que um motorista de caminhão amarrou o cavalo ao veículo. O homem faz entregas para uma rede de lojas varejistas.

O motorista foi preso, prestou depoimento e admitiu a prática do crime. Com mais de 50 fraturas, o animal foi sacrificado nesta tarde de sexta-feira.

Ele foi autuado por maus-tratos à animais com o agravante de ter levado o cavalo à morte e vai responder em liberdade.


Suspeito de estupro de vulnerável contra a filha é preso na Capital pela Polícia Civil

 

Equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prenderam, nessa terça-feira (4), um homem de 46 anos suspeito de cometer estupro de vulnerável contra a filha, hoje com 17 anos. A captura ocorreu no bairro Messejana, Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. A prisão se deu por força de um mandado de prisão de sentença condenatória definitiva.

As investigações do crime sexual ficaram a cargo da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca). Conforme apuração dos policiais civis, o suspeito teria aproveitado a proximidade com a vítima para realizar o delito, já que ambos moravam na mesma residência. O crime teria ocorrido em 2012, quando a vítima tinha oito anos de idade.

Após diligências, o homem condenado pela Justiça foi localizado e capturado em uma residência no bairro Messejana. O mandado contra ele foi cumprido pelos policiais civis da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza, pois o homem também é investigado por crimes no contexto de violência doméstica. Após os procedimentos serem realizados na delegacia, ele foi recolhido para uma unidade prisional, onde cumprirá a pena.

Denúncias

A população também pode colaborar com o trabalho policial ligando para o número (85) 3108-2950 da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza para denunciar crimes sexuais no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher na Capital. O sigilo e o anonimato são garantidos.

* A identificação do suspeito não foi divulgada para não expor a vítima.



Bolsonaro assina decreto que antecipa 13º de aposentado

 

O presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que antecipa o pagamento do 13º de aposentados do INSS neste ano. O pagamento será feito em duas parcelas. A primeira, correspondente a 50% do valor, será paga juntamente com os benefícios de maio, entre os dias 25 de maio e 8 de junho.

A segunda parte será paga com os benefícios de junho, entre 24 de junho e 7 de julho. Normalmente, o 13º dos aposentados é pago nas competências de agosto e novembro.

A intenção de antecipar o benefício já tinha sido anunciada pelo governo como medida para incrementar a renda dos beneficiários do abono e favorecer o processo de recuperação da economia após o impacto da pandemia do novo coronavírus. Segundo estimativas do Ministério da Economia, a medida deve injetar R$ 52,7 bilhões na economia do País.

“A grande maioria dos beneficiários da Previdência Social são pessoas idosas, doentes ou inválidas, portanto integrantes dos grupos mais vulneráveis ao coronavírus, que terão, por meio da medida, maior segurança financeira neste momento delicado para a saúde e a economia”, afirmou a Secretaria Geral da Presidência da República em nota divulgada nesta terça-feira (4).

A medida não terá impacto orçamentário pois trata-se apenas da antecipação do pagamento do benefício, sem acréscimo na despesa prevista para o ano. A confirmação do pagamento antecipado aos aposentados, no entanto, dependia da sanção do orçamento de 2021 Os gastos obrigatórios estavam sendo feitos de forma provisória na proporção de 1/12 ao mês em relação ao estimado na proposta orçamentária, como autoriza a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Pagar o 13º mais cedo que o habitual elevaria essa proporção.

O decreto presidencial ainda deve ser publicado no Diário Oficial da União.

(Estadão)



Russas realiza Campanha Maio Amarelo abordando sobre respeito e responsabilidade no trânsito

 

A Prefeitura de Russas, por meio do Demutran, em parceria com a Guarda Civil Municipal e o Detran realiza a Campanha Maio Amarelo 2021, que neste ano tem como tema: “Respeito e a Responsabilidade de todos no Trânsito”.

Durante o mês serão realizadas ações, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a responsabilidade e o papel de cada um no trânsito. A Campanha está voltada para à utilização das passarelas, faixas elevadas e faixas de pedestres, alertando os condutores para o respeito as sinalizações e cuidados com os vulneráveis no trânsito.

Na manhã desta quarta, 05 de maio, agentes do Demutran, Guarda Civil Municipal e Detran realizaram uma blitz educativa na Avenida Dom Lino, em frente a Prefeitura Municipal, que teve como objetivo conscientizar os condutores para o respeito aos pedestres. Os agentes aproveitaram a oportunidade para distribuir máscaras e orientar sobre os cuidados essenciais de prevenção a Covid-19.

O coordenador de educação de trânsito do Demutran, Alves falou da finalidade da blitz. “Estamos aqui numa parceria, Demutran, Detran e Guarda Municipal, realizando um trabalho junto a faixa de pedestre, orientando os condutores para que eles possam respeitar aquelas pessoas que realmente são os mais vulneráveis no trânsito”. Disse o Agente.

Essas blitz educativas acontecerão por todo o mês, sempre nas quartas-feiras, nas principais avenidas da cidade.

Movimento

Desde 2014, quando o Movimento foi lançado, que o Observatório Nacional de Segurança Viária prepara uma campanha publicitária com um tema diferente para chamar a atenção da sociedade para a pandemia dos sinistros de trânsito, não só no Brasil, mas em todo mundo. Ao longo das sete edições do Maio Amarelo, vários foram os temas já abordados desde o “Atenção pela Vida” em 2014, até o “Perceba o Risco. Proteja a Vida” do ano passado.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2019 um total de 31.945 vidas foram perdidas no trânsito, e esse foi o número mais baixo desde 2001.Vários são os fatores que estão fazendo o total de mortes por sinistros de trânsito diminuírem ano após ano no Brasil. Entre eles, o Movimento Maio Amarelo, que tem contado com a mobilização da sociedade durante o mês de maio.

Russas inicia terceira fase da vacinação contra Covid-19 próxima sexta-feira (7).

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Russas (SEMUS), definiu os critérios e orientações para a terceira fase de vacinação contra a Covid-19, que abrange o público de gestantes e puérperas acima de 18 anos, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente. A reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (05) e reuniu a gestão da pasta, juntamente com as Coordenações de Imunização e de Atenção Primária do município.

O primeiro público prioritário a ser vacinado será o de gestantes e puérperas (pós-parto até 45 dias), com idade acima de 18 anos, que ainda não tenham recebido a vacina da gripe ou que já tenham cumprido o prazo de 14 dias da imunização.

A vacinação de gestantes e puérperas começa na próxima sexta-feira (7). A SEMUS divulgará os locais e horários amanhã (06) de acordo com a estratégia de cada Equipe de Saúde da Família (ESF). Aquelas que ainda não tomaram a vacina da gripe, poderão tomar primeiro a vacina contra a Covid-19, agendando a vacina da gripe, cumprindo o intervalo de 14 dias. Já as gestantes e puérperas que já tomaram a vacina da gripe e ainda não completaram o intervalo de 14 dias, devem agendar a vacina contra a Covid-19.

Pessoas com comorbidades

Pessoas com comorbidades serão vacinadas a partir da próxima semana. As datas e horários, serão oportunamente divulgadas pela SEMUS. A vacinação de pessoas com comorbidades será escalonada conforme ordem de prioridade, sendo elas: 

Prioridade 1 – Cardiopatia,

Prioridade 2 – Diabetes;

Prioridade 3 – Obesidade IMC >40;

Prioridade 4 – Doença Neurológica;

Prioridade 5 – Pneumopatias.

Prioridade 6 – Doença Renal Crônica;

Prioridade 7 – Imunodeficiência. 

A vacinação de pessoas com comorbidades será organizadas por etapas, pelo fato do processo de distribuição das doses de vacinas ser feito de forma escalonada e obedecerá a prioridade de acordo com as faixas etárias a seguir:

Prioridade 1 – 59 a 55 anos;

Prioridade 2 – 54 a 50 anos;

Prioridade 3 – 49 a 45 anos;

Prioridade 4 – 44 a 40 anos; 

Prioridade 5 – 39 a 30 anos;

Prioridade 6 – 29 a 18 anos;

Na próxima semana Russas vacinará pessoas com cardiopatias, com idade entre 59 e 55 anos. A data, local e horário do início da vacinação para esse público será informado posteriormente pela SEMUS.

Comprovação da comorbidade

A comprovação da comorbidade deverá ser feita através de atestado médico ou prescrição médica. No caso dos pacientes acompanhados pelas Equipes de Saúde da Família (ESF’s) do município, a equipe de saúde apresentará uma declaração para a vacinação.

Já os pacientes que não são acompanhados por médicos particulares ou planos de saúde, deverão solicitar aos médicos que acompanham o caso, o preenchimento do Atestado Médico Padrão – Vacinação COVID-19 do Município, disponível para download no link a seguir:

Pessoas com deficiência permanente   

A Coordenação de Imunização da SEMUS informa que nos próximos dias, serão divulgadas as orientações e critérios para a vacinação de pessoas com deficiência permanente no município.

A falta de instrutura de saneamento traz muitos problemas no período do inverno em Russas CE

 Passa anos vai prefeito e vem prefeito e as promessas são as mesmas, porém nunca passou de promessas, já são 24 anos que vem acontecendo isso, a falta de uma intrutura nas ruas e bairros da cidade para a escoação das aguas, principalmente nos locais mais baixos na zona urbana da cidade. 

Os problemas de alagamentos que precisa de um projeto de instrutura bem feito para escoar as aguas dos bairros da cidade;

A rua cônego Agostinho tem sido um dos pontos mais problemáticos da cidade, moradores cobram uma solução para o problema. 

Blog; Erivando Lima

Setor de iluminação publica de Russas CE

 

HOJE DIA 05/05/2021(QUARTA-FEIRA) A EQUIPE DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE RUSSAS SOB COORDENAÇÃO DE FLAVIO LOPES SERPA E EMPRESA DUVALE ESTARÁ FAZENDO MANUTENÇÃO DA REDE ELÉTRICA NO DISTRITO DE FLORES E REGIÃO, E OUTRA EQUIPE EQUIPE TAMBÉM SOB COORDENAÇÃO DE FLAVIO LOPES SERPA E EMPRESA DUVALE ESTARÁ FAZENDO MANUTENÇÃO DA REDE ELÉTRICA NA LOCALIDADE DE INGÁ E REGIÃO.

ADMINISTRAÇÃO SÁVIO GURGEL ATRAVÉS DA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA ATENDENDO SOLICITAÇÕES DAS REFERIDAS COMUNIDADES.

HOJE SERÃO 02 EQUIPES ATENDENDO ESSAS COMUNIDADES



Polícia Civil deflagra operação e apreende três armas e mais de 20 kg de drogas no interior do Ceará

 

Armas e drogas apreendidas pela polícia (Foto: PCCE)

Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrada, na manhã de hoje (4), nos municípios de Novo Oriente e Crateús, resultou nas apreensões de mais de 20 quilos de drogas, três armas de fogo e centenas de munições.

Segundo a PCCE, ainda durante a operação, dois homens foram presos. As investigações que resultaram nas prisões estão relacionadas com os crimes de tráfico de drogas e homicídio ocorridos na região. Na ofensiva policial, foi cumprido um mandado de prisão, além de oito de busca e apreensão. Klênio Carlos da Silva Martins (23), o “Bolacha”, foi capturado durante a ofensiva. O mandado em seu desfavor é referente a um crime de homicídio ocorrido em maio do ano passado, em Crateús, que vitimou um homem de 46 anos. As investigações apontam que o suspeito e seu irmão executaram a vítima após uma discussão em um bar, na zona rural do município.

De acordo com a polícia, para o cumprimento do mandado de prisão, os policiais civis foram até a residência de Klênio, em Novo Oriente, onde o suspeito tentou fugir, mas foi localizado em uma residência vizinha. Na casa foi encontrada uma pequena quantidade de drogas.

Dando continuidade às apurações, os policiais civis seguiram até outro local que seria de propriedade do suspeito, e, com o uso de um cão farejador, localizaram 14 quilos de cocaína e 7,6 quilos de maconha – totalizando 21,6 quilos de entorpecentes, além de três armas – sendo uma pistola e dois revólveres -, 218 munições de calibre .40 e 9 milímetros. Todo o material estava escondido em um tambor enterrado dentro da propriedade situada nas imediações da localidade de Lagos dos Neres, zona rural de Novo Oriente.

Após a localização do material, Klênio foi conduzido à Delegacia Regional de Crateús, onde além do mandado de prisão cumprido, ele foi autuado em flagrante por tráfico e posse irregular de arma de fogo. As investigações seguem no sentido de identificar a origem da droga, bem como onde seria distribuída. Também será investigada a procedência das armas, visto que a pistola apreendida possui o brasão da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP).

Ainda durante o cumprimento de um dos mandados de busca, um homem, identificado como Moacir Filho Alves de Araújo (30) – sem antecedentes criminais – acabou preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Na residência dele, foram apreendidas 68 munições de calibres 357 e 9 milímetros e uma pequena porção de maconha. O homem também foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado o flagrante.



Comunicado; Casa dos amiigos de Russas CE

 O Campus da UFC em Russas, através da Coordenação de Comunicação e Produção

Cultural, em parceria com a Casa dos Amigos de Russas (CARUS), realizará no dia 6 de
maio, quinta-feira, às 16 horas, a live Economia Criativa e Empreendedorismo em tempos
de pandemia. A transmissão acontecerá no canal do youtube do campus por meio do link

Mãe mobiliza redes sociais à procura das filhas desaparecidas em Jericoacoara

 

A Polícia Civil (PCCE) está investigando o desaparecimento de duas meninas, de 3 e 4 anos, no município de Jijoca de Jericoacoara. O registro de desaparecimento das crianças foi feito na última segunda-feira, (03). A mãe das meninas, Caroline Gadelha, e o padrasto Jefferson Gadelha divulgaram fotos do pai biológico, identificado por eles como Pedro Alan, e das crianças nas redes sociais. O casal pede ajuda para que a população possa reconhecê-los e passar informações à Policia.

Na manhã de hoje, (04), Caroline contou que não vê suas filhas desde a última sexta-feira, 30. “Elas foram para a visita na casa do pai, na sexta-feira, às 19h. O dia de retorno para a nossa casa seria em um domingo, às 19h”. A mãe das meninas conta que quando o padrasto Jefferson foi buscá-las, a casa do ex-marido estava fechada e ninguém atendia às ligações. “Nenhum familiar dele sabe nenhuma notícia. A família dele não mora aqui [Ceará], eles são da Bahia”, complementa a mãe.

No vídeo postado nas redes sociais, Caroline conta que ela e as filhas tinham medida protetiva contra o ex-marido. No entanto, Alan conseguiu obter na Justiça o direito de ver as filhas novamente em visitas pontuais. A medida protetiva é um mecanismo legal que tem o objetivo de proteger um indivíduo que esteja em situação de risco. “Após quatro meses que essas visitas foram concedidas, ele fugiu com minhas filhas”, comenta a mãe enquanto chora. Caroline acredita que o pai biológico das meninas é o responsável pelo desaparecimento das garotas.

Procurada, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirma que as diligências sobre o caso estão em andamento e mais informações serão divulgadas em momento oportuno para não atrapalhar as investigações.


Denúncias

A população pode contribuir com os trabalhos policiais repassando informações que auxiliem a investigação. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou ainda pelo telefone (88) 3669-1264, da Delegacia Municipal de Jijoca de Jericoacoara. O sigilo e o anonimato são garantidos.

(O Povo)

Morre Paulo Gustavo após complicações da Covid-19

Paulo Gustavo, 42, morreu nesta terça-feira (4) por conta de complicações da Covid-19. Mais cedo, através de um boletim médico sobre o estado de saúde do ator, a equipe médica disse que ele ainda tinha sinais vitais, mas o quadro era irreversível.

Logo depois, às 21h12, a morte de Paulo Gustavo Monteiro foi confirmada. "Em todos os momentos de sua internação, tanto o paciente quanto os seus familiares e amigos próximos tiveram condutas irretocáveis, transmitindo confiança na equipe médica e nos demais profissionais que participaram de seu tratamento", disse nota da assessoria ao iG Gente.

O artista estava internado desde o dia 13 de março em um hospital no Rio de Janeiro. Dois dias antes, no entanto, Paulo Gustavo fez sua última postagem no Instagram parabenizando seu marido, Thales Bretas, que fazia aniversário, sem mencionar a doença. Os dois são pais de Romeo e Gael, de um ano e meio.

No dia 25 de março, Paulo Gustavo teve que ser intubado. Já no dia 3 de abril, ele submetido a uma terapia por ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) após ter uma piora no quadro.

Depois de altos e baixos, na última segunda-feira (3), Paulo Gustavo teve uma piora no quadro clínico. Segundo boletim médico, o humorista teve "piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa".

A carreira de Paulo Gustavo

Apesar de ter sua carreira marcada pela personagem Dona Hermínia, o ator já fez de tudo um pouco no universo das artes, passando pela Globo, Record, cinema e teatro.

Na televisão, ele atuou em grandes produções como em "Prova de Amor", novela da Record; "A Diarista", minissérie da Globo; o seriado "Sítio do Picapau Amarelo"; a minissérie "Casos e Acasos"; "Vai Que Cola", do Multishow", entre outros.

No cinema, ele integrou projetos de grande destaque nacional, como "Xuxa e o Mistério de Feiurinha", "Divã", "A Guerra dos Rocha", "Fala Sério, Mãe" e, claro, "Minha Mãe é Uma Peça" e suas sequências.

Por fim, no teatro, Paulo Gustavo teve uma passagem mais curta, atuando em "João Ternura", "Surto", "Infraturas", "Hiperativo", "Online" e seu grande sucesso "220 Volts".

Brasil dá a volta por cima e bate recorde histórico de exportações em abril

 

O mês de abril marcou uma temporada de recordes no comércio exterior brasileiro. A começar pelo superávit de US$ 10,35 bilhões – o maior valor absoluto na comparação com qualquer mês do ano, considerando toda a série histórica iniciada em 1997 –, impulsionado por um crescimento de 67,9% em relação a abril de 2020. O maior superávit até então havia sido registrado em julho do ano passado, de US$ 7,6 bilhões. As exportações também bateram recorde, com aumento de 50,5%, somando US$ 26,48 bilhões. Nesse caso, o maior valor anterior era o de agosto de 2011, com US$ 20,08 bilhões.

Já as importações no mês atingiram US$ 16,13 bilhões, em alta de 41,1%, com o quinto maior valor para meses de abril. Assim, a corrente de comércio subiu 46,8%, alcançando US$ 42,61 bilhões no período, o que também representa um recorde, mas apenas para os meses de abril. Os dados foram divulgados nessa segunda-feira (3) pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia.

No acumulado de janeiro a abril de 2021, em comparação a igual período de 2020, o superávit é de US$ 18,26 bilhões, com crescimento de 106,4%. A corrente de comércio atinge US$ 146 bilhões, registrando alta de 20,7%. As exportações cresceram 26,6% e somaram US$ 82,13 bilhões, enquanto as importações subiram 14% e totalizaram US$ 63,87 bilhões.

Segundo a Secex, a exportação do quadrimestre também foi a maior da série histórica para os primeiros quatro meses do ano. Já o saldo comercial foi o segundo maior, atrás apenas do superávit de 2017, de US$ 19 bilhões, enquanto a corrente de comércio foi a terceira maior para o período.


Crescimento

O crescimento das exportações em abril ocorreu em todas as categorias, com aumento mais expressivo na Indústria Extrativa, chegando a US$ 6,46 bilhões (+73,2%). Na Agropecuária, as vendas atingiram US$ 8,23 bilhões (+44,4%) e, na Indústria de Transformação, a marca foi de US$ 11,66 bilhões (+43,9%).

O subsecretário de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior, Herlon Brandão, explicou que esse aumento das vendas externas se deve tanto à alta dos preços quanto à dos volumes exportados. “Até março, o principal fator que explicava o aumento das exportações era o preço. Com o aumento das quantidades, chegou-se a esse bom resultado, de valor recorde exportado de mais de US$ 26 bilhões no ano.”

(Folha da República)
Foto: Sérgio Lima/Poder360