-->

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Ceará recebe mestrado do ITA


O primeiro mestrado profissional do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) fora da sua sede será no Ceará. O curso de Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada foi lançado ontem, no Palácio da Abolição. A iniciativa é uma parceria do ITA, com o Governo do Estado e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

"É o primeiro curso do ITA fora de São José dos Campos. Estávamos sonhando que conseguíssemos trazer essa extensão, e um dos motivos para concretizar esse fato é que somos campeões do número de ingressos no ITA", disse o governador Camilo Santana.

O reitor do ITA, Fernando Sakane, destacou com bom humor o alto número de alunos do Ceará a ingressar no Instituto. "Brincamos ao dizer que o cearense de hoje é o japonês da década de 1960. Antes diziam que para entrar no ITA era preciso expulsar os japoneses. Hoje os cearenses expulsaram os japoneses e as pessoas pessoas brincam que para entrar no ITA é preciso expulsar os cearenses".


Para inscrição, acesse http://bit.ly/1QiMC4q.

O Povo Online

Três pessoas morrem e quatro são baleadas em bar de Tabuleiro do Norte


Um triplo homicídio foi registrado na noite desta sexta-feira, 4, em Tabuleiro do Norte, a 209,1 km de Fortaleza. Dois homens e uma mulher foram baleados na calçada de um bar e não resistiram. Informações preliminares dão conta ainda de outras quatro pessoas feridas à bala na ação.

Um policial militar da região, que preferiu não ter o nome divulgado, informou que o alvo do crime seria um dos homens, conhecido como “Diego”. As outras duas vítimas que vieram à óbito foram atingidas por balas perdidas.

De acordo com informações da Delegacia Municipal de Tabuleiro do Norte, são elas uma enfermeira, identificada como Wilma Leal, e um funcionário do bar, identificado apenas como Rogério.

A enfermeira estava sentada na calçada de casa, nas proximidades do local, com o marido, o radialista Carlos Leal, e o sogro Olímpio Maia, de 101 anos, primeiro prefeito do município. Pai e filho também foram atingidos pelos tiros, assim como duas mulheres, de nomes Nilce e Sandra. Os quatro resistiram.

Ainda segundo informações da Polícia, Diego, o suposto alvo, seria um ex-presidiário. Os criminosos responsáveis pela ação fugiram e ainda não foram identificados. 

POVO Online

Cogerh faz estudos em poços na cidade de Russas


Uma equipe da Cogerh está há 3 dias no município de Russas fazendo estudos em poços profundos. A pesquisa servirá para uma avaliação do volume de água em condições de abastecer a população. 

A equipe de fiscais do órgão estiveram hoje sexta-feira(04) fazendo uma visita na comunidade de Ipecaconha, onde está localizado um poço com nível de profundidade de 112 metros. Após verificação feita com motor ligado durante 5 minutos abastecendo a caixa, foi constatado que o poço contém 86 m³ de água, suficiente para abastecer pelo menos três comunidades: Poço Redondo, Bom Sucesso e Ipecaconha. 

Este trabalho está sendo feito também em outras cidades do Vale do Jaguaribe. A preocupação da Cogerh também é com o volume água do Castanhão hoje que se encontra com um percentual muito baixo do previsto.

Redação Blog Erivando Lima




Em 2015, Ceará já registrou 3.689 assassinatos. Crimes crescem mês a mês


As taxas de homicídios no Ceará só crescem mês a mês. Em  novembro último, pelo menos, 361 pessoas foram assassinadas (356 na versão oficial), enquanto em outubro foram 342.  Um aumento da ordem de 5,55%. Já outubro, superou os índices de setembro. No acumulado do ano, já foram registrados 3.689  homicídios. Seis chacinas deixaram 35 mortos.

Somente nos últimos três meses, nada menos que 1.042 pessoas foram mortas no Ceará, em homicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de óbito. Entre as vítimas estão  21 mortos em três chacinas. A maior, ocorrida na madrugada do dia 12 de novembro, 12 pessoas foram executadas sumariamente em Messejana, na Capital. 
Chacinas em Fortaleza

Na Capital, pelo menos, três casos de chacinas deixaram 21 mortos entre os meses de agosto e novembro. O primeiro caso ocorreu na noite de 11 de agosto, na Favela da Estiva, no bairro Serviluz, no Grande Mucuripe (zona Leste), quando cinco pessoas foram executadas a tiros por bandidos que formaram um “bonde” (comboio de carros e motocicletas).

Os cinco mortos foram identificados como Francisco Marismar Alves dos Santos (35), Emílio de Paula Costa (28), Raimundo Nonato Pereira Júnior (32), Rafael Guedes Nogueira (22), e Maurício Cassimiro da Silva (23).

Já no começo da tarde do dia 30 de agosto, mais cinco mortos em uma chacina na Favela da Cinquentinha, no bairro Tancredo Neves, por conta da rivalidade entre duas gangues que brigam pelo domínio  na venda de drogas naquela região da cidade.  Morreram: Paulo César Lima Machado (31), Francisco Jonathan Lopes (14), Francisco Carlos Pereira de Lima (28), Elvis Inácio Barbosa (22) e uma quinta pessoa não identificada.

E na madrugada do último dia 12 de novembro, 11 pessoas, entre elas, seis adolescentes, foram vítimas de um massacre que teria sido praticado, supostamente, em retaliação à morte de um policial militar durante um assalto na Lagoa Redonda.  

Os 11 mortos na chacina foram:  Antônio Álisson Inácio Cardoso (17), Marcelo da Silva Pereira (18), Patrício João Pinho Leite (16), Francisco Elenildo Pereira Chagas (41), Jandson Alexandre de Sousa (19), Valmir Ferreira da Conceição, Marcelo  da Silva Mendes (17), Pedro Alcântara Barroso do Nascimento (18), Alef Sousa Cavalcante (17), Renaylson Girão da Silva e Jardel Lima dos Santos (17).

No Sertão

Já no Interior do estado, foram, pelo menos, três chacinas que deixaram mais 11 mortos. A primeira delas aconteceu na noite do dia 14 de abril, quando seis pessoas foram assassinadas a tiros, no distrito de Aprazível, Município de Sobral. Os mortos foram identificados como sendo, Benedito Gomes da Silva (39), Aureliano da Silva Ribeiro (21), Antônio Geovane Nascimento de Sousa (19), Antônia Emily Farias da Silva (15), Maria de Jesus Farias (53) e Patrícia Farias da Silva (30).

A segunda chacina aconteceu na noite do dia 15 de maio, dentro de um bar,  na localidade de São Raimundo, na zona rural do Município de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe (203Km de Fortaleza), quando quatro pessoas foram executadas a tiros de pistolas e escopetas, sendo estas identificadas como:  José Álysson Marques Maia (30), Francisco Edson de Sousa (32), Jorge Luiz da Silva (34) e Paulo Antônio Portela (50).

A terceira chacina ocorreu na madrugada do último dia 27 de novembro, quando uma quadrilha entrou em confronto com policiais militares. Cinco pessoas acabaram morrendo na troca de tiros com a PM no lugarejo Pisca, Município de Redenção. Os cinco mortos no confronto foram identificados como : Marcos Alessandro Arcelino da Silva (17), Raimundo Nonato Coelho de Andrade, Pedro Antônio do Nascimento, Manoel Alves de Sousa e Jardeline Alexandre de Sousa.

Blog do Fernando Ribeiro

Homicídio à bala em Morada Nova


Nesta quinta-feira, dia 03, por volta de 11h50min, na localidade de Varzantes, periferia, foi vitima de homicídio à bala, Edgard de Melo Sousa, 32 anos, natural de Morada Nova-CE. Segundo as poucas informações chegadas à policia, indivíduos chegaram no local em um veículo VW Gol de cor preta, e lá executaram a vitima e em seguida fugiram tomando destino ignorado. O caso é mais um a ser investigado à cargo da Polícia Civil.

Com Informações do 1ºBPM

Russas lidera ranking de homicídios no Vale do Jaguaribe pelo segundo ano consecutivo


Os municípios de Russas, Limoeiro e Tabuleiro do Norte lideram a estatística de homicídios no Baixo Jaguaribe. Russas e Limoeiro encabeçando a lista pelo segundo ano consecutivo, e Tabuleiro do Norte pulou de 8º para terceiro no ranking.

De janeiro até novembro deste ano a soma de assassinatos nessas três cidades representa 51,98% do total nos 19 municípios que compreende a 1ª e 4ª Cia de Polícia do 1º batalhão de Polícia Militar. Completam o top 5 das mais violentas as cidades de Quixeré(20) e Aracati(15).

No ano de 2014 Russas registrou 66, Limoeiro 38, e Aracati 23 crimes de homicídios, formando o top 3 de municípios do Vale do Jaguaribe com maior taxa de homicídios daquele ano.

São números preocupantes para a polícia e para os moradores das cidades de Russas, Limoeiro e Tabuleiro do Norte, no que se refere a homicídios. Cada um dos municípios registrou, respectivamente, 52, 26 e 23 mortes, representando 58,66% do total de 179 homicídios nos 10 primeiros municípios com maior taxa de assassinatos do Vale do Jaguaribe.

Russas lidera com o número assustador de 52 mortes até novembro deste ano. Um dos casos que chocou a população foi o assassinato do empresário e político Aureliano Ribeiro, ocorrido dia 3º de julho, no bairro Catumbela. O crime ocorreu quando o mesmo saia de sua residência para o trabalho na qual foi surpreendido por um indivíduo armado que efetuou vários disparos contra o mesmo que morreu a caminho do hospital.

Em segundo lugar na lista esta o município de Limoeiro do Norte, registrando 26 assassinatos no ano de 2015. O caso mais chocante foi o do triplo homicídio acontecido no mês de Junho, no bairro Santa Luzia onde vitimou o mototaxista Geovane Mardênio, o agricultor José Carlos e o comerciante Ozenildo José que foram alvejados a bala por dois indivíduos armados no interior de um bar.

Já o município de Tabuleiro registrou 23 assassinatos só este ano. O caso mais recente foi o da localidade de Campos Novos, zona rural de Tabuleiro, onde o jovem Luan da Silva Chaves foi assassinado com 10 disparos de arma de fogo dentro de sua residencia.

Único município a não registrar nenhum homicídio foi Potiretama, a cidade não registrou nos últimos 2 anos ocorrências dessa natureza no destacamento da 3ª Cia/1ºBPM.

RESUMO DOS HOMICÍDIOS REGISTRADOS NA ÁREA DO 1ºBPM - AIS - ANO DE 2015


RESUMO DOS HOMICÍDIOS REGISTRADOS NA ÁREA DO 1ºBPM - AIS - ANO DE 2014


Redação Blog Erivando Lima

Dupla é presa com arma de uso restrito das forças armadas

Imagem meramente ilustrativa

Dois homens foram presos nesta quarta-feira, 2. Junto deles foi encontrada arma de fogo de uso restrito das forças armadas. A prisão foi efetuada na comunidade Rosalina, bairro Parque Dois Irmãos, Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. 

A Polícia chegou até os dois homens por meio de denúncias sobre o comércio ilícito de entorpecentes no local. O primeiro foi abordado na rua 11 de Dezembro. No imóvel foi apreendida uma pistola calibre 9 mm de uso restrito com 23 munições intactas e uma motocicleta Honda CG - além de 13 papelotes de cocaína, uma balança digital e R$ 44. 

O segundo homem foi preso em seguida, portando R$ 536  e três trouxas de cocaína. Ao realizar a vistoria no aparelho celular, chamou atenção dos policiais civis e militares um grupo denominado Comando da Rosalina no aplicativo WhatAssap. Através dele, 70 participantes ficavam sabendo sobre a presença da Polícia no local.

O Povo Online

Estudante de direito é encontrada morta em instituição de ensino na Aldeota


Uma universitária do curso de Direito foi encontrada morta dentro de uma instituição de ensino no bairro Aldeota, no começo da noite desta quinta-feira, 3. 

O centro universitário publicou uma nota de pesar lamentando o falecimento da aluna e se colocou à disposição da família para prestar auxílio e apoio necessário.

 "A área foi isolada para permitir a realização da perícia que já se encontra no local. Até a conclusão dos trabalhos da autoridade policial não é possível fornecer mais esclarecimentos sobre esse triste episódio", divulgou a instituição de ensino.

 As aulas foram canceladas nesta quinta, em razão do caso. A Direção da unidade ainda divulgou que está em contato com os familiares da estudante. A perícia foi realizada no local.

Estudantes divulgaram imagens nas redes sociais da frente do centro universitário, com diversas viaturas da Polícia Militar e muitas pessoas na entrada do lugar.

A estudante apresentava marcas de tiros na região da cabeça. No entanto, a circunstância da morte ainda não foi esclarecida. 

O POVO Online  

Governadores do Nordeste assinaram carta de apoio a Dilma, diz Jaques Wagner


O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, afirmou, no fim da tarde desta quinta-feira (3), que os nove governadores do Nordeste assinaram uma carta de apoio à presidente Dilma Rousseff (PT). A declaração foi feita em entrevista cedida após a reunião da petista com os ministros. Apenas o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, não estava presente.

Jaques Wagner garantiu ainda que Dilma está confiante no resultado favorável da análise do processo de impeachment e que, agora, o foco da base é a escolha dos 65 parlamentares que irão compor a comissão que deve formular o parecer sobre o processo. O ministro afirmou ainda que o governo quer agilidade no processo.

Cunha

Jaques reforçou que a abertura do processo por parte do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), foi uma retaliação à postura assumida pela bancada do PT na Casa, que afirmou, na quarta-feira (2), que votaria a favor da continuidade das investigações contra o peemedebista por falta de decoro.

Manifestações

O ministro admitiu ainda que as manifestações nas ruas podem interferir no processo de impeachment, porém ressaltou que a presidente tem recebido apoio de diversas instituições e pessoas pelo País.

Ceará News

Ciro volta a bater em Cunha e diz que País não pode aceitar golpe


O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), reagiu, em seu Facebook, à decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), de aceitar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Ciro foi duro e apregoou que ninguém deve esse tipo de atitude de “um chefe de quadrilha, processado na Justiça por corrupção”.

E avisa: “Não aceitaremos o golpe!”,

Polícia identifica bandidos que mataram jovem e divulgaram nas redes sociais o vídeo da execução sumária


A Polícia Civil desvendou completamente o mistério em torno da morte de um jovem, cujo assassinato foi filmado pelos próprios criminosos e divulgado através de vídeo nas redes sociais. O crime foi ordenado de dentro de um presídio por um traficante de drogas.

O assassinato aconteceu na tarde do último dia 30 de outubro, na Rua Senador Pompeu, próximo a um lixão no distrito de Pajuçara, em Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza). O vídeo, que teve ampla repercussão na Imprensa, e chegou a ser comentado por um jornal  na Ásia, mostra o exato momento em que um rapaz, algemado, é executado com vários tiros de revólver disparados à curta distância. Ele  pede para não morrer.

A vítima foi identificada como sendo Israel Fidélis de Holanda, 25 anos.

De acordo com as investigações realizadas pela equipe de inspetores e escrivães do 29º DP (Pajuçara), sob a direção do delegado Breno Fontenelle, o assassinato foi praticado por dois homens já identificados como Lucas Lima da Silva, o “Levada”; e André Estevão Martiniano da Silva, o “Dedé”. Os dois teriam recebido ordem do traficante de drogas Francisco Robério Ferreira Martins, o “Roberinho”, atualmente preso  uma Casa de Privação Provisória da Liberdade (CPPL) na Região Metropolitana.

Pagou com a vida

O motivo do assassinato seria uma dívida de drogas. O rapaz estaria devendo ao traficante e, por conta disso, pagou com a própria vida o débito não quitado com “Roberinho”.

Para consumar o crime, “Roberinho” convenceu “Levada” a matar Israel com a ajuda de “Dedé”, isto porque o assassino também estava endividado com o traficante e para não morrer também aceitou a proposta de eliminar a vítima.

A ordem do traficante era para que a dupla matasse Israel na Praça do bairro Itaperi. No entanto, os criminosos seqüestraram a vítima e a levaram até as proximidades do lixão da Pajuçara. Enquanto  “Levada” atirava no jovem, “Dedé” filmava tudo.  Em seguida, também por ordem do traficante, o vídeo foi postado no WhatsApp.

Prisões
Segundo o  delegado, os três homens já foram indiciados pelo assassinato. “Roberinho” já estava na cadeia quando aconteceu o crime. Mesmo assim, foi autuado em flagrante. “Levada”, que confessou ter sido o executor, está foragido.  “Dedé” foi capturado.  

Blog do Fernando Ribeiro