-->

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Fortaleza anucia novo tecnico

 Enderson Moreira é o novo treinador do Fortaleza. O anúncio ocorreu na noite desta quinta (7), no mesmo dia que Marcelo Chamusca foi demitido. O contrato dele será até o fim de 2021. (Foto: divulgação/Cruzeiro) #Verdinha810

Blog; Erivando Lima;

Camilo Santana anuncia promoção de cerca de 6 mil policiais militares e bombeiros

Encerra nesta sexta-feira, 08, a primeira jornada pedagógica da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar de Russas (Semed). O primeiro evento da pasta, envolve técnicos e formadores que atuarão no planejamento para as atividades de 2021.

Na ocasião, foi apresentado o calendário anual, com a matrícula de alunos novatos marcada para os dias 11 e 12 de Janeiro. Os pais deverão procurar as escolas, antes da data de matrículas, para que se certifiquem da oferta de vagas.

Já os pais de alunos aprovados automaticamente e que ainda não compareceram à escola para assinar o documento de confirmação de matrícula, devem finalizar esse processo gradativamente durante os meses de janeiro e fevereiro. 

As aulas da rede municipal terão início no dia 1º de Fevereiro de forma remota, devido a pandemia do novo Coronavírus. A Gerente dos Anos Iniciais da Semed, Jeane Alves, falou sobre o assunto

[19:21, 07/01/2021] ELEN FOTO: Saiba mais:

O que levar para a matrícula dos alunos novatos da rede municipal?

02 fotos 3x4do aluno

Declaração de transferência da escola anterior com notas, ou histórico escolar;

Cópia dos seguintes documentos do aluno (a): Certidão de Nascimento do aluno; Cartão do SUS; Carteira de Vacina; Cartão do Bolsa Família (Se for beneficiário); 

Cópia do Documento de Identidade da mãe biológica;

Cópia do documento de identidade do responsável pela matrícula do aluno, no caso da ausência da mãe (Obs: não isenta a cópia do documento da mãe)

Cópia do comprovante de residência

 Mais Informações:

Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar (Semed)

Rua D. José ramalho, 1536 - Centro - Russas

Telefone: (88) 3411-0121

[19:23, 07/01/2021] ELEN FOTO: Jornada pedagógica divulga calendário letivo para 2021

Técnicos e formadores da educação básica debatem metas e projetos para o ano letivo de 2021.

Durante os dias 07 e 08 de Janeiro, é realizada a primeira jornada pedagógica da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar de Russas (Semed). O primeiro evento da pasta, envolve técnicos e formadores que atuarão no planejamento para as atividades de 2021. Na ocasião, foi apresentado o calendário anual, com a matrícula de alunos novatos marcada para os dias 11 e 12 de Janeiro. As aulas terão início no dia 1º de Fevereiro, de forma remota.

A Gerente dos Anos Iniciais da Semed, Jeane Alves, explica que esse primeiro momento é para apresentar toda a equipe pedagógica da Secretaria e para planejar programas, projetos pedagógicos e análise do calendário letivo que nortearão os trabalhos do ano de 2021. “O mês de janeiro é a parte de gestão, de lotações, a parte de matrículas, temos também a jornada pedagógica. Nós estamos fazendo todo um estudo e preparando a parte pedagógica da Semed para acompanhar a parte pedagógica da escola, a partir do dia 1º de fevereiro”, explicou.

Sobre as matrículas automáticas dos alunos veteranos, a gestora informou que os pais que ainda não foram assinar a nova matrícula dos filhos, devem ir à escola para finalizar o processo. Já para as matrículas dos novatos, os pais deverão procurar as escolas, antes da data de matrículas, para que se certifiquem da oferta de vagas.

Sobre o início das aulas diante do momento de pandemia da Covid-19, Jeane afirmou que o tema é constantemente debatido pela equipe técnica da Semed e que acompanhará todo o protocolo sanitário do Estado. “É o que mais estamos debatendo e com muita responsabilidade. Porque nós temos vidas em nossas mãos. Temos a vida dos professores, das crianças, dos pais que vão para escola, então nós estamos pensando isso com muita responsabilidade”, afirmou.

A jornada pedagógica segue nesta sexta-feira, 08. O evento acontece no auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e é voltada apenas para os técnicos e formadores da Semed.

Saiba mais:

O que levar para a matrícula dos alunos novatos da rede municipal?

02 fotos 3x4do aluno

Declaração de transferência da escola anterior com notas, ou histórico escolar;

Cópia dos seguintes documentos do aluno (a): Certidão de Nascimento do aluno; Cartão do SUS; Carteira de Vacina; Cartão do Bolsa Família (Se for beneficiário); 

Cópia do Documento de Identidade da mãe biológica;

Cópia do documento de identidade do responsável pela matrícula do aluno, no caso da ausência da mãe (Obs: não isenta a cópia do documento da mãe)

Cópia do comprovante de residência

 Mais Informações:

Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar (Semed)

Rua D. José ramalho, 1536 - Centro - Russas

Telefone: (88) 3411-0121

Blog; Erivando Lima

MOTORISTA DE CAMINHONETE MORRE CARBONIZADO APÓS COLISÃO COM CARRETA NA ZONA RURAL DE JAGUARIBE


JAGUARIBE CE

 Segundo informacões a vítima fatal,é residente da cidade de Canindé,a vítima conhecido como ISMAEL,o mesmo é marido de NAYARA NET

Uma pessoa morreu carbonizada durante uma colisão entre uma caminhonete e uma carreta na tarde desta quinta-feira (7), no quilômetro 305 da rodovia federal BR-116, na zona rural de Jaguaribe, interior do Ceará.

Por conta do impacto da batida, os dois veículos ficaram em chamas. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que está no local, o acidente aconteceu após os veículos colidirem frontalmente. O motorista da caminhonete morreu carbonizado. O condutor da carreta, entretanto, não sofreu ferimentos. 

Equipes do Corpo de Bombeiros do Ceará estão a caminho do local para debelar o fogo

 Aguardando mais informações.

07.01.2021




GÁS DE COZINHA FICA MAIS CARO A PARTIR DE HOJE, AFIRMA PETROBRAS

 O valor do produto sobe para as distribuidoras e são elas que podem ou não repassar o aumento para consumidor.

A Petrobrás vai aumentar o valor do gás de cozinha a partir desta quinta-feira (7). Segundo a empresa, o Gás Liquefeito de Petróleo vai passar por um reajuste de 6%. O valor, agora, passa a ser de R$ 35,98 por 13 kg do produto na distribuidoras. São elas que podem ou não repassar o valor para o consumidor.

O reajuste segue a alta do petróleo no mercado internacional. Nesta quarta-feira (6), o barril fechou cotado a US$ 53,30.

Segundo a Petrobrás, desde novembro de 2019 o preço dos gás de cozinha para os seguimentos residencial e industrial, ou comercial, é o mesmo. As distribuidoras compram o produto à granel e são elas que fazem o envase nos butijões e as revendas. Por isso, o preço final do gás de cozinha fica a critério delas.

O valor do produtor, segundo a empresa, é reajustado diante das práticas de mercado internacional. Ele é diretamente afetado pelo valor no mercado internacional, taxa de câmbio, taxas portuárias e custos de transporte.

(Gcmais)



Covid-19: 354 milhões de doses estão asseguradas em 2021, diz Pazuello

 

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou hoje (6), em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, que o Brasil tem asseguradas, para este ano, 354 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Do total, 254 milhões serão produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a AstraZeneca, e 100 milhões pelo Butantan, em parceria com a empresa Sinovac.

Pazuello anunciou também a edição de uma medida provisória que trata de ações excepcionais para aquisição de vacinas, insumos, bens e serviços de logística.

O ministro informou que o ministério está em processo de negociação com os laboratórios Gamaleya, da Rússia, Janssen, Pfizer e Moderna, dos Estados Unidos, e Barat Biotech, da Índia.

Segundo Pazuello, estão disponíveis atualmente cerca de 60 milhões de seringas e agulhas. “Ou seja, um número suficiente para iniciar a vacinação da população ainda neste mês de janeiro”, disse o ministro. “Temos, também, a garantia da Organização Panamericana de Saúde [Opas] de que receberemos mais 8 milhões de seringas e agulhas em fevereiro, além de outras 30 milhões já requisitadas à Abimo [Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos], a associação dos produtores de seringas”. 

Pazuello destacou que o Brasil está preparado logisticamente para a operação de vacinação. “Hoje, o Ministério da Saúde está preparado e estruturado em termos financeiros, organizacionais e logísticos para executar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19”, disse.

Sobre a vacina da Pfizer, o ministro destacou os esforços para resolver as “imposições que não encontram amparo na legislação brasileira”, como a isenção de responsabilização civil por efeitos colaterais da vacinação e a criação de um fundo caução para custear possíveis ações judiciais. O ministro disse ainda que em breve o Brasil será exportador de vacinas para a região. 
Medida Provisória 

Assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, a medida provisória citada por Pazuello prevê que o Ministério da Saúde será o responsável por coordenar a execução do Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19. A norma também prevê a contratação de vacinas e de insumos, antes do registro sanitário ou da autorização temporária de uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o treinamento de profissionais para imunizar a população. “Asseguro que todos os estados e municípios receberão a vacina de forma simultânea, igualitária e proporcional à sua população”, destacou ao reafirmar que a vacina será gratuita e não obrigatória.

Cantor Genival Lacerda morre aos 89 anos no Recife

 

O paraibano estava internado desde o dia 30 de novembro em um hospital do Recife por conta de uma pneumonia causada pelo novo coronavírus.

O cantor Genival Lacerda morreu nesta quinta-feira (7), aos 89 anos, após travar uma dura luta com a Covid-19. O paraibano estava internado desde o dia 30 de novembro em um hospital do Recife por conta de uma pneumonia causada pelo novo coronavírus. A morte foi confirmado pelo filho do cantor, João Lacerda, por meio das redes sociais.

Durante o internamento, família do cantor pediu por meio das redes sociais que fãs, familiares e amigos doassem sangue para o tratamento de Genival. Dias antes, o quadro de saúde dele havia piorado após uma queda na pressão arterial e uma nova infecção no pulmão. 
Desde que foi internado, o cantor apresentou melhoras e pioras. No dia 9 de dezembro, o quadro de Genival foi definido como animador após a evolução. “Segundo os médicos, o cantor continua em constante evolução, com as taxas normais e sem febre”, anunciou a família pelas redes sociais. 

Um dia depois, no entanto, a infecção respiratória piorou e a pressão diminuiu. Já no dia 15 de dezembro, um boletim médico apontou que o quadro clínico do artista teve piora e era considerado gravíssimo, com comprometimento do pulmão. 

Foi no dia do Natal que Genival apresentou melhora. "Ele está traqueostomizado no 22º dia de ventilação mecânica. Mantém pressão estável, sem necessidade de drogas vasoativas. Respondeu bem ao tratamento antibiótico, superando no momento um quadro de infecção respiratória", constava no boletim médico do dia 25 de dezembro. 

Estado de saúde 

Em maio de 2020, o cantor sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e precisou ficar internado por três dias. 

Com mais de 60 anos de carreira, Genival reúne entre os sucessos as músicas: "Severina Xique Xique", "De quem é esse jegue?" e "Radinho de Pilha".

Trajetória do cantor

Natural de Campina Grande (PB), Genival Lacerda nasceu no dia 5 de abril de 1931. Aos 25 anos, lançou seu primeiro disco, com a interpretação de "Coco de 56" (parceria dele com João Vicente) e de "Dance o xaxado", feita por ele e Manoel Avelino. O artista atravessou o restante da segunda metade da década de 1950 e toda os anos de 1960 com uma série de lançamentos.

"Severina xique-xique", seu maior sucesso da carreira, foi gravada pela primeira vez em 1975. A música fez parte do LP "Aqui tem catimberê". Parceria dele com João Gonçalves, o hit alavancou as vendas do disco, que teve 800 mil cópias vendidas.

(Diário do Nordeste)

Concursos públicos oferecem 9.899 vagas com salários de até R$ 33,7 mil

 

Concursos públicos oferecem pelo menos 9.899 vagas em várias regiões do país. Esse número se refere a concursos selecionados (nacionais, com mais vagas e salários melhores). Se forem considerados todos os concursos, há mais de 11 mil vagas.

Existem oportunidades em diversos cargos, destinadas a candidatos de todos os níveis de escolaridade. As remunerações iniciais podem chegar a R$ 33,7 mil, dependendo da função desejada.

Clique aqui para ver a lista completa de concursos disponíveis nesta semana e com inscrições abertas nos próximos dias, com todas as opções. Clique aqui e veja na íntegra a lista de vagas selecionadas pelo UOL.

Do UOL



Preso mais um suspeito de envolvimento na chacina com 7 mortos em Ibaretama

 

Agentes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), da Polícia Civil do Ceará, capturaram nesta quarta-feira (6), em Fortaleza, mais um suspeito de envolvimento na chacina ocorrida no Município de Ibaretama, no Sertão Central (a 130Km de Fortaleza). Um homem de 25 anos foi detido por força de um mandado judicial de prisão preventiva decretada à pedido das autoridades policiais que investigam o assassinato de sete pessoas, entre elas, uma criança de 7 anos e dois adolescentes, além de uma jovem de 19 anos.

João Paulo de Oliveira Campelo foi detido pelos inspetores no bairro Passaré. Em sua companhia estavam outros dois homens que, agora, serão também investigados para se saber se eles participaram da matança em Ibaretama. A Polícia não divulgou a identidade dos dois, que foram levados para a sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Com a captura de João Paulo de Oliveira Campelo, que seria integrante de uma facção, subiu para quatro o número de pessoas presas por conta da chacina de Ibaretama. No mês passado, a Polícia prendeu a vereadora eleita daquele Município, Edivanda de Azevedo. Antes, haviam sido presos os dois filhos dela, Francisco Victor Azevedo Lima e Kelvin Azevedo Lima.

A Polícia também identificou o quinto envolvido no caso e apontado como mandante da chacina. Trata-se do traficante de drogas e homicida Wanderson Delfino de Queiroz, o “Interior”, que seria o chefe da facção Comando Vermelho (CV), em Ibaretama. Ele está foragido.

Mortos

Na chacina, ocorrida na localidade de Pedra e Cal, na zona rural de Ibaretama, foram assassinadas as seguintes pessoas: William da Silva Rodrigues, 6 anos; Eduardo de Lima Sousa, 19; Luana Melo da Costa, 19; Oswaldo da Silva Lima, 24; os irmãos Wellington e e Edinardo de Lima Silva, de 17 e 18 anos, respectivamente; além de Francisco Gabriel Pereira da Silva, 15 anos. Todos foram executados com tiros nas costas e na cabeça, conforme atestou a Perícia.

A razão da matança teria sido um “acerto de contas” de facções. Os assassinos seriam ligados ao Comando Vermelho (CV) e as vítimas à Guardiões do Estado (GDE).

(Fernando Ribeiro)



Identificadas mulheres mortas em acidente em Morada Nova

A Polícia Rodoviária Estadual identificou oficialmente as três mulheres que morreram em um grave acidente de trânsito ocorrido na tarde desta quarta-feira (6), na CE-138, no Município de Morada Nova (a 163Km de Fortaleza). As vítimas eram ocupantes de um automóvel modelo Corolla, com placas da cidade de Barbalha (CE). O automóvel capotou na localidade conhecida como Lagoa do Pai D’Égua, na zona rural, por volta de 13h30.

De acordo com as autoridades, foram retirados dos destroços do veículo os corpos de Cícera Moura da Silva, 37 anos, natural de Mauriti (CE); Patrícia de Sousa Tavares Limeira, 45 anos, natural e residente em Juazeiro do Norte; e da jovem Yana Cybelle de Oliveira, de Fortaleza. As três morreram em consequência de múltiplas lesões no momento em que o carro capotou várias vezes após o motorista perder o controle da direção.

Corpos

O guiador do automóvel foi também retirado das ferragens. Ele estava em estado grave e foi conduzido, inicialmente, para o hospital de Morada Nova e, posteriormente, transferido para Fortaleza em ambulância do Samu. Os corpos das três mulheres foram encaminhados para o Núcleo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), da cidade de Quixeramobim.

As causas do desastre serão apuradas pela Delegacia de Morada Nova através de inquérito a ser instaurado nesta quinta-feira (7).

Secretário de infraestrutura visita terreno para implantação de oficina e usina de asfalto

 Na manhã desta quarta-feira (06) o secretário de infraestrutura, Guilherme Cordeiro, esteve visitando uma área onde será instalada a oficina de veículos da prefeitura, um almoxarifado para o setor e uma usina de asfalto frio.

O terreno, localizado no bairro Planalto, pertence ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e já é cedido ao município, mas sem utilidade. Segundo o secretário, a área abrigará além da nova oficina que fará a manutenção dos veículos da prefeitura, um almoxarifado que irá atender toda a demanda do setor e uma usina de asfalto frio, para a pavimentação de ruas.

O intuito, de acordo com o Secretário, é criar e centralizar u…


Açudes de Russas recebem peixamento em parceria com DNOCS


A Prefeitura Municipal de Russas através da Secretaria de Agricultura iniciou, na manhã desta quarta-feira (06), o peixamento dos açudes do município. O trabalho é realizado anualmente em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e visa povoar os açudes com espécies de alevinos da região. 

Para este ano, o município recebeu 66 mil alevinos de tilápia linótica, que serão distribuídos nos 27 açudes, a depender das condições do volume e salinidade dos reservatórios. 


O prefeito Sávio Gurgel acompanhou a ação na Lagoa da Caiçara e destacou as próximas ações que serão tomadas para agricultura, reforçando também a buscar de parceria com a Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará. Secretário Interino da pasta, Júnior Martins, falou sobre a importância da continuidade do programa para o município.


Blog; Erivando Lima;



Mecânico é morto a tiros em Limoeiro do Norte na manhã desta quarta-feira, 6

 

Um homicídio à bala foi registrado na manhã desta quarta-feira, 6, nas proximidades da entrada do Contorno, pelo lado do Bom Nome, no município de Limoeiro do Norte.

Segundo informações apuradas pela nossa reportagem, a vítima seria um mecânico, cujo apelido é ‘Didi’. Ele trabalhava em uma loja de peças para moto na cidade.

Didi’ não resistiu aos ferimentos e foi a óbito ainda no local do crime. A polícia civil deve investigar o caso.



Professor é executado com vários tiros dentro de sua residência em Cariré/CE

 

Na madrugada desta quarta-feira, dia 06, a cidade de Cariré-CE registrou mais um crime de homicídio. A vítima foi o professor identificado como Paulo César de Paiva, 49 anos, muito conhecido na cidade.

Segundo informações obtidas pelo Cariré Notícias, o crime aconteceu nessa madrugada, por volta das 2h da manhã no bairro do Fórum, quando homens invadiram a residência da vítima e o executaram com vários tiros.

A Polícia Civil está investigando o crime.